10 de julho de 2017

Fim de Temporada: Melhores Animes Primavera 2017








O Animecote está assim, meio parado, mas com certo esforço deu para montar mais um post em conjunto do TOP de melhores animes da temporada - dessa vez a da recém acabada primavera, que este ano se mostrou um tanto aquém do habitual para essa época.


Como o nosso colega Evilásio continua longe dos animes devido às obrigações do dia a dia, para essa postagem convidei em seu lugar Carlírio Neto do blog parceiro Netoin!, o qual frequentemente participa de nossos podcasts. Abrindo o post com os seus pitacos sobre o que foi pra ele os cinco melhores animes da temporada - e seguido depois por mim e Tadashi -, desde já agradeço pela dedicação dada a essa tarefa mesmo já tendo o seu próprio blog para cuidar.

Bem, por ora é isso. Segue abaixo três TOP 5 de animes finalizados nos últimos dias, os quais esperamos que ajudem alguns a decidir o que ver, e clique aqui caso queira visitar as postagens de temporadas anteriores - que após um período em hiato voltaram a ser publicadas no ano passado.

**********



Carlírio Neto



Saudações, visitante do Animecote.

Este blog, parceiro desde 2012 do Netoin!, muito representa para a minha pessoa, desde o citado ano. Não por menos, um dos corresponsáveis por tantas aparições minhas em podcasts se deve a este espaço na internet, ao qual muito agradeço o convite para participar deste especial sobre os melhores animes da temporada de abril, que encerrou-se recentemente.

Dito isto, vamos a eles.



5º - Oushitsu Kyoushi Heine

Quando este anime se fez estrear, por alguns minutos questionei a mim mesmo se valeria a pena assisti-lo. Ao final de seu episódio inicial, tal indagação já estava respondida de uma forma amplamente positiva e muito bem-vinda.


Nesta obra, você é convidado a acompanhar as grandes desventuras que o “pequeno” tutor Heine possui. Isto porque, após receber um convite direto de Sua Majestade, ele aceitou a missão de educar da melhor maneira possível os quatro príncipes de tal reinado. É mais do que óbvio imaginar que cada um deles possui um comportamento próprio, quase ímpar, ao ponto de fazer com que antigos tutores não aguentassem mais do que poucos dias antes de entregarem o cargo em pauta.

Existe uma química muito chamativa neste anime, onde o humor é bem nivelado (abdicando de alguma grosseria que poderia ser esperada por muitos) e as ações dos cinco principais personagens da obra acabam tendo grande harmonia entre os elementos de descontração e seriedade. A atuação dos dubladores muito engradece o trabalho em pauta. Notável, também, citar que a maioria dos focos de desavença são resolvidos com ações diretas, por vezes rápidas, sem diminuir em nada a boa experiência que o anime proporciona.

Quanto aos príncipes que o tutor Heine teve de arduamente educar, ficam aqui resguardadas as palmas para eles também. Desde o “enigmático” Kai, passando pelo brincalhão Leonhard, o mulherengo Licht e, por fim, chegando no estudioso Bruno. A linhagem da família real von Grannzreich parecia estar, finalmente, em boas mãos. Obviamente, você tem de ver "Oushitsu Kyoushi Heine" para tirar as suas próprias conclusões.

No que tange à parte técnica, o estúdio Bridge fez um bom trabalho à frente deste anime. Longe de ser algo que marque época, é justo aqui enfatizar o capricho nos cenários, animação e desenho de todo o elenco que se fez presente neste título que, seguramente, foi uma grata surpresa da temporada recém terminada.



4º - Alice to Zouroku

Disparadamente, uma das melhores recordações que carregarei desta temporada de abril/2017 provém deste anime, "Alice to Zouroku". Tratava-se de uma obra pouco badalada, de comentários prévios escassos, cujos vídeos de chamada e sinopses preliminares acabaram atraindo a atenção de minha pessoa satisfatoriamente. E, para completar a alegria, o anime entregou justamente aquilo que dele se esperava.

Drama é o sinônimo direto para este título, por mais que seu longo primeiro episódio tenha tentado (e quase conseguido) passar uma ideia totalmente diferente, desde um início repleto de interrogações, partindo para uma perseguição alucinada na cidade, até culminar com aqueles que foram os grandes destaques da obra. Fala-se aqui, justamente, do senhor Zouroku e da pequena Sana.

Saiba, visitante, que este anime traz consigo a premissa sobre um grupo de garotas confinadas em um laboratório, escondido de toda a sociedade. Nele, tais jovens são diariamente submetidas a rigorosos testes e exames, uma vez que elas são denominadas como “Sonhos de Alice” (um tipo de poder grandioso, que permite às suas detentoras materializar tudo que pensarem). No caso da citada Sana, ela consegue se diferenciar das demais justamente por possuir um nível ainda mais avançado de tal poder. Não à toa, sua fuga do laboratório e ida para a cidade acabou tornado-se uma grande preocupação.

Você pode até pensar que o anime se resumiu unicamente a isto (o que não seria ruim), mas a obra acabou indo além ao mostrar como a vida do Zouroku mudou após encontrar a Sana e, como se isso não bastasse, também deixou em franca evidência a evolução da pequena protagonista naquele meio urbano desconhecido dela, que lhe permitiu ter algo que jamais imaginava um dia possuir em sua vida. Uma citação direta aqui poderia ser um spoiler da parte deste humilde blogueiro, mas vale citar que o dito fator sentimental contou muito nisto. Outras personagens como a Sanae (que é a neta do Zouroku), além da dupla formada pelas também usuárias do “Sonho de Alice” Yonaga e Asahi, acabaram mostrando o quão grandioso foi este anime.

O estúdio J.C.Staff, que se encarregou deste anime, fez um bom papel. Talvez recaiam aqui algumas críticas para a maneira com a qual o CG foi utilizado em vários momentos da obra, mas não é nada que faça a imersão na história e na graciosidade protagonizada pela dupla Zouroku e Sana acabar se perdendo. Sem dúvida alguma, Alice to Zouroku merece ser por você assistido.



3º - Uchouten Kazoku 2nd Season

Seria uma tremenda injustiça da parte deste blogueiro não citar esta obra entre as mais memoráveis da temporada anterior. Além disto, colocá-la como uma das melhores de 2017 até o momento (e possivelmente no final do ano) também não soe exagerado. Isto porque "Uchouten Kazoku 2nd Season" não apenas manteve o bom repertório de sua temporada antecessora (de julho/2013) como também o evoluiu a novos níveis.


Kyoto, uma das mais importantes cidades do Japão, é o cenário de tudo uma vez mais - no universo desta fantástica obra, grupos de tanukis ali vivem há muitas décadas. Todos eles sabiamente escondidos da humanidade como um todo, o qual conseguem interagir com as pessoas por poderem nelas aparentar-se quando bem quiserem e/ou precisarem. Não obstante a isto, mesmo estes grupos que vivem sem o conhecimento da sociedade humana possuem seus próprios problemas, questionamentos e incertezas que, tal como na primeira temporada de "Uchouten Kazoku", aqui também acabaram sendo trabalhadas.

Personagens como o Yasaburou são, nitidamente, um tipo de marca registrada deste anime. E não apenas ele, pois uma obra com um elenco tão representativo merece ter vários nomes aqui citados. Para tanto, vale muito a pena aqui fazer menções honrosas para o Nidaime, a Benten, o Yaichirou, o Akadama, a Kaisei, o Yajirou, entre tantos outros.

Talvez, a maior crítica a se fazer (da parte de minha pessoa) para "Uchouten Kazoku 2nd Season" recaia justamente para os seus últimos episódios; é uma verdadeira mistura de sentimentos, sensações e até de perspectivas. Obviamente, nada que te faça desgostar do anime e afins, mas pessoalmente deixou certos pensamentos no ar. Muita coisa para a mais profunda reflexão.

No mais, saiba que a P.A.Works manteve o seu ótimo trabalho de 2013 nesta sequência, o que por si só já é um sinal claro de muitos elogios. A parte técnica, no todo, é muito digna de ampla nota e menção. Se tu não viu nenhuma das duas temporadas do anime, ou assistiu a primeira e esta acabou deixando passar em branco, aproveite qualquer oportunidade que tiver para aproveitar tudo que esta obra tem, em seu montante, para lhe mostrar.



2º - Little Witch Academia

Este é um exemplo clássico de anime que você quer proteger, tal como um objeto importante que lhe traga muitas recordações e que está devidamente bem guardado e cuidado por ti. Pode soar um pouco exagerada tal tipo de menção, mas a verdade é que "Little Witch Academia" se fez merecedor de cada uma destas palavras. Houve motivos para tanto e não foram poucos. Entretanto, aqui a minha pessoa irá apenas resumir “o todo”.

Antes disto, tenha em mente que o público alvo deste anime é o infantil. O direcionamento é claro e direto, seja pela arte presente no decorrer da obra, o colorido utilizado em todos os cenários e desenhos dos personagens e, principalmente, pela maneira na qual o elenco se desenvolve. São características nítidas. Mas não se engane demasiadamente pois, mesmo tendo tal direcionamento de público, "Little Witch Academia" apresentou inúmeros momentos mais sentimentais e com certa dose de profundidade (uma vez que a teoria preza pelo contrário em tal modal).

Neste anime, você é convidado a acompanhar o cotidiano de uma garota comum chamada Atsuko (Akko). Seu grande sonho, desde muito pequena, está em seguir os passos do alvo da sua máxima atenção, sendo tal uma jovem que fez uma apresentação há muito tempo com direito ao uso de magia (que para todos os presentes eram efeitos especiais) e diversão em alto nível. Ao atingir certa idade ela resolveu mudar de escola e ingressar na Academia Luna Nova, um tipo de instituição de ensino dedicada à fina arte da magia, onde candidatas a bruxas buscavam aprender para ter sempre o poder mais elevado.

Leve em consideração que tal Academia está passando por apertos financeiros, o que possibilitou que garotas sem poderes pudessem nela ingressar. Além disto, a Atsuko é uma menina muito estabanada, praticamente sem jeito para quase tudo que faz. Torna-se desnecessário enfatizar o quanto ela demonstra isto no anime, em especial nos seus primeiros episódios. Sucy e Lotte, duas jovens bruxinhas, são suas companheiras de estudo desde o início da jornada e, ao lado delas, a Atsuko vai tendo o seu desenvolvimento gradual e contínuo. Vale muito aqui citar outra garota de poderes fenomenais, a Diana, sendo ela um ponto de observação do início ao final desta obra.

O estúdio Trigger é quem assinou esta animação - um trabalho que, tecnicamente, em nada pecou. Jamais se deixe enganar por pontos como público alvo de uma obra, visitante do Animecote, pois "Little Witch Academia" deixou um grande ensinamento sobre isto, ao longo de toda sua exibição. Comprove-o por si mesmo e vislumbre-se com o resultado final. Estes são os sinceros votos de minha pessoa para tanto.



1º - Tsuki ga Kirei

Uma história sobre o primeiro amor. Todos os conflitos, incertezas, percepções, sonhos e desejos acerca disto são tratados uniformemente em "Tsuki ga Kirei" - os jovens Kotarou e Akane é que se encarregam disto, amplamente. O rapaz é bem tímido, uma pessoa que tem por comportamento ficar no seu próprio canto, enquanto que a moça é alguém que já olha mais adiante, além de ser esportivamente ativa. Apesar de terem estilos de vida bem diferenciados, estes dois jovens se assemelham em outros aspectos também e, na união do todo, a ligação entre os mesmos foi o alicerce de sustentação deste anime do início ao final.

Temos aqui uma obra que sobressaiu-se justamente em saber causar impacto sem cair nos famosos vícios que, geralmente, obras de tal segmento costumam apresentar. Por mais que muitos de tais vícios não sejam nocivos quando bem trabalhados, a verdade acaba sendo o fraquejamento que se tem na experiência com a obra (por ser facilmente previsível cada ação e ato por parte do elenco). Tal teoria não é aplicável para "Tsuki ga Kirei" que (como já foi mencionado) não usou de tais vícios e, quando aparentou que o faria, deixou este alarme ressoando de maneira rápida e branda.

Nesta obra, a dupla de protagonistas acabou passando por grandes momentos na escola, em seus âmbitos familiares e também entre si mesmos. Em todos eles teve muito de aprendizado, com trechos que variavam da alegria sutil até ao acúmulo de lágrimas que pediam para serem derramadas. A minha pessoa aqui expressa abertamente que chorou em certos pontos do anime. Além da questão da aproximação amorosa, esta obra mostrou muitas ligações acerca das palavras confiança e amizade, tão importantes quanto o próprio ressaltado sentimento em si.

Tecnicamente, o estúdio fell fez um trabalho bem elogiável. Este humilde blogueiro não se incomodou com o traçado dos personagens (elemento este que acabou sendo alvo de críticas pela blogosfera mundial afora), e o colorido chamativo de seus cenários foi algo extremamente belo de se reverenciar. As atuações da equipe de dublagem merece aqui uma forte menção positiva, também.

"Tsuki ga Kirei", honestamente, faz parte daquele grupo de animes que não se faz exibir sempre. É uma verdadeira pérola, um diamante bruto que merece ser trabalhado com muita calma e atenção. Não são elogios vazios ou esparsos, mas sim palavras mais do que merecidas para este anime que, na opinião de minha pessoa, já assegurou o seu posto entre os melhores de 2017, mesmo com o fato do ano ter entrado agora em sua segunda metade.



**********


Erick Dias



5º - Alice to Zouroku

Ganhando o 5º lugar "de raspão" de "Little Witch Academia" (anime que acho uma graça, porém me foi desanimando um pouco com o passar do tempo), "Alice to Zouroku" primeiro me atraiu de início graças à premissa de termos um senhor de idade meio ranzinza ao lado de uma garotinha - um tipo de par incomum em animes -; contudo, após isso ele me causou surpresas novamente ao mostrar que o manjado cenário de crianças com poderes especiais e laboratório secreto por trás disso, regado a um punhado de cenas de ação destrutiva e repleta de efeitos, não seria de longe o mote principal do anime até o fim.

Discorrer em detalhes sobre esse ponto em particular significaria dar spoils avançados de parte da trama, entretanto foi refrescante ver como "Alice to Zouroku" tratou esse tema fantasioso à primeira vista desgastado, havendo nisso um drama de teor considerável e algumas pitadas de slice-of-life com humor suave - e tudo servindo para construir e evoluir a caprichosa, tagarela e impaciente Sana em sua convivência com Zouroku. Às vezes tristonho por conta dos obstáculos que enfrentam, em outros momentos bem humorado pelos instantes de alegria entre eles ou então um pouco reflexivo devido aos dilemas envolvendo a garota ou outros personagens, este foi um anime muito mais focado no surgimento e fortalecimento de relações e no aprendizado de uma criança que nunca antes havia presenciado o mundo fora de um laboratório onde era tratada como uma cobaia, detalhe que considero válido destacar uma vez que suas sinopses podem dar a entender uma abordagem diferente. 

Os quatro animes à sua frente me foram mais empolgantes, não nego, mas ainda assim gostei de como "Alice to Zouroku" trouxe uma historinha tão decente para o gênero sem cair no preciosismo com o andar dos episódios, algo que o diretor Katsushi Sakurabi já tinha feito tão bem no ano passado com o relaxante "Flying Witch".



4º - Seikaisuru Kado

Esse bendito anime poderia estar no topo da lista ou pelo menos em segundo (já que me afeiçoei muito ao primeiro colocado), todavia "Seikaisuru Kado" sofreu um baque absurdo de qualidade em seus quatro últimos episódios, desperdiçando toda uma esmerada construção de enredo que, até esse ponto, me estava sendo muito atrativa.

Protagonizado tanto por um alienígena que visita a Terra com a intenção de "evoluir" os humanos com o uso de artefatos de tecnologia avançada, quanto por um competente oficial do governo japonês que tem a missão de servir como mediador nessa troca de conhecimento, "Seikaisuru Kado" ostentou, desde o começo por meio de seu elenco de adultos, uma série de tomadas de decisão e diálogos bastante verossímeis com toda essa incrível situação para a humanidade - foi curioso vê-lo abordar, por exemplo, as consequências políticas, sociais e econômicas que tal interação com um extraterrestre e o uso de suas tecnologias poderiam causar, bem como a retratação dos pontos de vista e interesses diferentes a respeito disso. Em resumo, o roteiro do anime "vendeu" muito bem sua ideia e sabia instigar quanto a qual seria o próximo passo a cada episódio nesta empreitada, por mais que ela tenha começado com um alienígena bishounen de cabelos brancos chegando na Terra através de um cubo interdimensional com 2 quilômetros de diâmetro. Havendo ainda uma química prazerosa entre os dois protagonistas que citei, por um bom tempo o anime foi um ótimo modelo sobre como saber contar e repaginar um tipo de história de ficção científica já tão reciclado em todo tipo de mídia.

Mas... É incrível a maneira com que, a partir do episódio 9 (de 12), tudo começou a desmoronar com reviravoltas estúpidas, soluções acéfalas, conversas irracionais e sentimentalismo despropositado, culminando num final que usou um dos artifícios mais sacanas e irritantes que um anime ou mangá pode aproveitar, o qual se quiser saber de modo geral basta destacar o texto em branco a frente --> Vemos um dos "truques" ex machina de apresentar um personagem novo, justamente no último episódio, que resolve um problema que parecia insolúvel até momentos atrás, sendo que apenas sua aparição já sofre vários furos de lógica no próprio cenário do anime.

Nos últimos dias conversei com mais de uma pessoa quanto a se, mesmo com o estrago no final, ainda valeria a pena recomendar "Seikaisuru Kado" a quem me indagasse a seu respeito - e confesso que permaneço em dúvida quanto a isso, visto que o gostinho amargo no final é o que mais ficará marcado. Se muito, talvez seja melhor o sujeito estar ciente de que a partir de certo trecho o anime poderá seguir um caminho que fará perder tudo aquilo que ele poderia estar gostando na trama, e que com isso decida se de todo modo ainda pretende arriscar assisti-lo.   



3º - Uchouten Kazoku 2nd Season

Eu criticando a falta de coerência e lógica no desfecho do anime acima, enquanto que aqui fico encantado com a fantasia sem limites desse anime que mostra as conturbadas relações entre tanukis, tengus e alguns humanos na cidade de Kyoto - porém toda essa liberdade poética de "Uchouten Kazoku" me é muito fácil de abraçar por conta não só do modo tão robusto e sedutor que ele narra sua história, como também pelo simpaticíssimo elenco que ele possui. Eu já havia comentado isso na primeira edição do AnimecoteCast dessa temporada, mas no meu caso, ainda que o protagonista Yasaburou seja uma figura de grande carisma pelo modo como se desdobra diante dos eventos que se sucedem na série, o que me atrai de fato é a interação do elenco como um todo, a qual acho extremamente bonita, divertida e em alguns momentos identificável - especialmente em relação aos dramas familiares, um tema recorrente nesta obra.


De resto, a segunda temporada de "Uchouten Kazoku" prosseguiu com muitas desavenças e confusões ora divertidas, ora inquietantes ou tristes, expandindo nosso conhecimento sobre a pequena comunidade de tanukis e tengus e trazendo novos rostos que causaram certa turbulência entre essas duas espécies. Que nem o próprio Carlírio já disse no texto dele, na minha visão os últimos episódios vieram com vários bons e impactantes momentos, e tudo se encerrou de um modo satisfatório, contudo não teve como não perceber uma profusão de sensações e eventos se sobrepondo de um modo que me fez refletir sobre eles após o término do anime, tentando digeri-los para ver o que ali foi mais ou menos criticável ou necessário. Mesmo assim, "Uchouten" permanece como uma excelente comédia dramática com elementos de fantasia da qual recomendo bastante.




2º - Natsume Yuujinchou Roku

Sendo menos breve do que pretendia nesse aqui, uma vez que sequer faz muito tempo que citei seu antecessor no post da temporada de outono passada, a sexta animação de "Natsume Yuunjichou" foi pra mim a mais fraca da franquia até agora, mas ainda assim se mostrou boa o suficiente para obter o segundo lugar no meu top.



Não possuo razões sólidas para justificar isso, apenas repetirei o que disse no início do ano quanto a como eu gostaria de ver essa obra tomar um novo rumo em seu cenário, porque, por mais que seus contos sejam em sua gigante maioria adoráveis e bem estruturados, confesso que já cansei da fórmula e ambientação usadas para os mesmos temas e dilemas de sempre ao redor do protagonista Natsume. Dito isso, e ainda que não tenha sido uma mudança no nível que eu espero, admito que a sexta temporada ao menos trouxe algumas novidades, tais como as novas indagações sobre o passado da família do rapaz e também o desenrolar da relação dele com um dos coadjuvantes de maior destaque - se bem que esses elementos surgiram apenas nos últimos episódios, ficando a expectativa de serem melhor esmiuçados numa sétima temporada, caso venha a ser produzida. Além disso, junto ao meu desgaste com a franquia há também o fato de que "Natsume Yuunjichou Roku" foi o título que menos trouxe contos que realmente me sensibilizaram ou cativaram da mesma maneira que as séries anteriores, o que não impede de citar histórias que me emocionaram muito como a da Reiko se intrometendo num "conflito matrimonial" entre youkais, uma garota humana que se apaixonou por um youkai pássaro - que tenta se afastar dela para o bem da jovem - ou o drama de youkais cujo mestre, um ex exorcista, não pode mais ver ou sentir a presença de espíritos. Ainda derramei algumas lágrimas, fiquei torcendo pelo "final feliz" de vários casos e me peguei às vezes admirando mais a bonita trilha sonora composta por Yoshimori Makoto ou os agradáveis cenários de fundo do que os diálogos em si, não esquecendo também as divertidas interações de Natsume com o bola de pelos/manju ambulante/gato gordo Nyanko-sensei; enfim, foi um ótimo anime ao contrário do que meus resmungos na maior parte do texto possam dar a entender, pois os problemas mais relevantes surgem pra mim ao compara-lo com as obras que o antecedem. 



1º - Tsuki ga Kirei

Foi o meu anime "queridinho" da temporada, simples assim. Confesso que não tinha de início muitas expectativas devido a presença de Seiji Kishi na direção, entretanto essa minha descrença se quebrou ainda no primeiro episódio ao ver um romance juvenil ser tratado de maneira tão verossímil e madura, abrindo mão de usar vários artifícios comuns em tramas desse gênero - independente da mídia - e, algo quase onipresente no caso de animes e mangás em geral, não caindo na tentação de realizar diálogos expositivos exagerados e artificiais que tentam explicar preguiçosamente a situação dos personagens, deixando essa tarefa para gestos, olhares e expressões corriqueiras dos mesmos que já indicavam ao espectador o que ele ou ela estaria sentindo naquele momento. Só isso já contribui muito tanto para uma experiência mais imersiva na história, quanto para uma narrativa de maior inteligência em uma área que não se envergonha de reusar à exaustão os mesmos vícios de sempre e de simplificar e "mastigar" o quanto pode roteiros que poderiam ser mais bem trabalhados.


O Carlírio já fez sua rasgação de seda ao anime salientando seus atributos, e como eu também estou ficando sem espaço (cada participante possui um limite de caracteres para os seus textos) no post, serei breve nos comentários sobre "Tsuki ga Kirei" mesmo ele sendo o primeiro colocado. Basicamente, me foi muito prazeroso - e igualmente "doloroso" mentalmente, porque fizeram vir à tona lembranças embaraçosas, algumas boas e outras nem tanto, da minha pré-adolescência! - acompanhar as primeiras experiências amorosas de um casal tão ingênuo, que enfrentou momentos de insegurança, ignorância inocente sobre o que fazer e conflitos familiares para seguir com esse namoro tão casto. Foi um anime bonitinho, causou-me vários instantes de suspiro por conta das graciosas ações dessa dupla (e outros de estresse e angústia quando tinha de vê-los transpor um obstáculo diante deles com a pouca ou nenhuma experiência que possuíam), e agradeço pelo quão "Tsuki ga Kirei" derrubou mais de uma vez minhas previsões quanto ao prosseguimento de alguns eventos, se desviando com ousadia dos desfechos mais banais para nos entregar uma história de amor tão identificável e atual - pessoalmente, eu achei bem legal como boa parte da interação entre os personagens se deu por meio do Line, aplicativo que seria o nosso WhatsApp lá no Japão. Finalizando, esse anime e "Seikaisuru Kado", duas obras originais, estavam pra mim cabeça a cabeça na disputa de melhor título da temporada até certo ponto, mas ao contrário da série de ficção científica o casalzinho Akane e Kotarou protagonizou um anime que soube se manter estável do início ao fim, fechando sua trama tão bem quanto começou.

E é isso, agora finalizemos o post com o Tadashi:



**********

Gabriel Katsu (Tadashi Katsuren)



Saudações! Já faz muito tempo que não escrevo para o blog, as correrias da vida pessoal acabaram me tornando uma pessoa ainda mais ocupada do que eu já era, tirando de mim o tempo para conseguir postar com mais assiduidade. Enfim, fico então muito feliz de poder compartilhar um pouco dos meus pensamentos sobre alguns animes que terminei nessa temporada. Espero que sejam úteis as minhas escolhas e que aproveitem as recomendações, que desta vez estão bem controversas.


5° - Seikaisuru Kado

Ocupando a quinta posição, esse anime poderia ter ocupado a primeira e ainda poderia estar concorrendo ao título de melhor do ano caso tivesse um encerramento digno. E eu poderia finalmente me desfazer do manto que meu caro colega redator Evilasio me colocou, de que eu julgo animes apenas pela animação digital delas.

"Seikaisuru Kado" é um ótimo anime de ficção científica, com personagens cativantes e muito interessantes, um enredo sensacional e uma veracidade muito grande nos fatos. Vemos, realmente, como o mundo poderia reagir caso se encontrasse com uma forma de vida superior e muito mais poderosa tecnologicamente que os seres humanos. A animação em CGI deixa a desejar, mas uma vez que o anime se sustenta bem mais em diálogos e na sucessão de acontecimentos do que em combates e lutas mal animados em computação gráfica, isso acaba se tornando irrelevante.

O mérito da série é ter personagens tão atraentes como ZaShunina, Shindou e muitos outros que compõe a gama adulta do elenco que interage numa obra que fala de como a vida interdimensional se relacionaria com um dos maiores e mais primorosos negociadores do Japão, quem sabe do mundo. Infelizmente, o anime desanda em sua etapa final e o enredo muda da água para o vinho. Essa mudança é bem triste, ao meu ver, pois torna tudo que era único do anime em algo bem mais próximo da genérica gama de séries que é lançada toda temporada.



4° - Rokudenashi Majutsu Koushi to Akashic Records

E por falar em genérico, está aqui elencado em quarto lugar um anime que tem de tudo para ser um dos mais genéricos da temporada - e que, mesmo assim, é executado de forma razoavelmente boa! "Rokudenashi" é outra adaptação de light novel, apresentando mais uma escola de magia sendo protagonizada por um garoto que vem de fora no meio do ano letivo com uma habilidade diferente. Isso, por si só, já me faria não ter interesse algum pela obra.


Mas o fato é que ela é bem arquitetada dentro da sua simplicidade. Não há exageros em fanservice depois do primeiro episódio, sendo que inclusive as cenas deste são “explicadas” mais a frente. O homem transferido é, na realidade, um professor e não um aluno. E mesmo que constantemente provoque algumas personagens, ele nunca levantou um ponto em que claramente estivesse se envolvendo de paixão por qualquer uma delas.

A história respeita um ritmo mais constante e bem compassado que adaptações de light novels convencionais, dando tempo para vários assuntos serem abordados e abrindo espaço para o passado de cada um dos personagens do centro da história. A animação não é sensacional, mas ela supre o mínimo necessário para os combates serem aceitáveis- e, por fim, confesso que gostei do sistema de magias desse anime. Recomendo "Rokudenashi", mas ele não vai ser nada além de uma série genérica bem executada.



3°- Warau Salesman NEW

Esse anime está aqui ocupando tal posição mais por conta de uma diversidade de indicações. Se fosse por preferência puramente pessoal, talvez falaria de "Oushitsu Kyoushitsu Haine", mas ele não carrega nada que poderá ser lembrado ao ponto de precisar ser citado aqui. "Warau Salesman", por outro lado, tem.

Sendo ele um reboot de uma obra já lançada há muito tempo, nota-se claramente como esse anime carrega uma atmosfera diferente das que encontramos em histórias criadas atualmente. Com um traço mais caricaturado, diálogos menos exagerados nos estereótipos e uma trama de certa forma perturbadora, "Warau Salesman" é interessante e merece ser visitado por quem quer conhecer o que a temporada teve a oferecer.

Tenho sérios problemas para gostar de quase qualquer personagem desse anime: Todos me incomodam por alguns de seus defeitos, seja por sua idiotice, teimosia ou simplesmente a vontade do protagonista Moguro de acabar com a vida dos outros. Me sentia desconfortável em assistir um anime onde não sentia empatia por quase ninguém, porém o enredo era de certa forma interessante, e este anime carrega certamente o título de melhor abertura da temporada.



2° - Tsuki Ga Kirei

Muito provavelmente meu amigo Carlirio também comentará deste anime dentro dessa postagem, então vou tentar não me alongar muito em pontos como a história em si e me atentar aos fatores que eu realmente achei interessante dentro desse anime:


A primeira delas é que estamos aqui falando do primeiro contato com o amor para crianças que estão passando para o ensino médio, e a sutileza com a qual isso deve ser abordado é grande - visto que a idade precisa ser tratada como tal para que o anime não sexualize ou romantize demais a situação, e este cuidado foi tomado primorosamente.

Também é necessário mencionar que todos os gestos dos personagens desse anime dizem algo sobre eles. É muito bom ver uma animação que conta sobre as emoções e sentimentos dos personagens sem necessariamente traduzir seus pensamentos em vozes. A ansiedade da menina e a excitação do menino podem ser claramente notados em diversos momentos da série, bem como vários outros atos maiores e menores.

É um anime de romance leve, assistam para algo casual. E se atentem aos gestos dos personagens, essa é a beleza do anime.



1° - Natsume Yuujinchou Roku

E mais uma vez nos deparamos com "Natsume Yuujinchou" nas altas posições de um top de temporada. É complicado não ser repetitivo em situações como essas, quando já elogiamos tanto um anime, tanto em podcasts quanto em postagens. Mas é realmente necessário coloca-lo na posição merecida.

Esta é a sexta temporada de "Natsume Yuujinchou", anime que aborda o gênero de Slice-of-Life da vida de Natsume, um garoto que vive no mundo humano, mas que consegue ver youkais. As histórias sempre carregam um drama muito bem contado, às vezes com leves toques de ação e aventura, mas quase sempre se enfocam em como Natsume se relaciona com aqueles à sua volta e como ele pode crescer pessoalmente ajudando quem pode. A contagem de vezes que chorei nessa temporada se encerrou em oito vezes.

A animação, a dublagem, a trilha sonora, a direção e todo o resto do anime continuam seguindo exatamente o mesmo padrão de qualidade - o que no caso é um elogio, já que todos sempre se mantém muito alto. Fico feliz de poder eleger essa obra em primeiro lugar, uma vez que ela me satisfaz tanto pessoal, quanto tecnicamente.

"Natsume Yuujinchou" é uma recomendação para todos que gostam de anime e assistem mais do que apenas lutas e combates. É realmente uma obra prima.


Enfim, esta foi minha parte! Espero que tenha conseguido ajuda-los a conhecer um pouco do que foi a temporada de Primavera de 2017, minha gente.

Um grande abraço, e até a próxima!



**********

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Tsuki ga kirei foi o queridinho da temporada mesmo,todos que viram o anime elogiam ele.Claro que eu não seria a exceção,até porque ele é o tipo de anime que classifico como :''esse anime é a minha cara!''.Pois ele aborda um romance bem fofinho,coisa que eu amo!Não me identifiquei tanto com os protagonistas mas sim com certa personagem que teve um destaque maior em certas cenas que passavam após os créditos do anime:Estou falando da Sakura,me identifiquei demais com ela.Praticamente eu no fundamental!E com certeza quem viu o anime se identificou com algum personagem,eles são muito reais.
    Sobre a temporada:Graças á deus acabou!Que temporada mais fraca!Poucos animes se salvaram!A de julho(Ao menos,pelo que parece) promete ser muuuito melhor.Enfim,o meu top 5:
    5-Oushitsu kyoushi Haine
    4-Saekano 2
    3-Hinako note-Grande decepção,esperava muito mais desse anime,mas foi mediano pelo menos.
    2-Little Witch Academia
    1-Tsuki ga Kirei

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS