8 de março de 2020

Resenha: Koneko no Chi - Ponponra Daibouken


Por Escritora Otaku


Como amo gatos, mais ainda quando tem animes com eles como principais personagens e entre os que tive contato, há uma carismática e fofa gatinha, que está no meu coração e numa lista de mascotes de animes, a Chi. Já tive contato com suas animações e não é complicado alguém não ter topado com esta gatinha, seja numa lista de animais em animes, seja numa lista de recomendações de séries curtinhas. O tempo passou e em 2016, não é que reviveram ela, agora no 3DCG? Bom que mantiveram a dubladora que emprestou a voz nas versões em animação tradicional, como novos elementos que eram muito limitados e personagens que gostamos na hora que vemos. Um deles, no entanto, me encantou por já ter visto em imagens de um especial de DVD, que entrou na listinha de gatos de animes sem suar demais: seu nome é Kocchi, um gatinho de rua que se torna amigo da Chi.

Então, o anime é um remake ou reboot da versão antiga? A segunda opção, pois não conta a história da mesma forma, apesar de ter referências das animações anteriores, aos mais atentos. Quem esperava ver a Chi no mundo 3D, teve uma experiência tão relaxante quanto e as novas ideias impostas deram mais charme a esta versão. Se a Chi continua fofa, isso permaneceu, o que mudou foi a perspectiva de suas desventuras. Desembarque na resenha e tenha noção que gatos vieram para ficar em animes.


*****


Ano: 2016 (1ª temp) / 2018 (2ª temp)
Diretor: Kiminori Kusano
Estúdio: Marza Animation Planet
Episódios: 51 (1ª temp) / 25 (2ª temp) – 12 minutos por episódio
Gênero: Comédia / Infantil / Slice-of-life
De onde saiu: Mangá, 12 volumes, finalizado


Muito se pensa a respeito de diferentes visões ou pontos de vista: umas nos fazem repensar nossos conceitos e ideias, outros reafirmam o que sabíamos e tem aqueles que negam veementemente ser verídica ou verdadeira. Quando se cria uma trama, é comum pensar em como transpor a narrativa, quem será o narrador: em termos típicos da Língua Portuguesa, há exatos três estilos de narração, o narrador-personagem (a narrativa fica na visão do personagem, em 1ª pessoa), o narrador-observador (na visão do autor, narrando os acontecimentos, em 3ª pessoa) e o narrador-onisciente (que mistura a narração, falas e pensamentos dos personagens). E em animações, as narrativas seguem o mesmo estilo, com a diferença de termos imagens e sons para representar toda uma história e personagens.

Chegamos assim ao que interessa: a rotina de uma simpática gatinha e daqueles que estão ao seu redor, seja no seu ponto de vista, seja dos demais personagens recorrentes. “Koneko no Chi” se trata de uma nova investida, no mundo 3DCG, das aventuras de Chi, uma gatinha que foi adotada pela família Yamada e vemos como estes reagem perante a curiosidade e personalidade dela. Só que, não se trata de um remake das séries 2D “Chi’sSweet Home/ Chi’s New Address” e sim de um reboot, que mantém seus elementos e traz novos que ampliam o mundo visto anteriormente nestas animações.

Logo em seu primeiro episódio, a gatinha já é parte dos Yamada e vemos seus donos querendo comemorar a vinda dela, saindo da típica apresentação e nos fazendo entrar no dia a dia desta família. Os mais atentos vão ver que a casa deles é similar à vista em “New Address”, há referências aqui e acolá, que somente os mais atentos e quem teve chance de ver os animes antigos da Chi, vai se sentir em casa. Indo além das meras referências, há novos elementos que dão uma identidade a esta animação, como a maior interação da gatinha com outros gatos da mesma idade; episódios mais focados no dia a dia dos Yamada, agora com nomes para seus membros, Kento (o pai), Miwa (a mãe) e Youhei, que aqui está um pouco mais velho e pelo que pode ser visto, já estudando; da presença constante do Kuroino (não é o nome dele, apenas a forma que nossa gatinha costuma chama-lo), o gato preto que além de ensinar a respeito da natureza felina, é quem dá as premissas do próximo episódio ao lado da Chi, já visto nos animes 2D e aventuras que exploram bem a visão da protagonista quanto à sua rotina e dos que convivem ao redor da mesma.


Vale citar dos personagens que ganham a amizade de Chi, que como ela, são filhotes: na ordem de aparição, temos Kocchi, um gatinho de rua de personalidade mal-humorada, de miado característico, que quer distância da gatinha e acaba virando o melhor amigo dela - o gatinho já tinha sido animado em um especial de DVD, agora, é parte do elenco fixo e na segunda temporada ganha mais relevância numa jornada de redescoberta bem curiosa. Temos també os Terry e Ann, que são os irmãos da Chi, por isso são bem semelhantes e que aqui não tem noção do parentesco e são apenas amigos, formando o quarteto de gatinhos que vivem suas aventuras e descobertas como qualquer ser vivo. Há uma liberdade maior quanto ao mundo que convivem, pois não é tão preso ao visto dos animes 2D, chegando a usar da imaginação dos gatinhos e revelando um ambiente muito mais vivo e cheio para conhecer, conforme visto em seus episódios.


Na exibição da segunda temporada, no final dos episódios, tem o momento que são vistos desenhos e outras formas de artes, a maioria de crianças, mostrando o interesse destas com a animação - recurso já explorado em outros animes e dando uma certa interação com o público, havendo ainda dois episódios dedicados à produção da série e uma apresentação na França do anime, com uma Chi em live action nestes momentos não animados para dar o ar da graça. Em termos técnicos, o estúdio mandou muito bem no uso do 3DCG, lembrando demais as animações ocidentais que possuem tal recurso e por ter maior duração, há mais conteúdo nos seus episódios. Cada uma das temporadas teve uma música para representar: em “Ponponra Daibouken” temos a abertura “Nee Hey” da banda Perfume, que é um single antigo que ganha uma versão adaptada para o anime e tem um tom bem infantil, de acordo com a personalidade da Chi; já em “Ponponra Dairyokou”, a música de encerramento, “Nyaa!” do Wi-Fi 5, já consegue explorar o estilo da obra, remetendo em alguns momentos às músicas dos animes antigo, trazendo os desenhos e outras artes dos espectadores no seu andamento e exibindo Chi e seus amigos no meio, como uma moldura.


Servindo de releitura para uns e uma visão nova aos que já conheciam, as duas temporadas de “Koneko no Chi” mantém a ideia de acompanhar uma carismática gatinha em sua rotina, suas descobertas e amizades que definem seu charme e fofura. Aos que curtem animes com gatos, eis mais um para a lista e como diria a nossa gatinha, ao se despedir, “Até mais!”.



***** 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS