24 de abril de 2012

Porque você assiste animes?

Porque você assiste animes?
 
Todo ser humano busca algo durante sua vida, mesmo que seja inconscientemente. Nunca estamos realmente satisfeitos ao ponto de estacionarmos em um estado único, podemos até ter bons momentos e passar por fases relativamente perfeitas, mas em algum instante essas “fases” vão dar lugar a pensamentos e nos pegaremos refletindo “Será que é realmente isso que eu quero?”.

Sempre desejamos, mas será que sabemos por que queremos algo? É complicado entender o motivo de agirmos de tal maneira e fazermos tais coisas e o porquê em um momento buscamos algo e em seguida já estamos atrás de um objetivo totalmente diferente. É mais simples e confortável se simplesmente fazermos o que desejamos. Mudar de ideia e não se preocupar sobre o motivo, porém sempre fica aquela pergunta na cabeça: Porque faço isso? Porque fiz aquilo? E como nunca temos uma resposta 100% aceitável, acabamos deixando essas questões em aberto, até porque se fossemos nos preocuparmos com elas, não seriamos capazes de ir em busca de nossos desejos e seguir em frente.

Somos animais, então nascermos, crescermos, reproduzimos (ou não), envelhecemos e moremos. Esse ciclo da vida é comum a todos. Durante esse tempo relativamente ínfimo de vida que possuímos, fazemos muitas coisas que acreditamos que devem ser feitas, mas será que devemos mesmo fazer essas coisas?

Se fossemos calcular todas as ações que um ser humano possui, certamente as coisas que não queremos fazer, porém “temos” que fazer, ou para sermos aceitos na sociedade ou para agradarmos tais pessoas, o resultado seria superior a 50%, ou seja, mais da metade da sua vida você passou fazendo o que não queria.

Todo mundo já se encontrou em uma situação de estar em um lugar e morrendo de vontade de estar em outro local. A quantidade de vezes que passamos por isso é a medida do quanto nos enganamos a nós mesmos.

Então, Porque assistimos animes?

Bom, o primeiro anime que assisti foi Doraemon (supergato no Brasil), seguido respectivamente por Cavaleiros do Zodíaco. Era um bom entretenimento na época, o que me levou a ter simpatia pelos famosos desenhos japoneses. Vieram outros animes, até eu assistir o primeiro meu anime legendado Love Hina e em seguida Evangelion e Elfen lied. A partir desse ponto o significado de anime para mim mudou. Hoje esse costume já faz parte da minha vida, e só tenho agradecer ao povo japonês por nos proporcionar esse prazer relaxante, quase que uma terapia, onde não só nos divertimos, mas também construímos nosso caráter e aprendemos muitas lições de vida com um povo que já passou por deveras dificuldades e sempre consegue se reerguer respeitando o ser humano acima de tudo. Claro que para tudo tem exceção, e sabemos muito bem o quanto esse povo pode ser indiferente, mas no geral ainda conseguimos aprender muito, é só saber filtrar as coisas.

Voltando à questão porque assistimos animes, será mesmo que a reposta realmente importa? Eu particularmente não sei responder, pois não me importo como as coisas irão acabar. Afinal nós já sabemos qual será o fim do que é mais importante para os seres humanos em geral, a vida. Sabemos como nossa vida irá terminar, e mesmo sabendo como será nosso fim, isso não impede de sermos felizes e termos muitas realizações durante o tempo que vivemos.
O que realmente importa são os meios e não o fim, uma vez que no fim tudo já acabou mesmo.


E você, porque assiste animes? Arrisca responder?

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Pq gosto mesmo, não se tem lá muitos motivos hehe, agora sobre isso tem toda uma explicação fisiológica muito chata de se dar :)

    Não sou uma pessoa muito poética.

    Fiquei muito tempo na base de Naruto até ver Elfen Lied e ver que animes ainda tinham muito a oferecer. Hoje já nem acho mais Elfen Lied grande coisa.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, nossos interesses vão mudando juntamente com nosso amadurecimento. Podemos assistir um anime com 15 anos e depois reassistir com 25 anos e teremos 2 opiniões diferentes, pois nosso ponto de vista será outro.

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma pergunta difícil de responder.Por que assisto animes?
    Os animes já me passaram tanta coisa de valor, que eu guardei comigo, valores que estão cada vez mais escassos na maioria hoje em dia... o valor da amizade, a importância do trabalho duro, a força de alguém que nunca desiste de suas metas... sei que posso estar apenas falando besteira, mas em um mundo onde tudo luta contra você,ter a mente nutrida por coisas assim devem fazer alguma diferença...

    Assisto animes pra relaxar, sim, mas sempre tento absorver ao máximo aquilo que os animes ensinam, sempre que a vida tenta me jogar pra baixo, eu penso que devo continuar lutando, afinal, o que há de errado usar estas idéias para tocar as coisas para frente, em um momento difícil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também assisto animes para relaxar e até mesmo me desligar um pouco da rotina do dia a dia. Livros e filmes tb são uma boa fuga, porém os animes conseguem me distanciar ainda mais do mundo. A cultura Ocidental sempre me fascinou e animação tb, a união dessas duas coisas me agradam bastante.

      Agradeço seu comentário.

      Excluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS