2 de setembro de 2017

A resposta é 42: Referenciar é preciso


Olá, caros leitores! Estou de volta para apresentar-lhes mais um texto cheio de questionamentos e referências a vários animes, aliás, referência é o que não faltará hoje, pois este é o tema da coluna. Como é de costume, alguns eventos recentes na minha vida me inspiraram a falar deste tema e dessa vez devo dizer que o principal deles foi assistir o filme "Os Mercenários 2", que é cheio de referências a filmes de brucutus dos anos 80 e 90. De qualquer modo, tal como a resposta absoluta é 42, reviver, homenagear e referenciar é preciso.


Sei que mal começou o texto e a palavra referência já apareceu diversas vezes, mas vamos começar pelo significado do termo “referência”. O Dicionário Priberam da Lingua Portuguesa define o termo da seguinte forma:

re.fe.rên.ci.a (latim referentia, -ae, plural neutro de referens, -entis, particípio presente de refero, referre, trazer ou levar de novo, remeter, dar, responder, relatar)
s. f.
1. Ação de referir.
2. A coisa referida.
3. Menção, registro.
4. Ponto de contacto ou relação que uma coisa tem com outra.
5. Conjunto de qualidades ou características tomado como modelo.
6. Alusão.
7. Código, inscrição ou marca que permite identificar um processo, um documento, uma encomenda, um objeto, etc.


Para efeito de simplificação, este texto trata dos significados 2, 3 e 6 informados no dicionário supracitado, ou seja, falarei sobre o porque e como animes referenciam animes, mangás e outros expoentes da cultura pop japonesa.


Você já tentou soltar um Kamehameha? Ou já tentou fazer os movimentos da fusão com um amigo? Fale a verdade, você também levantou os braços pra dar sua energia à Genkidama, não levantou? E nunca fez isso com os amigos nos eventos que foi (se é que foi em algum)? 

Usei estes exemplos de "Dragon Ball" por ser uma série bastante conhecida, mas poderia falar sobre outras séries - por exemplo, nunca tentou disparar um Leigun, não? Claro que tudo isto é um tipo de brincadeira, mas porque isso não poderia fazer sentido em outro mangá ou anime, afinal a criatividade é a única coisa que limita estas obras e tal como eu ou você, os criadores de mangás, ou animes, ou de qualquer mídia, também tem obras das quais gostam e por eles poderem fazer seus personagens usarem aquele movimento, ou aquela frase, ou aquela vestimenta que tanto tiveram vontade de usar, por que não fazer?


Será que eu não estou me referindo a homenagear, em vez de referenciar não? Bem, a linha entre essas duas coisas é muito tênue, mesmo porque fazer alusão pode ser tratado sim como uma homenagem, mas não é necessário fazer alusão explicitamente para homenagear, nem mesmo fazer alusão significa sempre homenagem. 

Por exemplo, em uma das séries de "Scooby Doo", num certo episódio os protagonistas visitam o museu do Scooby Doo, onde há estatuetas, fotos, réplicas de armadilhas do Fred e roupas de monstros fajutos que eles revelaram, mas a piada da cena é feita quando os personagens veem uma estátua cujo espectador só visualiza uma parte da silhueta de um cachorro, então os personagens se viram e quando um deles tenta falar que era o personagem tal, logo é cortado com uma frase mais ou menos assim “É melhor não falarmos sobre isso”. 

Claramente os fãs de Scooby Doo sabem que aquilo era uma referência ao Scooby Loo, mas não uma homenagem para ele, na verdade é mais uma brincadeira já que o Scooby Loo é um personagem desprezado, às vezes odiado, por onze em cada dez fãs da série, ou quase isso.


Referenciar é sempre bom para uma piada e por um lado pode ser ótimo para empolgar fãs de certa obra, ou pessoas que nem são fãs, mas que viram a obra referenciada, porém pode ser algo ruim se o leitor ou o espectador não entender a referência. Um dos grandes problemas de referenciar outros trabalhos é que a obra que está referenciando pode perder a chance de construir uma identidade própria, ou pode simplesmente se tornar sem graça pelo fato de o público não entender a referência. 

Por exemplo, você já experimentou conversar com um fã viciado em "Star Trek" em uma convenção de ficção científica sem que soubesse nada sobre a série, só porque você o viu se divertindo ao conversar com outro fã? Provavelmente iria se arrepender. O mesmo vale para uma novela, um filme, livro, algum esporte ou o que for. Caso não saiba minimamente do assunto, não verá graça nenhuma em uma piada sobre ele. Por isto quando se usa uma referência é necessário pensar bem se aquilo será algo realmente interessante para o público.


Uma piada que utiliza referência, quando bem utilizada e o público a entende pode causar um efeito muito maior do que muitas piadas que não usam este artifício, porque ao mesmo tempo em que a pessoa ri da piada, ela se sente bem por entender a referência e dependendo da situação, pode-se causar até mesmo nostalgia. Eu me sinto um tanto quanto orgulhoso por poder assistir séries como "Gintama", "Sket Dance", "Binbougami ga!" e "Nichijou", que escolheram usar referências a cultura pop ou a elementos do cotidiano japonês como um de seus principais elementos. É muito divertido ver o Gintaman, uma série fictícia dentro de Gintama que é uma espécie de Dragon Ball genérico, e como eu ri quando anunciaram neste mesmo anime o filme Tonari no Pedoro…

Sem dúvida uma boa referência pode gerar uma ótima piada, mas não é apenas para fazer graça ou melhorar o ego do público que essa prática é útil; referenciar é necessário para se evoluir, ou para criar algo novo. Em cada postagem deste blog preciso referenciar animes ou mangás que vi para criar argumentos e para gerar o interesse dos leitores por estes animes.


Outra forma de encarar isso, é como as coisas evoluem, usando o famoso exemplo de séries shounen. Nos anos 80 séries como "Hokuto no Ken" fizeram sucesso ao referenciar filmes de brucutu e obras pós-apocalípticas como "Mad Max" - já "Dragon Ball" utilizava como base a famosa história “A Jornada ao Oeste” e artes marciais, além disso, Akira Toriyama se auto referencia ao utilizar um design que muito lembra sua obra anterior, "Dr. Slump". "One Piece" por sua vez utiliza histórias de pirata e muito do humor conhecido em "Dragon Ball" para si. "Toriko" utiliza elementos tanto de "Hokuto no Ken", como "Dragon Ball", como "One Piece" para desenvolver sua trama. E hoje em dia temos "Boku no Hero" e "One Punch Man" que referenciam os quadrinhos americanos de super-heróis.

Difícil pensar que uma simples referência pode mudar tudo, mas imagine o que seria de "Pokémon" se as criaturas da série fossem totalmente diferentes dos animais e outros elementos do nosso cotidiano, não seria tão fácil aceitar um mundo com estes seres, além disso, seria difícil de se criar todos os inúmeros pokémons que existem sem que nenhum deles parecesse com algo que conhecemos. Se pensar bem, o mundo Pokémon é muito diferente do nosso mundo e seria possível que existissem seres totalmente diferentes, porém não acham que seria muito difícil de a série ter o sucesso que tem sem estas referencias?


Falar sobre referência pode parecer uma besteira, mas se parar pra pensar bem nós usamos referências o tempo todo e a forma como as escolhemos usar faz toda a diferença. Até mesmo para escolher como devemos seguir a vida é importante ter uma boa referência. E é muito divertido compreender uma quando é bem feita.

Agora me respondam, perceberam todas as referências das imagens? Entenderam o porquê de escolher o vídeo da abertura de "Kuragehime" para ilustrar o post? Que piada de referência em animes você mais lembra? E por fim, que série, filme, livro, ou quadrinho já utilizou como referência para alguma de suas ações? E como foi que utilizou?

Esta semana é… Ops! nada de “Esta semana é só pessoal”! Devido à falta de publicações frequentes, ainda teremos mais uma edição desta coluna em menos de sete dias, por isso podem esperar por mais perguntas estranhas ainda esta semana e continua a busca pela pergunta suprema para a resposta suprema que todos nós sabemos que é 42. Até mais!


Esse texto é uma atualização do texto homônimo publicado no blog Anime Portfolio no dia 6 setembro de 2012. Espero que gostem e comentem bastante.


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. A Escritora citou Akibaranger... caramba, eu ouvi uns 2 casts que o pessoal do Senpuucast fez sobre esta obra e fiquei super empolgado para ver, por causa exatamente das coisas engraçadas relacionadas às referências!

    @EVilásio, sobre as imagens, eu acho que as séries referenciadas foram respectivamente (de cima para baixo): One Piece; Dragon Ball; não sei; CDZ; Power Rangers ou um tokusatsu Super Sentai (mas difícil precisar o nome); e Hokuto no Ken. A última imagem é uma referência ao futebol como um todo da vida real, um lance épico e impactante de final de Copa do Mundo, que acho ter sido usado como referência em Giant Killing, estou certo? Ou errei feio?? (não vi Giant Killing ainda...)

    Poutz, eu ainda não havia visto a OP de Kuragehime, pois ainda não vi o anime... Sensacional! Talvez tenha sido realmente o melhor vídeo de anime usado para ilustrar o post, além de ser um anime que sei que você adora. Tudo que você escreveu no post se traduz perfeitamente neste vídeo, parabéns pela escolha.

    Piadas de referências em animes? Poutz, tanto no meu trabalho como na vida particular uso bastante isto, não consigo aqui dizer quais eu mais lembro porque são/foram muitas.

    Olha, não sei se vale, mas usei DBZ para ilustrar a Árvore de Porfírio num trabalho da faculdade, serve? =D

    Ótimo post @EVilásio, a atualização ficou bem boa. Aproveito o comentário para deixar aqui a menção de uma série que já deve ser bem conhecida da galera que gosta de Marvel, que usa muuuuuita referência como recurso cômico, que é Agents of S.H.I.E.L.D..

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS