1 de janeiro de 2016

Resenha: Maoyuu Maou Yuusha










Ano: 2013
Diretor: Takeo Takahashi ("Spice and Wolf", "Dakara Boku wa, H ga Dekinai")
Estúdio: Arms
Episódios: 12
Gênero: Aventura / Fantasia / Romance
De onde saiu: Light novel, 8 volumes, finalizada.


Por Xbobx

-"You will be mine, Hero!!"

-"I refuse!"

'-' ._.


"Maoyuu Maou Yuusha", também conhecido por Maoyu ou mesmo MaouYuusha. Faz um trocadilho com duas palavras que se traduzem literalmente para “Devil/demônio/satanás/capeta/belzebu/capiroto” & “Hero/herói/bravo” e como você já deve ter sacado em menos de 5s, envolve o Rei dos Demônios e o Herói, Salvador dos Humanos.

... soa bem infantil quando traduzido para o português. Bem, não importa.

Essa é uma série complicada de escrever sobre. Todos os nomes das personagens são de sua função/titulo –lembra de “Pai” e “Mãe” em Padrinhos Mágicos?- então, ao invés de traduzir para umas adaptações toscas em PT-BR, vou deixar tudo no original. Segue uma breve tradução:

Yuusha: Hero – Herói

Maou: Demon King – capiroto

Com isso fora do caminho, para a resenha em si:

Seguindo o embalo de "Zero no Tsukaima", apresento-lhes mais uma resenha de um anime de Fantasia, um igualmente especial quanto ZnT. Sim! "MaouYuusha" também é peculiar, e não “só mais um” no segmento. Mas para tornar as coisas interessantes, ao invés de dizer de cara o porquê, que tal tentar adivinhar?

Após uma longa jornada pela imensidão dos campos de batalha entre humanos e demônios, surge no horizonte uma pequena party. Dois warriors, um wizard e um knight. Desses, se destaca o líder, Yuusha, bravo e destemido ele corre sozinho em direção à fortaleza do seu inimigo, Maou, onde irá derrota-lo e por fim a guerra.


O que ele não espera é que lá chegando, irá se deparar com algo “diferente” do que tinha em mente. E não só mudará de ideia quanto a seus planos iniciais de cravar a cabeça do seu arqui inimigo numa estaca como também aprenderá uma noção completamente nova sobre a guerra que se desenrola. Uma noção... econômica.

Ah, economia! Que outra franquia tinha um tema similar? Com personagens de origens diferentes também partindo em uma jornada juntos?

Se você chutou "Spice & Wolf", acertou. Maoyu não só abraça a ideia de ter uma narrativa de aventura com sua base em um tema politico/econômico como também adiciona o adorável romance de S&W. E não para por aí não. O par que deu voz a Lawrence (Jun Fukuyama) e Holo (Ami Koshimizu) retorna junto como Maou e Yuusha.

Não, não é por coincidência.

Maoyu foi inicialmente publicada em partes, durante meses no imageboard japonês 2ch, e ao ver que a história tinha futuro, seu autor foi procurado pela editora Enterbrain que o publicou em 8 volumes. Não muito depois, o estúdio Arms/Genco seguiu o embalo e lançou a adaptação em anime. Tal autor não é ninguém mas ninguém menos que  Mamare Touno, criador também de "Log Horizon" e um admitido fã de mmorpgs e S&W.

E aí reside a receita para o sucesso. Não um sucesso esmagador, recordista de vendas, mas muito mais que um titulo medíocre que mal se destacou durante a temporada. Junte um autor que sabe exatamente como agradar sua audiência por ser “one of us” com uma fanbase sedenta por mais Lawrence e Holo, mas que nunca recebeu uma 3ª temporada, e ainda adicione alguns extras que estavam passando e viram “opa, parece interessante” e resolveram também assistir.


O que destaca MaouYuusha dos demais é a habilidade do autor de sair do corriqueiro script de uma série de fantasia.

Nota-se, claro, o efeito que o “MOE” como design e narrativa exerce sobre a indústria atual (2005+). Uma das mudanças mais chocantes do script convencional, é logo o fato do rei dos demônios ser uma jovem e bela moça com grande melões. Isso talvez já seja o suficiente para afugentar os fãs de D&D do anime, pois quer blasfêmia maior que o maior vilão da história ser MOE.

Mas por outro lado, deixando a critica estilística à industria de lado, o que aconteceria se o Yuusha e Maou trabalhassem juntos pelo fim do eterno conflito Humanos X Demônios? Muitas séries de fantasia partem do pressuposto de que demônios = mal, e que se há um conflito foi por que eles começaram e só há uma forma de soluciona-lo: matando todos.

Mas a guerra não é bem assim. É preciso moeda para manter exércitos, e os exércitos são mercado para o fornecedor de equipamento, que por sua vez, busca lucro. Maoyu segue esse caminho, guiando-se pelas pegadas deixadas por "Spice & Wolf", mas não chega a ser exatamente uma cópia, ou uma versão alternativa pois junto dessa temática principal, alguns elementos mudam.

Os diálogos inteligentes entre os dois protagonistas e as intrigas de mercado que fizeram tantos se apaixonarem por S&W ainda existem, mas no lugar do romance sério, com as tiradas inteligentes de Holo e sua eterna aporrinhação sobre o Lawrence, a atmosfera é mais relaxada, com muito mais fanservice e o humor inocente de alguns ecchi/slice-of-life. Também aparece um pequeno harém em torno do nosso herói, o que alimenta ainda mais o imaginário dos fãs de S&W que um dia se perguntaram como seria se a Holo tivesse que disputar seu humano com mais alguém. Heh.



Essa é uma diferença interessante da dinâmica de S&W. Enquanto este focava bem no relacionamento do par principal, e as personagens secundárias não apareciam muito em cena, em Maoyu temos uma grande quantidade de personagens que poderiam receber a tag “main” ao invés de “supporting character”. Os membros do squad original do Yuusha desempenharam funções importantes na história mesmo depois que ele os abandona no meio do território inimigo para ir tirar seu x1, assim como várias associações de mercantes e a alta cúpula militar dos dois lados também participam ativamente da história. No fim, o anime lhe apresenta uma campanha de "Medieval: Total War" ou "Age of Empires", só que em um mundo alternativo e, convenhamos, muito mais... atrativo.


Eu falei fanservice? Ah é, tem um belo bocado de fanservice na série. Mas paradoxalmente, não tão apelativo (obsceno); se você esperava algo no estilo DxD ou HOTD após ver alguns gifs sugestivos circulando a internet, sinto muito decepciona-lo. Nos primeiros 5 minutos do episódio inicial você vai entender do que estou falando. Fica nesse nível, mas não vai muito além, tanto que a classificação indicativa no BD da Sentai Filmworks ficou em TV-14.


A essa altura você já deve ter percebido que os cenários são um pouco diferentes do usual. Enquanto o design das personagens continua padrão, os backgrounds valorizam o desenho manual, e muito do cenário foi texturizado para se assemelhar a pinturas acrílicas/aquarela, o que criou um contraste interessante e uma atmosfera rústica bonita de se ver. (interessante notar: "Dantalian no Shoka" fez algo similar).

Concluindo, MaouYuusha é um belo anime se você busca algo para alegrar seu dia. Uma comédia despreocupada mas não perdendo seu lado inteligente e virando um besteirol americano ou coisas do gênero.

Para os fãs de "Spice & Wolf", mais uma chance de ver esse duo adorável em ação e aliviar um pouco a tristeza de que uma 3ª temporada está cada vez mais distante.

Já para você, que assiste de tudo um pouco, e está à procura de uma série diferente para assistir, que não é muito longa mas ainda assim tem uma boa história desenvolvida, por quê não?

E para aqueles que depois de assistirem desejarem ler mais sobre a história e descobrir como tudo termina... bem vindo ao clube. Por ter sido lançado no 2ch, há “algumas” (pra não dizer outra coisa) adaptações em mangá disponíveis para saciar seu fanboyismo. 5 no total. Algumas com tradução, outras não. Por outro lado, se você quer mesmo o material original, canon: as novels, só existe UMA tradução em andamento, e não é oficial, mas ainda assim muito boa. Seria o pessoal desse site, estando atualmente no 4º volume.


Roteiro: 7 ( + pontos pela criatividade, - pela originalidade)
Artwork: 10 (muito bem detalhada dado o baixo orçamento)
Som/OST/BGM: 6 (nada de surpreendente aqui)
Personagens: 9 (carismáticos, um excelente trabalho dos seiyuus)
Enjoyment: 9 (parcialmente, eu adorei)

Média aritmética: 8,2



**********

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Antes de mais nada belo post. Cara como eu queria mais spice and wolf,porém sabemos que nunca vira, mas tenho uma perguntina qto da novel o anime cobriu ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlos. Em um texto do próprio xbobx sobre "Spice & Wolf" ele fala sobre isso:

      "A adaptação para anime compreende o 1º volume até o 5º, com a exceção do 4º que foi deixado de fora devido à sua extensão."

      Atualmente há 19 volumes lançados.

      http://animecote.blogspot.com.br/2015/02/dois-em-um-cross-road-e-spice-wolf.html

      Excluir
  2. Man e o anime do Maoyuu cobriu qto da novel ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A novel teve 8 volumes, porém 3 são histórias paralelas, logo o enredo principal consistiu em 5 volumes - e o anime adaptou apenas 1 volume e meio disso.

      Excluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS