1 de agosto de 2016

Comentários semanais: Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu #18




Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)

E aqui estamos para o episódio 18 de Re:Zero, que virá com um dos textos mais curtos escritos até agora, embora ele tenha sido um dos meus preferidos! Sem mais delongas, sou Tadashi Katsuren, ou Gabriel Katsu, e estes sãos meus comentários semanais, a serem iniciados por um curtíssimo resumo do que acontece neste episódio.


Subaru morre, isso logo após uma conversa com Puck que liberar seu poder para matar Betelgeuse e todos os seus seguidores sem muita dificuldade - neste diálogo obtemos mais algumas informações sobre as quais discutiremos no decorrer dos comentários. Prosseguindo, depois da morte de Subaru, nós mais uma vez encontramos o personagem de volta ao último ponto ao qual retorna quando morre nesse arco. Agora, sua trajetória muda novamente: O rapaz tem a intenção de pedir a Rem para que fuja com ele, a fim de que pudessem viver uma vida feliz lado a lado.

O resto do episódio inteiro se dá no correr da conversa entre ambos, onde Subaru reafirma que ele é uma péssima pessoa, e Rem volta a dizer todas as qualidades que ela enxerga nele, ao tempo que também se declara e fantasia sobre o futuro dos dois juntos. A conversa é longa, e termina com o “clique” necessário para Subaru seguir adiante.


Sem mais, aos comentários!

- Ao que parece, pelas palavras de Puck, nos possuímos muitas novas informações que precisam ser levadas em conta a partir de agora. A primeira delas é que, pelo visto, a figura deste espírito com seu poder total deu trabalho até mesmo para a bruxa Satella, considerando a citação das ações do passado que esta tomou contra ele. A segunda é que a dita cuja Baleia Branca também deve ser um dos pecados capitais dos quais fomos previamente apresentados através dos discursos de Betelgeuse, ela representando a Gula. E por último, a agora óbvia confirmação que a figura a ter matado Subaru decepando-o era Puck (final do episódio 15), sendo que o fato de congelar as pessoas leva-nos a crer que ele foi, antes disso, o causador da morte na qual Subaru congela dentro do corredor oculto (início do episódio 15).

Sobre o principal enfoque do episódio em si, eu meio que não consigo comprar a ideia do Subaru ter um “clique” e simplesmente agora querer melhorar. Claro, isso aconteceu da exata mesma forma no arco anterior na cena do precipício, eu sei; só pensava que toda essa construção da queda da personalidade do protagonista pudesse ser arrumada de uma forma um pouco mais natural. De qualquer forma, agora temos de maneira bem evidente que Subaru deve, enfim, começar a tentar fazer as coisas com uma certa racionalidade. Espera-se, ao menos.


Rem é uma personagem que vem crescendo exponencialmente nos episódios, com uma clara menção honrosa ao episódio 15 e ao 18, em que o cerne de tudo que ocorre está nas falas e ações dela. Gostei bastante do episódio ter explicado o porquê dela ter se apaixonado pelo protagonista, e isso, por outro lado, eu consegui comprar. Também é mais do que claro que a minha empatia por ela é gigantesca: a narrativa da personagem durante toda esta cena é sensacional, desde a dor que eu senti enquanto ela divagava sobre o futuro de ambos juntos - o qual eu sabia que não iria se concretizar -, até o momento da declaração de amor enquanto tentava expor o porquê de gostar do personagem. Inclusive, acho que ainda verei muito rage com o Subaru a esta altura do campeonato, mesmo porque até eu fiquei um pouco irritado com o fora descarado que a Rem leva. Hahahahah.


Eu queria deixar claro que este episódio teve uma direção bem audaciosa. Veja só: "Re:Zero" é um anime que anda tendo muita coisa acontecendo. Em todo episódio a gente recebe novos twists, novos problemas, novas informações e falhas acontecendo de maneiras diversas às vezes anteriores... E este aqui não teve nada disso. Foi, aliás, quase o extremo oposto, pois todas as informações contidas em ambos os personagens já eram presumidas ou óbvias, não temos cenas de ação e o episódio se passa inteiramente num mesmo local. E, apesar disso, ficou um ótimo episódio: A direção apostou no uso de ângulos diferentes nos personagens para a cena não ficar monótona, a OST realizou o trabalho de munir uma fala com emoções quando era necessário, os seiyuus continuaram com a ótima atuação que eles andam entregando até agora, e, novamente, a direção fez algumas coisas bem legais ao momento do grande “clique” que faria o personagem ir adiante. Veja bem: Pássaros voando ao fundo e bolhas flutuando são algo bem clichê, mas eu não me senti incomodado porque a composição ainda assim foi agradável aos olhos. É nessas horas que a gente pode perceber que audácia pra fazer algo totalmente diferente dos padrões às vezes é necessário a fim de se obter um episódio fantástico.

REM. BEST. GIRL.





Um grande abraço, e até a próxima!














**********

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Reafirmando o que eu disse anteriormente, subaru é a personificação de todos os hikkikomoris hardcores do japão. Ele tem uma autoestima baixa e é muito fraco mentalmente, por isso ele ficou desse jeito nos últimos episódios. A unica razão dele ter resistido durante os 2 arcos era que a emilia "acreditava totalmente" nele (ou ao menos ele achava isso.) quando eles tiveram aquela DR, o mundo do subaru foi pro buraco e ele perdeu a sanidade. E o que exatamente o enredo queria com isso? Obviamente criar uma história interesante, mas acima disso, o autor quer que os leitores tomem mais ciencia de si mesmos.
    Achei até interessante que um amigo meu foi assistir o primeiro ep de re:zero e ficou implicando porque toda vez o subaru dizia "porque eu sou um hikkikomori eu posso fazer isso", "porque eu sou um neet eu posso fazer aquilo", e eu respondi que era a forma do autor de chamar a atenção desse pessoal e "enaltecer-los" para que eles se sentissem importantes na história. E é exatamente isso que aconteceu. Por isso eu tambem critiquei quando o subaru se suicidou no segundo arco, afinal é era uma solução facil demais.
    Então como fazer alguem que desistiu da vida voltar a viver? isso é uma boa pergunta. O autor achou interessante demonstrar para todos que a vida é injusta e que nem sempre é como planejamos, o importante é seguir em frente, usando uma midia popular em que sempre os seus protagonistas se dão bem.
    No mais, curioso sobre como eles vão sair do loop dessa vez.
    [SPOILER]
    -
    -
    -
    -
    -
    -
    REM BEST GIRL

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS