29 de maio de 2016

Especial: Blogosfera Otaku Brasil - Recomendações #01


Eis a primeira participação do Animecote em um evento do "Blogosfera Otaku Brasil", projeto iniciado em abril que visa buscar uma interação maior entre vários blogs de animes, mangás e afins. Dentre outros meios de se obter isso, no momento o Animecote contribuirá, mensalmente, com essa postagem de recomendações onde deverei indicar uma matéria de certo número de blogs previamente selecionados por um dos administradores do projeto - para o mês de maio foram escolhidos dez blogs contando o nosso, então logo abaixo verão 9 recomendações desses sites, mais 1 extra de outro blog que ficaria a livre escolha de cada um. Há também uma versão semanal desse evento, cujas postagens são realizadas todo domingo, e dependendo da situação poderemos nos mudar para essa modalidade no futuro.

 A propósito, clique aqui para visitar a página do Blogosfera Otaku Brasil no Facebook.


*****

Postado logo depois do Dia das Mães no Finisgeekis, a matéria “The Gods Lie.”: Os adultos ausentes dos mangás (e por que funcionam tão bem", escrita por Vinicius Marino, usa como peça central o mangá "Kamisama ga Uso wo Tsuku." (ou "The Gods Lie" em inglês) para discorrer a respeito de conflitos familiares e pais ausentes em animes e mangás, um tópico bastante rotineiro nessas mídias, mas da qual poucas obras lhe dão a devida atenção e desenvolvimento que merece.


Já em "Sobre histórias sem rumo (ou, a importância da previsibilidade)." do blog É Só um Desenho, o redator Diego Gonçalves reflete sobre a importância de uma história apresentar desde o início alguma previsibilidade e direção em seus argumentos a fim de não só atrair o espectador, mas também para não correr o risco de se perder mais a frente com a própria história que tentou expor.



Ainda na área de reflexões e textos mais extensos Sakakibara Kouichi, do blog Animes Tebane, tece comentários em "Meditando no Enredo - #6 School Days: O verdadeiro final de um Harém" sobre vários pontos dessa visual novel e sua versão animada que causou muitas surpresas, rancor e polêmica devido ao seu desenvolvimento e final - ou finais, considerando que a visual novel em particular possui 21 disponíveis, enquanto que o anime tratou de adaptar justamente um dos piores. Também focado em uma visual novel, Chell do blog Not Loli! detalha no post "Jogo: Sotsugyou M" sua (azarada?) experiência nessa obra voltada ao público feminino, esmiuçando o quanto pode sua história, evolução e principalmente os perfis dos belos rapazes protagonistas. Por fim, o Henrique do site Code Keikaku apresenta em "Perfect Blue (1998) – Mima, ídolo pop, atriz e a loucura" a sua visão em torno dos trágicos eventos retratados nesse tão relembrado filme de Satoshi Kon.




Partindo para postagens mais curtas, Leandro Hoss do Você Sabia Anime foi "ousado" ao criar a lista "Waifus da temporada de Primavera 2016", onde ele cita algumas personagens da temporada atual que considera boas "waifus" - eu disse a palavra "ousado" porque listas sempre geram discussão, ainda mais um tema tão "espinhoso" e "polêmico" como esse! (e cadê a minha favorita da temporada aí, cadê). Por outro lado, o jovem Robert Elias do Chudoku Animes abordou religião em "Curiosidades #8: Animes Bíblicos", contudo o fez de forma leve, apenas mencionando algumas animações japonesas que adaptaram trechos da Bíblia.


Também posso dizer que é "leve", porém mais por ser uma postagem possível de ser vista rapidamente do que devido ao seu conteúdo, o "Monstros japoneses da década de 70, artbook de Gojin Ishihara {+18}", na qual Thais Lara do blog Nave Bebop trouxe uma seleção de antigas - e várias delas perturbadoras - ilustrações desse artista cujo tema é centrado em criaturas folclóricas japonesas, não sendo em vão o aviso de "+18" no título do post. Agora, voltando a mais um texto, Fábio "Mexicano" Godoy do Anime21 - um dos idealizadores do projeto Blogosfera Otaku -, traz em "Concrete Revolutio: The Last Song – ep 7 – O ideal versus o real" sua crítica quanto ao modo leviano que o anime incluiu e abordou a Guerra do Vietnã em sua trama, mas sem esquecer também de detalhar e comentar os demais eventos do episódio.



E encerrando essa primeira participação do Animecote em tal evento, trago a recomendação de um podcast que muitos dos leitores habituais do blog já devem ter ouvido, nesse caso o "Mangacotecast #6: 6 mangás adaptados para anime na temporada de primavera de 2016", que foi liderado pelo meu bom amigo Evilásio Junior e teve ainda a participação de um dos nossos redatores, Tadashi Katsuren, e o convidado Raz, moderador da comunidade no Facebook "Sociedade para o estudo da cultura moderna visualmente dirigida". Os três esboçam e discutem com fervor suas opiniões em relação aos mangás que leram e como teve início suas respectivas adaptações nessa temporada de primavera, e, bem, não é culpa minha se o blog do Yopinando, que é do próprio Evilásio, foi um dos escolhidos na lista dessa semana! Sem panelinha aqui, é claro!

Enfim, por ora é isso.     

  
  **********

Meus perfis:


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Saudações


    Bela seleção, sommelier, mas Netotin não viu o N! sendo citado por aqui...

    Hum...
    Mas tens créditos. Ok.


    Até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Padrinho, só há um espaço para recomendação livre, e nesse caso eu queria mesmo mencionar a postagem do É Só um Desenho.

      Excluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS