5 de setembro de 2012

Resenha: That is an UFO! The Flying Saucer (Movie)

That is an UFO! The Flying Saucer (Movie)
Ano:1975
Estúdio: Toei Animation

Para uma maior imersão no enredo de "That is an UFO", é importante elucidar alguns fatos em relação aos UFOs, sendo assim...

A sigla UFO (Unidentified Flying Object) é o nome dado a qualquer objeto voador não identificado, no Brasil usamos a sigla OVNI (Objeto Voador Não Identificado).

Os aviadores militares de vez em quando se deparam com alguma espécie de OVNI, mas na maioria das vezes essas aparições são de aves, aviões, satélites artificiais e balões meteorológicos. Outras vezes, fenômenos provocados pelo sol, umidade e atmosfera atraem a atenção dos militares por serem confundidos com OVNIS. Certas condições naturais, como o acúmulo de grande quantidade de material orgânico se decompondo e temperatura podem ocasionar fenômenos raros como a combustão de gases no ar e provocar fogo, as chamadas "bolas de fogo" no alto de montanhas e encostas de lagoas, e isso é um prato cheio para os que acreditam em discos voadores.

Existem relatos de casos de aparições de discos voadores e até mesmo de extra-terrestres no nosso planeta, porém nenhum caso foi confirmado oficialmente. Entre todas as espécies de aparições o caso mais famoso foi o que aconteceu em Roswell (Novo México, Estados Unidos). No dia 2 de Julho de 1947, o jornal "Roswell Daily Record" publicou em primeira página a manchete ”Capturado disco voador em rancho na região de Roswell“. Porém, no dia seguinte, o mesmo jornal publicou uma nova manchete sobre o caso ”A notícia sobre os discos voadores perde o interesse. O disco do Novo México é apenas um balão meteorológico“. Certamente essa manchete foi uma ordem militar, e com todo o esforço que os militares fizeram para esconder todas as evidências rapidamente, ficou a dúvida no ar: será que era mesmo apenas um balão meteorológico, pois se foi isto mesmo, por que tanto sigilo? Com essa dúvida surgiram várias especulações por todo o planeta, porém a mais aceita é a de que o objeto deveria ser alguma espécie de armamento militar ultra-confidencial. Para pôr mais lenha na fogueira, foi descoberta uma base secreta chamada Área 51, e até hoje nenhuma informação oficial sobre essa base militar foi liberada oficialmente.


"That is an UFO" é uma relíquia da animação japonesa, pois possui características bem distintas das tradicionais: desde o traço até a forma como a trama se desenvolve são peculiares. O enredo de "That is an UFO" se baseia no caso descrito acima, ou seja, o caso Roswell. Algumas modificações foram feitas, como datas e lugares, mas tudo indica que esse seja o caso que inspirou o anime. A história se desenvolve em torno das pessoas que tiveram contato com os ETS, mostra abduções e até confrontos contra aeronaves militares. O curta foi produzido como um documentário obre UFOs, com relatos de pessoas e imagens de aparições supostamente verdadeiras de discos voadores em diversos lugares o globo terrestre.

O traço do filme é muito diferente do tradicional, os personagens parecem mais com desenhos americanos antigos, tanto que a primeira impressão que tive ao assistir aos primeiros minutos do anime foi de que ele havia sido produzido por americanos. Porém, com o passar das cenas, começam a aparecer fortes características da animação japonesa, deixando evidente que o estilo gráfico da obra é de uma animação japonesa fazendo uso de técnicas americanas, o que é compreensível, pois a maior parte da trama se passa em solo americano.

O tema é bem interessante, mas a forma como é narrado não é das melhores, pois há momentos que o espectador pode confundir os fatos facilmente. Contudo, se "That is an UFO" for encarado como um documentário animado fantasioso sobre contatos entre seres extra-terrestres e humanos, fica mais fácil de se apreciar a obra.

OBS: Os países com o maior número de OVNIs avistados são os Estados Unidos, México, Peru, Brasil, Rússia, Chile e Liechtenstein.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS