24 de maio de 2014

Resenha: Isshoni Sleeping


















O único anime para o qual o adjetivo "sonolento" não é uma ofensa...



Ano: 2010
Diretor: Shinichiro Kimura ("Cosplay Complex", "Maburaho")
Estúdio: Primastea / Studio Hibari
Episódios: 1
De onde saiu: Continuação de "Isshoni Training", cuja resenha podem ver clicando aqui.





Após o inesperado sucesso do “revolucionário” e “excitante” “Isshoni Training”, OVA que exibe uma garota – peituda – fazendo exercícios (ou seja, balançando seus peitos para cima e para baixo), o estúdio Hibari, em conjunto com Primastea, voltaram a surpreender ao produzirem uma sequência que, mais uma vez, abordou um tema antes inédito no mundo dos animes - e em qualquer outra mídia de entretenimento, na verdade. Para esse ousado projeto o novato Suzuki Iku, infelizmente, caiu fora, sendo substituído pelo veterano Shinichiro Kimura, diretor de animações como "Karin", "Maburaho" e "Hand Maid May".

Okay, isso pouco importa nesse caso.

Em “Isshoni Sleeping” invadiremos novamente a intimidade da bobinha Hinako, que continua trabalhando no anime de garotinhas mágicas. Dessa vez, a espiaremos na praia em seu dia de folga? A acompanharemos numa casa de banho? Um encontro num parque de diversões?

Não, nada disso. A veremos dormir.

Flagramos a protagonista durante a noite ainda acordada, e então ela tem a magnífica ideia de dormir conosco. Tolos que somos, pensamos que esse “dormir” é outra coisa; ah, sim, agora vai, valeu a pena acompanha-la naqueles exercícios cansativos...

Mas passados quatro minutos Hinako já está roncando, nos deixando sozinhos. Pois é.

Na maior parte dos extensos e eternos quarenta e nove minutos desse OVA assistiremos ela realmente dormindo, se virando de um lado a outro da cama usando somente uma regata e calcinha, e roncando acima do normal. Logicamente, há os closes indiscretos e inapropriados – somos um bando de monstros, olhando desse modo para uma garota em situação tão indefesa... – e as cenas ostensivamente recicladas. A única classificação possível para essa obra, “ecchi”, se deve graças às longas partes focadas na roupa íntima e no decote da camisa, onde os seios parecem se mexer mais do que a própria dona.

Mas claro que há muita “ação” durante a noite; depois de vinte e dois minutos em total escuridão e silêncio – obviamente não há música de fundo, para não atrapalhar seu sono -, a veremos ter seguidos sonhos, desde um onde perde peso a outro em que declaramos nosso amor a ela. Também seremos flagrados acordados, e Hinako cantará uma canção de ninar para que possamos dormir. Surpreenderemos um assalto à geladeira em plena madrugada, o que fará o primeiro OVA ter sido todo inútil; e, até, receberemos um beijo quase inconsciente por iniciativa dela, coisa que talvez será o máximo que conseguiremos aqui.

Ironias de lado, “Isshoni Sleeping” escapa de avaliações minimamente sensatas porque, desde o início, os estúdios Primastea e Hibari tinham esse objetivo em mente: criar uma animação que ajudasse a pessoa a dormir. É uma meta intrínseca, direta, e não o resultado de uma produção mal feita. O DVD e Blu-ray, inclusive, trazem a opção de deixar o vídeo rodando e se reprisando em seis modos diferentes (que vão desde 6 horas ininterruptas para quem precisa de pouco sono, até mais de 8 aos dorminhocos), para que no fim você acorde junto com Hinako - pois nos últimos minutos o estridente despertador dela é tocado diversas vezes, sendo que em dado momento ela até grita para que nos levantemos. E, olha que extra formidável, você também é capaz de ordenar os "acontecimentos" que se passam durante a noite de Hinako; caso não goste da ordem sonhos/canção de ninar/assalto à geladeira/beijo inconsciente, pode então mudar para beijo inconsciente/assalto à geladeira/canção de ninar/sonhos ou qualquer outra variante. É quase como se assistisse um anime diferente a cada vez! E é impossível acabar com todas as possibilidades de combinações porque, bem provável devido ao uso prolongado, a vida útil do seu aparelho terminará antes!

Mas, apesar disso, mesmo que consideremos a real intenção do anime (que julgo ser bem mais sincera do que a de seu antecessor), ele não deixa de ser imensuravelmente monótono e... sonolento (!). Enquanto o primeiro OVA alcançou o topo da lista de DVDs mais vendidos no Japão, “Isshoni Sleeping” foi modesto; teve números satisfatórios – o suficiente para garantir uma sequência, pois a vida de Hinako é agitadíssima -, porém nada que se aproximasse de "Isshoni Training". Provavelmente os otakus estavam acordados (desculpa pelos trocadilhos, não aguentei...) e espertos dessa vez e tinham noção de que, caso sofressem de insônia, calmantes seriam bem mais efetivos do que uma peituda inocente - a não ser, claro, que quisessem se sentir dentro de um daqueles jogos ou animes onde o protagonista tem à disposição uma zelosa e barulhenta amiga de infância ou irmãzinha - para fazê-lo sair da cama.


No final, Hinako pergunta se ela poderá dizer, a uma colega de trabalho, que dormimos juntos; balançamos a cabeça negativamente, algo que é muito prudente de nossa parte. Se descobrissem que passamos a noite com uma garota tão pura e ingênua...


**********


Nota: 1


(abra em nova aba para uma melhor visualização)


* Um dos vários hentais que surgiram com essa ideia após "Isshoni Training" - e há de admitir que ela não teria maior utilidade em outros gêneros. Preferi não colocar todos na imagem porque achei desnecessário, mas se quiser procure por "Akina to Onsen de H Shiyo!", "Issho ni Ecchi", "Shikatte Ingo", "Aneki no Kounai Kaikinbi" e "Betsu ni Anta no Tame..." (esse último tem um título imenso). 

** É um especial de 15 minutos de "Mashiroiro Symphony: The Color of Lovers", anime baseado em um eroge. O protagonista, para surpresa de muitos, termina junto com uma das garotas na série de TV, e essa animação mostra ele escolhendo outra das (várias) pretendentes, e tendo um encontro com ela que vemos em primeira pessoa. Que coisa, pulamos de sexo sem preliminar algum para um encontro puro com uma menina inocente e virgem...


No MyAnimeList (25-05):
O anime se encontra na 6980ª posição, com nota 4.69.



*****

Meus perfis:

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS