27 de setembro de 2017

A resposta é 42: Se eu gosto é bom!


Olá, caros leitores! Desculpem o atraso! Hoje mesmo eu não pretendia escrever nenhuma postagem, mas já que sobrou um tempo no fim da noite (saudades da época em que podia escrever de madrugada), porque não? A postagem de hoje será mais curta que o de costume (eu acho) e inicialmente esse texto tinha o objetivo de comentar sobre animes ruins que gostamos, mas ao pensar bem, não faz sentido isso, afinal se eu gosto é bom! Sem mais delongas vamos a mais um texto “questionável” da coluna A resposta é 42!


Você alguma vez já se perguntou o porquê de aquele anime que você gosta receber críticas negativas de um monte de gente? Bem, sempre há bons motivos e às vezes você até sabe quais são e concorda, mas tem outras coisas ali que te fazem gostar do anime, ou simplesmente você não entende porque, mas gosta. Embora nessa coluna eu fale principalmente de anime e mangá, isso vale para qualquer mídia, seja animação, filme, quadrinho, jogo e até música.

Então, se existe uma coisa que você gosta, mas todo mundo fala mal, o que você faz? Resposta E: Esconde de todo mundo que gosta daquilo por medo de ser julgado! Resposta C: Não tem problema em falar que gosta, mas costuma não citar o assunto para evitar discussões desagradáveis! Ou resposta J: Fala pra todo mundo, e que dane-se o que os outros pensam, porque você não se chama Raimundo (que me desculpem os Raimundos, mas o detetive espiritual falou, então...)!


Eu particularmente costumo ser discreto e embora não tenha problemas em falar que gosto de algo, prefiro não entrar em discussões sobre o assunto para não ficar chateado (menos em podcasts e calls do discord). Sendo bem sincero, às vezes eu mesmo brinco com pessoas que gostam de certos animes que ninguém mais suporta, mas respeito a pessoa (até mesmo quem gosta de Kanon). Agora a questão é: Existe uma forma de medir se algo é bom ou não? 

Em geral eu particularmente acho que tudo de que gosto é bom, afinal eu gosto. Normalmente, costumo ver muito mais animes que a maioria das pessoas, eu sei que meu gosto para certo anime sempre vai desagradar um ou outro público, mas será que eu que estou errado em falar que aquilo é bom? Existe também o caso contrário, em que muita gente acha bom e eu acho ruim, então tenho de aceitar que aquilo é bom, mesmo que eu não goste?

Vou exemplificar com alguns casos que dividem opinião de muitos. Eu particularmente sou um cara meio a meio com relação a mechas. Para mim "Tengen Toppa Gurren Lagann" é a melhor série de mechas de todos (todos todos) os tempos, enquanto que eu só gosto muito de dois "Gundam" dos que vi, (a primeira temporada de) "Gundam 00" e "Gundam: Iron Blooded Orphans", inclusive sou do time que defende que “Code Geass >> Gundam Seed” (Entendedores, entenderão, mas pra quem não entender, eu quero dizer mais uma vez que Code Geass é superior a Gundam Seed). Por outro lado, mesmo sendo um grande fã de shounens de batalha, desgosto de "Saint Seiya", de "Naruto Shippuden" e acho "Hokuto no Ken" chato pra ca… muito chato.


Agora me diga! Só por causa do que escrevi no parágrafo acima, eu tenho um gosto ruim? O fato de conhecer mais animes que muita gente não me faz um cara com gosto bom, mas o fato de eu gostar de muita coisa que bastante gente não gosta, me faz um cara com gosto duvidoso? O fato de eu gostar de "Reborn" me faz um cara sem credibilidade? O fato de eu ter visto 100% dos filmes lançados pelo Studio Ghibli e só não gostar muito de "Gedo Senki" influi na qualidade das minhas críticas? Eu mesmo vou responder essas quatro perguntas: Não, Não, (talvez) Não e Não.

Ter visto muito anime, ou ter visto pouco anime, ter lido muito mangá, ou ter lido pouco mangá não significa nada quando a questão é definir se algo é bom ou não. Você pode definir se uma pessoa está fazendo algo certo ou errado! Mas não pode decidir se algo é bom ou ruim universalmente pelo seu próprio gosto. Então não importa se alguém gosta de "Saint Seiya", "Naruto", "Reborn", "Hokuto no Ken", "Captain Tsubasa", "Seikon no Qwaser", "Ikkitousen", "Kodomo no Jikan" (sim, até mesmo "Kodomo no Jikan"), "Avenger" (respeito quem gosta do anime "Avenger", afinal essa pessoa teve que sofrer o mesmo que eu ao vê-lo, então ou ela gostou ou começou a dropar animes a partir daí que nem eu) e etc, porque cada um tem seu gosto, você gostando ou não disso.


Não me entendam mal, não estou aqui para pagar de revoltado ou coisa do tipo, só acho que vale a pena levantar esse questionamento, pois não é de hoje que vejo por aí pessoas rotulando animações, filmes, quadrinhos e etc. Quando é levado na brincadeira, acho que não tem problema, afinal eu defendo plenamente que o mundo seria muito melhor se todo mundo fosse bem humorado. Agora tem muita gente que forma sua opinião sobre alguém que gosta de algo, simplesmente porque não gosta desse algo e nem dá a chance de conhecer o lado de quem pensa diferente devido a esse rótulo de que algo é bom ou não. Afinal, se hoje em dia você sabe que popularidade não é necessariamente igual a qualidade é porque teve a coragem de ver algo que não era tão popular e que gostou.

Muita gente nem percebe que ao fazer aqueles textos na internet ou aqueles áudios com título “É ruim mas eu gosto”, está propagando a imagem de que algo que você acha bom é ruim. Se você gosta ou não, pode dizer que gosta ou desgosta! Qual o problema? Não quero que nenhuma fujoshi venha me dizer que eu tenho preconceito porque não gosto de yaoi, nem que um fanboy de Tokusatsu venha me xingar, porque fora "Changeman", "Dekaranger" e o primeiro Power Ranger (não vi "Zyuranger"), eu acho todos os outros sentais meio chatos (mas as músicas de muitos deles são maneiras, "GoGo V" e "Abaranger" que o diga). Não me venha dizer que Naruto "Shippuden" é maneiro e eu que tenho mente fechada, eu não gosto e daí. Sim, gosto de "Fairy Tail", gosto de "One Piece", gosto de "Freezing", não gosto de "Seikon no Qwaser", não compreendo como alguém pode gostar de "Kodomo no Jikan", nem de "Black Rock Shooter" e nem de "Star Driver", mas posso garantir que eu respeito o gosto de qualquer um, por isso quero que vocês respeitem o meu e mais do que isso, que respeitem o seu próprio gosto, porque se você gosta é bom e se não gosta é ruim.


Bem, terminando mais esse texto inflamado e pseudo polêmico (“pseudo”), gostaria de perguntar só uma coisa, vocês são do tipo que acham que algo é bom, mesmo que não goste, ou que só é bom se você gosta? Minha resposta já foi esclarecida no texto, agora fico no aguardo da sua e me despeço esperando que não demore muito para publicar o próximo texto (a não ser que eu descubra a pergunta fundamental). Até mais!


Esse texto é uma atualização do texto homônimo publicado no blog Anime Portfolio no dia 29 de novembro de 2012. Mais uma vez, espero que gostem e comentem bastante.

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Com todo respeito a vossa pessoa discordo de uma boa parte de seu texto.
    Primeiramente o que é qualidade? É uma característica ou essência de alguma coisa, não é fruto de interação com observador. Exemplo: O fogo possui a qualidade de ser quente, independente de você por a mão ou não. Um anime terá uma qualidade animação, qualidade sonora, profundidade de personagens independentemente de você gostar ou não, de você assistir ou não.

    O grande problema de hoje é que as pessoas não diferenciam opinião e gosto. Opinião é um julgamento pessoal, todo julgamento deveria ser feito a partir de uma análise minuciosa de dados, interpretações de fatos e pesquisas sobre casos semelhantes ai que está sendo julgado.Já o gosto é subjetivo, não existe justificativa para o mesmo, em grande parte o gosto é relacionado com o subjetivo da pessoa(lembrança de eventos passados, familiares), não existe análise baseada em gosto.
    Cada vez mais, estamos presenciando o crescimento de dois tipos de pessoa: O que não tem opinião e o que pensa que tem opinião e na verdade tem apenas gosto.
    O primeiro caso é o cara que protesta contra uma exposição de arte sem ver os quadros, defende um ditador sem ver a realidade do país, defende estado mínimo sem saber o que é, defende supremacia racial, tudo isso porque fulano que fala bonito disse que é bom ou que tem de ser desse jeito e portanto é verdade e o resto é mentira.
    O segundo exemplo é a pessoa que viu 3 animes, 3 séries, 10 filmes, jogou 3 games, leu 2 livros e faz aquele clássico comentário: "Melhor de todos". Ai eu pergunto: Todos? Viu todos? Tem muita gente que escreve, faz vídeo, que dizem de análise, mas na verdade são apenas tentativas de elaborar elementos para valorizar o gosto. Uma das técnicas para diferenciar uma análise crítica e de uma pseudo-análise baseada em gosto é ver se quem escreve ou fala entendeu o contexto da obra, se conseguiu responder 5 questões simples: "Sobre o que é esse anime?Qual o objetivo da história desse anime? De que maneira Esse objetivo foi concretizado? O que esse anime executou mal? Quais fatores poderiam ser melhor explorados ou poderiam ter sido abordados e não foram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente muito obrigado pelo comentário. Fico muito feliz que discorde de mim. Não acho de jeito nenhum que todos tem de concordar comigo em qualquer coisa. Ainda assim me senti tentado a falar algumas coisas sobre seu comentário.

      "Com todo respeito a vossa pessoa discordo de uma boa parte de seu texto."

      Novamente obrigado! Fico feliz que discorde, mas respeite minha opinião, mesmo porque um dos cernes do texto é exatamente respeito. Então com todo respeito eu também discordo de você em alguns pontos de seu comentário.


      "Primeiramente o que é qualidade? É uma característica ou essência de alguma coisa, não é fruto de interação com observador. Exemplo: O fogo possui a qualidade de ser quente, independente de você por a mão ou não. Um anime terá uma qualidade animação, qualidade sonora, profundidade de personagens independentemente de você gostar ou não, de você assistir ou não."

      Sim, qualidade é uma característica entre outras coisas (https://www.priberam.pt/dlpo/qualidade). Em geral é algo medível e nesse ponto você está plenamente certo. Porém não intendi bem qual a relação com o texto, uma vez que eu falo sobre gosto pessoal e respeito pela opinião própria (sua ou de um terceiro). Nesse ponto fiquei meio confuso, pois ao reler o texto eu não vi nenhum lugar onde focar na característica de nenhuma obra. Se for com relação a ser bom ou ruim, bem... essas coisas não são essências ou características, mas inferências que podem ser obtidas após uma análise de dados ou sem, embora nesse segundo caso, a falta de embasamento torna essa inferência uma opinião fraca, ou puramente pessoal (o que não necessariamente é válido como critica), até onde entendo.


      "O grande problema de hoje é que as pessoas não diferenciam opinião e gosto. Opinião é um julgamento pessoal, todo julgamento deveria ser feito a partir de uma análise minuciosa de dados, interpretações de fatos e pesquisas sobre casos semelhantes ai que está sendo julgado. Já o gosto é subjetivo, não existe justificativa para o mesmo, em grande parte o gosto é relacionado com o subjetivo da pessoa(lembrança de eventos passados, familiares), não existe análise baseada em gosto."

      Não sei se todo julgamento deva ser precedido de análise minuciosa, até porque nem sempre há tempo hábil para fazê-la e quando se trata de "gosto", geralmente a análise é feita baseada na experiência pessoal. Além disso, gosto é mutável. Se eu gosto de algo hoje, não necessariamente vou gostar desse mesmo algo amanhã. No texto quando falo que "quando alguém gosta de algo, essa coisa é boa para ela", esses "gostar" e "bom" estão intrinsecamente relacionados a opinião da pessoa, de modo que as experiências dela é que irão ser determinantes para o gosto dela. Não estou dizendo que esse algo que si gosta é universalmente bom, na verdade eu tento dizer o contrário no texto.

      E sim, eu concordo que haja medidas que possam ser utilizadas para caracterizar uma obra, porém o gostar de uma obra para um indivíduo sempre vai depender do indivíduo, cabe a mim respeitar a opinião e o gosto desse. E vale destacar que respeitar não é concordar.

      Finalmente, acredito que seu ponto esteja relacionado a critica (https://www.priberam.pt/dlpo/critica) e não apenas a opinião. Nesse caso, o texto não fala sobre critica, ou não é intenção deste.

      ...

      Excluir
    2. ...

      "Cada vez mais, estamos presenciando o crescimento de dois tipos de pessoa: O que não tem opinião e o que pensa que tem opinião e na verdade tem apenas gosto.
      O primeiro caso é o cara que protesta contra uma exposição de arte sem ver os quadros, defende um ditador sem ver a realidade do país, defende estado mínimo sem saber o que é, defende supremacia racial, tudo isso porque fulano que fala bonito disse que é bom ou que tem de ser desse jeito e portanto é verdade e o resto é mentira."

      Concordo. Inclusive eu nunca quis com qualquer texto dessa coluna falar sobre certezas, pelo contrário, eu repito toda coluna que pra mim o mais importante são os questionamentos, pois questionar é a base para que as pessoas não se tornem alienadas, até porque como cientista eu sei que nenhuma reposta é 100% correta e que por isso mesmo sempre temos de está aprendendo e se atualizando.

      Porém, eu admito que não gostei muito de seus exemplos desse parágrafo. Entendo seu ponto, só acho importante ter calma ao exemplificar algo usando contextos tão diferentes. Não é que não concorde ou que concorde com você, só que acredito que ficou claro que expandi no máximo o texto sobre animes e mangás para outras mídias visuais, de modo que o exemplo da galeria está dentro desse contexto, porém os demais não. E é sempre perigoso unir contextos tão diferentes. E vale ressaltar que não foco profundamente no conteúdo das obras que poderiam ou não falar desses outros temas. Explorar esses temas requer uma reflexão muito além e nenhum momento propus isto no texto.

      "O segundo exemplo é a pessoa que viu 3 animes, 3 séries, 10 filmes, jogou 3 games, leu 2 livros e faz aquele clássico comentário: "Melhor de todos". Ai eu pergunto: Todos? Viu todos? Tem muita gente que escreve, faz vídeo, que dizem de análise, mas na verdade são apenas tentativas de elaborar elementos para valorizar o gosto. Uma das técnicas para diferenciar uma análise crítica e de uma pseudo-análise baseada em gosto é ver se quem escreve ou fala entendeu o contexto da obra, se conseguiu responder 5 questões simples: "Sobre o que é esse anime?Qual o objetivo da história desse anime? De que maneira Esse objetivo foi concretizado? O que esse anime executou mal? Quais fatores poderiam ser melhor explorados ou poderiam ter sido abordados e não foram?"

      Adorei o parágrafo e acredito que você está certíssimo, porém pode não ter ficado claro para você, mas em nenhum momento eu falo sobre análise critica, mas sobre opinião pessoal sim.

      Em um ponto do texto, faço quatro questionamentos e os respondo. Só queria deixar claro que aquelas são as minhas respostas e não necessariamente (provavelmente não) vale para todos.

      Novamente agradeço pelo comentário. Se o texto foi capaz de lhe fazer pensar sobre tudo isso é sinal que atingi mesmo que um pouco meu objetivo, que é realmente inspirar a reflexão sobre o tema. Ainda acho que gosto e opinião pessoal são os pontos principais para que alguém ache que algo é bom para si. Pois acredito que o indivíduo é a pessoa mais capaz de analisar, baseado em seu conhecimento e experiências, o que é bom para si (deve, e acredito que haja, exceções a isso, mas acredito que são de fato exceções). Além disso, um dos cernes do texto é sobre respeitar o gosto pessoal de cada um, valendo destacar que acredito que respeito deve ser fundamentalmente mútuo, caso contrário não há garantias de haverá respeito. Além disso reitero que respeitar não significa concordar e nem ir a favor.

      Finalmente, obrigado pelo comentário, espero vê-lo novamente por aqui. Até mais!

      Excluir
    3. Agradeço por responder, fico feliz que você pode ter tempo e explicar melhor seus pontos de vista no comentário, acredito que isso enriqueça até mesmo seu texto e fico contente por ter servido como uma questão a ser explicada.

      Vou aproveitar a oportunidade e fazer como você e esclarecer possíveis pontos do meu comentário que tenham deixado dúvidas.

      Sobre qualidade o objetivo foi responder essa sua questão:
      "Existe uma forma de medir se algo é bom ou não?"
      Discordo da sua resposta de que "tudo de que gosto é bom". Pra mim o que faz uma animação ser boa são as qualidades técnicas que citei,ou seja se ela tiver essas qualidades técnicas(animação, enredo, trilha sonora, personagens e etc), terá obrigatoriamente a qualidade de ser bom. Pessoalmente utilizaria outro termo ao invés de bom, por exemplo: 'O que faz um anime ser divertido?interessante? O que nos faz amar um anime? O que nos faz gostar de um anime?

      Segundo ponto sobre gosto e opinião:

      "Não sei se todo julgamento deva ser precedido de análise minuciosa, até porque nem sempre há tempo hábil para fazê-la."

      Esse é outro ponto e discordância nossa, se não existe tempo para se fazer uma análise, não se deve julgar algo, seria um mero julgamento pelas aparências, muitas vezes baseados em preconceitos.Gosto muito de comparar uma review de obra com um artigo científico, o julgamento no seu artigo vem na conclusão após os resultados e discussões(análise), na review o seu julgamento(recomendo o anime? é bom?) acho que deveria ser precedida daquelas questões que citei no final do comentário.
      Sobre gosto concordo que é mutável e pessoal, só acrescentaria que é subjetivo não existe explicação para o mesmo.

      Sobre crítica, ai está a nossa principal discordância eu acredito em 3 separações: gosto, opinião e crítica, você acredita em 2 categorias: gosto/opinião e crítica.Pessoalmente essas são as definições que acredito:
      Gosto: Subjetivo pessoal, não existe explicação para gosto. Ninguém consegue explicar objetivamente por quê torce para um clube de futebol? por que gosta de uma cor? e etc. São argumentos só a psique de quem gosta compreende. Exemplo de gosto em animes: Centaur no Nayami é um anime muito bom, personagens legais e fofas, tem uma história muito divertida e reflexiva. Nota:...

      Opinião: Julgamento pessoal, baseado em argumentos objetivos que a pessoa consegue explicar. Exemplo: Centaur no Nayami é um anime slice of life com um viés crítico, o enfoque pretendido pela obra era abordar temas polêmicos: preconceito racial, xenofobia, preocupação com a sexualidade, crise cultural,trabalho x família, democracia, entre outros. Essa abordagem foi realizada via diálogos e discursos de professores e alunos. A execução em si foi satisfatória, porém vários fatores poderiam ter sido abordados: preconceito de gênero e preconceito religioso, por exemplo. A animação é simples mas eficaz, a trilha sonora cumpre muito bem seu papel, as personagens são carismáticas. A obra é recomendável a quem gosta de slice of life e animes com questões superficiais reflexivas.

      Crítica: Considero uma arte, um passo além da opinião. Uma crítica de Centaur no Nayami abordaria não apenas esses fatores que a opinião aborda, mas qual a importância da obra pra indústria? Qual a qualidade do trabalho do diretor, do roteirista e dos animadores? Teve diferença da adaptação para obra original?

      Excluir
    4. Sobre os exemplos, peço desculpas minha intenção nunca foi comparar ou generalizar, ou dizer que você fez isso. Como docente é uma técnica que gosto muito de usar que é a extrapolação, para explicar o motivo por trás da nomenclatura de um elemento químico, faz a extrapolação e compara a IUPAC com a câmara dos deputados, para explicar operações básicas da matemática, vários professores extrapolam e usam contextos metafóricos. Nesse caso o objetivo da extrapolação é mais uma recordação do risco da internet(nada relacionado ao seu texto), o jovem que segue aqueles exemplos que eu disse, muitas vezes vão em canais de games só para afirmarem que análise do jogo é errada, sendo que nunca jogaram(mesmo pra canais de filmes, animes), esses caras acabam criando furdúncio e levando pessoas ingênuas que discordam da opinião do dono do canal a seguirem "esse estilo" deles.

      Uma frase sua no texto pessoalmente achei bem infeliz: "Tengen Toppa Gurren Lagann" é a melhor série de mechas de todos (todos todos) os tempos". Me arrisco a te dizer que é uma das piores frase que pode ser dita(nada contra o anime), já tinha dito antes mas repito uma pergunta: Você viu todos os mechas? O mundo acabou para se usar o termo de todos os tempos? Não teremos mais mechas? Esse tipo de frase, com todo respeito a sua pessoa, só atrapalha o meio. Dá margem para quem é mais novo e tá lendo esse texto e ir em algum lugar e comentar: "Anime x melhor de todos os tempos, você não entende nada", "Goku(qualquer um aqui) o personagem mais forte de todos", "(nome de anime) >>>>all", "Não vi ...,, mas .... é o melhor", aquelas tretas históricas tipo: Naruto x Dragon Ball. Eu estou ciente que não é o objetivo do seu texto incentivar esse tipo de comentário, mas creio que no mundo que vivemos atualmente é muito arriscado e traz nenhum ganho fazer um comentário desse.

      Agradeço a sua compreensão e lhe parabenizo pelo seu trabalho.

      Excluir
    5. Novamente agradeço pelo seu comentário! Nos pontos de discordância que citou eu creio que vamos meio que continuar discordando e tudo bem, por que é muito bom que hajam opiniões diferentes. Irei falar algumas coisas sobre seu novo comentário.

      Creio que "gosto", "opinião" e "critica" são terminologias com significados que de fato podem variar. E eu acredito sim que "gosto" e "opinião" são diferentes, inclusive seus significados são claramente diferentes nos dicionários.

      Para mim, "gosto" está mais próximo de uma consequência ou conclusão sobre algo, que vai, de certo modo, qualificar esse algo. Concordo também que ele é subjetivo. Já "opinião", como você mesmo citou, é um julgamento baseado numa análise. No entanto, o que diferencia seu ponto de vista do meu, pelo que entendi, é que eu acredito que essa análise pode (não que deva) ser feita apenas em cima da experiência pessoal do indivíduo. Além disso, também acredito que uma opinião pessoal é mutável, uma vez que mais dados (incluindo mais experiências) podem e serão considerados pelo indivíduo com o passar do tempo. Em alguns dos meus textos e podcasts afirmo que o tempo me fez mudar muito de opinião sobre diversas coisas.


      Sobre a extrapolação nos exemplos, eu concordo com você, pois também o fiz em minhas aulas, só achei que o aqueles exemplos seus que destaquei estavam muito fora do contexto.

      Sobre Gurren Lagann, a frase completa foi "Para mim "Tengen Toppa Gurren Lagann" é a melhor série de mechas de todos (todos todos) os tempos".

      Acredito que a figura do exagero em si pode ser um problema quando você não define o escopo. Quando eu começo a frase com "Para mim", estou delimitando o escopo para os animes de mecha que consumi. Como já disse, a opinião é mutável e pode ser que um dia eu mude de opinião sombre animes de mecha, como eu mudei já várias vezes. Nesse escopo de animes de mecha que vi eu já acreditei que o melhor era Code Geass e agora acredito que é Gurren Lagann. Caso não tivesse dito algo com o intuito de definir o escopo, eu concordaria 100% com você, pois eu mesmo já critiquei textos sobre "melhores"... Como pesquisador que imagino que você também seja, imagino que concorde que é fundamental definir o escopo ao falar sobre algo. Eu sei que esse argumento abre margem para que alguém que só viu uma obra de um gênero fale que essa é melhor obra daquele gênero para ele (o que não é meu caso com animes de mecha), porém o "para ele" deixa bem claro para mim que isso está relacionado apenas as obras que ele viu.

      Vale destacar ainda que minha fala sobre "Gurren Lagann ser o melhor anime de mecha para mim" (na próxima vez pretendo usar "que vi", para ficar mais claro ainda) não era sequer o ponto principal do parágrafo, era apenas um exemplo usado para ilustrar opiniões minhas diferentes sobre gêneros diferentes. E essa minha opinião sobre Gurren Lagann também não é baseada apenas na minha experiência pessoal com animes de mechas (até porque em termos apenas de experiência, eu prefiro ainda Code Geass) e há vários fatores (incluindo história, animação, música e etc.) que me fizeram concluir isso, mas não era nem de longe meu objetivo explicar o porquê de eu pensar assim sobre esse anime.

      Por último, também gostaria de esclarecer que o texto entre parêntesis "(todos todos)" é uma forma, que creio ser conhecido, um vez que já vi vários autores o fazendo, de expor um exagero explícito para causar mais impacto ou humor.

      Obrigado mais uma vez pelo excelente comentário!

      Excluir
  2. Excelente post,e você levantou uma questão realmente interessante.Para mim,isso de bom ou ruim é algo extremamente pessoal.Depende muito do gosto da pessoa.Eu,por exemplo,não gosto muito de shonen e muitas das coisas que os fãs desse gênero vêem como boas eu vejo como ruins.Em compensação,eu amo shoujo mas também admito os defeitos das obras do gênero...enfim,pra mim quando se critica algo você está colocando apenas a sua visão ali,o que para alguns é a certa e para outros não.Impossível achar algo que seja considerado excelente por todos ou ruim por todos(ao menos para mim).Afinal,cada um tem uma opinião e um gosto,e temos a mania de achar que o nosso gosto é melhor que o dos outros...acho que o importante é saber respeitar o gosto de cada um e ter noção de que o seu gosto ás vezes não é o melhor,mas ainda assim bom.

    ResponderExcluir
  3. @Evilásio, engraçado que lendo apenas os comentários que até aqui foram escritos, já daria para formar um comentário perfeitamente falando do post...rs
    O post se tornou ainda mais rico e produtivo diante de todos estes comentários. =)

    Bem, à minha visão, e aproveito para quotar alguns colegas comentaristas, a situação é o seguinte: como disse o Yuri, gôsto é que nem bunda e cada um tem a sua, fato! E portanto, não tem esta história de bom ou ruim quando se trata deste quesito. Tenho amigo que simplesmente não gosta de FMA porque segundo palavras dele "O protagonista faz um negócio com a mão, solta poderzinho e vêm falar que é alquimia? Ah, fala sério, né?...". No entanto, o cara gosta de YuYu Hakusho, Hokuto no Ken, Inu-Yasha, e... Inazuma Eleven e Cardfight Vanguard!?!?!? O.o Vai entender "ssamerd*"!!!...u_u
    Não é viável e tampouco frutífero tentar entender, logo, o mais correto é respeitar o gôsto alheio e seguir em frente. Mas, não é de hoje que vemos um tanto de pessoas por aí (especialmente nos dias de hoje, onde a internet se tornou o paraíso dos covardes...) tentando imprimir seu gôsto do que é bom e/ou ruim aos outros.


    Aprofundando um pouco o assunto, decidi entrar na festa e opinar sobre algumas coisas comentadas pelo Anônimo. Concordo com ele nos seguintes pontos:
    "O grande problema de hoje é que as pessoas não diferenciam opinião e gosto." -> totally true. E aproveitando que citei o amigo que não gostou de FMA, ele mesmo diz que meus "rankings", um dos MELHORES ANIMES QUE JÁ VI e outro dos ANIMES QUE MAIS GOSTO, não têm nada de diferente, que eu "enrolo" a mim mesmo, e que não tem nada a ver eu fazer dois rankings, porque minha opinião no fim das contas sofria influência dos meus gôstos pessoais.
    Enquanto, totalmente na contramão disto, sempre procurei fazer "resenhas" e "críticas" aos animes/etc. de maneira imparcial, tanto que claramente enxergo que os animes que mais gosto até hoje, que são YuYu Hakusho e CDZ, não são os melhores que já assisti. E ponto finito. CDZ nem de longe chega no meu Top10 tecnicamente falando, e já argumentei sobre isto com um outro amigo que é fã de CDZ também, mas que não aceitou muito bem meus argumentos, mas é outro que não gosta de FMA (sei lá por quais motivos, simplesmente não gosta)...

    Não acredito que opinião e gôsto são iguais, tal como não acredito que crítica e opinião sejam EXATAMENTE a mesma coisa, mas têm muito em comum. Por isto mesmo que as "críticas" escritas que faço de animes/etc., que não gosto nem de chamar de Críticas e/ou Resenhas, particular e peculiarmente chamo-as de "Críticas-Opinativas", porque no fundo creio que há uma certa necessidade de um embasamento e estudo maior para falar que tal coisa é uma crítica, como ainda podemos ver em jornais quando se trata de filmes nos cinemas. Cresci lendo bem pouco do jornal "O Globo" (jornal carioca mais caro de sempre até onde me consta), mas as críticas cinematográficas dele (com o já tradicional "O Bonequinho Viu") sempre se mostraram intrigantes e interessantes para mim. Certa vez vi uma crítica negativa de um dos caras dO Globo com o bonequinho indo embora do cinema, mas como eu já tinha decidido assistir o filme (pois a sinopse do mesmo se mostrou interessante para mim), fui ver o filme mesmo assim e... gostei bastante do filme! xD
    (...)

    ResponderExcluir
  4. (...)
    Ou seja, mesmo uma crítica, opinião ou gôsto de terceiros, podem ser completamente desprezadas se a pessoa quiser. Por isto que até mesmo os podcasts de temporada aqui feitos no Animecote não servem 100% como algo certo, concreto e imutável, e sim apenas como embasamento opinativo "até a página XX" de uma galera interessante e legal, pois acredito somente com os próprios olhos é que se vê de fato se você irá gostar de algo ou não. Os podcasts em questão servem muitas vezes para nos mostrar tendências baseadas nas experiências, opiniões/gôstos de cada um dos participantes. Mas você não precisa levar nenhuma das opiniões da galera "a ferro e fogo".

    Mas voltando, concordo com o Anônimo quando diz que opinião e gôsto são duas coisas diferentes, mas não concordo 100% quando diz que crítica e opinião também são diferentes. Ou seja, não acredito que sejam TOTALMENTE diferentes, mas também não acho que sejam a mesma coisa.
    Para mim "Opinião é um julgamento pessoal", e ponto. Não acho também que necessite de toda uma análise minuciosa como ele comenta, justamente pelo que você, @Evilásio, fala em "nem sempre há tempo hábil para fazê-la". Se todos nós tivéssemos tempo para isto, todo mundo seria CRÍTICO e não apenas opinantes de vários assuntos. Acho que análise minuciosa é para críticos, não para nós, ainda que também sejamos formadores de opinião. E para mim também, "gosto é subjetivo, não existe justificativa para o mesmo", e ponto. Não há mais o que se aprofundar nisto.

    Uma coisa que é necessário dizer, e não minto para mim mesmo ao escrever, é que é muito mais fácil falar ou classificar bem algo que você gostou, do que escrever bem sobre e NÃO classificar tão bem algo de que não gostou. E realmente também é difícil escrever sobre algo sem ser parcial, mas relendo alguns de meus textos, acho que na maioria dos casos consigo fazer isto sem tantos problemas, e tenho vários exemplos disto. Gostar de algo, mas apontar seus defeitos e não classificar tão bem aquilo... CDZ não seria o único; o anime de GANTZ (que eu gostei "até a página 5") seria outro, assim como Bleach, seriam outros casos...xD
    Ou seja, apesar de talvez ter uma parcela mínima do meu gôsto pessoal nas minhas "críticas-opinativas" em relação àquele algo que gostei ou não gostei, acho que dá para continuar seguindo neste caminho.


    E agora comentando sobre o partes do post em si:
    "esse texto tinha o objetivo de comentar sobre animes ruins que gostamos, mas ao pensar bem, não faz sentido isso, afinal se eu gosto é bom!" -> hahaha, há um booom tempo que já tenho em mente que não! Não é assim que a coisa funciona quando se trata de gôstos, e o primeiro a me fazer enxergar isto com mais veemência foi justamente CDZ. E depois outros vieram na esteira, apesar de alguns eu achar algumas opiniões alheias totalmente exageradas, mas enfim...

    "Você alguma vez já se perguntou o porquê de aquele anime que você gosta receber críticas negativas de um monte de gente?" -> engraçado que nunca me fiz este tipo de pergunta. Graças a (talvez) minha educação e a começar a ver animes para valer meio tarde, amadureci bem como adulto para não precisar me questionar sobre isto, apenas respeitando a opinião e gôstos alheios e seguindo em frente...

    "às vezes você até sabe quais são e concorda, mas tem outras coisas ali que te fazem gostar do anime" -> haha, os animes de Bleach e CDZ são exatamente isto para mim! Apesar de Bleach ser ainda pior do que CDZ, mesmo tendo sido feito bem depois da saga de Seiya e Saoriiiiiiii (xD)... E assim como você citou que o post vale para outras mídias (e eu penso igual), posso citar uma música da Lady Gaga que se encaixa exatamente neste perfil para mim, a famosa e música-chiclete "Alejandro"... é ruim, e eu sei porque acho-a ruim, mas eu gosto...kkkkk
    (...)

    ResponderExcluir
  5. (...)
    "Existe uma forma de medir se algo é bom ou não?" -> acho que num geral, há um consenso de uma grande quantidade de pessoas para determinadas coisas, e nem digo que são poucas ou muitas (e se as coisas são boas ou ruins), e mesmo assim existem diversas discussões por aí a respeito; mas ainda assim, acho que isto sempre vai variar de pessoa para pessoa, pois enquanto eu posso achar a animação geral de Fairy Tail muito boa e competente, tem pessoas que podem achar que não é tão boa assim como eu acho. E aí? Como fica a discussão?? rsrs... Simplesmente, e geralmente, acaba por aí mesmo.

    "tem muita gente que forma sua opinião sobre alguém que gosta de algo, simplesmente porque não gosta desse algo e nem dá a chance de conhecer o lado de quem pensa diferente devido a esse rótulo de que algo é bom ou não." -> realmente isto é um problema da maioria das pessoas, na verdade nem diria que é exatamente um problema, e sim um "problema", da humanidade, pois acho que às vezes isto é tão intrínseco dentro de nós que precisamos lutar contra isto para aceitar/conhecer o outro que gosta daquilo que você não gosta... Pois naturalmente é mais fácil se entender com alguém que tem gôsto parecido com o seu do que o contrário, apesar do ditado que diz que "os opostos se atraem"... Logo, é uma luta diária, mas mesmo sem tanta experiência de vida quanto algumas outras pessoas mais vividas, acho que dá para dizer que é quase impossível você não ter absolutamente nada de gôsto em comum com qualquer outra pessoa. Mesmo que seja apenas uma única coisa...

    "se você gosta é bom e se não gosta é ruim." -> rsrsrs, conforme falei lá em cima e acho que opinião e gôsto são coisas bem diferentes, acho que é a única coisa no post da qual discordo. Se eu concordasse com isto, tudo que falei até agora iria por água abaixo... Ou seja, não necessariamente (no meu caso) se eu gosto é bom e se eu não gosto é ruim. Pode ser ruim e eu gostar mesmo assim, e pode ser bom e eu não gostar ou não gostar tanto assim (apesar disto ser um pouco mais difícil), pois a análise técnica que eu faço do anime é que define para mim no final das contas se ele é bom ou ruim, não o meu gôsto pessoal. Neste ponto do post, a questão toda está nos conceitos de cada pessoa. Creio com este último parágrafo ter respondido sua última pergunta do post, certo? =)

    Estava reservando um tempo apropriado para comentar aqui. A hora chegou... e não foi apenas uma... 3 horas escrevendo isto aqui, mas acho que valeu muito a pena.
    E, não consegui entender se você gosta ou não de Reborn (kkk), mas aqui eu digo que sim, eu gosto! xD
    Abração! o/

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS