1 de novembro de 2019

Kyoudai Podcast #107: O que é um anime de esporte?





Está no ar mais um Kyoudai Podcast, um podcast sobre anime da Iniciativa Kyoudai (@Ikyoudai) feito em parceria entre os blogs Netoin! e Animecote e hoje com a participação de Evilasio Junior (@JuniorKyon), Carlírio Neto (@cnetoin), Yuri Guimarães (@yuri_guimaraes_), Joana (@sunshineijun) e Luk (@luklucas_). Nesta edição discutimos sobre o que define um anime de esporte e indicamos alguns animes do gênero..



Download: Clique aqui (archive.org)

Blocos:
  • 00:00:00 - Introdução
  • 00:02:06 - Comentários do Kyoudai Podcast #106
  • 00:20:07 - Pauta central do podcast
  • 01:27:48 - Considerações finais

Acessem também: 


Sigam a Iniciativa Kyoudai (@ikyoudai) no Twitter para ficar por dentro diariamente das principais notícias sobre anime s e mangás

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Saudades gigante de vocês , o ultimo cast que tinha escutado foi do Isao Takahata 67 , tinha baixado e colocado no meu celular pouco tempo depois meu pc quebrou , ai meu esporte foi ver que a tv aberta piorou muito ...vou maratonar e tentar resumir um comentário de todos cast que perdi , mas vai demorar , mudou tanto aqui no Kyoudai que me senti em outro mundo !!!!

    ResponderExcluir
  2. Indo diretamente para a parte 3 dos meus comentários: pessoal, não creio que o MAL seja uma boa fonte de consulta para saber gêneros/temas dos animes de maneira mais assertiva. Eu tenho vários problemas com o MAL, e acho que ele apenas cumpre basicamente o papel de ser um site de lista e mais nada, mas não é por isto que o estou criticando neste caso, e sim porque ele é ruim nisto mesmo, como vocês mesmo exemplificaram. O AniDB também não é bom para este fim, já que agrega tudo no campo "Tags"...
    O melhor site para isto é o ANN, ele categoriza melhor os animes e mangás, e divide por gêneros e temas. Sendo assim, além de deixar este conselho para casts futuros em relação a este tipo de consulta, fui consultar todos os animes que foram citados no KP107 nos 3 sites supracitados, especialmente os que geraram mais discussão e polêmica se são ou não de esporte. Mas mesmo no ANN teremos algumas coisinhas discordantes...

    Baseado nas informações do ANN: Free! é de esporte, apesar de eu saber que Luk e Evilásio não o consideram anime de esporte por motivos já citados anteriormente(rs); One Outs é de esporte; Sangatsu também é de esporte (o ANN concorda com o Luk); Suzuka também é de esporte; Dumbbell NÃO é de esporte (e eu concordo plenamente); Girls und Panzer NÃO é de esporte (ainda bem! ufa ufa!!); e Tsuritama também NÃO é de esporte (concordo com o ANN).

    Os únicos animes controversos em relação ao que o ANN categoriza são alguns de tabuleiro e os de card game. Neste caso: Yu-Gi-Oh!, Saki, Akagi e Chihayafuru. Se a gente conceituar que card game e mahjong são esportes, tal como eu acho que são, então estes quatro são animes de esporte também; se a gente conceituar que não são esportes, então estes não são animes de esporte.
    Ou seja, o negócio está no conceito. O ANN não categoriza, ou não categorizou até agora, nenhum anime de mahjong e card game como anime de esporte, enquanto animes que contêm shogi são categorizados como de esporte também (caso de Sangatsu). Por isto o ANN considera Sangatsu como anime de esporte, e Saki e Chihaya não.

    No fim das contas, eu acho que a premissa usada por você, @Evilásio, é uma boa pedida para análise/avaliação (mas não a única, claro): se o anime necessariamente precisa daquele esporte para a história andar, ele também é anime de esporte; se o esporte pode ser substituído por outro que a história andaria da mesma forma, então NÃO é anime de esporte.

    Valeu, abraços a todos e até a próxima.

    ResponderExcluir
  3. Olá,conheci o podcast de vocês a pouco tempo,mais já gostei muito,vocês estão entre os meus podcasts preferidos de animes ,estou ouvindo os antigos e estou gostando muito,sobre o tema desse podcast, gosto muito de animes desse gênero,não mim importo com super poderes nessas obras,acho até divertido.
    Há uma dica, o anime keijo muita gente dropa por causa do echi,que para mim e impossível não ter por causa do estilo do esporte,mas ele trabalha muito bem o esporte criado,principalmente no manga,por isso assintam anime ou leiam o manga porque é muito divertido e tem batalhas emocionantes.
    Valeu,e continuem com o bom trabalho de vocês,ganharão outro ouvinte e desculpa algum erro de ortografia.

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS