26 de abril de 2015

AnimecoteCast #78: Shounen e Seinen


Nessa edição debatemos sobre shounen e seinen. Indicamos algumas obras relacionadas ao tema e tentamos definir os termos na medida do possível. Bebop, Anachan, Evilásio e Luk são os participantes desse cast. Deixa seu comentário, afinal o que é shounen e seinen?


Download
Duração: [1:13:19]

Links dos participantes:
Anekicorner  
Animeportifolio
Chunan
Minna Suki


Podcast relacionados:
AnimecoteCast #46: Detroit Metal City
 

ADICIONE O NOSSO FEED NO ITUNES
Abra o Itunes, clique em AVANÇADO, depois em ASSINAR PODCAST, cole o link a seguir e aperte em OK: https://itunes.apple.com/us/podcast/animecotecast/id917528511



NÃO DEIXE DE ACESSAR:
Feed do AnimecoteCast
Twitter do Animecote
Facebook do Animecote

SUGESTÕES, CRÍTICAS E DÚVIDAS
Envie e-mails para: animecote@yahoo.com 

Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Bom cast, mas… XD

    Com relação ao Tezuka, basta dizer que ele criou o que chamamos de mançá moderno em 1947 com A Nova Ilha do Tesouro (Shin Takarajima). E nos anos 1960 ele inaugurou a indústria do anime para televisão com Astroboy, e por tabela o esquema mangá de sucesso seguido de adaptação para TV. A partir daí toda a indústria de entretenimento japonês se baseou nesse esquema, que é seguido até hoje com algumas variações (como Pokemon, que começou como game e depois virou anime e mangá).

    A importãncia de Tezuka para a indústria é enorme (na verdade ele praticamnete a inventou). Qualquer novo autor da época o tinha como referência. E sua influência foi tão grande que seu traço de desenho shoujo (olhos grandes, corpos magros e esguios) foi transferido para o shounen por ser popular mesmo entre os garotos. Ele criou, popularizou ou foi precursor dos mais variados gêneros e estilos (nem preciso dizer que ele produziu um dos primeiros hentais).

    Dororo, foi um precursor do Battle Shounen. Do plot foi utilizado sua base em que as lutas ficam cada vez mais dificeis, pois no BS tradicional os adversários ficam mais poderosos ao contrário de Dororo onde basicamente o herói fica mais fraco. Provavelmente, criar uma história onde os inimigos ficam mais fortes é mais fácil do que arranjar uma “desculpa” pro herói perder seus poderes. Uma questão de praticidade.

    Qto a DB chegar tardiamente, foi um caso em que o mercado de anime ainda era muito “virgem”. Ninguém tinha ideia do que poderia fazer sucesso, tanto que CDZ foi uma surpresa na audiência.

    E a pesquisa da Jump que escolheu as 3 palavras que os leitores consideravam mais importantes foram: amizade, perseverança e vitória. E isso virou a cartilha da Jump até hoje.

    Espero ter ajudado, pois gosto muito do cast. O assunto não é fácil, afinal definir demografias, estilos e gêneros em mangá/anime é tão dificil quanto mensurar a corrupção no país.

    Algumas informações peguei dos meus livros sobre o assunto e outros da minha vivência (sou um otaku idoso XD).

    As indicações de animes foram muito interessantes e fugiram bem do mainstream. Vou ter que ouvir de novo pra pegar as sugestões.

    Parabéns pelo cast e espero ancioso pelo próx. com o preview da temporada.

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Excelente comentário! Agradeço por você ter compartilhado essas informações interessantes conosco. Em breve teremos um cast parecido com isso e farei a leitura do seu comentário nele.

      Abraço.

      Excluir
  2. Excelente Cast, peguei bastante recomendações que colocarei a prova de meu gosto dúbio. He he he

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahuahuahauhauhua, "do meu gosto dúbio" foi ótimo @João Paulo. =)

      Excluir
  3. Como sempre cast muito bom e engraçado , na minha opinião desconsiderando os japoneses , acho que no geral shounen é aquele mangá de ação , aventura , batalhas ; sejam físicas ou românticas ; e poucos temas mais digamos sérios , já os seinen além de tudo isso tem temáticos mais séria adulta , sinceramente assisti muito poucos seinen , pretendo assistir mais , agora shounen é a base dos animes dos anos 90 aos anos 2000 no Brasil e confesso que a pouco tempo é que comecei a assistir animes fora do acostumado , valeu e esperando o cast da temporada !!!!!

    ResponderExcluir
  4. - Na verdade, hoje em dia, acho que pelo menos em termo de Brasil, dá para falar perfeitamente que não só shounen e seinen, mas também shoujo e josei , já são gêneros e não mais somente demografias... É só olhar para como as pessoas comentam sobre isto e como expõem certos pensamentos a respeito. Eu sinceramente até acho bem válido. Já que isto demarca bem uma obra (além de seu público-alvo) muito melhor do que os gêneros em si. Até os checklists de mangás ressaltam isto ao invés de destacarem os gêneros em si das obras...
    - Para mim, no início de OP, Luffy, Usopp e Nami só têm 18 anos porque o autor quer...u_u. É igual aquelas várias garotinhas de animes por aí que aparentam ter 12/13/14, e é dito que elas têm 17/18...¬¬
    - Hahahaha, eu sei que a alfinetada foi para mim! kkkkkkkk, eu entendi @EVilásio. XD
    Mas pelo que disse mais acima, já sabes que considero battle shounen como gênero. E só mais uma coisa: aguarde minha resposta lá no SMA, ela está chegando...rsrs
    - Achei Nichijou uma tentativa de cópia barata de K-ON!... não gostei. Mas futuramente tentarei dar uma nova chance ao anime.
    - Sobre 20th, concordo com o @Evilásio, não vá ler 20th com nenhum pensamento em mente, neste caso é mais legal descobrir as coisas por si.
    - Full METRÔ alchemist foi boa, mas vi uma piada (stealth?) da Ana que foi melhor... "Caldeirão do HozUCK"? kkkkkkkk

    Mais um divertido cast, parabéns a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ae Sennaffogo, blz?

      Entendo sua opinião sobre usarem termos de demografias como gêneros aqui no Brasil, mas ainda assim é confuso, por isso prefiro destacar gêneros e até mesmo estúdios, já que assim fica menos confuso de ter uma primeira impressão da obra.

      Valeu pelo comentário.

      Abraço

      Excluir
  5. Ótimo Podcast XD
    Eu sempre interpretei 'Shounen', 'Seinen', 'Shoujo', 'Josei' e etc, como demografias para separar as obras e determinar para que tipo de público elas são direcionadas.
    Eu não costumo me basear muito nisso quando vou selecionar algum anime para assistir, mas acho importante a existência dessas ''categorias''.

    Se eu não me engano (me desculpem se estiver comentando besteira, mas é pq eu escutei este podcast a algumas semanas atrás, por isso não me lembro tão bem S:), vcs comentaram que os shounens são os maiores responsáveis por atrair o público para o ''mundo dos animes e mangás'', e eu concordo totalmente com isso.
    Não é atoa que os animes que mais chegaram (no passado, quando dublavam) para o ocidente são shounens. Os animes mais longos são shounens. E os 'Animes Battle Shounen' são os mais famosos por todo o mundo.
    Eu não comecei a me viciar em animes por causa de CDZ, DBZ ou Naruto, mas foi por One Piece, que é outro 'Shounen de Batalha' (e é meu anime/mangá favorito).
    Shounens atraem o público mais jovem justamente por ser ''feito para eles''. Geralmente não tem um roteiro muito complexo, e da mais destaque para a ação (no caso, as lutas).

    Jáh sobre Seinen, aquele tipo de anime/mangá que é mais destinado ao público adulto, tem sim muitas obras pesadas e bem densas em questão de roteiro e arte. Mas não precisam ser, necessariamente, obras com violência e muito gore. Acho que o arco de ''Chimera Ants'' em Hunter x Hunter é um bom exemplo de Seinen de qualidade.
    Não vi muita coisa desta ''categoria'', mas os que vi, gostei muito.

    Enfim, foi mais um podcast muito agradável e divertido de se ouvir. Vcs são demais XD
    (Destaque do podcast: Piada do Bebop sobre 'Fullmetal Alchemist'. Sensacional :v hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q vc vai curtir essa imagem: https://pbs.twimg.com/media/CCCiPR0W4AAiy5Z.jpg:large

      Abraço e valeu pelo ótimo comentário.

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :v
      Agora tudo faz sentido XP
      Boa, Bebop, kkkk

      Excluir
    3. "kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :v
      Agora tudo faz sentido XP" [2]
      MWAHUAHUAHUAHUAHUAHUA

      Tá vendo aí @Bebop, não sou apenas eu que gosto das suas piadas...kkkkk

      Excluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS