2 de outubro de 2015

Mestres da Animação Japonesa: Isao Takahata

"A vida no fim das contas não é tudo de bom, mas se a pessoa escolhe viver, é preciso ter esperança." Adaptado de uma entrevista que Isao Takahata deu para o site GhibliWorld.com.

Isao Takahata nasceu em 1935 em Ise, no Japão, e como outros grandes nomes da animação, conviveu nos tempos difíceis da segunda guerra mundial. Formou-se em literatura Francesa na universidade de Tokyo em 1959. Seu grande fascínio pela animação surgiu ao conhecer a animação francesa  Le Roi et l’oiseau (The King and the Mocking Bird). Ainda durante a universidade procurou emprego na recém-criada Toei Doga (Toei Animation). Na empresa ele conheceu grandes nomes da animação, dentre eles aquele que seria seu grande amigo e com quem posteriormente montaria o Studio Ghibli, Hayao Miyazaki. Na Toei, dirigiu o filme Horus: Prince of the Sun, a primeira animação em que trabalhou com Miyazaki, porém o filme não fez sucesso e Takahata acabou sendo rebaixado do cargo de Diretor.

Em 1971, junto com Hayao Miyazaki e Yoichi Kotabe, Takahata deixa a Toei e se une ao estúdio Shin-Ei Animation, um estúdio fundado por Daikichiri Kusube, antigo chefe de Takahata. Ainda em 1971 passa a dirigir alguns episódios para tv de Lupin III e no mesmo ano é convidado a trabalhar na Zuiyo Eizo. Novamente junto a Miyazaki e Kotabe partem para uma nova empresa e nela produzem a animação Heidi, Girl of the Alps. Ainda nos anos 70 trabalha em várias outras animações onde demonstra toda sua habilidade em contar histórias se firmando em conceitos neo-realistas. Dentre as animações que dirigiu nos fim dos anos 70 e começo dos anos 80 destacam-se também Kôya no Shônen IsamuFuture Boy Conan (Mirai shônen Konan),  Akage no Anne (Anne of Green Gables), Haha o Tazunete Sanzenri e  Jarinko Chie. Importante destacar que durante um tempo dirigiu a animação Pequeno Nemo que era uma co-produção EUA-Japão, mas com a  saída da parte japonesa do projeto decidiu abandonar a direção atrasando ainda mais a estreia desta animação.


Em 1984 se une novamente a Hayao Miyazaki e produz o filme de animação que daria início as produções do Studio Ghibli, Nausicaä do Vale dos Ventos (Kaze no Tani no Naushika). Seu primeiro filme para o Studio Ghibli é lançado apenas em 1988 e trata-se de O túmulo dos vaga-lumes (Hotaru no Haka), considerada até hoje uma das grandes animações que retratam a vida durante a segunda guerra. Em 1991 lança o filme Omohide Poro Poro (Only Yesterday), uma animação que retrata as férias no campo de uma mulher independente que vive em Tokyo, mas que decide visitar sua família no campo e nesta viagem acaba relembrando sua infância e adolescência. Esse é outro filme que mostra que, mesmo com alguma fantasia, Takahata era sempre focado em mostrar algo realista, seja a infância de uma criança ou luta pela sobrevivência. Seu filme seguinte, Heisei Tanuki Gassen Ponpoko (A guerra dos guaxinins) é considerada a obra mais fantástica de Takahata, além de ser a única totalmente original. Ela mistura uma lenda do folclore japonês com a mensagem das mudanças na natureza causadas pela humanidade devido ao desenvolvimento, mostrando a luta pela sobrevivência dos guaxinins.


Em 1999 é lançado mais um filme dirigido por Takahata, o primeiro filme totalmente focado em comédia lançado pelo estúdio Ghibli, Houhokekyo Tonari no Yamada-kun (Meus vizinhos, Os Yamada), que conta os acontecimentos cotidianos pelos quais a família Yamada, uma típica família japonesa, tem que passar. Em 2003 junto a outros diretores lança o projeto Fuyu no Hi, encabeçado por Kihachiro Kawamoto, que conta com várias animações de diferentes diretores. Em 2010 Takahata lançou uma nova adaptação para cinema de animação do clássico livro Akage no Anne (Anne of Green Gables), que como citado anteriormente, já havia sido adaptado para uma série de animação dirigida por Takahata no fim dos anos 70. O trabalho mais recente de Takahata foi o filme O conto da Princesa Kaguya (Kaguya-hime Monogatari) lançado em 2013 e também produzido pelo Studio Ghibli. O filme reconta uma clássica história do folclore japonês, sobre a princesa Kaguya que foi encontrada dentro do caule de um bambu.  Essa animação recebeu indicação para vários prêmios internacionais, inclusive ao Oscar de melhor longa-metragem de animação.

Como já citado, Takahata sofre bastante influencia do movimento neo-realista criado na Itália, além disso, suas obras tem influência do movimento New Wave Francês. Takahata declarou em uma entrevista de 2006 na Bélgica cedida ao site GhibliWorld.com, que não se sente a vontade com a enxurrada de histórias fantásticas presentes nos quadrinhos e animações japonesas. Ele acredita que se faz necessário também mostrar a realidade e ver a animação como um instrumento para passar esta mensagem. Takahata é um dos grandes influenciadores de Hayao Miyazaki. Segundo o famoso animador e diretor Yasuo Outsuka, Hayao Miyazaki recebe de Takahata o sentido de responsabilidade social presente em suas obras. Algumas das obras de Takahata, como Ponpoko e O túmulo dos vaga-lumes, são consideradas pessimistas, mas Takahata prefere dizer que estas passam a mensagem de que é preciso conviver com a realidade e ter esperança, essa é a única maneira de viver. 



Sou um grande fã de inúmeras obras de Isao Takahata, principalmente os filmes lançados pelo Studio Ghibli. Hotaru no Haka, Ponpoko e Tonari no Yamada-kun são três das minhas obras preferidas do estúdio e Kaguya-hime é sem dúvida um dos filmes de animação mais bonitos que já tive o prazer de ver. Isao Takahata é um dos mais memoráveis diretores de animação japonesa e com certeza merece o título de mestre das animações.


Muito obrigado por todo seu trabalho, mestre Isao Takahata!

Alguns prêmios recebidos por Takahata:

  • 1983 - Prêmio Ofuji Noburu do Mainichi Film Concours (por Sero Hiki no Gôshu – Gauche The Cellist) 
  • 1989 – Prêmio especial do Blue Ribbon Awards (por Hotaru no Haka) 
  • 1994 - Prêmio Rights of Child de melhor filme de animação do Children’s Filme Festival (por Hotaru no Haka) 
  • 1994 - Prêmio do juri de melhor filme de animação do Children’s Film Festival (por Hotaru no Haka) 
  • 1995 - Prêmio de melhor filme de animação do Annecy International Animated (por Heisei tanuki gassen ponpoko) 
  • 1995 - Prêmio de Melhor Filme de Animação do Mainichi Film Concours (por Heisei tanuki gassen ponpoko) 
  • 2009 - Leopardo de Ouro do Locarno International filme Festival (por Pelo conjunto da obra e contribuição para indústria de animação) 
  • 2013 - Prêmio de Melhor Filme de Animação do Mill Valley Film Festival(por Kaguya-hime Monogatari) 
  • 2014 - Prêmio de Melhor Filme de Animação do Mainichi Film Concours (por Kaguya-hime Monogatari) 
  • 2014 - Prêmio de Melhor Filme de Animação do Los Angeles Film Critics Aassociation Awards (por Kaguya-hime Monogatari) 
  • 2015 - Prêmio de Melhor Filme de Animação do Italian Online Movie Awards (por Kaguya-hime Monogatari) 
  • 2015 - Prêmio de Melhor Filme de Animação do Tokyo Anime Award (por Kaguya-hime Monogatari)


Referências online:

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS