5 de novembro de 2016

Comentários semanais: All Out!! #05



Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)

O quinto episódio de "All Out!!" traz muitas coisas novas para serem analisadas, e dessa vez eu até tenho certos pontos a criticar com um pouco mais de ênfase. Tudo ao seu passo: vamos primeiro ao rápido resumo do que acontece durante este episódio do anime esportivo de rúgbi da temporada!


Este se inicia com Sekizan explicando aos jogadores do time que em breve eles teriam uma semana de treinos intensivos, aproveitando a sequência de feriados da Golden Week. Uma vez que tudo é exposto ao time, todos são dispensados e Sekizan começa a comentar com Hachiouji que eles sentem falta de um conselheiro mais presente na equipe - neste instante, Gion acorda em meio a uma montanha de aparadores de espuma para ir embora.

O anime então salta mais alguns dias até a primeira manhã de treinos intensivos da Golden Week. Encontramos um pouco mais de interação entre os personagens nesta cena, ao mesmo tempo que presenciamos o puxado treino cuidado por Sekizan; entretanto, os planos mudam completamente com a entrada de uma nova figura em campo - um velho ríspido e direto aparece subitamente, já criticando os treinamentos e as posturas dos jogadores. Quando perguntado sobre quem era, ele então diz que foi convidado para treiná-los por Gion. Percebe-se, então, que o rapaz, quando acordou no meio da conversa de Sekizan semanas antes, entendeu não tão bem as falas de ambos e pensou que deveria procurar um técnico para o time. E foi aí que contatou o senhor.

O velho se apresenta como Komori Shingo, que aparentemente se aposentou recentemente e estava com tempo livre suficiente para aceitar ser técnico do time. Naquele exato instante, ele então troca algumas poucas palavras com os jogadores, para logo então Sekizan pedir alguns conselhos. Nisso, para provar as suas técnicas e experiência, Shingo monta um pequeno jogo dentre os dois maiores do time, Iwashimizu e Sekizan, contra os dois menores, Gion e Raita - o experimento funciona bem, com os conselhos de Shingo para os dois menores dando certo. Por fim, ele os dispensa para o almoço e um pouco de descanso até a metade da tarde.


Na volta, o campo está todo alterado por Shingo, tendo cordas sendo montadas para dificultar o movimento dos passes entre jogadores, bem como hastes no meio do campo para que eles possam realizar desvios. Shingo realiza treinos o resto da tarde, onde ele finalmente demonstra que tem experiência para treinar um time de maneira eficiente. Sekizan e Hachiouji estão felizes com a nova decisão, e embora tivessem encontrado um certo impasse quase ao fim do treino, tudo se resolveu com ambos capitão e vice-capitão pedindo pela liderança do recém chegado treinador.


Agora, vamos aos comentários!

Komori Shingo é um personagem excepcional, sendo extremamente concreto no estereótipo de técnico rígido e ríspido que faz seus jogadores treinarem exatamente da maneira que ele deseja que sejam treinados. Eu havia sentido falta de um personagem como treinador antes, mas por ele aparecer na abertura do anime eu já aguardava pela sua aparição em algum momento. Enfim, para um time que encontrava todos os olhos de liderança na figura de Sekizan, foi muito interessante ver toda a reação do mesmo, tal qual do próprio capitão, quanto ao novo comando dos treinos.




Por outro lado, eu preciso dizer que a aparição de Shingo não poderia ter sido feita de maneira pior. A desculpa de Gion acordar no meio da conversa e pensar que poderia enviar mensagens para qualquer um pedindo para treiná-los é bastante idiota - fiquei bem descontente com esse impasse se resolver dessa forma, quando um cuidado muito maior poderia ter sido feito nesta introdução tão importante. O aparecimento de Shingo e a sua explicação para tal chega a ser tão idiota que os personagens nem sequer dão bola para a ação impulsiva de Gion. Enfim, em resumo, Komori Shingo poderia ter sido melhor desenvolvido na sua apresentação.


Muito embora eu adore os personagens que andam sendo apresentados no correr da história, estou me sentindo levemente deslocado quanto aos jogadores do time... É complicado explicar. Nós estamos vendo constantes cenas de interação entre os personagens, para mostrar que eles estão se dando bem entre si, mas raramente encontro alguma sequência que enalteça o personagem para o espectador, fazendo com que a empatia pelos mesmos seja bem baixa se for considerar a intenção do enredo em mostrar essas cenas. Por exemplo, as aparições de Raita e Ebumi mostram que estes são personagens interessantes, mas eu até agora não consegui ganhar uma empatia por nenhum deles dada a falta de atenção com um background mínimo de personagem, ou uma melhor exposição de suas personalidades quando afetados por outras emoções senão o status quo.


- Outra coisa bem interessante deste episódio é que, com a introdução de Komori Shingo para o time, nós temos uma real desculpa para que as habilidades do elenco finalmente comecem a crescer de maneira desproporcional. Uma vez que o time já conta com jogadores de certa forma experientes em campo do segundo e do terceiro ano, refinar essa experiência com um treinamento sólido pode torna-los muito mais eficientes. Da mesma forma, essa é uma ótima desculpa para que Gion finalmente tenha um crescimento dentro de sua importância de jogo, sem tornar a trama forçada para o talento deste protagonista unicamente.

E assim terminamos a análise do episódio cinco com um misto de sentimentos entre seus pontos positivos e negativos. Enfim, a progressão para este anime me empolga, de certa forma! Comentem o que estão achando e esperemos o próximo episódio!


Um grande abraço, e até a próxima!





   

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Pode parecer idiota o Gion ter feito o convite e Shingo aceitar, mas é porque você nunca fez algo do tipo; já fiz isso e obtive o mesmo resultado do Gion: as pessoas podem ser surpreendentes...
    Deixando isso de lado estou gostando do anime, sem gostar tanto dos personagens,meio estranho isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, antes de mais nada, obrigado pelo comentário!

      Sobre a atitude de Gion, eu totalmente respeito sua opinião. A minha crítica é ela ter sido feita da exata maneira de "não ouvi direito por estar dormindo, vou fazer alguma coisa" e logo depois brotar o técnico do nada. O desenvolvimento poderia ter sido estupidamente melhor, com o pedido sendo feito, um pouco do técnico estudando os jogadores antes dele aparecer, uma ligação mais bem feita entre o protagonista e o novo técnico, uma vez que foi ele quem fez o pedido. Tudo isso falta. A minha reclamação não é pelo pedido ter sido feito de maneira tão espontânea, é pelo enredo não ter feito disso um bom uso. :D

      Excluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS