21 de abril de 2021

Fim de Temporada: Melhores Animes Inverno 2021




Novo post de fim de temporada, dessa vez mais atrasado que o habitual por x motivos - alguns justificáveis, outros não, mas sigamos adiante.

A dupla de sempre, Evilasio e Escritora Otaku, listaram cada qual 5 animes recém finalizados que mais gostaram, sem haver repetições de títulos - são dez animações diferentes, de gêneros talvez não tão variados (essa enxurrada de isekais todo ano...), mas ao menos diversificados quanto as suas abordagens - e por isso na imagem de entrada achei melhor dividi-la com os líderes de cada top (ops, spoil).

Pois bem, boa leitura e que este post possa ajuda-lo um pouco quanto ao que assistir futuramente.


**********

Escritora Otaku


E aqui estou eu mais uma vez e se perguntam como estou, respondo que está bem pro meu lado, obrigada. Seguindo um pouco da lógica, estamos mais uma vez para falar dos animes que fecharam nesta primeira temporada de 2021. Como foi? Nada de mais, assisti muitas continuações e de novos mesmo, quatro, sendo que um deles ainda ficará em exibição, e os demais já foram finalizados.

Desta maneira, antes de partir para a lista, composta de duas séries novas e três continuações, as que mais tive algma identificação, cito as menções honrosas: “Mushoku Tensei: Isekai Ittara Houki Dasu”, o “pai das obras isekais” que impressiona na maneira que trata de um tema hoje batido e repetitivo, que já garantiu continuação e sem surpresas, material para adaptar tem de sobra; “Log Horizon: Entaku Honkai”, terceira temporada de “Log Horizon” que segue os rumos já vistos de suas temporadas anteriores e funciona se tiver as visto; “Jujutsu Kaisen” e sim, joguem pedras em mim neste momento, como pode deixar esta série de fora?! Olha só, por mais que a obra tenha seus agrados e pontos positivos, faltou um tantinho para conquistar minha devida atenção; vi e gostei, é o que importa, né!

Agora que estamos entendidos, a temporada de inverno 2021 foi boa? Sim, acompanhei uma quantidade razoável de semanais, então, vamos aos cinco animes que conseguiram entrar nesta lista. Quanto as posições, devia seguir o padrão, isso se algum fosse necessário; já me conhecem, certo? Nada de quinto ou quarto colocados, vai ser três terceiros, um segundo e um primeiro lugares. Podem ter surpresas quanto as posições isoladas, espero que entendam. Boa leitura e de costume, volto aqui se tiver animes de temporada para falar.



3° - Dr. Stone: Stone Wars

Começando a cota das continuações, temos o retorno da obra da JUMP de sua safra atual que mais chamou minha atenção, muito por fugir dos óbvios da revista em si. O arco em particular foi bem curto, mas mesmo assim acompanhar mais uma vez Senku e seus companheiros na nova Idade da Pedra foi algo muito bom e fico feliz que já confirmaram uma continuação. Algo que fiquei triste é que só teve 11 episódios; achei que tinha superado o dilema destes animes com tão pouco episódios, porém me enganei mais uma vez. Abertura e encerramento muito bons, combinando com o clima deste arco animado, e a full version de ambas vai pra minha playlist de animesongs.



3° - Osomatsu-san 3ª Temporada

Desde 2015 os sêxtuplos mais malucos tiveram presença garantida nas suas semanas de exibição: após um início bombástico, onde a popularidade nipônica foi pras alturas e vendeu DVD / Blu-ray igual água no deserto, a segunda teve certa instabilidade, contudo manteve a comédia e carisma do seu elenco de personagens em 2017 e por fim, chegamos em sua terceira temporada. Aos curiosos sobre quem são eles, tem resenha desta galera por aqui.


O que houve de novo neste anime de comédia e paródias descaradas? Um primeiro episódio memorável, seguindo a tradição das temporadas anteriores; um timing cômico bem mais apurado e a maior delas, uma narrativa típica de animes, ao modo deles. Última adição muito interessante, pois aqui vemos a entrada de novos personagens e um desenvolvimento simples, dando um charme a mais na animação. Agora, nem tudo foram flores e isso vai fazer muita falta numa nova temporada, se tiver: se acompanhou o anime, sabem que as suas divertidas músicas de abertura eram cantadas pela banda AOP, certo? Pois bem, esta será a última vez que as veremos nos vocais, o grupo em si foi encerrado e terminou sua carreira no anime que as consagrou. Isso é bem sentido na segunda abertura do anime, uma música de despedida destas jovens que aprendi a gostar, e que também estiveram presentes em outros dois animes que assisti, “Isekai wa Smartphone to Tomo Ni” e “Cutie Honey Universe” em suas respectivas aberturas. Vão fazer falta, garotas...



3° - Tatoeba Last Dungeon Mae no Mura no Shounen ga Joban no Machi de Kurasu Youna Monogatari

Fugindo da safra de continuações, que voltarão mais adiante, temos aqui um anime novo de fantasia medieval regado a muita comédia. Inicialmente previsto para ser lançado em outono 2020 e sendo adiado - sabem porquê -, a história do nosso protagonista que se acha fraco e não é, para ser um soldado de respeito foi muito, muito divertida e cheia de altas confusões - e quando tentava certa seriedade, a comédia vinha com força pra acabar com tudo isso. Portanto, faço alguma torcida para que façam uma nova temporada e com isso poder ver novamente Lloyd Belladonna com seus companheiros em mais aventuras divertidas. Caso não, fico feliz de tê-los conhecido e amado sua história - pelo menos, abertura e encerramento vou pegar pra ouvir, que são tão divertidas quanto.



2° - Wonder Egg Priority


Ou como costumo chamar, uma “Madoka Magica” que deu certo. Comparativo tem seus motivos, mesmo que nem tenha visto Madoka e suas cópias descaradas que vieram em sua cola, sei muito bem o que é um mahou shoujo lado B ou com contexto sombrio em seus ambientes coloridos. A ideia aqui é bem esta, onde nossas protagonistas tem de enfrentar criaturas que querem matar, mais uma vez, suas vítimas, garotas que passaram por situações e problemas causados por estes seres bizarros. Mais que isso é soltar altos spoilers do enredo geral e não é esta a intenção destas linhas.

Visualmente muito bonito, uma qualidade que não caiu em seus episódios e com temas pesados que muitos tem de enfrentar de perto, o anime é um dos maiores destaques desta temporada. Só não ficou em primeiro por muito pouco, e não, não doeu deixa-lo nesta posição, apenas que o anime acima dele tem suas qualidades para esta pessoa.




1° - Tensei Shitara Slime Datta Ken 2nd Season


De volta em continuações e num anime que queria ter muito comentado antes, caso tivesse rolado a postagem de Inverno 2019, uma pena... Não aqui, então, resumindo: um anime isekai, cujo protagonista é um slime e sua nova vida em um novo mundo me fascinaram demais; há tempos que não curtia um universo tão variado e de tantos personagens de diferentes povos e raças presentes, que em partes, foge do padrão ultimamente estabelecido em obras de fantasia medieval.

Rimuru Tempest e sua trupe, antes de retornarem para esta temporada tinham sido explorados em especiais que trazem mais um pouquinho desta epopeia fantasiosa. Outra obra que teve de ser adiada, já sabem, pode finalmente dar às caras e olha só, dando um tempinho pra fechar algumas pontas soltas e dando andamento à sua história. Resultado, foi muito bem, mesmo sendo apenas a primeira parte da segunda temporada. Claro que veremos muito Slime neste ano, pois ainda teremos um spin-off focado em comédia, especialidade da série e a segunda parte desta temporada, então, tô bem servida.



**********



Evilasio Junior


Olá a todos! Cá estou mais uma vez para falar um pouco sobre animes. Sendo bem sincero eu imaginei que estando mais tempo em casa eventualmente acabaria assistindo bem mais animes, mas essa temporada é mais uma prova de que isso não é verdade. Tudo bem que esse primeiro trimestre foi provavelmente o trimestre mais pesado da quarentena para mim (eu tenho certeza que muita gente deve sentir o mesmo) e tive bem menos tempo livre, mas acredito que tem tanta coisa para consumir de mídia digital, que está difícil às vezes passar meu tempo mais livre com as novas séries de anime (felizmente tenho as calls no discord no fim de semana que sempre me fazem ver alguma coisa com meus amigos).


Todo esse “prefácio” foi para dizer que eu não sei mesmo definir bem se essa temporada foi boa ou fraca. Muitos dos meus amigos viram várias séries de anime interessantes (preciso ver esse "Wonder Egg" do qual tanto falam), mas da minha parte só consegui terminar 7 séries nessa temporada, sendo que não gostei nenhum pouco de duas delas, uma (o que será meu quinto lugar) foi bem mediana e apenas as outras quatro são as que gostei mesmo. Futuramente verei mais animes que se encerraram na temporada de inverno de 2021 e dependendo de minha opinião sobre os mesmos, pretendo citá-los em posts futuros (possivelmente no post da última temporada do ano). Sem mais delongas, vamos então a meu atual top 5 da temporada de inverno de 2021.



5º – Hataraku Saibou!!

Em quinto lugar trago a segunda temporada de "Hataraku Saibou", que contempla mais uma parte do mangá homônimo de Akane Shimizu, onde a autora e, no caso do anime, a equipe do David Production, antropomorfizam as células do corpo humano e nos dão uma aula bem humorada e até um tanto precisa sobre a anatomia humana, isso em meio a várias aventuras retratando os desafios que as nossas células enfrentam no trabalho diário de nos manter vivos.

Ao longo dos oito episódios dessa temporada conhecemos um pouco mais sobre o funcionamento do nosso corpo, enquanto acompanhamos a simpática glóbulo vermelho, o esforçado glóbulo branco, as adoráveis plaquetas e todo um leque extenso de outras células fazendo seu trabalho árduo. Apesar do carisma dos personagens e o encanto pela primeira temporada, a repetição contínua da fórmula fez o roteiro da segunda temporada e tudo mais soar cansativo (de um modo geral, a sua série coirmã, "Hataraku Saibou Black" apresentou situações mais interessantes, porém ainda falta um pouquinho para eu terminá-la, e por isso ela não está nessa lista). Por fim, ver essa segunda temporada foi uma experiência satisfatória, mas não o suficiente para criar um interesse real por uma continuação. A sensação final que fica é que foi bom enquanto durou e fim.



4º – Tenshi Souzou no Design-bu

O anime de "Tenchi Souzou no Design-bu" produzido pela Asahi Production, que adapta o mangá homônimo de Tsuta Suzuki (estória), Hebizou (estória) e Tarako (arte), foi uma das boas surpresas da temporada. Fazendo um paralelo quase óbvio com "Hataraku Saibou", esse anime é uma grande e divertida sequência de aulas de biologia. Na história, um grupo de designers terceirizados presta serviço a Deus criando os diversos animais que compõem a fauna mundial, enquanto que os anjos supervisionam as atividades. Em suma, é mais um anime calcado no conceito de uma piada única explorada das mais diversas maneiras e com um impressionante e interessante embasamento científico.

O conjunto de personagens carismáticos, incluindo os designers, os anjos e todos os demais personagens que aparecem ao longo da trama é um dos pontos altos da série, porém o brilho mesmo não está nem neles e nem na trama, mas nas sketchs e explicações detalhadas sobre como cada animal novo é concebido, que não só atrai a curiosidade, como deixa um gostinho de quero mais, cada vez que uma versão final de um novo animal é alcançada. Além disso, arte e animação não deixam a desejar e a trilha incidental é gostosa de acompanhar, mesmo não sendo tão marcante. Fica também o destaque para a boa abertura do anime.

Por fim, esse é sem dúvida um daqueles animes que, embora não sejam super marcantes, nos faz lembrar como é gostoso ver o quão variado o mundo da animação japonesa pode ser e como é divertido descobrir essas novas histórias nunca imaginadas, ainda que num formato já bem conhecido. Espero apenas que em uma futura segunda temporada (caso venha a acontecer) o frescor desse anime não se perca como ocorreu com "Hataraku Saibou".



3º – Jujutsu Kaisen

A adaptação para anime do mangá "Jujutsu Kaisen", de Gege Akutani, produzida pelo estúdio MAPPA é sem dúvida o maior fenômeno dos animes do último semestre. A obra traz meio que um respiro diferente no disputado mundo dos recentes shounens de ação, ao mesmo tempo em que é quase uma homenagem às obras que mais fizeram sucesso nas últimas décadas, como "Naruto" e "Bleach". E não me entendam mal; não é que Jujutsu é simplesmente mais do mesmo, a originalidade da trama está lá, os personagens funcionam muito bem por si só e não são simples espelhos dos personagens dessas outras séries, mas as referências e o reuso de elementos narrativos de vários dessas outras obras é bem claro - o que nem de longe é um demérito, pois quando bem explorados, como no caso de Jujutsu, está provado que a mistura desses elementos é capaz de gerar animes e mangás divertidíssimos, que nos deixam curiosos semana a semana pelo que está por vir.

"Jujutsu Kaisen" acompanha um grupo de personagens que tem como missão lutar contra espíritos e seres sobrenaturais malignos. Essa obra é um daqueles shounens de ação que nos faz lembrar o quanto essas séries podem ser divertidas e por isso vale a pena vê-las. Com um grupo de personagens super carismáticos, tanto os principais, quanto os coadjuvantes, um roteiro bem amarrado e cenas de ação, comédia e drama extremamente bem executadas, o que fica ainda mais evidente com a qualidade fantástica empregada pelo estúdio MAPPA na animação e na arte dessa série, esse é um anime que empolga quase o tempo todo. Além disso, a trilha sonora é um show a parte e as aberturas e encerramentos (todas as aberturas e encerramentos) são tão boas que dá vontade de às vezes perder uma meia horinha só assistindo e escutando elas em loop.

Com tudo isso, Jujutsu é sem dúvida um dos grandes animes que se encerraram nessa temporada e ele só não está posições acima nessa lista devido a meu grande gosto particular pelas outras duas séries abaixo, mas entre os animes dessa lista é sem dúvida o mais recomendado para todos os públicos. Um grande anime que recomendo sem medo para todos os fãs de séries de animação japonesa.



2º - Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu 2nd Season Part 2

Não dá muito para falar da história desse anime por ser na prática a terceira temporada da série (ou a parte 2 da segunda temporada, falem como preferir), mas de um modo resumido, "Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu" é um isekai que conta a história de um adolescente neet que acaba indo parar em um mundo de fantasia medieval e ganhando um poder especial de voltar a vida (toda vez que é morto, claro) em momentos específicos do tempo e com isso ele é capaz de tomar caminhos e decisões diferentes até alcançar as situações que acredite ser as ideais ao fim daquele período de tempo ou arco da trama. A história é baseada na light novel de mesmo nome de Tappei Nagatsuki, que tem a arte de Shinichirou Otsuka. O anime é produzido desde sua primeira temporada pelo estúdio White Fox e tanto o anime, quanto a novel fazem grande sucesso dentro e fora do Japão.

Dito isso, essa temporada tem como principal finalidade concluir o arco iniciado na temporada anterior (ou primeira parte dessa temporada). Em minha opinião a conclusão do arco é bem satisfatória, e embora prefira a temporada anterior, essa também nos traz novamente uma trama muito interessante, cheia de drama e ação de alta qualidade. Até alguns personagens, que particularmente não gosto, passaram por mudanças interessantes nessa temporada. Enfim, é difícil falar dessa série sem esbarrar em spoilers, mas para um fã de fantasia medieval como eu, "Re:Zero" é um prato cheio, e ainda que o gênero isekai não seja um dos meus preferidos atualmente, considero "Re:Zero" sem dúvida uma das grandes pérolas nesse meio.



1º – Beastars 2nd Season

Essa série de anime é provavelmente um dos grandes marcos dos animes em CGI (ou quase todo em CGI) já feitos - eu queria começar por esse ponto, para tratar logo do quão bom é a parte técnica dela. O anime de "Beastars" é uma adaptação do mangá de Paru Itagaki, que conta a história de um mundo em que animais antropomorfizados convivem em sociedade. Voltando a parte técnica, a animação e a arte são muito boas; além disso, a trilha sonora e a dublagem são um show a parte e engrandecem ainda mais cada momento. A abertura e encerramento dessa temporada também são muito bons.
 

A história segue o protagonista, que é um aluno colegial e também um lobo cinzento, chamado Legoshi, que enquanto o mesmo se embrenha nas complexidades desse mundo, tem de lidar com seu interesse romântico por uma jovem coelha e viver um relacionamento conturbado com seus colegas de clube, em especial com o líder do mesmo, um veado vermelho orgulhoso que não quer de jeito nenhum se rebaixar aos carnívoros. Além disso, Legoshi ainda tem que se confrontar com a tensão cada vez maior na escola após o assassinato sem solução de um dos estudantes - e nessa temporada em especial Legoshi terá também que lidar com um conflito inevitável.
 

Pra mim "Beastars 2nd Season" é um dos animes de drama que mais me satisfez nos últimos 5 anos. A trama densa, os personagens super interessantes, os grandes diálogos e até mesmo as cenas de ação são ingredientes que combinados resultam em um anime de drama sem igual e que particularmente me agrada profundamente.

Enfim, por hoje é isso, nos vemos na próxima temporada!


**********


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS