18 de março de 2013

ESPECIAL: Temporada de Primavera 2013



Okay, okay, a temporada de inverno passou batida mesmo... Houve alguns títulos bons, alguns animes agradáveis, engraçadinhos, sentimentais, agitados e etc, mas no geral o nível foi bastante medíocre.

Chegada a primavera, não se assuste com o primeiro título do guia abaixo, que está em ordem alfabética: mais dia a dia de menininhas moe!? Sim, elas não cansam, porém você logo perceberá o quão variada está essa temporada. A batalha (ou massacre?) entre humanos e gigantes; a continuação das constantes discussões entre um rapaz e sua irmãzinha tarada; dois haréns reversos que juntos trazem quase uma dúzia de lindos homens, para regozijo das mulheres; heróis de universos paralelos perdidos no mundo moderno; uma sereia alcoólatra em uma comédia nonsense, um garoto antissocial forçado a se socializar em um clube que só tem antissociais, um rapaz rindo à toa em um colorido triângulo amoroso e outro sufocado em uma penosa relação com uma sociopata. O moe permanece presente, em forma de garotas estudantes ou criaturas aquáticas, mas vem assim, minimizado, mais tímido.



Em um primeiro momento esse post vai ao ar com 44 animações confirmadas e 1 a definir, contudo esse número tende a aumentar nos próximos dias (e jamais ousarei dizer que tenho todos listados igual fizeram por aí, sabe...): há alguns animes de nicho já anunciados para essa temporada, que já poderia ter adicionado, mas preferi fazer isso depois para não atrasar a postagem. A maior parte desses animes está presente na cartela do Neregate que segue adiante (que também mostra os OVAs, Movies, Specials e OADs a serem lançados), enquanto que os textos escritos por mim têm, além de sinopses e informações adicionais, comentários pessoais que tentam mostrar o que o anime pode oferecer - isso se eu já conhecer o material de origem - ou meras previsões do que pode vir a se tornar a animação. Nesses casos, é puro achismo e total dependência de dados variados para se adivinhar o conteúdo de algo que ainda está para estrear, e certamente queimarei a língua (ou os dedos...) com muita coisa - mas, assim é mais divertido...

O Bebop não confirmou se dessa vez ele postará comentários pessoais em algumas séries, mas poderá fazer isso a qualquer momento. Por fim, como este post está sendo feito com certa antecedência (first!), muitos dados novos surgirão ou terão de ser corrigidos; dessa forma, manterei abaixo uma relação das atualizações realizadas aqui.

....

Com algumas exceções, quase todos os animes têm em seu título um link que o leva às suas respectivas páginas no MyAnimeList.

As datas de estreia se referem ao dia exato da primeira exibição do anime (excluindo pré-estreias), não importando o horário. Ex: em alguns sites colocam que anime X estreará dia 4 de abril, sendo que sua estreia será à 1:00 da manhã já do dia 5; mas aqui a data estará como dia 5 de abril mesmo (meu aniversário, a propósito!).






(abrindo em uma nova aba a imagem é automaticamente salva; visite o site do Neregate para visualização online)



***************

Atualizações:
19/07: Adicionado o anime "Momoya x Peeping Life: Go en Desu yo!".
18/07: Adicionado o anime "Himitsukessha Taka no Tsume MAX".
17/07: Adicionado o anime "Mazinger ZIP!".
16/07: Adicionado o anime "Heisei Policemen!!".
16/07: Adicionado no título de "Tetsujin 28-gou Gao!" um link para a sua respectiva página no MyAnimeList.
15/07: Adicionado o anime "World Fool News".
15/07: Adicionado o anime "Bakujuu Gasshin Ziguru Hazeru". Voltei para esse post, tentarei fechar de vez nessa semana as atualizações dele - afinal, já estamos na temporada de verão, né...
21/05: Adicionado o anime "Inazuma Eleven Go: Galaxy".
20/05: Adicionada a informação "Diretor" em "Tanken Driland - 1000-nen no Mahou".
20/05: Adicionado o anime "Pokemon Best Wishes!  Season 2: Dekorora Adventure".
20/05: Adicionado o anime "Mini Vanguard".
20/05: Adicionado no título de "Line Town" um link para a sua respectiva página no MyAnimeList.
20/05: Adicionado no título de "Boku wa Ousama" um link para a sua respectiva página no MyAnimeList.
20/05: Atualizada a informação "Formato" de "Miyakawa-ke no Kuufuku".
20/05: Atualizadas as informações "Formato" e "Gênero" de "Odoriko Clinoppe", além de ter sido colocado no título um link para a sua respectiva página no MyAnimeList.
20/05: A temporada já passou de sua metade, mas por puro capricho farei a atualização de animações menores para deixar esse post o mais completo possível.
11/04: Atualizada a informação "Formato" dos animes "Ketsuekigata-kun!", "Sparrow's Hotel" e "Yondemasu yo, Azazel-san. Z".
08/04: Atualizada a informação "Formato" de "Namiuchigiwa no Muromi-san".
05/04: Confirmado e adicionado o anime "Miyakawa-ke no Kuufuku".
04/04: Adicionado o trailer de "Yondemasu yo, Azazel. Z".
04/04: Adicionado o trailer de "Ketsuekigata-kun!".
01/04: Novo trailer de 6 minutos de "Dansai Bunri no Crime Edge".
01/04: Novas informações sobre "Ore no Imouto Konnani Kawaii Wake ga Nai.".
01/04: Adicionado novo trailer de "Shingeki no Kyojin".
31/03: Adicionado o trailer de "Jewelpet Happiness".
31/03: Adicionado novo trailer de "Yuyushiki".
29/03: Adicionado novo trailer de "Photo Kano".
29/03: Adicionado o trailer de "Uta noPrince-sama♪ Maji Love 2000%".
29/03: Adicionado novo trailer de "Devil Survivor 2 The Animation".
27/03: Feitas algumas correções de digitação e formatação.
27/03: Trocado o link do primeiro trailer de "Ginga Kikoutai: Majestic Prince" (agora legendado em inglês).
27/03: Trocado o link do trailer de "Dansai Bunri no Crime Edge" (o anterior foi bloqueado).
25/03: Adicionado o trailer de "Sparrow's Hotel".
24/03: Adicionado um link para o MAL no título de "Tanken Driland - 1000-nen no Mahou".
24/03: Adicionado um link para o MAL no título de "Danball Senki Wars".
24/03: Atualizada a informação "Formato" de "Aiura".
24/03: Corrigida a informação "Estúdio" de "Danchi Tomoo".
24/03: Adicionado novo trailer e informações de "Ore no Imouto Konnani Kawaii Wake ga Nai.".
24/03: Confirmado e adicionado o anime "Line Town".
23/03: Os textos de alguns animes se mostram centralizados ou sem formatação dependendo do navegador; estou tentando arrumar, mas assim que conserto eles voltam a ficar errados pouco tempo depois...
23/03: Adicionado o anime "Jewelpet Happiness".
23/03: Adicionado o trailer de "Aiura".
22/03: Adicionado o anime "Tanken Driland - 1000-nen no Mahou".
22/03: Adicionado novo trailer de "Katanagatari".
22/03: Adicionado novo trailer de "Ginga Kikoutai: Majestic Prince".
22/03: Adicionado o trailer de "Hayate no Gotoku! Cuties".
22/03: Adicionado o trailer de "DD Hokuto no Ken (2013)".
21/03: Adicionado novo trailer de "Yahari Ore no Seishun Love Come wa...".
21/03: Adicionado o trailer de "Haiyore Nyaruko-san W".
21/03: Adicionado o trailer de "Photo Kano".
21/03: Adicionado o trailer de "Toaru Kagaku no Railgun S".
19/03: Adicionado o trailer de "Ore no Imouto Konnani Kawaii Wake ga Nai.".
19/03: Corrigidos alguns erros de digitação.




***************


Formato: TV (5 min. por episódio)
Data de estreia: 09/04
Diretor: Ryosuke Nakamura
Estúdio: LIDEN FILMS
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
De onde saiu: Mangá, 2 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui

Trailer: Clique aqui

"O que acontece quando nada está acontecendo".

Essa frase tão sincera aparece por aí nas sinopses tanto do anime, quanto do mangá, e com apenas sete palavras define melhor a animação do que resumos inteiros. Adaptação de tirinhas 4-koma e "slice-of-life" sobre a rotina de garotinhas estudantes, o pacote básico. Aqui, três meninas: a idiota Amaya, a tranquila Iwasawa (logo, serão "boke" e "tsukkomi", respectivamente) e a "mascote" do grupo Uehara - também entenda "mascote" por baixinha e inocente, e possivelmente um pouco lerdinha. O que mais? Nada, é só isso. Segue em frente.



**********


Aku no Hana
Formato: TV
Data de estreia: 05/04
Diretor: Hiroshi Nagahama ("Detroit Metal City", "Mushishi")
Estúdio: ZEXCS
Gênero: Drama / Psicológico / Romance
De onde saiu: Mangá, 7 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

O anime da vez a ser hypado e elevado à condição de "cult".

Kasuga Takao é um garoto introvertido que adora ler livros, tendo como seu favorito "As Flores do Mal" ("Aku no Hana" em japonês), do escritor francês Charles Baudelaire. Apaixonado por Saeki Nanako, uma garota da sua classe, Kasuga considera ela como sua musa e apenas a observa a distância, sem fazer nada; todavia, ao retornar um dia à sala já vazia para pegar um livro que esqueceu, ele termina por reparar que a bolsa com o uniforme de ginástica da Saeki se encontrava no chão, e, em um ato impulsivo, sai correndo com o uniforme em mãos.

Porém, se sentindo culpado e arrependido pelo que fez, Kasuga logo descobre que foi flagrado por Nakamura, uma esquisita garota da sala que não tem amigos. Ao invés de ir diretamente denuncia-lo, Nakamura reconhece o quanto eles são semelhantes e o obriga a formar um "contrato" com ela. Chantageando e abusando do garoto física e mentalmente, Nakamura passa a se aproveitar do que sabe para forçar Kasuga a cometer atos humilhantes e absurdos, principalmente quando Saeki começa a ficar mais íntima dele.

Essa ideia poderia render - já rendeu - uma boa comediazinha romântica recheada em fanservice... Ou um drama denso com uma sociopata e um protagonista patético e frouxo, como é o caso de "Aku no Hana". O pobre Kasuga sofre tanto nas mãos de Nakamura que não é difícil não se compadecer pela sua situação; okay, fez o que não devia, agiu de maneira errada, se enrolou sozinho para resolver a questão sem grandes consequências, mas isso não justifica em nada o que Nakamura o faz passar por puro deleite. Desprezando os sentimentos dele pela garota, ofendendo verbalmente todos à sua volta sem razão alguma e constantemente agindo violenta e impulsivamente, Nakamura é, assim, seco e direto, uma vadia! Pode odiá-la à vontade, pois ela merece e muito.

Kasuga, por sua vez, tem lá suas esquisitices, mas no fim é apenas um jovem tímido que se afunda nos livros - e que livros, seu gosto é realmente extravagante - para passar seus dias solitários. Como disse acima, é um personagem um tanto patético, alguém tão indeciso e inseguro que cansa só de olhar: porém, devido ao cenário em que se encontra, vê-lo dar um sorriso largo após ouvir palavras gentis da garota que ama é de fato algo que alivia toda a tensão da história, e nos faz torcer para que esse idiota consiga o que deseja. Pena que esses momentos de paz durem pouco, pois, coitado, não demora muito para que ele novamente se veja em mais uma enrascada impensável e angustiante...

ZEXCS já fez muita porcaria, mas ultimamente tem adaptado obras bem melhores. O que não muda é a baixa qualidade de suas animações, e "Aku no Hana" parece que não escapará disso. Mas, e daí? A história não precisa de uma arte refinada, ainda mais ao estar sob os cuidados de Hiroshi Nagahama e Aki Itami, respectivamente diretor e roteirista do magnífico "Mushishi". Ahh, tem tudo para dar certo e ser queridinho tanto dos hipsters e blogueiros metidos a cults (...) quanto dos ditos espectadores convencionais, pesando contra somente o tamanho da obra original em andamento, o que deverá causar no anime um encerramento frustrante.



**********

Arata Kangatari
Formato: TV
Data de estreia: 09/04
Diretor: Kenji Yasuda ("Shugo Chara!") / Woo Hyun Park
Estúdio: JM Animation / Satelight
Gênero: Aventura / Fantasia 
De onde saiu: Mangá, 17 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Em um mundo mítico onde humanos e deuses coexistem, uma cerimônia marcando o governo de uma nova princesa está prestes a ocorrer após sessenta anos. Apenas uma garota do Clã Hime pode tomar esse posto, mas a falta de mulheres nascidas nessa família obriga o garoto Arata a esconder seu verdadeiro sexo e se passar por uma garota.

Durante a cerimônia os "Doze Shinsho" - guerreiros protetores da princesa e possuidores de espadas especiais de nome Hayagami - são liderados por um homem chamado Kannagi em um ato de traição, e acabam por matar a antiga governante, ao passo que Arata consegue fugir. Em pouco tempo ele chega a uma floresta misteriosa que todos temem entrar, e ao sair por uma passagem estreita se vê nas ruas do Japão atual. Ele tem um desentendimento com a polícia por estar sem camisa, porém é salvo por Nao, uma garota que afirma ser sua irmã.

Ao mesmo tempo, no mundo moderno, o jovem chamado Arata Hinohara está para recomeçar sua vida de estudante em uma nova escola. Ele deseja esquecer o passado difícil que teve, mas seus planos são interrompidos com a chegada do aluno transferido Kadowaki, ex-colega que lhe praticava bullying na escola anterior. Arata volta a ser alvo de perseguição, com a situação piorando a cada dia, e, em um momento de aflição enquanto andava pela rua, ele passa por um beco e ouve alguém chamar pelo seu nome; Arata segue a voz para, em um instante, se ver em um mundo fantástico e estranho, onde logo descobre que ele próprio está sendo caçado por supostamente matar uma princesa.

Essa é a história de dois Aratas de aparências iguais e de mundos totalmente diferentes, que terão de lidar com suas novas vidas.

Eis um anime cuja obra original já está disponível há algum tempo no Brasil, pois "Arata Kangatari" (ou "O Mito de Arata") é publicado pela Panini, e se encontra atualmente com nove volumes - é a terceira obra da mangaká Yuu Watase a ser lançada no país, depois do conhecido "Fushigi Yuugi" e "Zettai Kareshi". Em relação ao seu conteúdo, ele traz o shounen padrão com um tema muito corrente em todas as mídias, que é o de duas pessoas trocarem de lugar entre si sem serem descobertas sequer pelos amigos e familiares, algo que por si só já rende diversos mal entendidos e reações inusitadas - e é claro que o Arata do mundo fantasioso dará uma ou duas lições severas - e doloridas! - aos que maltratavam seu xará, ao passo que este se verá diante de um problema de tal forma imenso e perigoso que será obrigado a deixar de ser alguém inerte e cabisbaixo, igual era no seu dia a dia de estudante. É a superação, é a capacidade de confiar nos outros, a amizade, a teimosia juvenil e a força de vontade; é shounen puro, para odiar ou amar!

E diverte, entretém, faz o pacote de pipoca esvaziar rapidamente. Espadas com poderes divinos que podem ser reunidos, ação constante, desafetos que viram ótimos companheiros capítulos a frente, motivações obscuras dos inimigos, comédia pontual para descontrair, heroína quase inútil, porém lindinha (o lado fantástico da trama é muito mais explorado e desenvolvido, por razões evidentes)... "Arata Kangatari" tem um material básico, organizado e graaaande sob medida para fazer um anime de duas temporadas bem sucedido. Se algo aqui é capaz de impedir isso, é possivelmente o estúdio Satelight, que, pelos trailers, não parece ter investido muito na animação, sem falar que ele ainda mal está perto de ser um estúdio queridinho pelo público mainstream - "Arata" é a cara do A-1 Pictures atual, e certamente com essa empresa como produtora o êxito seria previsível. De todo modo, independente de ser esse ou aquele o responsável pela adaptação, a jornada é longa e não mostra cansaço para acabar tão cedo, e com certeza só veremos um pedacinho minúsculo dela ser animada. É aproveitar esse pedaço colorido e com movimentos o quanto puder, e, talvez, partir depois para sua versão em preto e branco.


**********


Formato: TV 
Data de estreia: 06/04
Diretor: Masami Obari ("Angel Blade", "Viper GTS")
Estúdio: Production Reed
Gênero: Ação / Mecha
De onde saiu: Linha de brinquedos.
Site oficial: Clique aqui

Série infantil baseada na linha (lançada na mesma época do anime) Ziguru Hazeru, que são robôs desmontáveis dos quais é possível fazer várias combinações. Estes, por sua vez, são inspirados em personagens do romance chinês "Jornada ao Oeste".


O curioso é reparar que o diretor da animação é bem experiente em hentais...




**********


Formato: ONA (2 min. por episódio)
Data de estreia: 12/03 (já estreou)
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
De onde saiu: Mangá, 1 volume, em andamento.
Site oficial: Clique aqui

Aviso: Conteúdo potencialmente pseudo-incestuoso. Isso o motivará a continuar a leitura ou o fará pular para o próximo título?

Aos doze anos Fuuka, irmã de Hikaru, era uma pequena garotinha que idolatrava o irmão e prometia se casar com ele. Achando que era somente uma inocente afeição passageira, Hikaru não se importava com isso e apenas achava graça.

Entretanto, agora com 14 anos, Fuuka se tornou uma linda adolescente de altos 1,80m e busto avantajado, muito admirada por pessoas de ambos os sexos. Conhecida como "saipu" (ciclope) por conta de sua estatura e da franja que cobre um de seus olhos, Fuuka pode ter mudado muito fisicamente, porém ela não esqueceu nem desistiu da promessa de se tornar esposa de seu próprio irmão...

Baseado em tirinhas 4-koma de uma revista seinen, "Cyclops Shoujo" se encaixa no grupo de animes que jogam fora a imagem típica de irmãzinha mais nova gentil e delicada, colocando no lugar uma garota que é o extremo oposto disso. Você não protege Fuuka, ela te protege: te leva para a cama no colo, bate em valentões, dá em cima de você sem o menor pudor... Sem falar que ela sempre tira as notas mais altas, recebe declarações tanto de garotas, quanto de garotos, e é extremamente lerda e desatenta. Tudo gira em torno de seus pei... de sua pessoa, uma protagonista divertidinha e simpática que protagoniza as minúsculas narrações que há nos pequeninos episódios de dois minutos de duração cada. Repleto de diálogos e sequências pervertidas (mas longe de chegar a qualquer ponto), é um bom fanservice para quem curte o tema aqui tratado, ainda que seja algo visualmente feio e que repete muito suas piadas.


**********

Formato: TV
Data de estreia: 06/04
De onde saiu: Série de livros infantil.
Site oficial: Clique aqui

Adaptação da coleção homônima de livros infantis escrita por Teruo Teramura, iniciada em 1961 e composta por mais de cinquenta volumes - sendo que já houve uma animação dela, em 2006, produzida pela Toei Animation no formato de OVAs. As historinhas tem como protagonista um rei bonachão, que odeia vegetais, é caprichoso e muito mentiroso; porém, ele tem um lado tão inocente e bondoso que todos o amam, apesar de seu comportamento. Indo parar em um circo após fugir do médico por odiar injeções ou escondendo suas mentirinhas dentro de um baú até não caber mais nada nele, "Boku wa Ousama" foi a maior obra da vida de Teramura, falecido em 2006.



**********



Danball Senki Wars
Formato: TV
Data de estreia: 03/04
Estúdio: Oriental Light and Magic
Gênero: Ação / Mecha / Sci-fi
De onde saiu: Franquia multi-mídia.
Site oficial: Clique aqui

Terceira temporada da série iniciada em 2011, vinda de mais um projeto multi-mídia da Bandai.






**********
                                


Danchi Tomoo
Formato: TV

Data de estreia: 06/04
Diretor: Ayumu Watanabe ("Nazo no Kanojo X", "Uchuu Kyoudai")
Estúdio: Shogakukan Music and Digital Entertainment
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
De onde saiu: Mangá, 21 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui

Trailer: Na página inicial do site.

A história tem como personagem principal Tomoo Kinoshita, um garoto da quarta série que vive com a mãe e a irmã em um condomínio. Tendo seu pai ausente por conta de um trabalho distante, Tomoo se envolve em uma encrenca atrás da outra com seus amigos, colegas de escola e vizinhos.

Baseado em um longo mangá "seinen", "Danchi Tomoo" jamais chamaria muito a atenção entre as estreias de uma temporada, ainda mais com um trailer tão idiotinha que revela uma animação muito precária... Entretanto, vale destacar seu diretor, Ayumu Watanabe, nome que ocupou o mesmo cargo em "Nazo no Kanojo X" e "Uchuu Kyoudai" - além desses, dirigiu também alguns filmes do famoso "Doraemon" (não esquecendo que propaganda aqui no AnimeCote ele ganhou ainda na categoria "Melhor Direção" no Golden Apple 2012, aquela premiação que não escolheu "Sword Art Online" como melhor anime do ano!) Piadinhas e cutucadas à parte, é mais uma curiosidade do que algo que confirme "então esse anime será bom", pois com ele ou não na liderança "Danchi Tomoo" continua como uma animação de baixíssimo orçamento que terá episódios curtos, e isso por si só não passa uma boa primeira impressão.

Em relação ao mangá, é dito que este possui um humor não convencional e que seu protagonista é um garoto esquisito e desobediente - ah, uma típica criança sapeca, simples. Possuindo 21 volumes atualmente, tal obra já foi indicada três vezes ao prêmio "Osamu Tezuka Cultural Prize". Se o material de origem parece assim tão promissor, bem que sua adaptação merecia um tratamento melhor.


**********


Formato: TV
Data de estreia: 04/04
Diretor: Yuji Yamaguchi ("Fate/stay night")
Estúdio: Studio Gokumi
Gênero: Ação / Fantasia / Romance
De onde saiu: Mangá, 6 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui e aqui

E após o detetive tarado por fios de cabelo na temporada de inverno...


Haimura Kiri, apesar da aparência ordinária, possui um curioso vício: ele é obcecado em cortar o cabelo de outras pessoas. Um dia ele conhece Mushiyanokouji Iwai, a "Hair Queen" ("Rainha do Cabelo"), garota cujos fios não podem ser cortados devido a uma maldição hereditária - porém, Kiri logo descobre que uma tesoura que carrega desde a infância é a única capaz de tal tarefa. E assim se inicia uma relação de dependência entre dois jovens solitários.

Contudo, logo é revelado a Kiri que sua presença deu largada a um velho jogo de assassinato, no qual a "Hair Queen" deve ser morta por um ferramenta amaldiçoada - tal como a tesoura que ele possui, e várias outras que há pelo mundo, armas de antigos assassinos. Desse modo, Kiri é encarregado de proteger Iwai a todo custo dos donos dessas ferramentas.

Baseado em um mangá seinen, "Dansai Bunri" é outro que traz para essa temporada uma daquelas típicas relações amorosas entre um casal que foge "um pouquinho" do comum; uma relação onde Kiri expressa um imenso comportamento possessivo pelos lindos e longos cabelos de Iwai (de quem ele gosta mais, afinal?), enquanto ela vê nele a única pessoa em quem pode confiar. No meio disso, um argumento discutível envolvendo objetos amaldiçoados usados por assassinos de outros tempos, que têm a capacidade de influenciar a mente de seu dono e lhe infundir um intenso instinto homicida - e lógico, Kiri passa por essa e outras provações a partir do instante em que usa sua tesoura para defender a pequena Iwai.

Do Studio Gokumi não se deve esperar uma qualidade técnica notável; porém, isso não deve influenciar muito em uma história que, pode parecer ter muita ação e violência - e até tem -, mas no fim foca mais no desenvolvimento do relacionamento anormal de seus protagonistas - certas cenas entre os dois chegam a ser mais tensas pelo seu nível psicológico do que as sequências violentas e sujas. É mais uma história de amor levemente embebida em sangue, e não uma trama de ação com uma pitada de romance. Isso tudo, claro, falo me baseando no mangá. O anime possivelmente não fará barulho, mas deverá se sair bem, ainda que o estúdio e a equipe responsáveis pela sua produção não tenham lá um histórico tão bom.



**********


Date A Live
Formato: TV
Data de estreia: 30/03
Diretor: Keitaro Motonaga ("Akane Iro ni Somaru Saka", "Jormungand", "Katanagatari", "School Days")
Estúdio: AIC PLUS+
Gênero: Ação / Comédia / Harém / Romance
De onde saiu: Light Novel, 6 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Saia com uma garota e salve o mundo da destruição!

Trinta anos atrás um estranho fenômeno batizado de "spacequake" devastou o centro da Eurásia, fazendo pelo menos 150 milhões de vítimas. Desde então, "spacequakes" menores vem ocorrendo por todo o planeta, de maneira irregular.

Shidou Itsuka, um estudante aparentemente normal, acaba por conhecer uma misteriosa garota no interior de um "spacequake", e mais tarde descobre através de sua irmã, Kotori, que tal garota é um "Spirit", um ser que causa esse desastre sempre que manifesta sua presença neste mundo. Também lhe é revelado a existência de uma organização que combate os "Spirits", cuja capitã é justamente sua irmã. Recrutado por ela para combater essa ameaça (por possuir uma habilidade que ele mesmo desconhece) -, impedindo que usem seus poderes e assim causem mais destruição, é dito a Shidou que há somente um meio de chegar à paz sem ter de lutar: é fazer com que essas garotas se apaixonem por ele... 

A história é extremamente questionável e repleta de furos (e o trailer dá toda uma grandiosidade para algo tão raso...), e o protagonista é o habitual líder tapado irritante; mas, para quem gosta do gênero, "Date A Live" traz um material excelente. Garotas de traços bonitos e personalidades clichês variadas; garotas se interessando e brigando por um mesmo rapaz que pode ser fraco, sem presença e burro, mas é sensível e atencioso; garotas lutando entre si em batalhas de proporções imensas; garotas em momentos amorosos ingênuos e embaraçosos com o protagonista... Juntando isso à boa animação da AIC que o trailer exibe, além da grande popularidade da light novel, eis aqui um dos "hits" da temporada, pelo menos em questão de lucro - "críticos" odiarão, mas terão de se conformar em vê-lo vendendo mais que seu anime alternativo favorito... De resto, para quem não é fã desse estilo ou não tem mais tanta paciência para ele, poderá até dar alguns risos de vez em quando com as suas boas piadas (perdidas entre tantas cenas pretensiosamente sérias e dramáticas), mas a história tão enraizada nos moldes mais fundamentais do gênero não lhe será nem um pouco atrativa e animadora.


**********


Formato: TV (3 min. por episódio)
Data de estreia: 02/04
Diretor: Mitsuo Fukuda
Estúdio: Asia-Do
Gênero: Paródia
De onde saiu: Spin-off da série "Hokuto no Ken".
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Em comemoração aos trinta anos da série original, os personagens musculosos de "Hokuto no Ken" ganham aparências chibis em um mundo onde não ocorreu guerra alguma e a humanidade não está nada arruinada. Pelo contrário, o Japão se encontra em perfeita paz, e o protagonista Kenshiro é um reles funcionário de uma loja de conveniência, Raoh trabalha em uma fábrica e Toki é um vagabundo desempregado.

Essa é a segunda paródia feita da icônica animação: a primeira, "DD Hokuto no Ken", foi exibida em 2011 e teve 12 episódios de 3 minutos cada.


**********


Formato: TV
Data de estreia: 05/04
Diretor: Seiji Kishi ("Angel Beats!", "Jinrui wa Suitai Shimashita", "Persona 4: The Animation", "Seto no Hanayome")
Estúdio: Bridge
Gênero: Ação
De onde saiu: Jogo para Nintendo DS.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui e aqui

Demônios invadem o Japão e adolescentes formam pactos com outros demônios para enfrentar essa ameaça.

Baseado em um RPG para Nintendo DS que é continuação de outro jogo (logo, não estranhe o número 2 no título, não há um anime anterior a esse), e que é o mais recente lançamento da série "Shin Megami Tensei" (de onde são os jogos de "Persona") "Devil Survival 2 the Animation" conta a história de três jovens - Daichi, Io e Hibiki - que recebem em seus celulares um e-mail do Nicaea, um site que avisa seus usuários de desastres que ainda irão acontecer, bem como de suas próprias mortes. Nesse e-mail há um vídeo que os mostra morrendo em um bizarro acidente numa estação de trem; porém, momentos mais tarde, quando o acidente ocorre de verdade, os três terminam sendo salvos após receberem a ligação de alguém do Nicaea.
  
Por algum motivo, Hibiki e seus amigos acabam invocando demônios que os atacam depois de ativarem certos programas em seus celulares; eles os derrotam, e assim se tornam "Devil Summoners", podendo usar essas criaturas a seu favor com a formação de um contrato. Após fugirem da estação, os rapazes conhecem uma organização secreta chamada JP, liderada pelo jovem Yamato; ele os revela que o Japão, e talvez o mundo inteiro, está sendo destruído por um grupo de monstros denominados Septentrion. Hibiki, Io e Daichi então se juntam a essa organização para derrotar os invasores e proteger o pouco que restou do Japão.

Devo deixar claro que alguns pontos dessa sinopse devem estar incompletos ou errados, pois vários textos pela internet dão informações diferentes e contraditórias a respeito do enredo do jogo; porém, o essencial é exatamente o dito no primeiro parágrafo: demônios invadem o Japão e adolescentes formam pactos com outros demônios para enfrentar essa ameaça. Tal adaptação tem sido recebida com euforia mesclada a um pouco de estranheza pelos fãs; é quase unânime a opinião de que deveriam ter animado a trama do primeiro jogo antes, não só por motivos óbvios de cronologia, como também por considerarem que o enredo da continuação é bastante inferior. No meu caso, para quem só leu resumos a respeito do conteúdo de cada um, deu para reparar que o primeiro jogo parece mesmo possuir uma história mais complexa e atraente, sem contar o fato de você não ser arremessado em um mundo onde já deveriam ser conhecidas suas particularidades. Escolha estranha, sim, mas foi por motivos totalmente comerciais.

Contudo, se a premissa parece tão genérica e o trailer tão obscuro, a equipe por trás desse projeto passa um pouco mais de esperança (mas assim, só um pouquinho mesmo). Seiji Kishi dirigiu a última adaptação animada de um jogo da série SMT, "Persona 4 The Animation", e essa não muito bem sucedida experiência deve trazer um amadurecimento ao novo anime; porém, mesmo sendo uma pessoa popular na indústria, Seiji está longe de ser um dos melhores diretores em atividade, visto as desandadas que suas obras dão do meio ao final do percurso - "Angel Beats!" e "Kamisama Dolls" são dois exemplos convincentes... Ele parece não conseguir ir muito além em séries que ostentem uma história linear, tendo apenas se mantido firme em animes de comédia episódicos, no caso "Seto no Hanayome" e "Tentai Senshi Sunred" - e "Devil Survivor 2" não se encaixa nessa situação. Há ainda Yoshimichi Hirai como diretor assistente e Makoto Uezu como o responsável pelos roteiros, dois profissionais vistos com frequência ao lado de Seiji - para o bem e para o mal, se tem com antecipação uma ideia do que esperar quanto a desenvolvimento. A aposta, aqui, não é a de se o anime será bom, e sim por quantos episódios ele permanecerá assim...

Um dado curioso nisso tudo é ver o estúdio Bridge na produção, que possui somente dois animes em seu currículo: as incorretas duas temporadas de "Mitsudomoe", de 2010 e 2011. Ainda que fosse um slice-of-life de garotinhas, Bridge garantiu ao anime uma alta qualidade técnica, e os trailers de "Devil Survivor 2" dão a entender que isso se repetirá. No final, se tal animação já é esperada com ressalvas pelos fãs dos jogos, é normal que os que não conhecem sua origem também não fiquem muito animados apesar das empresas e nomes envolvidos. Tem boa procedência, tem grife, mas não exala confiança.


**********



Data de estreia: 07/04
Diretor: Taiki Mino
Estúdio: Dibetagurashi Production Committee
Gênero: Slice-of-Life
De onde saiu: Mangá, 2 volumes, finalizado.
Site oficial: Clique aqui


E após o estrondoso sucesso de Tapioca, surge um pato com seu próprio anime!


Vindo de tirinhas 4-koma, "Dibetagurashi" tem como protagonista Ahiru, um pato, e é narrado o dia a dia dele e seus amigos emplumados, que vão desde uma velha coruja niilista a um guloso papagaio. Por ora não se sabe se Ahiru é mascote de alguma bizarra organização secreta, ou se só é uma ave normal.



**********


Formato: TV (5 min. por episódio)
Data de estreia: 03/04
Diretor: Rareko ("Chi-Sui Maru")
Estúdio: Fan Works / NHK
Gênero: Comédia

De onde saiu: Animação original.

Site oficial: Clique aqui


Segunda temporada do anime curto de 2012, que teve como tema debates em sala de aula. Na escola Inayama a presidente de classe Takachiho Chiho constantemente inaugura debates absurdos e animados durante o período livre de estudo, onde toda a classe participa. Trazendo à tona diversos temas, ela e seus colegas trocam opiniões em diálogos rápidos e bem humorados, sem, contudo, deixar de fazer de vez em quando algumas observações mais sérias e profundas.

Na lista "Dez animes curtos de 2012" eu falei com maiores detalhes sobre esse anime.


**********



Data de estreia: 04/04
Diretor: Keitaro Motanaga ("Akane Iro ni Somaru Saka", "Jormungand", "Katanagatari", "School Days")
Estúdio: Dogakobo / Orange
Gênero: Ação / Mecha / Sci-fi 
De onde saiu: Mangá, 1 volume, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui e aqui

"Date A Live", Ginga Kikoutai" e mais a frente "Katanagatari": Keitaro Motanaga em dose tripla nessa temporada...

Na primera metade do século 21 humanos saem da Terra e começam a viver no espaço, em busca de novos recursos. Em ordem de se adaptarem ao novo ambiente e lidarem com os alienígenas hostis de Júpiter, crianças geneticamente modificadas chamadas "Princes" são artificialmente educadas e treinadas para se tornarem pilotos das máquinas de batalha AHSMB (Advanced High Standard Multipurpose Battle Device). Esta é uma história sobre um adolescente "Princes", Hitachi O Izuru, que estuda na cidade acadêmica de Grandzehle.

Estúdio Dogakobo trazendo outro anime visualmente ordinário, tendo o "character design" instável de Hisashi Hirai ("Heroic Age", "Infinite Ryvius" e franquia de "Gundam Seed"), roteiros compostos pela muito conhecida Reiko Yoshida (três temporadas de "Bakuman", "K-ON!", "Tamako Market" e "Kaleido Star") e o já citado Keitaro Motanaga na direção, nome presente em dose tripla nessa temporada. Com um quinteto de protagonistas alegre e cheio de piadinhas, soa como um anime de mecha muito voltado à comédia, sem aquele ar "serious business" que "Kakumeiki Valvrave" e "Suisei no Gargantia" dão a entender que terão. Historinha nada atraente ou profunda em um primeiro instante, cenas de ação até que empolgantes... Parece vir uma boa "soap opera" a caminho, puro entretenimento.

Aliás, mais alguém aí pensou que o trailer de "Ginga Kikoutai" é um dos que mais possui uma montagem convencional de trailer?


**********


Formato: TV (3 min. por episódio)
Data de estreia: 07/04
Diretor: Eri Asahi / Yukari Shinohara
Estúdio: DLE
Gênero: Comédia
De onde saiu: Spin-off do anime e mangá "Glass Mask".
Site oficial: Clique aqui

Outro que mudará radicalmente o ambiente de um clássico da indústria...

Segundo mangá "shoujo" mais vendido na história e uma das obras que há mais tempo está em andamento - 49 volumes desde 1976 e contando! -, "Glass Mask" teve como última adaptação animada uma série de TV de 51 episódios em 2005, e após quase oito anos um novo anime ressurge... Feito em flash por um estúdio especialista na área, o DLE. Transformando as protagonistas do meloso romance em líderes de gangues rivais em uma comédia escrachada, a autora Suzue Miuchi admitiu que não deveria estar em um bom juízo quando aceitou o projeto; oras, preciso comentar algo mais depois disso?

**********


Formato: TV (3 min. por episódio)
Data de Estreia: 06/04
Estúdio: Passione
Gênero: Comédia
De onde saiu: Animação original.
Site oficial: Clique aqui

Sequência do anime "Haitai Nanafa", que na temporada Outono/2012 foi transmitido de maneira tímida apenas em um canal local de Okinawa - e atualmente está sendo retransmitido em todo o país por conta da boa recepção que teve. Não por coincidência, a protagonista Nanafa Kyan é uma moradora de Okinawa; ajudando a avó em uma loja de soba, Nanafa vai aos poucos conhecendo vários espíritos da região, começando por uma garotinha mal educada que é libertada após o selo que a prendia em uma árvore ser desfeito. Daqueles animes de público otaku bem restrito.




**********



Formato: TV
Data de estreia: 08/04
Diretor: Tsuyoshi Nagasawa ("MM!")
Estúdio: Xebec
Gênero: Comédia
De onde saiu: Light Novel, 10 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

I'll be back!

Uma protagonista tagarela e hiperativa, uma alienígena lésbica, uma "trap" delicada e amorosa e um rapaz normal no meio desses e outros seres estranhos... O elenco insano de "Haiyore" volta à cena exatamente após um ano da exibição de sua primeira temporada, e o estúdio Xebec repete aquele "character design" bonitinho (isso quando o orçamento não é baixo demais) e pontudo que há um bom tempo é padrão em suas comédias. Aqui, os elementos terríveis do mundo "Mitos de Cthulhu" criado por H.P. Lovercraft em seus contos se transformam em personagens divertidinhos de traços suaves, numa trama totalmente aleatória e nonsense repleta de paródias e um pseudo-romance. A direção segue nas mãos de Tsuyoshi Nagasawa, diretor da primeira temporada e também de outro anime do estúdio, "MM!" (2010).


**********


Formato: TV
Data de estreia: 04/04
Diretor: Naoto Hosoda ("Koe de Oshigoto!", "Minami-ke: Okawari", "Mirai Nikki", "Shuffle!")
Estúdio: WHITE FOX 
Gênero: Comédia / Fantasia
De onde saiu: Light Novel, 7 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Daqueles animes onde o estúdio por trás fala mais alto.

O Rei Demônio Sadao estava a apenas um passo de conquistar o mundo, porém acaba por ser derrotado pela Heroína Emilia. Restando-lhe pouca magia, ele escapa para um mundo paralelo: o Japão dos dias atuais. Deslocado em um lugar em que não pode usar seus poderes e não há nada a conquistar - a não ser a rede do McDonald's! -, Sadao passa a morar em um pequeno apartamento com seu único servo sobrevivente, Ishiya, e começa a trabalhar em um emprego de meio período para poder custear suas despesas diárias.

Mesmo que às vezes cometa uns tropeços no roteiro e a animação não seja nada primorosa (as cores opacas e traços feiosos de "Jormungand" e o tom cinzento de "Steins;Gate") o WHITE FOX traz boas adaptações fiéis ao original que inclusive são, em alguns momentos, até melhores na evolução. Para quem fez somente cinco séries de TV o aproveitamento e retorno são invejáveis, e o público acabou por conferir um status "cult" ao estúdio - ainda que suas obras tenham um forte apelo popular. "Hataraku Maou-sama!" não foge à regra, sendo outro anime que vem de uma fonte de relativo sucesso. Muito provavelmente será mais uma investida lucrativa; agora, se o resultado ficará bom...

"Hataraku" é bem humorado e agradável; estamos falando de um protagonista que no passado foi o líder dos demônios, e que agora trabalha em uma cópia do McDonald's ambicionando um emprego em período integral, para, em seguida, dominar toda a rede e depois o mundo! Não se iluda, os sorrisos calorosos e o bom atendimento são parte de seu plano rumo à promoção! E, junto a ele, outro demônio que, esse sim, conseguiu se adaptar melhor ao Japão moderno, além da citada Heroína Emilia, que persegue Sadao e se encontra tão fora de lugar quanto seu grande inimigo - uma mulher que hoje pode estar trabalhando em teleatendimento, contudo não deixou o orgulho guerreiro de lado... Tudo isso tem a sua graça por conta da situação absurda: entretanto, o problema surgirá no momento em que o enredo for tentar ser mais "sério" com essa ideia, um ponto no qual a própria obra original não convence muito. 


E se a presença da WHITE FOX impõe respeito e ansiedade, a equipe de produção está muito distante de fazer o mesmo; tirando os "ecchis" "Koe de Oshigoto" e "Shuffle!", o diretor Naoto Hosoda teve em mãos duas séries muito criticadas na época em que foram exibidas, "Mirai Nikki" e "Minami-ke: Okawari"; quanto a Masahiro Yokotani, que cuidará da composição dos roteiros, ele atuou na mesma função em animes como "Busou Shinki" e "Maria Holic"... Um nome sozinho que não inspira muita confiança não seria tanto para se preocupar, mas dois ou mais, bem, aí fica difícil. De qualquer jeito, já será o suficiente se arrancar algumas risadas com seu elenco desajustado.

Mas, de nada adianta essa críticas e desconfianças; continua a ser um anime do WHITE FOX, e só por isso todos verão (inclusive eu)... 


**********


Hayate no Gotoku! Cuties
Formato: TV

Data de estreia: 09/04
Diretor: Yooichi Ueda
Estúdio: Manglobe
Gênero: Comédia / Harém / Romance
De onde saiu: Mangá, 34 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui

Trailer: Clique aqui

Quarta temporada da série iniciada em 2007 - ou a segunda, se preferir. Em 2011 a terceira temporada "Hayate no Gotoku! Can't Take My Eyes Off You" contou uma história original (criada pelo próprio autor do mangá, Kenjiro Hata) que ignorava os animes anteriores, e essa nova série será sua sequência.




**********

Heisei Policemen!!
Formato: ONA (5 min. por episódio)
Data de estreia: 11/04
Gênero: Comédia / Policial
De onde saiu: Mangá, em andamento.
Site oficial: Clique aqui

Pequenas crônicas sobre a vida de um policial extremamente calmo e sensato... Até demais para a sua profissão, o que faz com que seus superiores tirem proveito dele.



**********


Data de estreia: 13/04
Diretor: Youhei Suzuki
Estúdio: J.C. Staff
Gênero: Comédia / Ecchi / Romance
De onde saiu: Light Novel, 5 volumes, em andamento.
Site oficial: 
Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Um cômico triângulo amoroso.

Youto Yokodera é um grande tarado, sempre tendo em mente pensamentos impuros; contudo, ninguém o vê dessa forma, pois seu comportamento defensivo o impele a mentir e esconder suas reais emoções. Logo, quando um amigo lhe fala de uma estátua de gato que concede desejos, Youto decide pedir que ele seja capaz de se expressar livremente como e quando quiser.

Uma vez diante da estátua, Youto é surpreendido por uma garota chamada Tsukiko, que deseja totalmente o oposto do rapaz; não conseguindo fingir e ocultar seus sentimentos verdadeiros, Tsukiko pede à estátua que ela não possa mostrar suas emoções assim tão facilmente.

Ambos fazem seus pedidos, e no dia seguinte percebem as mudanças drásticas ocorridas: Youto agora é incapaz de dizer qualquer mentira, e em pouco ele é conhecido em toda a escola por suas declarações pervertidas. Quanto a Tsukiko, ela se tornou alguém de expressões vazias, sem condições de mostrar fisicamente qualquer emoção. Os dois logo descobrem que o que não queriam de suas personalidades foram passados para outras pessoas, e se juntam para fazer com que tudo volte ao normal. A partir desse ponto se inicia um triângulo amoroso na história com a entrada da orgulhosa Azusa Asuki, garota que herdou o comportamento de Youto.

Não, não; quando J.C. Staff trouxe no final do ano passado "Sakurasou no Pet na Kanojo", poucos (precisamente, os que desconheciam a origem do anime) esperavam que seria uma animação decente. Passaram algumas semanas, e viu-se que aquela premissa tão banal trazia uma excelente comédia romântica -  e "Hentai Ouji" praticamente passa pela mesma situação.

É normal desconfiar, estalar os beiços, se desinteressar após ver o trailer... Mas o que se tem aqui é uma inversão, logo no começo, daquele protagonista tão passivo e impotente que é habitual nesses animes; de um reservado rapaz que não conseguia falar o que tinha em mente, Youto se transforma em um tagarela que não omite uma só palavra, por mais inconveniente e pervertida que seja - e disso surge a maioria dos momentos mais engraçados do anime. Sem poder se expressar à vontade, Tsukiko se torna uma legítima "kuudere", estereótipo que geralmente cai com facilidade nas graças do público - ainda mais se a personagem em questão é uma garotinha de traços tão meigos quanto ela. E não bastasse esse bom casal, esse bom e estranho casal, rapidamente surge uma aparente garota riquinha e intratável que também sai de seu molde padrão e completa o triângulo amoroso atrapalhado. "Hentai Ouji" não desperdiça a chance de se aproveitar dos clichês mais recorrentes do gênero para desenvolver sua trama, porém o faz com boas piadas e personagens que saem um pouco do lugar-comum.

Promete ser uma espirituosa e vibrante comédia romântica, com um fanservice leve e personagens carismáticos.



**********


Formato: TV (5 min. por episódio)
Data de estreia: 05/04
Diretora: FROGMAN ("The Frogman Show")
Estúdio: DLE
Gênero: Comédia
De onde saiu: Continuação do anime anterior, de 2012.
Site oficial: Clique aqui

Quarta temporada de "Himitsukessha Taka no Tsume", série iniciada em 2006 que narra a saga da Eagle Talon, uma sociedade secreta de Tóquio que planeja dominar o mundo. 

Na realidade, de "secreta" ela não tem mais nada, pois essa organização se tornou extremamente popular ao estrear um programa no horário nobre do grande canal NHK! Creio que, aí sim, fica mais fácil dominar o mundo...

**********

Formato: TV
Data de estreia: 05/04
Diretor: KOBUN 
Estúdio:
 Arms
Gênero: 
Ação / Comédia / Ecchi
De onde saiu:
 Light Novel, 13 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Após o morno "Maoyuu Maou Yuusha" o estúdio ARMS volta à sua zona de conforto de garotas esbeltas e peitos à mostra, e traz nessa temporada a continuação de "Hyakka Hyouran: Samurai Girls", anime exibido em 2010. A premissa é simples: personalidades masculinas do Período Sengoku são aqui transformadas em mulheres e jogadas em um universo alternativo, no qual, o Japão pode continuar no sistema feudal e permanecer isolado do restante do mundo, porém isso não o impede de evoluir tecnologicamente. Mistura de uma fantasia conservadora japonesa com um estranho fetiche em trocar o sexo de nomes históricos... Pouco importa isso tudo, o que interessa realmente é o fanservice.

Se as ideias são manjadas e o elenco é o mesmo de sempre ao que se é visto nesses animes - loli, líder burrinha, "femme fatale" etc... E, bem, o pôster parece ignorar isso, mas há um protagonista homem, acreditem! -, "Hyakka Hyouran" trouxe uma interessante novidade para o gênero ao criar um estilo de animação que se assemelha à arte do ukiyo-e (xilogravura), usando traços grossos na composição do cenário e personagens como se estes fossem pintados sobre uma superfície de madeira, além de abusar de pinceladas de tinta na tela, esse imitando o shodô (arte da caligrafia japonesa). Uma festa aos olhos, com tons fortes, respingos de tinta aqui e lá nos momentos de ação, um toque artístico até nas transições de cenas... E, claro, por maldita "coincidência", estes pingos caem justamente naquelas partes quando as garotas estão nuas, seja por estarem tomando banho ou por terem a roupa rasgada durante a batalha, ou então porque simplesmente quiseram ficar peladas do nada... 

Em resumo, é um anime para ser "desfrutado" plenamente apenas quando for lançado em BD, sem censura, pois de resto tem-se uma história tão coerente e importante que os melhores momentos da primeira temporada ou tiveram peitos, ou tiveram bundas, ou tiveram peitos e bundas, no meio...

**********


Formato: TV
Data de estreia: 08/05
Diretor: Katsuhito Akiyama ("Bastard!!", "Pumpkin Scissors")
Estúdio:
 OLM
Gênero: 
Esporte
De onde saiu:
 Jogo para Nintendo DS.
Site oficial: Clique aqui

Quarta temporada animada da franquia sobre futebol que teve início na série de jogos para Nintendo DS, em 2008. Nesse mesmo ano, estreou o primeiro anime, "Inazuma Eleven", com 127 episódios; "Inazuma Eleven Go" veio em seguida, 2011, com 47; e "Inazuma Eleven Go: Chrono Stone" chegou ao seu fim agora em maio de 2013, após 51 episódios. 


**********


Formato: TV
Data de estreia: 06/04
Diretor: Hiroaki Sakurai ("Cromartie High School", "Maid-sama!")
Estúdio: Studio Comet
Gênero: Magia
De onde saiu: Franquia multi-mídia. Na área da animação, essa é a quinta temporada.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

De jogos a livros e brinquedos, a franquia "Jewelpet" teve início em 2008 numa parceria entre as empresas Sanrio (focada na criação de produtos "kawaii") e Sega Sammy (mais voltada a jogos e entretenimento). Contando a história de um mundo onde humanos e criaturas conhecidas como "Jewelpets" vivem lado a lado, a série animada é um "mahou shoujo" voltado às crianças, e de 2009 para cá teve quatro temporadas. A quinta virá com uma nova protagonista, Chiari, que conhece a jewelpet Ruby, personagem presente em todos os animes anteriores. E então, segue-se o de sempre; formação de um novo contrato, brincadeiras, felicidade, amizade, revelações, traições, cabeças decapitadas... Ah, não, espera...



**********

Kakumeiki Valvrave
Formato: TV
Data de estreia: 12/04
Diretor: Matsuo Kou ("Kurenai", "Natsuyuki Rendezvous", "Rozen Maiden")
Estúdio: Sunrise
Gênero: Mecha / Sci-fi
De onde saiu: Animação original.
Site oficial: 
Clique aqui
Trailer: Clique aqui

A mais nova animação "original" do estúdio Sunrise.

A história se passa em um futuro onde 70% da raça humana vive no espaço, graças ao desenvolvimento de cidades espaciais. Entre duas fortes organizações, o "Dorushia Military Pact Federation" e o "Atlantic Ring United States (ARUS)", há uma pequena cidade neutra chamada Jiouru, que tem prosperado economicamente. O protagonista, um estudante que vive nessa cidade, termina encontrando a misteriosa e "proibida" arma humanoide "Valvrave" quando Dorushia invade Jiouru.

Enfim, nada com nada por enquanto, mas espere por amigos de longa data em lados opostos e (esse é opcional) uma garota no meio da confusão - além de um filme no final do ano caso faça sucesso. É curiosa a escolha de Matsuou Kou como diretor, que tem o romance capenga "Natsuyuki Rendezvous", a fantasia mediana "Rozen Maiden" e a comédia dramática "Kure-nai" em seu currículo, animes de ambientes bem diferentes do que ele fará agora. A composição dos roteiros ficará para Ichiro Okouchi ("Code Geass"! E "Guilty Crown"...), ao passo que Katsura Oshino, autor de "D. Gray-man", será o criador do "character design". A staff terá ainda Naohiro Washio, Kuni Okawara e Makoto Ishiwata como desenhistas mecânicos, tarefa que eles realizaram (não em conjunto) em animes como "Robotics;Notes", "Blassreiter", "Soukyuu no Fafner" e várias séries da franquia "Gundam".

Por fim, vale citar o "estrelado" elenco de seiyuus, que terá Haruka Tomatsu, Asami Seto, Horie Yui, Aoi Yuuki e Daisuke Namikawa - sem esquecer a Nana Mizuki como cantora da música de abertura. Nomes de peso temos de sobra, tanto na equipe de criação quanto na de dublagem; só falta saber o que farão exatamente...



**********


Data de estreia: 01/03 (já estreou e acabou)
Estúdio: Dongwoo Animation
Gênero: Ação / Música
De onde saiu: Animação original
Site oficial: 
Clique aqui
Trailer: Clique aqui (gravação de um show onde foi exibido o vídeo)

É a Coreia do Sul dando o troco e invadindo o Japão...

Pegando a onda de animações sobre grupos idols teremos nessa temporada um anime sobre o Kara, grupo sul-coreano formado por cinco garotas que se encontra na ativa desde 2007. Apesar do trailer mostrar uma animação razoável, essa produção terá apenas cinco episódios, cada qual focado em uma das meninas em diferentes carreiras: Gyuri de policial, Seungyeon como astronauta, Nicole como capitã de um navio, Hara se passando por uma segurança da família real de Mônaco e Jiyoung interpretando uma bombeira. Se as histórias se interligam ou são independentes, tanto faz; o anime é só uma das etapas de um planejamento que visa fisgar o fechado mercado japonês. 

E por ora isso tem dado certo: em janeiro o Kara foi o primeiro grupo sul-coreano feminino a se apresentar no imponente Tokyo Dome, e lá mesmo exibiram com exclusividade um trailer da animação. E esta pequena série não será dublada na língua local; serão usadas as próprias vozes das cantoras (todas estreantes nessa função) em seu idioma nativo - aos demais, que se virem com legendas. Por fim, o coreano Dongwoo Animation pode ser visto como estúdio secundário em diversas obras japonesas, mas aqui ele será o produtor principal.

Logo, isso ainda é um anime, no sentido ocidental da palavra? Ah, não sei... De qualquer modo, é interessante a motivação por trás desse curto projeto, um esforço em divulgar um grupo musical em outro país. Mas que não venham futuramente com Psy em 2D (ele seria o quê, agente secreto?)...


**********

Karneval
Formato: TV
Data de estreia: 03/04
Diretor: Eiji Suganuma ("Kodomo no Jikan", "Mashiroiro Symphony - The color of lovers")
Estúdio: Manglobe
Gênero: Ação / Aventura / Comédia / Fantasia
De onde saiu: Mangá, 10 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

E as fujoshis entram em êxtase.


O inocente Nai procura por uma pessoa que lhe é muito importante, chamada Karoku, tendo somente um bracelete como pista. O experiente Gareki, por sua vez, comete roubos para sobreviver dia a dia. Estes dois se conhecem em uma estranha mansão de onde fogem juntos após uma complicada situação, e em pouco Nai se torna um criminoso procurado pelas forças militares.


Ajudado por Gareki na procura pela pessoa que ele tanto estima, Nai descobre que o bracelete deixado por ela faz parte da "Circus", uma organização que trabalha para o governo. Eles realizam ataques repentinos para capturar criminosos e resolver crimes que as forças de defesa normais não têm condições de enfrentar; e, após esses ataques, são feitos shows circenses pela cidade como forma de pedir desculpas à população pelo transtorno causado. Constituído por pessoas habilidosas dotadas de poderes especiais, Nai tenta entrar em contato com eles na esperança de obter pistas sobre o paradeiro de Karoku.


Era uma vez uma empresa fundada em 2002 por ex-funcionários do estúdio Sunrise; começando com "Samurai Champloo", depois "Ergo Proxy" e em seguida "Michiko to Hatchin", o estúdio Manglobe se tornou uma referência "cult" na indústria, com ótimas animações alternativas que, poderiam não lucrar tanto, mas eram bastante elogiadas. Só que apenas elogios não pagam as contas...


O excelente "Saraiya Goyou" em 2010 foi praticamente a última grande produção do Manglobe, pois após isso (e antes já, com "The Sacred Blacksmith" em 2009) o estúdio passou a adaptar obras cujo retorno financeiro fosse certo, independente da qualidade das mesmas. "Kami Nomi zo Shiru Sekai"? Duas temporadas e a terceira está a caminho; "Hayate no Gotoku"? Um filme e duas séries de TV; "Deadman Wonderland"? O conteúdo do mangá é de gosto discutível e mal tinha muito material na época, mas vendia, então que fosse animado rapidamente enquanto ainda era popular; "Mashiroiro Symphony", um eroge? Olha, aí é dem... Não, vamos produzir um anime também!


E assim Manglobe deixou de ser a menina dos olhos da indústria. Muitos dizem ter virado um novo Gonzo, mas, ah, falam isso de todo estúdio que cai um pouco de nível...


"Karneval" entra na lista. A história é legalzinha, os personagens são engraçadinhos, e, graças a Deus, não é um otome game; porém ainda continua a ser uma obra genérica de relativo sucesso, orientada a um público específico que trará retorno ao que foi gasto na adaptação animada. Esse público, claro, é o fujoshi, que adorará shippar os rapazes bonitos e charmosos, em especial o másculo Gareki com o bobinho e delicado Nai. E o elenco de seiyuus? Hiroshi Kamiya, Miyano Mamoru, Ono Daisuke (o mais gato de todos!), Yuuichi Nakamura... Há personagens femininas com alguma importância, sim, no meio desse desfile de bishounens, mas elas acabam sendo encobertas por estereótipos como o rapaz grandão brincalhão e infantil ou o baixinho ingênuo.


Contudo, diferente de um "Uta no Prince-sama 2" (mais abaixo), "Karneval" tem um argumento agitado e mais dinâmico (vem de uma revista josei) que pode causar algum interesse ao público masculino, desde que se consiga aturar aquele ar incômodo - para os homens - que permeia em obras com tantos machos esbeltos por metro quadrado...


**********

Formato: TV (50 min. por episódio)
Data de estreia: 11/04
Diretor: Keitaro Motonaga ("Akane Iro ni Somaru Saka", "Jormungand", "School Days")
Estúdio:
WHITE FOX
Gênero: 
Ação / Aventura / Fantasia
De onde saiu:
 Light Novel, 12 volumes, finalizada.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui e aqui (este último é apresentação das novas OP e ED)

Vale a pena ver de novo?

Exibido em conta-gotas a um episódio por mês durante o ano de 2010, a jornada de Shichika e Togame em "Katanagatari" retorna à televisão no mesmo canal, TV Fuji, mas dessa vez dentro do bloco noitaminA, onde ocupará os dois horários de exibição do programa - substituindo assim "Psycho-Pass" e "Robotics;Notes", pois cada episódio tem quase uma hora de duração.

Contando a história de um guerreiro espadachim que luta sem usar uma espada (soa esquisito, mas assistindo entenderá) e uma estrategista que está a serviço do shogunato em busca de doze espadas lendárias, a reexibição da obra de Nisio Isin (franquia Monogatari e "Medaka Box") será, para os que nunca a viram, uma escolha certeira de um anime cuja - boa - qualidade é conhecida. Aos que ou passaram pelo martírio de ver um episódio por mês (muito compensado pelo resultado final, principalmente na arte) ou o assistiram depois, será mais uma temporada na qual o noitaminA passará em branco. Mas julho tem boas promessas para esse bloco...


**********


Formato: TV (2 min. por episódio)
Data de estreia: 07/04
Diretor: Yoshihisa Oyama 
Estúdio: Assez Finaud Fabric / feel.
Gênero: Comédia
De onde saiu: Mangá, 3 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

O anime mais sangrento da temporada.

Não há muito o que dizer; trata-se de um anime que tem tipos de sangue antropomorfizados como personagens (!). A, B, AB e O se metem em diversas pequenas aventuras, e essas criaturinhas bonitinhas serão dubladas por grandes nomes da indústria: Fukuyama Jun (Lelouch de "Code Geass"), Yuuichi Nakamura (Tomoya de "Clannad"), Tetsuya Kakihara (Natsu de "Fairy Tail") e Akira Ishida (Gaara de "Naruto") darão voz, caprichosamente, aos seus próprios tipos sanguíneos - A, B, AB e O, respectivamente.

Eis um bom meio de promover a doação de sangue...


**********


Formato: TV (7 min. por episódio)
Data de estreia: 04/04
Diretor: Tetsuo Yasumi (Zenmai Zamurai")
Estúdio:
 Shin-Ei Animation
Gênero: Fantasia / 
Slice-of-Life
De onde saiu:
 Novel, 15 volumes, finalizada.
Site oficial: Clique aqui

Continuação do anime infantil de 2012, que terminou agora em fevereiro com 32 episódios de 7 minutos cada. A história é sobre Kurotori Chiyoko, uma estudante da quinta série que, por engano, acaba invocando Gyubid, uma feiticeira do mundo dos espíritos. A partir disso Chiyoko é obrigada a aprender feitiçaria com a ajuda dela, tendo que equilibrar sua vida escolar normal com os treinamentos diários.

Que nem "Gakkatsu!", na matéria "Dez animes curtos de 2012" eu falei com maiores detalhes sobre esse anime.



**********

Formato: TV
Data de estreia: 03/04
Estúdio: Shogakukan Music and Digital Entertainment
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
De onde saiu: Baseado em um aplicativo de comunicação por mensagem e voz.
Site oficial: Clique aqui

Na temporada de inverno desse ano a TV TOKYO exibiu (exibe ainda, enquanto escrevo isso) "Line Offline: Salaryman", anime que em episódios de três minutos narrava o dia a dia dos funcionários de um escritório. Seus personagens - um urso calado, uma coelha com problemas de peso, um "salaryman" comum com cara de Lua e por aí vai - eram baseados no programa de mensagem instantânea "Line", da sul-coreana NHN, empresa operadora de serviços pela internet - creio eu que vieram de emoticons originais do programa, ou são mascotes dele. Com três exibições inéditas por semana, essa primeira série chegará ao seu fim com mais de trinta episódios.

Quanto a "Line Town", foi divulgado que suas histórias terão uma duração normal de vinte minutos cada, e que dessa vez será mostrada a rotina dos personagens em um ambiente maior, a cidade título do anime. Presunçoso, eu disse no post da temporada de inverno que dificilmente alguém pegaria "Line Offline" para traduzir, e não foi o que aconteceu... Nesse caso, para equilibrar, digo agora que pelo menos cinco fansubs brigarão entre si para legendar essa tão aguardada animação...



**********

Mazinger ZIP!
Formato: TV (1 min. por episódio)
Data de estreia: 08/04
Gênero: Comédia
De onde saiu: Spin-off de "Mazinger Z", de 1972.
Site oficial: Clique aqui

"Spin-off" da série de TV "Mazinger Z", que teve 92 episódios exibidos entre os anos de 1972 e 1974. É mais um daqueles curtas que jogarão os personagens da animação original no meio de uma comédia escrachada.

"Mazinger Z" é uma das criações do prestigiado Go Nagai, autor de obras clássicas como "Cutey Honey", "Violence Jack" e "Getter Robo".



**********



Formato: TV (3 min. por episódio)
Data de estreia: 06/04
Estúdio: DLE
Gênero: 
Comédia / Infantil
De onde saiu:
 Spin-off da série "Cardfight!! Vanguard".

Outra animação em flash do DLE, popular estúdio experiente no assunto - e outra versão escrachada de uma obra popular. Aqui, uma série curta baseada em um mangá 4-koma de "Cardfight!! Vanguard", anime de jogo de cartas que se encontra atualmente em sua terceira temporada.




**********


Formato: ONA (4 min. por episódio)
Data de estreia: 29/04
Diretor: Yutaka Yamamoto ("Fractale", "Senyuu")
Estúdio: Ordet / Encourage Films
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
De onde saiu: Spin-off da série "Lucky Star".
Site oficial: Clique aqui

Yamakan vai se demitir depois de 4 episódios?


Em 2007 Yutaka Yamamoto (ou Yamakan) estreou como diretor no anime "Lucky Star", do estúdio Kyoto Animation. Ele havia conseguido uma boa reputação por conta do trabalho feito em várias funções na série "Suzumiya Haruhi no Yuutsu", em 2006; porém, após quatro episódios muito criticados de "Lucky Star", o estúdio demitiu Yamamoto alegando "problemas de desempenho". Yamakan saiu brigado, falou que se vingaria e etc, e desde 2008 possui seu próprio estúdio, o Ordet.

Após dirigir "Kannagi" e "Fractale" em parceria com A-1 Pictures, "Black Rock Shooter", o especial "Blossom" sobre o terremoto de 2011 e "Senyuu", que foi exibido na temporada de inverno desse ano, a "vingança" de Yamamoto continua agora com "Miyakawa no Kuufuku", spin-off de "Lucky Star" que narrará o dia a dia das irmãs Hinata e Hikage Miyakawa, coadjuvantes na série original. Ao mesmo tempo que mostra a rotina escolar da irmã mais nova, Hikage, é também destacada a vida pobre que as duas levam devido aos gastos desnecessários de Hinata com mangás e doujins. Você deixar a sua irmãzinha sem comer para poder comprar a última edição de sua história favorita não soa como algo feliz, mas aqui isso será imensamente colorido e fofinho.

E certo alguém deve ser avisado que apenas com animações curtas e séries capengas não se chega muito longe...


**********


Formato: TV
Data de estreia: 29/03
Diretor: Mitsuo Fukuda
Estúdio: Sunrise
Gênero: Ação/ Drama / Mecha / Romance / Sci-fi
De onde saiu: Mais uma história paralela da franquia de "Gundam". Continuação de "Mobile Suit Gundam Seed"
Site oficial: Clique aqui

Reexibição da série de 2004, agora com som e imagem em alta definição. Qual o sentido em fazer isso com um anime criado há menos de dez anos? É Gundam, oras...







**********

Formato: ONA (5 min. por episódio)
Data de estreia: 25/04
Estúdio: CoMix Wave
Gênero: 
Slice-of-Life
De onde saiu:
 "Spin-off" da série "Peeping Life"
Site oficial: Clique aqui

Se acha animes "Slice-of-Life" tediosos por exibirem apenas o dia-a-dia de estudantes conversando e se divertindo, "Peeping Life" então lhe seria um martírio, pois ele mostra a vida como ela é de fato: na maioria das vezes, monótona e banal. E sem cabelos coloridinhos e lacinhos grandes na cabeça.

Usando uma animação básica em CG para reproduzir com notável fidelidade os gestos, costumes e modo de falar de toda uma nação, "Peeping Life" é uma obra experimental que esbanja originalidade, mas haja paciência para ver, por exemplo, uma moça passando por uma típica entrevista de emprego ou um professor de História dando aula para seus alunos. Já o foco de "Momoya x Peeping Life" será (ou foi, estou adicionando esse anime bem depois de ele ter acabado) encontros amorosos. Recomendável para quem tiver curiosidade em ver, ainda de maneira animada, uma faceta mais realista do povo japonês.

**********

Formato: TV
Data de estreia: 08/04
Diretor: Takayuki Hamana ("Chocolate Underground", "Moshidora", "The Prince of Tennis")
Estúdio: Seven Arcs Pictures
Gênero: Ação
De onde saiu: Mangá, 8 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Durante o Período Edo no século XVIII, o oitavo xogum Tokugawa Yoshimune ordenou que fossem instaladas pela cidade caixas nas quais a população poderia deixar pedidos. Dessa forma, após ver o que eles mais desejavam, foi criado um novo magistrado, os "Mushibugyou", grupo de guerreiros de habilidades distintas, Juntos, eles protegem a cidade do ataque de monstros gigantes, e a história começa com o jovem Jinbee se tornando um "Mushibugyou".

É... Um protagonista tão ingênuo e boca aberta que chega a ser irritante - e que tem em mente se tornar cada vez mais forte e superar o pai -, a honra masculina acima de tudo a qualquer momento, frases de efeito, batalhas contra insetos enormes que sabe-se lá de onde vieram, grupo de personagens excêntricos de poderes diversos... "Mushibugyou" é outro shounen puro da temporada, mas, diferente de "Arata Kangatari" e outros, ele não chega com muito alarde nem altas expectativas. E não é só por causa da modesta equipe de produção: é que o mangá tem uma trama muito pobre mesmo, genérica em excesso e sem um futuro promissor e interessante, na qual enredo e personagens exalam uma mesmice tão grande quanto os monstrengos misteriosos que surgem pela cidade. Dá uma descontraída, não é ruim, clichês são inevitáveis, mas usa-los de uma forma tão preguiçosa e banal é outra história. O resultado disso tudo numa versão animada pode se sair superior, mas em um primeiro momento "Mushibugyou" se apresenta causando mais expressões de desconfiança do que de curiosidade.



**********
 

Formato: TV (13 min. por episódio)
Data de estreia: 06/04
Diretor: Tatsuya Yoshihara
Estúdio: Tatsunoko Production
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
De onde saiu: Mangá, 7 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Mukoujima Takurou é um rapaz solitário que gasta boa parte de seu tempo pescando, e em uma de suas pescas rotineiras ele acaba fisgando uma sereia chamada Muromi, que só percebe que ela própria é uma sereia após se encontrar com ele. Essa garota tonta, louquinha e que tem problemas com bebida agora aparecerá diante de Takurou toda vez que ele estiver pescando, tornando assim a vida dele um pouco mais interessante e imprevisível.

A obra original, publicada na Weekly Shounen Magazine ("School Rumble", "Fairy Tail", Suzuka"), tem se mantido estável há um considerável tempo - sempre fica no meio do ranking de popularidade, nunca alcançando o topo, mas também jamais aparecendo entre os últimos - e, em boa parte de seus capítulos curtos, surgem somente Takurou e Muromi atuando em diálogos engraçadinhos e tão frenéticos como a trilha do trailer acima - mais a frente aparecem personagens novos, geralmente criaturas tão absurdas quanto Muromi, como kappas e outras sereias. É uma montagem que, em uma versão animada, exigirá muito de seu diretor e roteiristas para que o desenvolvimento dos curtas e a transição entre um e outro não fique algo maçante, um defeito comum nessas adaptações. 

Ao menos no papel, a sereia alcoólatra que fala no dialeto de Hakata e o centrado rapaz solitário pescador exibem uma ótima química em suas conversas inúteis, como se fossem uma dupla de comediantes (pois um possível romance é inexistente aqui, pelo menos nos volumes iniciais); Muromi se encontra distante do papel de uma personagem feminina e delicada, garantindo com seu comportamento impulsivo, idiota e inconveniente ótimos momentos cômicos. O mangá fica no meio termo em relação ao seu conteúdo, não sendo totalmente inocente com seu fanservice mas, ao mesmo tempo, não exagerando no vocabulário mais pesado e cobrindo isso tudo com uma agradável camada moe, mantida na série de TV.

Bem encaminhado, tem condições de se destacar positivamente na temporada, considerando o bom e inusitado material de origem - afinal, quantas vezes você já viu uma sereia andando de skate?



**********

Odoriko Clinoppe
Formato: TV
Data de estreia: 09/05
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
De onde saiu: Jogo para celular.
Site oficial: Clique aqui

Parece que a GREE - plataforma de rede social japonesa com grande foco em games para celular - ficou empolgada com o sucesso que vem tendo a adaptação animada do jogo "Tanken Driland"; ela não só bancará uma segunda temporada dessa série como também virá agora em abril com dois novos animes baseados em jogos de sua autoria. Um deles é o último título desse post, "Zettai Bouei Leviathan", enquanto o outro é "Odoriko Clinoppe", que virá de um jogo onde você cria algo parecido com um pintinho sem rosto, basicamente.

Clinoppe é uma misteriosa criatura de corpo grudento e que mede apenas um palmo de altura, descoberto nas montanhas da Índia. No aplicativo para celular o jogador (maioria mulheres entre 20 e 30 anos) toma conta dele como se fosse um bichinho de estimação, além de poder trocar suas roupas, adquirir itens exclusivos e até vê-lo dançar - "odoriko" significa dançarino.

Já no anime, será mostrado o dia a dia de Clinoppe junto a uma mulher de escritório chamada "Onei-san". A animação é o primeiro passo da empresa GREE rumo à expansão da licença do nome de seu personagem para outras áreas, visando o lançamento simultâneo de produtos diversos.



**********


Data de estreia: 06/04
Diretor: Hiroyuki Kanbe ("Viper's Creed")
Estúdio: A-1 Pictures
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
De onde saiu: Light novel, 11 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui

Trailer: Clique aqui e aqui

E que retorne o legítimo anime de pseudo-incesto com título grande!

Após inspirar e inflar a criação de vários outros animes - ruins - de suposto incesto entre irmãos, influenciando inclusive nos títulos enormes que estes trouxeram, "Ore o Imouto" obtém sua segunda temporada em uma nova casa, a A-1 Pictures ao invés de AIC Build, porém a equipe de produção principal segue inalterável - Hiroyuki Kanbe na direção, Hideyuki Kurata na composição dos roteiros e Hiroyuki Oda no "character design". AIC Build desistiu de prosseguir com o anime por questões de planejamento.

Narrando os martírios pelos quais o protagonista Kyousuke passa ao lado de sua irmã mais nova, Kirino, uma garota linda e popular que esconde um hobby mal visto que é o de jogar visual novels eróticas, "Ore no Imouto 2" possivelmente seguirá o final verdadeiro visto nos episódios especiais, ignorando assim o encerramento original da primeira série de TV. A light novel está prevista para terminar no próximo volume, o 12, que será lançado durante a temporada de primavera, o que cria expectativas quanto a se essa continuação irá mesmo até o fim do original - parece óbvio que sim, mas já houve tantos casos de animações que deixavam de adaptar apenas um pedaço do material de origem, mesmo ele estando finalizado na época, que não há como ter certeza...

Atualização, 24/03: Foi confirmado que essa segunda temporada irá realmente seguir até o volume final da light novel, o 12. A série de 2010 adaptou os 5 primeiros volumes.

Atualização, 01/04: Divulgado que o anime terá 16 episódios, sendo 13 exibidos na televisão e 3 lançados posteriormente ao mesmo tempo.


**********


Formato: TV
Data de estreia: 05/04
Diretor: Akitoshi Yokoyama
Estúdio: Madhouse Studios
Gênero: Romance 
De onde saiu: Jogo para PSP.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui (Daily Motion) e aqui

Após "Chihayafuru 2", Madhouse pode fazer quantos haréns ordinários desejar.

Conheça muitas garotas e tire fotos delas nas mais variadas situações e poses (pensou em algo pervertido? Está no caminho certo!); o "date sim" "Photo Kano" lançado para PSP em 2012 pode ser resumido dessa maneira. Nele, Kazuya Maeda é um estudante do segundo ano que ganha uma câmera fotográfica DSRL do pai, e ele passa a usa-la para algo muito saudável: tirar fotos de garotas. Graças a isso, ele se envolve em encontros românticos com algumas estudantes de sua escola.

Ou seja, as meninas caem de amores por rapazes que tiram fotos com câmeras que custam mais de mil reais.

Levando em conta que são sete as garotas principais, e que as dubladoras escolhidas são em sua maioria muito populares (tais como Saito Chiwa, Kanae Itou, Kaori Mizuhashi e Miyuki Sawashiro), não seria de se espantar caso o anime viesse dividido em arcos independentes, onde a história seria sempre reiniciada para que o sortudo protagonista - dublado por Nobunaga Shimazaki, vencedor no Seiyuu Awards 2013 na categoria "Melhor Ator Novato" - pudesse fazer outra conquista. Lembra "Amagami SS"? Os jogos de ambos vêm da mesma empresa, a Enterbrain.

Com três mangás de volume único publicados e dois em andamento, além de uma nova versão do jogo para PS Vita que será lançada no final de abril, o anime de "Photo Kano" chega empurrado por um grande nome que é o Madhouse para atrair bandos e bandos de otakus com suas personagens "waifus". Escolha sua favorita e tire muitas fotos dela, mas não passe dos limites!



**********


Formato: TV
Data de estreia: 25/04
Diretor: Kunihiko Yuyama
Estúdio: OLM
Gênero: Aventura / Comédia / Fantasia / Infantil
De onde saiu: É Pokemon, ué.

Quarta temporada da saga "Best Wishes" de Pokemon, iniciada em 2010 - as anteriores foram "Pokemon Best Wishes!", "Pokemon Best Wishes! Season 2" e "Pokemon Best Wishes! Season 2: Episode N".






**********

Data de estreia: 06/04
Diretor: Masakazu Hishida
Estúdio: Dongwoo Animation / Tatsunoko Production
Gênero: Comédia / Drama / Música
De onde saiu: Jogo arcade.
Site oficial: Clique aqui

Terceira temporada da série "Pretty Rhythm", que se iniciou em 2011 com "Pretty Rhythm: Aurora Dream" e continuou em 2012 com "Pretty Rhythm: Dear My Future". Baseado em um jogo arcade, a trama do anime se passa em um mundo onde um esporte intitulado "Prism Show" é muito admirado, e nele ídolos competem entre si em provas de canto, dança, moda e patinação no gelo. "Rainbow Love" apresentará uma nova heroína, a aspirante a ídolo chamada Naru Ayase.

A direção segue com Masakazu Hishida, que esteve presente nas temporadas anteriores.


**********



Formato: TV 
Data de estreia: 03/04
Diretor: Toshiya Shinohara (Os quatro filmes de "Inuyasha", "Kuroshitsuji")
Estúdio: P.A. Works
Gênero: Fantasia
De onde saiu: Novel, 6 volumes, finalizada.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

P.A. Works produzindo = Só metade do anime prestará?

Izumiko Suzuhara é uma garota de quinze anos que passou toda a sua vida isolada em um templo nas montanhas da península de Kii. Tímida e insegura, ela estranhamente destrói qualquer aparelho eletrônico com o qual tem contato.

Seu maior desejo é sair das montanhas para estudar e morar na cidade local; contudo seu guardião, Yukimasa Sagara, lhe recomenda que ela vá para uma escola de Tóquio ao lado de seu filho, Miyuki Sagara, que é amigo de infância dela. Os dois começam não se dando bem, mas a relação entre eles muda durante um terrível acidente em uma excursão escolar: após isso Izumiko descobre que ela é uma representante (yoshihiro) de uma entidade chamada "Himegami", enquanto Miyuki é um guardião (yamabushi) que tem a obrigação de protegê-la.

Mais uma dessas animações envolvendo xintoísmo e seus termos e deuses que confundirão a cabeça de muitos. Só que basicamente deverá ser isso: uma garota com poderes latentes e um rapaz que tem o dever de zelar por sua segurança, sendo adicionado aí um forte desenvolvimento individual da protagonista e algum argumento que envolverá pessoas ou algo pondo em risco sua vida - mero "achismo", li somente alguns capítulos da adaptação em mangá. Porém drama, suspense e uma pitada de romance são garantidos. 

Se P.A. Works não fizer igual a "Tari Tari" (pareceu que estavam com uns trocados sobrando no caixa e decidiram então produzir outro anime qualquer...), "RDG" já virá com a certeza de ter, no mínimo, uma bela arte, cujo "character design" ficará a cargo de Mel Kishida, autor dos traços de "Sora no Woto", "Hanasaku Iroha" e "Kamisama no Memochou". É a primeira vez que Toshiya Shinohara dirigirá uma animação do estúdio, mas já está confirmado que ele será o responsável pela próxima produção original do P.A. Works, "Nagi to Asukara". Quanto aos roteiros e a supervisão destes, Michiko Yokote vem com uma bagagem considerável na área, como "Bleach", "Gintama", "Genshiken 2", "Ranma 1/2" e o arco de "Mononoke" em "Ayakashi: Japanese Classic Horror" - e como informação adicional totalmente inútil, ela foi roteirista do sexto episódio de "Tamako Market", atual anime em exibição do estúdio Kyoto Animation. E qual era o tema desse episódio? Tamako e suas amigas montando uma casa mal-assombrada, e nisso aparecem rumores sobre um espírito de verdade vagando pelo distrito comercial...

No geral, uma boa equipe. Entretanto, mais inacreditável do que fantasmas ou garotas possuídas por deuses, será ver P.A Works conseguir terminar um anime de modo decente...


**********


Shingeki no Kyojin
Formato: TV
Data de estreia: 07/04
Diretor: Tetsuro Araki ("Death Note", "Guilty Crown", "Highschool of the Dead")
Estúdio: Wit Studio
Gênero: Ação / Drama / Fantasia / Horror
De onde saiu: Mangá, 10 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui e aqui

A quota de censura e corpos desmembrados da temporada.

Tempos atrás a raça humana quase foi extinta pelos gigantes, criaturas sem inteligência que parecem devorar humanos por mero prazer. Os poucos que sobraram construíram cidades cercadas por imensas muralhas, mais altas que os maiores gigantes existentes. Dessa forma, enclausurados, os humanos conseguiram viver em paz por cerca de cem anos.

Contudo, no presente, um gigante maior que as muralhas surge e destrói a proteção de uma das cidades, permitindo que ela seja invadida pelos gigantes menores. O adolescente Elen e sua amiga Mikasa testemunham um horrendo massacre onde centenas de humanos são pegos e mortos pelos invasores, sendo uma dessas vítimas a própria mãe de Elen, que é devorada viva. A partir desse dia, ele jura se vingar em nome da humanidade e matar todo gigante que existir.

Vencedor do Kodansha Manga Award em 2011 na categoria shounen, o mangá com traços grosseiros de "Shingeki no Kyojin" é deliciosamente sanguinolento e cruel; não poupa nem minimiza as várias cenas nas quais os gigantes, literalmente, despedaçam e comem os frágeis seres humanos. Corpos desmembrados, mastigados, partidos ao meio, decapitados, esfolados... Oras, como colocarão isso em uma série de TV? Bem, se puserem algo que se aproxime do conteúdo da obra original, será com as adoradas sombras negras cobrindo 90% da tela, e que se espere depois a versão em BD. Justamente um dos pontos mais legais da história, a violência gratuita e livre que gera um ambiente de total horror e desespero, já chega fortemente ameaçada, o que deverá causar muitos chiados por parte dos leitores do mangá - porque, não importa o quão boas fiquem as sequências de ação e carnificina mesmo que minimizadas, não será a mesma coisa, pelo menos não para quem conhece o material de origem...

É delicado discutir trechos do enredo, pois "Shingeki no Kyojin" traz com rapidez boas surpresas em seu desenvolvimento que alteram drasticamente o estado inicial da trama, e que farão o anime não ficar tão dependente dos momentos de pura brutalidade por conta dos mistérios e curiosidades que são revelados a respeito do mundo em que se passa a história - surge lá uma ou outra parte incoerente e sem lógica (para variar), mas, ah, aí sim, esqueça isso e preste atenção nos gigantes arrasando com tudo! Além disso, se Elen (dublado por Kaji Yuki, em mais um papel de personagem chatinho) não empolga muito com a típica obstinação, julgamento exagerado e sonhador de certo e errado e "complexo de herói" inerentes a esses protagonistas, Mikasa, por outro lado, é alguém de presença muito mais forte e atraente. 

Liderando a produção do anime, Wit Studio na realidade é um braço da empresa multimídia IG Port, que também possui o estúdio Production I.G como subsidiário - logo, é praticamente tudo da mesma casa. Ao menos nos trailers a impressão que fica é o de uma fluidez regular na animação como um todo, e em cenas isoladas e rápidas os gigantes comuns em CG podem até parecerem mais interessantes do que se fossem em 2D, contudo isso provavelmente não ficaria muito bom em tomadas de maior proximidade e duração - mas cumprem o papel de dar a essas criaturas um ar muito mais impactante e assustador. Com "character design" de Kyoji Asano ("Psycho-Pass" e "Tokyo Marble Chocolate"), roteiros de Yasuko Kobayashi ("Claymore", Casshern Sins") e direção de Tetsuro Araki ("Death Note, "Highschool of the Dead"), "Shingeki no Kyojin" não vem só para ser um dos animes mais populares da temporada, como também um dos melhores de fato. A história pode não ser muito inteligente e menos ainda isenta de falhas; entretanto, ela sabe com méritos prender a atenção.

Sensação de novo anime "modinha" a caminho, para desgosto daqueles que se acham "donos" da obra original só porque a conheciam antes...


**********


Formato: TV (3 min. por episódio)
Data de estreia: 09/04
Diretor: Tetsuji Nakamura ("Zatch Bell")
Estúdio: HOTLINE
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
De onde saiu: Mangá, 2 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui


HOTLINE tem apenas duas produções em seu histórico: o tosco "Shiba Inuko-san" e o mais tosco ainda "Ishida to Asakura", ambos animes com episódios que não passam de dois minutos de duração cada. Já em "Sparrow's Hotel" teremos uma protagonista mais comum, que não é um estudante meio retardado de cabelo afro e nem uma colegial com a aparência de um cachorro, e sim uma moça de busto avantajado chamada Sayuri Satou. 

Nova funcionária do grandioso hotel Sparrow, Sayuri se aproveita de seus peitos (as sinopses por aí dizem isso...) e técnicas de luta e assassinato para combater aqueles que causam problemas no local. Entretanto, quando não está fazendo isso, ela se mostra bastante inexperiente para lidar com seu gerente, e frequentemente acaba mordendo sua própria língua (outro detalhe difundido pelas sinopses vistas por aí, deve ser algo muito importante no contexto do anime).

HOTLINE é aquilo; animações tão trash, mas tão trash, que no final atraem e arrancam alguns risos pela sua ruindade. Que continue assim!



**********



Formato: TV
Data de estreia: 07/04
Diretor: Kazuya Murata
Estúdio: Production I.G.
Gênero: Sci-fi
De onde saiu: Animação original.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Grande expectativa apenas por causa de um nome na equipe.

A história se inicia em um futuro distante, em uma galáxia longínqua. A Aliança Galáctica Humana tem constantemente lutado pela sua sobrevivência contra uma raça grotesca de seres alienígenas chamada "Hidiaazu". Durante uma batalha, o tenente Redo e sua máquina humanoide Chamber são engolidos por uma distorção no tempo e espaço; ao acordar de seu estado de hibernação induzido, Redo descobre que ele se encontra na Terra, um planeta totalmente inundado onde as pessoas vivem em frotas de grandes navios, recolhendo relíquias dos mares para sobreviver.

Chegando a uma frota conhecida como Gargantia, e sem conhecimento algum da história ou da cultura do planeta, Redo é forçado a conviver com Amy, uma garota de quinze anos que trabalha como mensageira. Para ele, que sempre viveu no meio da guerra, estes dias de paz não param de surpreendê-lo.

Production I.G. traz um lindo, detalhado e colorido cenário (muito melhor que suas produções anteriores), porém a premissa soa genérica demais, e sequer os trailers dão muito ânimo. Então, é de se esperar que a presença de Gen Urobuchi como roteirista na série seja, sem dúvida, a maior razão para que "Suisei no Gargantia" tenha se tornado uma das estreias mais esperadas em abril.

Criador de roteiros para visual novels, light novels e animes, Urobuchi teve como primeiro grande trabalho a visual novel de horror "Saya no Uta", da Nitroplus, em 2003. Fazendo aqui e ali outras obras de relativo destaque durante os anos seguintes, Urobuchi só veio a se tornar popular em 2006, quando aceitou um convite para escrever a light novel "Fate/Zero" - na área da animação, a fama chegou em 2011, ao roteirizar "Mahou Shoujo Madoka Magica". Garotinhas mágicas, algo inicialmente tão banal, até o momento em que a trama toma contornos mais sombrios e perturbadores... E "Fate/Zero" então, tanto o anime (do qual ele foi roteirista) quanto a light novel, que trazem uma carga obscura e dramática que a obra de origem, a visual novel "Fate stay/night", jamais ambicionou ter? E "Psycho-Pass", que, mesmo com altos e baixos - principalmente na animação -, tem causado surpresas e boas críticas?

Só esses trabalhos mainstream de Urobuchi são o suficiente para provar que sua mente é capaz de dar um brilho mais intenso em tramas à primeira vista tão ordinárias, tanto faz se com pinceladas de pura insanidade visual ou um aprofundamento psicológico maior nos personagens de suas histórias. Com exceção da arte, "Suisei no Gargantia" não impressiona mesmo, mas sua ideia inicial tão sem sal pode tomar rumos inesperados com a ajuda de alguém tão criativo quanto ele. Outros nomes envolvidos nessa animação original são Makoto Ishiwata, desenhista mecânico em "Robotics;Notes", "Blassreiter" (criado por Urobuchi) e "Kakumeiki Valvrave" - sim, o que estreará também em abril; e Hanaharu Naruko, criador do "character design" e autor do hentai "Floating Material" - o que deixa implícito algumas das intenções desse projeto ainda tão enigmático. Se a expectativa gerada em torno será atendida, vá saber, contudo essa história certamente tem muito mais a contar do que parece.

E tomara que tenha, pois distribuir gratuitamente oito mil cópias em blu-ray dos primeiros episódios é uma enorme aposta de risco...


**********


Formato: TV
Data de estreia: 06/04
Diretor: Toshinori Fukuzawa
Estúdio: Toei Animation
Gênero: Aventura / Fantasia
De onde saiu: Continuação de "Tanken Driland", de 2012, anime que vem de um jogo para celular.
Site oficial: Clique aqui

O "De onde saiu" já falou tudo: é a continuação, com novo elenco, do anime de aventura cuja estreia se deu em julho de 2012, e que tem passado muito despercebido aqui pelo Ocidente por conta da falta e do atraso dos fansubs em traduzi-lo (leia-se: o fansub americano pausa a tradução por motivos diversos, os demais também ficam parados). Como dito no texto de "Odoriko Clinoppe" (você leu mesmo?!), a empresa GREE vem empolgada nessa temporada com três novos animes de seus jogos para celular, visto o sucesso alcançado pela primeira série de "Tanken Driland" no Japão, que traz uma divertidinha história fantasiosa em traços infantis.

Nas últimas semanas a animação obteve uma popularidade extra, pois era tido como certo que a segunda temporada pegaria o horário do famoso "Fairy Tail", anime que termina neste mês. Entretanto, "Tanken Driland" será exibido de manhã no mesmo canal, TV Tokyo, enquanto que "Fairy Tail" era exibido à tarde.



**********

Formato: TV (5 min. por episódio)
Data de estreia: 06/04
Estúdio: Eiken
Gênero: Comédia
De onde saiu: Spin-off da série de TV "Tetsujin 28-go" - este, por sua vez, tem como base um mangá de 24 volumes, finalizado.
Site oficial: Clique aqui

Criado por Mitsuteru Yokoyama (falecido em 2004), "Tetsujin 28-go" teve um mangá de 24 volumes publicado entre 1956 a 1966, e este rendeu ao longo de cinco décadas 4 séries de TV e alguns filmes. Passados seis anos desde sua última versão animada, um longa de 2007, "Tetsujin" será retomado em um anime de episódios curtos e arte estilizada, que focará na vida do protagonista Shoutarou Kaneda ao invés das batalhas vistas nos animes anteriores. 

Muito popular aqui no ocidente por volta da década de 80, a história original começa no final da 2ª Guerra Mundial, quando o exército japonês tenta secretamente desenvolver uma arma capaz de derrotar os Aliados. Após vinte e sete tentativas fracassadas, Dr. Kaneda conclui a montagem de um robô comandado por controle remoto, que é batizado de Tetsujin 28-go; contudo, a essa hora a guerra havia chegado ao seu fim, e Dr. Kaneda morre do coração pouco depois de terminar sua criação.

Ao invés de se tornar uma arma militar, Tetsujin 28 é dado a Shoutarou, filho de dez anos do falecido cientista. Em suas mãos, a robô é usado para combater crimes e outras máquinas inimigas. 

E agora, nesses curtas supostamente sem ação, será talvez aproveitado para fazer a janta...



**********


Data de estreia: 13/04
Diretor: Tatsuyuki Nagai ("Ano Hana", "Ano Natsu de Matteru", "Honey and Clover II", "Toradora!")
Estúdio: J.C. Staff
Gênero: Ação / Comédia / Fantasia / Sci-fi
De onde saiu: Mangá, 8 volumes, em andamento. "Spin-off" de uma light novel, "Toaru Majutsu no Index", de 22 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

"Spin-off" de "Toaru Majutsu no Index", série sobre espers iniciada em 2008 e que teve duas temporadas. "Toaru Kagaku no Railgun" consegue também uma sequência (a primeira é de 2009) se baseando na mesma equipe de produção, como Tatsuyuki Nagai na direção e Seishi Minakami na composição dos roteiros. Nessa continuação, o foco será o arco "As Irmãs", que na novel de "Majutsu no Index" durou somente um volume, porém foi expandido posteriormente no mangá de "Kagaku no Railgun".

**********

Uta noPrince-sama♪ Maji Love 2000%
Formato: TV

Data de estreia: 03/04
Diretor: Yuu Kou ("Chrno Crusade", "Giant Killing", "Zero no Tsukaima: Futatsuki no Kishi")
Estúdio: A-1 Pictures
Gênero: Comédia / Harém / Romance
De onde saiu: Jogo para PSP.
Site oficial: Clique aqui

Trailer: Clique aqui

Continuação da animação de 2011, "Uta noPrince-sama Maji Love 1000%". Com o mesmo diretor em ação, Yuu Kou, o anime é baseado numa série de visual novels "otome" e tem como cenário uma escola de música que forma compositores e ídolos. A protagonista, Haruka, sonha em se tornar uma compositora, e aos poucos vai conhecendo e ajudando seis belos rapazes aspirantes a ídolos que surgem em sua vida.

A heroína de olhos assustadores teve, na primeira temporada, arcos individuais com todos os integrantes de seu harém, e a conclusão disso tudo foi algo bem típico para o gênero. Mas, o que acontecerá agora, os seis garotos ficarão ao seu lado enquanto lutam entre si para ter algo mais com ela? Ou surgirá, como indica a imagem acima, um novo galã para apimentar as coisas? Na verdade, tanto faz um como outro: tirando o trabalho caprichado da A-1 Pictures na arte do anime e a trilha sonora razoável, "Uta no Prince-sama" é puro fanservice para as mulheres, e não faz muita diferença como ele se desenvolverá - o anime anterior não pareceu dar importância a isso, para se ter uma ideia... Rapazes maravilhosos, rapazes esses fazendo de tudo para conquistar a protagonista chatinha, rapazes para todos os gostos femininos, e só. No seu nicho, é uma série competente e rentável, e isso já é o bastante.



**********

World Fool News
Formato: ONA (7 min. por episódio)

Data de estreia: 03/04
Estúdio: CoMix Wave
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
De onde saiu: Animação original.
Site oficial: Clique aqui

Anime curto que mostra os acontecimentos ridículos que ocorrem em uma emissora de televisão, onde o protagonista Takahashi se torna o âncora de um programa de notícias conhecido por suas esquisitices.

**********

Data de estreia: 05/04
Diretor: Ai Yoshimura
Estúdio: Brains Base
Gênero: Comédia / Romance
De onde saiu: Light Novel, 6 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui

Da série "protagonista masculino pessimista e indiferente a tudo".

Sem ter amigos e muito menos uma namorada, o antissocial Hikigaya Hachiman tem uma visão bastante distorcida e negativa a respeito da adolescência; para ele, seus colegas de classe não passam de mentirosos que superestimam em excesso tal fase da vida, quando na realidade ela não tem nada de especial. E, justamente por causa desse seu comportamento, uma professora o obriga a participar do "Clube de Serviço", local de voluntários que presta assistência a alunos e que tem apenas um membro: Yukinoshita Yukino, a garota mais linda da escola. 

Mesmo não indo com a cara um do outro em um primeiro momento, os dois terão de se unir e confrontar suas visões de vida opostas para resolver os problemas dos alunos que são trazidos para o clube, ao mesmo tempo em que Yukino se encarrega de transformar Hikigaya em uma pessoa melhor.

Quer desconcertar um fanboy de "Yahari"? Diga que a história se parece com "Boku wa Tomodachi ga Sukunai"...

Porque parece mesmo, ao menos no início.

Protagonista socialmente desajustado que, junto com a bela garota fria e admirada, compõe um clube que vai lentamente reunindo outros estudantes solitários... Soa sim muito semelhante a "Boku wa Tomodachi", e, até onde pude ler da obra original - poucos capítulos -, a principal diferença entre os dois é que "Yahari" parece disposto a ir mais a fundo em temas que "Boku wa Tomodachi" apenas encostou de leve, para em seguida se perder em muito fanservice - e fãs dizem que nos últimos volumes lançados o enredo se distancia e muito de uma comédia romântica com Harém comum. Tem diálogos um tanto pretensiosos, mas interessantes e bem montados, o resmunguento Hikigaya causa uma boa e divertida primeira impressão, os traços são bonitos (e Brains Base, mesmo com orçamentos baixos, sabe dar uma disfarçada nisso com muita cor e estilização)... Está aqui uma das séries mais aguardadas da temporada, tanto por causa do estúdio quanto pelo prestígio da light novel, sexta colocada no Kono Light Novel ga Sugoi! de 2013, um guia anual que elege por voto popular as melhores obras nesse tipo de mídia. O diretor novato e o roteirista de pouca experiência (aahh, cadê Takahiro Omori!?) não empolgam, mas é esperar para ver o que vai dar.


**********


Yondemasu yo, Azazel-san. Z
Formato: TV (12 min. por episódio)
Data de estreia: 07/04
Diretor: Tsutomu Mizushima ("Another", "Joshiraku", "XXX Holic")
Estúdio: Production I.G.
Gênero: Comédia
De onde saiu: Mangá, 8 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui

Trailer: Clique aqui

Segunda temporada do deturpado anime de 2011, onde, basicamente, um detetive particular sádico e cruel invocava demônios sádicos e cruéis (e idiotas) para resolver seus casos com métodos nada, nada convencionais. Veremos novas piadas retardadas, sujas, erradas e imorais, porém engraçadíssimas, serem protagonizadas por um bando de degenerados. Comparando com algo recente, seria um "Cuticle Detective Inaba" mais - bem mais - hardcore.

Mesmo sendo episódios de 11 minutos, a primeira temporada começou com um gás tão imenso que no final quase ficou sem fôlego, terminando assim de uma maneira um tanto frustrante. A equipe "estelar" segue inalterável, do estúdio Production I.G. ao popular diretor Tsutomu Mizushima, além de dubladores conhecidos como Hiroshi Kamiya ("Bakemonogatari", "Natsume Yuunjichou") e Daisuke Namikawa ("Hetalia Axis Powers", "Kimi ni Todoke").


**********


Formato: TV
Data de estreia: 10/04
Diretora: Kaori
Estúdio: Kinema Citrus
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
De onde saiu: Mangá, 4 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui e aqui

Dessa vez, meninas nerds para você! Baseado em um mangá 4-koma, o anime trará três estudantes que são membros de um clube de informática: a lerdinha Yukari, a animada e infantil Yuzuko e a sensata Yui. Agora que sabe a personalidade de cada uma, tente descobrir quem é quem na imagem ao lado sem a ajuda do trailer. Ahh, os penteados, as roupinhas, os clubes e seus argumentos podem mudar, mas é sempre a mesma coisa... E eu gosto disso, vergonhoso...

Informática? Vai nessa. É um 4-koma, e obviamente só as veremos batendo papo e falando sobre assuntos aleatórios. Originário de um mangá seinen, possivelmente seu conteúdo não será assim tão inocente. Quanto ao estúdio responsável por sua adaptação, o Kinema Citrus tem de longe como melhor produção "Tokyo Magnitude 8.0"; porém, nas últimas temporadas ele veio com "memoráveis" títulos como "Code:Breaker", "Busou Shinki Moon Angel" e "Oshiri Kajiri Mushi"... As expectativas são baixíssimas, mas talvez por isso mesmo pode acabar se tornando uma razoável surpresa.

**********



Data de estreia: 06/04
Diretor: Kenichi Yatani ("Doujin Work")
Estúdio: Gonzo
Gênero: Fantasia
De onde saiu: Jogo de RPG para celular.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

E Gonzo permanece agonizando.

Aquafall é um mundo fantasioso abundante em água e vegetação, e ocupado por dragões e fadas. Porém, com a queda de meteoritos trazendo criaturas que ameaçam todos os seres vivos do planeta, a fada Syrup forma o "Aquafall Defense Force", com três garotas do clã dos dragões como recrutas. A história acompanha o desenvolvimento de Syrup e as garotas dragões Leviathan, Bahamut e Jörmungandr enquanto lutam contra os inimigos vindo do espaço.

Gonzo? Não mais... História? Não... Jogo para celular? Minha nossa... Se algo além do lindinho "character designer" exibido no "trailer" (tão curto e vago que parece mais abertura de jogo antes de se apertar start...) chama alguma atenção, isto é o elenco de seiyuus: juntar Hanazawa Kana, Ayana Taketatsu e Kitamura Eri é querer apelar muuuito para a força que estes nomes possuem. "Zettai Bouei Leviathan" tem grandes chances de ser ruim como animação, contudo renderá bons trocados ao estúdio Gonzo, que pode ter "renascido" em 2011 com o anime de um gatinho vampiro, mas, parece estar tão vivo quanto ele...



**********


TOTAL:

56 estreias / 2 reestreias
26 continuações e spin-offs
16 novas adaptações de mangás
6 novas adaptações de light novel
5 animações originais
4 novas adaptações de jogos (Celular: 2; Nintendo DS: 1; PSP: 1)
nova adaptação de livro



**********


Animações mais esperadas pela comunidade do MyAnimeList (de acordo com o total de usuários que já adicionaram cada anime às suas listas) (números do dia 18/03):

 Ore no Imouto ga Konnani Kawaii Wake ga Nai. - 14,258
2º Shingeki no Kyojin - 9,633
3º Karneval - 7,117
4º Uta no☆Prince-sama♪ Maji Love 2000% - 6,848
5º Toaru Kagaku no Railgun S - 6,622
6º Date A Live - 6,591
7º RDG: Red Data Girl - 5,962
8º Hentai Ouji to Warawanai Neko. - 5,955
9º Yahari Ore no Seishun Love Come wa Machigatteiru. - 5,461
10º Devil Survivor 2 The Animation - 5,168


...


Meu perfil no MyAnimeList, com indicações semanais de matérias diversas sobre o mundo otaku feitas por este e outros sites;






Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Marquei alguns já pra não esquecer depois.

    Ao menos no meu gosto pessoal, de assistir só os manjadões, essa temporada promete :)

    ResponderExcluir
  2. A pessoa acima me disse que o Dard é gay, procede?

    ResponderExcluir
  3. Smoking do TBR?

    Não procede, ainda mais vindo de um enrustido como ele.

    ResponderExcluir
  4. Finalmente estou por dentro das estréias, já que antes eu estava totalmente por fora.

    Os animes que tem a maior probabilidade de eu gostar são:
    Aku no Hana
    Cyclops Shoujo Saipu~
    Danchi Tomoo
    Dibetagurashi Ahiru no Seikatsu
    Ketsuekigata-kun!
    Namiuchigiwa no Muromi-san
    Photo Kano
    RDG: Red Data Girl
    Shingeki no Kyojin
    Sparrow's Hotel
    Suisei no Gargantia
    Yahari Ore no Seishun Love Come wa Machigatteiru

    De qualquer forma espero q essa temporada me surpreenda!

    ResponderExcluir
  5. essa temporada promete. Suisei no Gargantia e Aku no Hana! xD

    ResponderExcluir
  6. Essa lista só me diz uma coisa... T.T meu mês de abril vai puxado! Bebop prepara o podcast só pra maio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E olha q a lista ainda não esta completa. O Podcast dessa temporada fica para o início de maio mesmo.

      Excluir
  7. Não ia ter saki essa temporada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Droga, postei duas vezes...

      Saki inicialmente estava previsto para julho, mas agora mudaram a data para a temporada de primavera de 2014. Não sei se a doença do autor(a?) tem alguma influência nisso.

      Isso se estiver falando da nova temporada, Quanto aos episódios especiais de "Saki: Achiga-hen", ainda estão previstos para essa temporada.

      Excluir
  8. Infelizmente nada de natsume yuujinchou nem nurarihyon no mago

    ResponderExcluir
  9. To vendo nada que me agrade nessa lista aew :/ japão deixou de fazer bons animes pra ficar so no moe, ecchi e esses animes meccha lixo. O negocio é assistir anime antigo mesmo \z

    ResponderExcluir
  10. Aguardando Hentai Ouji to Warawanai Neko, segunda temporada de Oreimo e Gargantia.


    Shingeki no Kyojin prevejo que será comido pela censura, então nem verei.

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS