10 de janeiro de 2017

Uma rápida passagem pela temporada de inverno 2017: Edição #01









Novo ano, novos animes numa temporada meia boca e novos comentários semanais que, espero eu, continuem recebendo o bom feedback obtido nas edições de outono.


*****

A estreia que mais me divertiu por enquanto foi a de "Demi-chan wa Kataritai", anime slice-of-life que mostrará as interações de um professor de biologia com 3 garotas monstros que são suas alunas, nesse caso uma vampira, uma dullahan e uma yuki onna - há ainda uma professora súcubo, que por conta de sua natureza sensual tenta evitar contatos físicos e se veste de maneira modesta. O mangá do qual esse anime se baseia foi pra mim o melhor dentre os que li para o guia da temporada de inverno, onde além da boa e leve comédia e personagens simpáticas presenciei também um ótimo protagonista masculino, que age conforme sua idade e realmente ajuda essas garotas a lidar com seus problemas.

Como adaptação o anime começou bem, sendo que ele até melhorou um pouco (usando trechos originais) a introdução forçada do mangá em relação ao encontro do professor com garotas monstros, ou "demi" como são chamados seres desse tipo na obra - numa cena ele lamenta não conhecer nenhum "demi" pessoalmente, e na outra já esbarra com quatro de uma só vez, mas okay. Focado na alegre e tonta vampirinha Hikari, o primeiro episódio foi engraçadinho, e por pelo menos mais quatro semanas a minha opinião e nota para esse anime dificilmente mudará, caso siga fielmente o trabalho original.






***

"Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu: Sukeroku Futatabi-hen" foi outro anime que me agradou logo de início, ao mostrar o protagonista Yotarou resumindo a trama da primeira temporada como se fosse uma peça de rakugo para, em seguida, sermos apresentados à situação de cada personagem após uma passagem de dez anos em relação aos eventos da série anterior - agora que de fato veremos melhor a vida deles, já que na primeira temporada deram atenção exclusiva ao passado de Yakumo e Sukeroku até a morte desse último.

Entre os destaques, Yotarou enfim se tornou um "shin'uchi" (categoria mais alta no rakugo, na qual você inclusive está apto a treinar discípulos) e protagonizou uma breve e bonita cena com Konatsu ao discutir a confusa relação deles. No final ainda teve o surgimento de Higuchi Eisuke, escritor que deseja formar uma parceria com Yotarou para criar novas histórias de rakugo e que na primeira série levou um não de Yakumo quando praticamente implorou para tornar-se seu discípulo anos atrás - isso ocorreu no episódio 10, e na época ele chegou a contrariar e sair da casa dos pais a fim de realizar tal sonho, que acabou não se concretizando. 

Eu disse que "Demi-chan wa Kataritai" foi a estreia que mais me divertiu até o momento, mas isso por conta do estilo do anime, ao passo que em termos de qualidade narrativa "Shouwa Genroku" se encontra em um nível que sinceramente não acredito que possa ser superado por outra estreia dessa fraca temporada.




***

Citando o terceiro e último anime cujo primeiro episódio eu realmente gostei - mesmo que com algumas ressalvas -, "Little Witch Academia" se apresentou com um nível técnico sensivelmente inferior ao dos filmes e trouxe uma história munida de reviravoltas pra lá de convenientes à protagonista, mas ainda assim me fisgou facilmente a atenção graças ao estilo de sua animação, a interação das personagens principais e o cenário em volta. É uma obra agradável e bonita aos olhos, dos quais seus atributos técnicos e humor razoável me fazem relevar a falta de um roteiro mais decente e criativo, igual ao que ocorreu quando vi os filmes - não sei se isso será o bastante para uma série de TV inteira, mas em um primeiro momento a recepção do público foi excelente.

E para os que permanecem em dúvida, de início o anime mudou totalmente certos eventos das outras animações ou, reproduziu algumas cenas enquanto as inseriu junto com material novo que explica melhor o mundo onde a trama se passa, logo não é preciso ter qualquer conhecimento prévio a fim de assisti-lo.



***

Um garotinha de 9 anos, que era um homem assalariado noutro mundo, servindo como soldado portador de magia para uma pseudo Alemanha durante um conflito que simula a 1ª Guerra Mundial? Ah, vá te catar, Japão. Eu disse no guia da temporada de inverno que a light novel de "Youjo Senki" possui uma premissa estúpida, porém ao menos mostra muita inteligência e ironia quanto aos diálogos e eventos relacionados a essa guerra - todavia, o anime tratou de inferiorizar o primeiro atributo ao trazer conversas e narrativas resumidas ou simplificadas devido às diferenças entre cada mídia, processo essa mais do que natural (se bem que tiraram tantos eventos anteriores ao que mostraram aqui que eu sinceramente espero alguns momentos flashback ou explicações em cenas originais mais adiante, pois caso contrário a introdução ficará muito falha).

No fim seu primeiro episódio tornou-se em mero palco para uma peça cujo destaque foi uma loli overpower que não perdoa insubordinação, prefere fazer tudo sozinha ao invés de deixar seus subalternos novatos correrem risco de vida (porque isso atrapalharia futuras promoções, é claro!) e parece curtir usar poder máximo para derrotar os poucos inimigos que sobraram vivos, isso quando minutos atrás havia matado bem mais soldados com menos esforço...

Confesso que nem sei ao certo a razão de ter começado a ver esse anime (tempo sobrando), já que não esperava uma boa adaptação da light novel. Foi fraco, fraco, mas seguirei em frente.



Loli lunática e vingativa sedenta de ganância e ótima estrategista militar? Lolicons aprovam, é só ver como no MyAnimeList dezenas de usuários a favoritaram em poucos dias... 

***

Alho, crucifixo, estaca no coração? Balela: Segundo a franquia de jogos "Akiba's Trip", a melhor maneira de matar vampiros, ou no mínimo seres que se assemelham a eles, é despi-los totalmente para que assim fiquem expostos à luz. Eu estou no Steam com atuais 28 horas de jogo no segundo título, "AKIBA'S TRIP: Undead & Undressed" (ainda faltam as rotas de duas garotas!), e digo-lhes que apesar da ideia idiota que parece apenas desculpa para fanservice (e é), o jogo se mostrou divertido e bem humorado. Ele o coloca numa Akihabara em mundo aberto onde você, ao lado de outros jovens, precisa salvar o distrito da invasão de criaturas pseudo vampiros que sugam a energia dos humanos, e para tal é necessário tirar suas roupas já que eles são fortes demais para serem derrotados numa luta normal.

Enfim, posso ter vergonha de começar uma conversa falando de um jogo no qual fico despindo homens e mulheres no meio da rua até ficarem somente com suas peças íntimas, porém fora esse "detalhe" eu recomendo darem uma olhada - no Steam há inclusive uma versão demo disponível.

Okay, o jogo pode receber justos questionamentos, mas se salva. Agora "Akiba's Trip The Animation", obra do hoje debilitado estúdio Gonzo que não adapta diretamente nenhum jogo da franquia, contudo possui personagens próprios e argumentos muito parecidos aos do que estou jogando, não trouxe quase nada que seja positivo pro seu lado... A animação irregular, piadinhas vergonhosamente ruins e personagens demasiado tontos se mesclaram a uma história que... Bem, já sabem qual é o cerne dela, somente havendo alguns ajustes aqui e ali, e isso num anime virou puro motivo para fanservice - dessa vez sem ter qualquer boa jogabilidade e trama com múltiplas escolhas para disfarçar isso. Aliás, vale mencionar que o supervisor de roteiros Kazuho Hyodo ("Himegoto", "ReLIFE") não queria que houvessem cenas que pudessem ser censuradas, logo o anime não deverá trazer um teor ecchi tão apelativo assim como seria o esperado - já tivemos bundas em close fechado, garota seminua cobrindo as partes intimas e muitas calcinhas à mostra, entretanto esse deverá ser o limite.

Oras, qual seria o motivo de ver esse anime, então?

O peguei por ser livremente baseado em algo que estou jogando nesse instante, e não nego que certas referências internas me atraem, mas já esperava que ele fosse ruim. Será outra animação que continuarei vendo mais por teimosia do que vontade mesmo.




Figures das garotas de "Sore ga Seiyuu!" jogadas no chão, que maldade! (anime do estúdio Gonzo de 2015, cheguei a fazer uma resenha dele aqui pro blog)


***

Assistir o primeiro episódio de "Seiren" foi como acompanhar a adaptação de uma visual novel padrão e moderada tanto em sua narrativa, quanto nos diálogos e ações do elenco - o que significa que tivemos uma junção de ingenuidade extrema em alguns pontos com leves toques de malícia em conversas e atos um tanto afetados, tudo isso centrado ao redor de um protagonista masculino total e completamente esquecível e inseguro. Não gostei nada da personalidade da garota desse primeiro arco, Hikari Tsuneki (o anime sofrerá "reset" ao final de cada um, para em seguida focar em outra personagem), mas acredito que ela possa ser melhor desenvolvida nos próximos episódios.

É uma série cujo estilo ainda me seria aturável quando comecei esse hobby lá em 2006, porém hoje me soa "anime demais", se é que me entendem (olha o mimimi de alguém que perde tempo vendo animes e fica reclamando de vícios narrativos e arquétipos dessa mídia que nunca sairão de cena)...

Caso queiram ver um texto mais detalhado em relação aos eventos do episódio de estreia, indico este post do Carlírio Neto no blog Netoin!. 


Minha best girl desde que vi os trailers, mas é uma pena que não receberá um arco próprio...


***

Alguém contou quantas vezes a tolinha protagonista levantou suas roupas e protagonizou cenas de "underboob" para mostrar o umbigo como maneira de se desculpar? "Urara Meirochou" deu uma exagerada no fanservice em cima dessa personagem, que ainda veio unido com os habituais momentos de yuri vibe em cima das outras garotas. Visualmente falando o anime é um perfeito "cute girls doing cute things", mas isso que acabei de citar, mais as piadas fraquinhas me desanimaram bastante. 

Agora, como é economicamente viável uma cidade que só tem de atrativo lojas e mais lojas que leem a sorte usando os mais variados instrumentos? Fica uma concorrência um tanto forte e inchada, sabe...



Obviamente, essa repetição de "pedido de desculpas" rendeu um número considerável de fanarts reproduzindo o gesto, conforme pode ser visto no Pixiv, por exemplo (NSFW, é claro)


***

E falando em garotas que são personificações de animais... Como pode "Nyanko Days" ter somente 2 minutos de duração (ou 1 e meio se tirarmos o encerramento)?! É tão pouco tempo que no primeiro episódio coube somente um monólogo da protagonista lamentando não ter feito amigos na escola para, segundos depois, esta chegar em casa e ser recepcionada alegremente por suas três gatinhas personificadas em garotas.

Extrema e criminosamente fofo, mas injustamente curto em demasia.





***

E falando em gatos... O episódio 13 de "Chi's Sweet Home (2016)" (ainda do ano passado, pois o anime não foi exibido nas últimas duas semanas) mostrou como os donos da pequena Chi parecem ser um tanto míopes e surdos, já que levaram um baita tempo para perceberem que a coitada estava presa do lado de fora da casa, passando frio e fome - como sofre essa felina, mas também quem mandou virar uma arruaceira! 

Tudo bem, após 8 minutos enfim a acharam e esta pôde brincar um pouco com Youhei, contudo o que mais marcou nesse episódio é que no final dele surgiu a mãe da Chi ao lado de dois de seus filhotes, isso enquanto se relembrava da gatinha que não está mais com ela - na série produzida pelo estúdio Madhouse sempre víamos no máximo flashbacks dessa personagem, onde a Chi recordava vagamente da sensação de carinho e aconchego que sua mãe lhe dava. Será que nossa protagonista se reencontrará com ela, será!?




A propósito, depois de quase 3 meses finalmente chegaram da China as figures da Chi na cor original! Eu acabei dando de presente para uma amiga do trabalho as de cor verde que havia comprado por engano - porque ter 9 gatos em casa tudo bem, mas 18 já seria demais...




***

Estes se encontram em estado de observação, e receberão uma segunda chance



O meu cérebro sofreu um pouquinho para ver o primeiro episódio de "Idol Jihen", anime no qual o Japão, tomado pela corrupção, acaba sendo governado por idols(!). A protagonista aqui é uma garota radiante e cabeça de vento do interior que é convidada a participar das eleições locais e que, depois de muita música, dança e apoio de outra idol mais popular (lógico, você precisa fazer alianças se quiser angariar votos), acaba sendo eleita para o que seria o poder legislativo do país.

Viu, não é só brasileiro que não sabe votar!

Achei muito estúpida a personagem, chamada Natsuki Hoshina, e os diálogos e uma ideia de "aura", espécie de poder liberado pelas idols ao seu redor enquanto cantam e dançam, também não ajudaram. Caso acessem a página do anime no MyAnimeList verão que ele começou com uma nota ridiculamente baixa (5,88 no dia 09/01), demonstrando que o pessoal não engoliu nem um pouco essa invenção de mesclar idols com política.

Só assistirei o segundo episódio porque tenho interesse em ver as novas abordagens que farão em cima desse argumento (o episódio terminou com um diálogo suspeito entre dois potenciais vilões, que são velhos homens políticos querendo impedir que as idols obtenham maioria no legislativo!), todavia acho pouco provável que eu vá além disso.


"E aí, como Idol Jihen se saiu na estreia?"


***

Aproveitando que estamos falando de protagonistas femininas desmioladas, a de "Minami Kamakura Koukou Joshi Jitensha-bu", chamada Hiromi Maiharu, é outra que parece não ter muita coisa em sua cabeça - porém, nos momentos em que não ouvíamos seus pensamentos e frases deu para curtir um pouco os belos cenários e a calmaria de uma cidade litorânea onde veremos novamente um grupo de garotas ciclistas.

Se for pra fazer comparações, na questão técnica esse anime ganha de lavada do pobre "Long Riders!", que está penando para ser (mal) finalizado pelas mãos do irresponsável estúdio Actas, contudo perde quanto a personagens e introdução da história - já em relação ao desenvolver do elenco é algo que ainda devo testemunhar, caso siga adiante com ele. O primeiro episódio foi um tanto monótono e irritante por ter sido focado na líder burrinha, então quero ver como serão as novas personagens (já apresentadas na OP) antes de decidir se continuo.





Por outro lado, achei bacana que no final dos episódios haverão pequenas vinhetas, apresentadas por duas dubladoras do elenco, que discutirão sobre ciclismo. Nessa semana elas descobriram os diferentes tipos de quadros existentes, bem como as vantagens e desvantagens de cada um - tudo isso foi devidamente explicado pelo (não muito empolgado) Yamada-san, gerente de uma das lojas de produtos de ciclismo japonesa Y's Road, que apoia o anime junto com a fabricante de bicicletas italiana Pinarello.  





***

Vi, não curti, até nunca mais



Só queria verificar como seria a dublagem e animação dele, mas desde que li 2 volumes e meio do mangá de "Masamune-kun no Revenge" eu já tinha decidido que não assistiria o anime - não gosto da premissa, acho que exageram muito nas idas e vindas e nos empecilhos forçados que colocam em cima da mesma e não fui com a cara da intragável líder feminina. A comédia é até regular, mas no meu caso isso não bastaria para ver a animação, logo prefiro ficar apenas no mangá mesmo.

E por conta disso tudo o primeiro episódio me foi realmente bem chato, então, sem chance.

Melhor personagem


***

Garotas de uma escola feminina que formam um esquadrão para enfrentar criaturas vindas de uma dimensão paralela, e ainda por cima baseado num jogo ruinzinho? Ah, não tenhamos preconceito, vá que o anime ainda assim presta e...

Não, é ruim mesmo.

A sinopse por si só já é um alerta para não chegar perto de "Schoolgirl Strikers: Animation Channel", sendo que ao assisti-lo a má animação durante as lutas, a chatinha da personagem dublada por Hanazawa Kana (como me dói dizer isso!), os diálogos insossos, os monstros sem graça e o fato de que parece não haver problema em lutar usando somente biquínis confirmam que foi realmente um erro ter efetuado o download do episódio.





*****

Segue o primeiro ranking dessa temporada, composto pelos 8 animes ainda em andamento da temporada de outono e os dessa que tenho maior certeza de que continuarei assistindo - eu disse na postagem anterior que colocaria aqui uma versão final do outro ranking, mas desisti disso após notar que não houveram grandes mudanças nas posições mesmo terminando boa parte dos animes.


1º Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu: Sukeroku Futatabi-hen - 8
2º Demi-chan wa Kataritai - 8
3º 3-gatsu no Lion 7
4º Nobunaga no Shinobi - 7
5º Witch Little Academia7
6º All Out!! - 7
7º Long Riders! - 6
8º Chi's Sweet Home (2016) - 6
9º Pokemon Sun & Moon - 6
10º Koro-sensei Quest! - 6
11º Seiren - 5
12º Youjo Senki - 5
13º Nyanko Days - 5
14º Nyanbo - 5
15º Urara Meirochou - 5
16º Tiger Mask W - 4
17º Akiba's Trip the Animation - 4
18º Ai Mai Mii: Surgical Friends - 4



*****

Meus perfis:

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Demi-chan wa kataritai foi uma das melhores estreias pra mim também.Eu gosto muito de histórias sobre seres sobrenaturais,então me interessei bastante no anime.Fora que eu gostei de todos os personagens por enquanto,a vampira é bem carismática!
    Masamune-kun eu verei,mas não achei nada demais.O primeiro episódio foi legalzinho e tal,mas nada demais.Fora que a protagonista feminina é muito chata.
    Idol jihen só mostra o que eu falo sobre querer o tiririca como presidente do brasil.A situação já está ruim mesmo,coloca uma idol lá que pelo menos elas vão animar o pessoal e divertir.Eu votaria nas idols também,pelo menos elas iam me divertir e de quebra ainda não roubariam meu dinheiro!#melhorsolução!brincadeiras á parte,foi um começo bem mediano mesmo,mas verei pelas personagens(que eu gostei) e pelas músicas.
    Urara meirochou foi uma das minhas estreias preferidas até agora,meu deus que anime fofo!entendo quem não gostou muito dele,mas pra mim o humor está perfeito e adorei as personagens!e eu acredito em adivinhações,leitura de sorte,horóscopo e etc então logo me interessei nesse anime.
    Também achei nyanko days curtinho demais!Absurdo isso!esse anime é muito fofo,merecia mais tempo de duração!Se bem que se durasse muito tempo capaz de eu ter uma overdose de fofura!
    Little witch academia foi muito divertido mesmo,é aquele tipo de comédia leve que eu nunca me canso de ver.Gostei muito das personagens também,a protagonista é comédia total!eu já estava animada com este aqui,pois gosto de animes que falam sobre magia e bruxaria(não é á toa que amo harry potter) e atendeu muito bem minhas expectativas.
    No geral,a temporada está até decente pra uma temporada de inverno.Gostei da maioria dos animes que eu vi.

    ResponderExcluir
  2. Escritora ao dispor para mais uma análise de temporada, desta vez, com dois animes. Como também esperando pelo começo da terceira temporada de "Yowamushi Pedal" e algum fansub trazer "Nyanko Days".

    O primeiro, o mais que rotineiro "Koneko no Chi" que fechou o ano e sim, a família Yamada realmente precisa ser mais atenta quando procurar a nossa gatinha; não posso dizer que Chi foi arruaceira, apenas curiosa quanto é passar a noite fora e lembrar que gatos são mais independentes que os cães. Agora pode ser que pinte ela reencontrar com a mãe, o que é bem possível, se trouxeram o Kocchi, por que não? O anime é uma releitura da versão anterior, então, há esperanças deste reencontro acontecer mesmo.

    Já o segundo anime, ah! como fiquei feliz por poder assistir a segunda temporada de "Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu", que foi o melhor anime de 2016 e que ao lado de "RELife" foram os que mais me marcaram. Só posso esperar apenas o melhor e o monólogo do Yotarou quanto aos acontecimentos da fase anterior foi muito bacana, fora que a passagem de dez anos não soou drástica. Vamos ver no que vai dar, ao menos, vai ter final fechado, pois o original foi finalizado ano passado.

    Afinal, quantos animes que são lançados e as chances de ter novas temporadas depende demais das vendas de DVD/Blu-Ray e do aumento das vendas do original, o que é um suplício para a grande maioria. Admito que fazer animes assim, sem esperar demais por material ou uma estabilidade de vendas é um problema... Exceto quando é uma obra que tenha uma boa fanbase, aí há poucos erros de dar merda no meio.

    Até mais!!!

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS