19 de janeiro de 2020

Fim de Temporada: Melhores Animes Outono 2019


Ainda que com certo atraso, eis mais um post de final de temporada onde Evilasio Junior e Escritora Otaku apresentam aqueles que foram para eles os melhores animes recém finalizados - desta vez com um Top 5 de cada lado como seria o previsto, e com a curiosa coincidência de as únicas séries citadas pelos dois terem aparecido nas mesmas posições no top de ambos.


**********


Escritora Otaku

Saudações para mais um ano, espero que tenham um feliz 2020 para todos que curtem ou acompanham seus animes favoritos. Dá para dizer que 2019 trouxe animes para quase todo tipo de gosto, continuações esperadas ou não, séries novas para dar uma chance e segue a lista. O que espero de 2020 a animes? Que sigam com o que mais admiro nos mesmos, entreter, divertir e emocionar a cada episódio.

E posso falar que minha temporada de animes mais esperada, a que me inseriu de vez aos semanais pra valer em 2014 é a de outono - muitos dos animes que acabo gostando mais ou menos vieram destas safras de final de ano e a que fecha 2019 não foi diferente. Num total, de animes que fecharam neste período, fui de oito semanais; claro, a lista aqui será completa. Finalmente, né! A anterior ficou “incompleta”, o que não quer dizer que fosse safra ruim, apenas que uns destacaram mais que outros. E para começo de conversa, os que finalizaram tiveram saldo positivo a esta pessoa que vos escreve, nenhum deles diria que foram abaixo da média.

Antes da lista dita, tenho de dar as menções honrosas: “Haatage! Kemono Michi” com sua comédia pirada de tudo; “Beastars” e sim, podem jogar pedras em mim, o anime tem seus atrativos, contudo, demorou um pouco para engrenar e “Bananya: Fushigi na Nakama-tachi”, novo anime do nosso gato-banana favorito pra fechar.


Agora sim, vamos ao que interessa, a lista dos melhores animes do outono 2019...


5° - Ani ni Tsukeru Kusuri wa Nai! 3
E mais uma vez, só que, com fortes concorrentes, o anime curtinho dos irmãos chineses, como chamo carinhosamente este, retorna para mais risadas e situações malucas que somente um anime chinês curto pode oferecer. Mesma coisa das temporadas anteriores e sim, vale a pena conferir.



4° - Gundam Build Divers RE:Rise

Quando Sunrise decide criar um anime que mescla “Gundam” com a temática de “Pokémon” (olha que já fizeram algo assim, anos atrás, em “Onmyou Taisenki”) e seguindo a vibe dos mundos virtuais interativos, cria mais uma alternativa dos já consagrados animes de mechas para um público mais jovem. Neste caso, ele é uma continuação de “Gundam Build Divers, de 2018 – anime que botou a pessoa aqui na franquia com tudo – que funciona sozinho, sem precisar ver o anterior, tirando certas referências pontuais. A trama segue um novo grupo de protagonistas no universo do GBN, que entra numa campanha e mostra o desenvolvimento destas com a aventura.

Num geral, não difere muito da temporada anterior, o que muda mesmo é a forma que se conta a história e o background dos personagens, que está mais direta e sem rodeios da sua antecessora. Parte boa? Sua segunda metade, pra fechar a série, virá em 2020. E não será o único assim, como verão nesta lista.



3° Dr. Stone


Mais um dos tantos mangás da Shounen Jump, que esteve brotando animes de suas séries pra tudo que é canto em 2019, vindo de uma safra diversificada da revista. Se me perguntarem qual dos dois títulos da Jump me diverti mais e ansiava pelo próximo episódio, este e “Kimetsu no Yaiba”, fico com nosso doutor Pedra. Nada contra ao Kimetsu, apenas que houve mais identificação com a outra obra e seu andamento. O fato dela usar de tema a ciência e seu peculiar protagonista me puseram a lembrar de um antigo programa educativo de ciências, nos anos vindouros da TV Cultura, “O Mundo de Beakman”.

Sem ficar adentrando demais, até porque a obra teve sua popularidade e público, ela obteve um anime bem modesto, sem ambições que cumpriu muito bem o seu papel. Os destaques, tais como sua primeira abertura com música sensacional, que evoca muito a vibe da trama; as cenas emotivas, impactantes ao contexto usado; as paisagens naturais, bem colocadas e um elenco bem simpático de personagens o botam acima de outros shounens que tiveram animes por aí. E está já confirmada uma segunda temporada, que englobará um arco tenso e cheio de reviravoltas. Que venha!!!



2° Honzuki no Gekokujou: Shisou ni Naru Tame ni wa Shudan wo Erandeiraremasen


Mais um anime isekai? Sim, mais um num ano que vi vários (no post de fim de temporada da primavera 2019 citei uns) e um dos melhores de 2019 desta categoria, por diferir da sumária maioria de protagonistas overpower num mundo de fantasia medieval. Aos que amam livros e o objeto em si, temos aqui a história de uma garota que no corpo de uma garotinha de saúde frágil, quer porque quer ler livros. Myne, nossa protagonista, tem de passar por diversas situações para conseguir o seu objetivo e acompanhamos sua nova vida, pessoas e dia a dia que vão moldando sua existência.

O que torna este anime tão interessante é ver como a Myne vai vivendo e aprendendo a valorizar aspectos da vida que passaram longe dela, como focar naquilo que tanto deseja, sem perder as conquistas que vem pelo seu esforço e persistência. Acompanha-la foi uma grata surpresa e estou animada por ver mais em 2020, na sua segunda parte. Pois é! Que sorte que tive com semanais, não é mesmo?



1° Vinland Saga


Certo, tenho certa quedinha por animes que mexem com História e tem sua forma de apresentar isso ao público. O anime em si vem de um mangá de renome e o que mostrou deu para ver o seu potencial. Diferentemente do que houve em “Mahoutsukai no Yome” que a narrativa teve seus altos e baixos, como certas decisões equivocadas de roteiro, feito no mesmo estúdio, aqui não houve tais agravantes. Acertaram no tom e no ritmo da narrativa, como deram uma organizada em seu começo, que no original vai para mais adiante. Outro aspecto que é merecedor da obra original e o anime soube tratar, é a respeito da vida dos vikings, revelando diferentes pontos de vistas deste povo, na visão dos seus personagens.

Apesar das incertezas quanto a uma continuação, dá pra botar fácil “Vinland Saga” como um dos melhores animes de 2019, que coloca uma característica típica de animes/mangás: a retratação fiel, no máximo que pode, de vidas antigas para quem nunca vivenciou as mesmas. E se há um personagem que merece todo destaque aqui é Askeladd, que rouba as atenções com sua personalidade e presença, ofuscando quase todo o elenco da série.
**********

Evilasio Junior



Oi, galera! Tudo bem? É chegada a hora de mais um texto sobre os melhores animes da temporada que passou, no caso a de outono de 2019. E nessa última temporada da década tive o prazer de conhecer mais um grupo de animes muito interessantes, e um filme de animação que podia ter sido melhor. Enfim, sem muitas delongas, vamos ao que interessa.



5º - Black Fox

"Black Fox" é um filme original distribuído pela Crunchyroll e dirigido por Nomoru Kazuya ("Robotic; Notes", "Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru", "Sengoku Basara"), um nome já bastante conhecido na indústria de anime. Nesse filme de vingança, acompanhamos a história de Isurugi Rikka, uma jovem descendente de uma antiga família de ninjas e filha de um gênio da robótica que criou três drones animais, robôs em forma de animais inteligentes, completamente autônomos e capazes de se comunicar com seres humanos. Rikka tem como objetivo utilizar suas habilidades ninjas, aprendidas com seu avô, e os drones animais criados por seu pai para vingar o assassinato destes dois.


"Black Fox" tem um início surpreendente e que prende a atenção com sua ação e trama, porém o filme acaba se perdendo um pouco quando passa por um salto temporal e começa a acompanhar, de fato, a história de vingança da protagonista. Parece até que são dois filmes diferentes e a segunda parte quer ser maior e mais impactante, porém acaba por ser também muito mais exagerada.

O filme tem uma história interessante e bons momentos de ação até o fim, mas termina com a sensação de que podia ser melhor e até que talvez fosse mais eficiente como série, pois carece de um tempo para apresentar os personagens com maior cuidado e com isso trazer mais empatia para a trama.  A arte do filme é bonita e a animação não impressiona, mas cumpre o objetivo. Enfim, por ter um final em aberto, espero que venha uma sequência, até porque o lore de uma das personagens é literalmente jogado em uma frase no final do filme.  E apesar de todas as minhas criticas, acredito que vale a pena dar uma conferida sim nesse filme.



4º - Chuubyou Gekihatsu Boy

Comédias de grupos colegiais, sejam só de garotos, só de garotas, ou de grupos mistos, são especialidades de muitos estúdios de anime e não é diferente com um estúdio tão eclético como o Deen. Em "Chuubyou Gekihatsu Boy" temos uma adaptação da novel homônima, criada por Minato Tonami e inspirada em uma música de Vocaloid




Nesse anime acompanhamos as atividades diárias do clube dos heróis em sua empreitada por ajudar as pessoas não importando qual seja a missão. O clube dos heróis é um clube escolar não oficial, formado por um garoto entusiasmado e viciado em heróis de tokusatsu (Red), um garoto chuunibyou que se diz um rei demônio (Black), um garoto tsundere que gosta de fazer pose de misterioso e que é excelente em trabalhos caseiros e na cozinha (Purple), um garoto (Yellow) viciado em uma idol 2D (a Sora-chan), uma garoto que morou muito tempo fora do Japão e que tem um ar misterioso que atrai as garotas, além de ser muito inteligente, mas esconde um segredo musical (Green) e a voz da razão do grupo, uma garota (Pink) que por uma infeliz coincidência teve de ir de tapa olho em seu primeiro dia de aula, devido a uma leve infecção, e acabou chamando a atenção do “Red” e  por isso foi arrastada para o clube.

O anime é bem divertido e uma excelente série para se ver em grupo. A arte é boa, embora não impressione e a animação também cumpre bem seu papel, mas o anime brilha mesmo é nos diálogo e esquetes. Eu sei que humor é uma coisa muito pessoal, mas eu não tenho culpa de rir de humor físico, chuunibyou e de piadas bobas, e caso você se identifique um pouquinho que seja com isso, esse é um anime para você.



3º - Dr. Stone

"Dr. Stone" foi de longe a maior surpresa da temporada para mim, pois tudo na propaganda, e até em comentários de amigos, me vendia mais um anime shounen de ação genérico, bem estilo clássico da Shonen Jump, mas o que essa série entrega é algo bem diferente e que me agradou muito.


Eu sei que adolescentes rivais, um mundo “pós-apocalíptico” e seres humanos com habilidades além do comum não são exatamente algo muito original. Porém o que "Dr. Stone" entrega é uma série shounen de ação muito divertida e cheia de amor pela ciência e por como a ciência fez a humanidade chegar onde está hoje, além de inspirar um futuro sem igual. Uma vez que nosso protagonista é um cientista, nada é resolvido simplesmente com lutas, na verdade tudo envolve ciência e acompanhar o pouco a pouco como a tecnologia vai evoluindo - e como o planeta está disposto a ajudar e fornecer os materiais necessários para que essas tecnologias sejam recriadas é muito interessante. Cada passo dado em direção a evolução tecnológica relembra a evolução dos seres humanos, desde a era da pedra lascada até a era da eletricidade e telecomunicações. E tudo explicado de uma forma quase “intuitiva”. Aqui o antagonismo fica muito mais por parte das dificuldades para se chegar a uma nova tecnologia e como isso pode ajudar a integrar a sociedade, tanto que de longe o vilão físico, Tsubasa, e sua trupe são responsáveis pela a parte mais desinteressante da série.

Com uma boa animação, uma arte que vai agradando mais a cada momento, uma boa trilha sonora e principalmente por trazer uma trama consideravelmente original, "Dr. Stone" é um prato cheio para os fãs de shounen de ação. Estou bem ansioso pela segunda temporada.



2º - Beastars


Não é exatamente algo original histórias que antropomorfizam animais, porém não é todo dia que vemos um anime como esse, não com animais com traços humanos, geralmente os animais viram humanos com alguns traços de animais nos animes. E é nesse universo a lá "Zootopia", que se passa "Beastars". Nessa série acompanhamos um jovem lobo que descobriu seu primeiro amor no colegial, porém ela é uma coelha e isso vai contra seus instintos naturais, pois apesar de tudo que se é tentado para trazer igualdade nesse mundo, carnívoros e herbívoros ainda possuem suas rixas. Será que o lobo Legoshi vai conseguir conquistar o amor da coelha Haru? Será que a sociedade está preparada para isso? E quem está matando herbívoros na escola? Acompanhem isso e mais nessa trama visceral e da mais alta qualidade que é "Beastars".

"Beastars" era uma das grandes apostas da temporada e é uma série incrível. Ela é excelente em muitos aspectos. Os personagens são muito bons, os diálogos e a trama prendem muito a atenção e ele não tem medo de tocar em assuntos pesados quando é preciso. Além disso, a arte e animação em CGI, ao contrário do que se espera, casou perfeitamente com a série e mostrou que mesmo séries em CGI podem ser muito bonitas, coisa que poucos outras séries de anime ("Houseki no Kuni", por exemplo) conseguiram fazer antes. Além da trilha sonora que é outro aspecto que só eleva a qualidade desse anime.

Se tudo isso que eu falei ainda não é o suficiente para te fazer querer ver "Beastars", vale ressaltar que ele deve, ainda no começo de 2020, começar a ser distribuído pela Netflix (o que deve ajudar na popularização e no acesso ao anime) e ele foi o maior campeão do Golden Apple 2019, ganhando o prêmio de anime do ano e outras dez cataegorias. Enfim, "Beastars" é um anime que, ao menos na minha opinião, se você ainda não viu, tem que ver.



1º - Vinland Saga


"Vinland Saga" apresenta uma trama sobre vinkings instigante e cheia de reviravoltas. Essa é a única série dessa lista, que adapta outra obra, no caso um mangá, que eu já li. Devo admitir que por já conhecer a obra original estava empolgado antes mesmo de começar a ver o anime, afinal é um dos meus mangás preferidos dos últimos tempos. Por outro lado, pelo fato de conhecer sua origem era muito capaz que eu comparasse as duas, mas isso de jeito nenhum diminui o trabalho excelente feito pelo Wit Studio com esse anime.

A série conta a história de um islandês chamado Thorfinn, filho de um poderoso líder viking, Thors, que abandonou a sua vida de combates e matanças na Noruega para viver uma vida tranquila com sua família nos platôs quase que inóspitos da Islândia. Porém, Thors não tem como fugir para sempre de seu passado e quando este vem bater na sua porta e o levá-lo novamente ao campo de batalha, a vida de Thorfinn também é afetada, e a partir de então,acompanhamos a trama de vingança de um jovem obstinado (pelo menos na parte contada nessa primeira temporada).

"Vinland Saga" é uma história violenta e complicada, que fala muito mais do que apenas sobre vikings, mas sobre a humanidade e o quão baixa ela pode ser, contudo mesmo no fundo do poço em algum momento uma luz pode surgir e cabe a cada um escolher seguir ou não essa luz, mesmo que ela possa levar à morte certa. O visual do anime e a animação são fantásticos, como já vem sendo feito pelo estúdio com outras séries, como "Shingeki no Kyoujin", por exemplo. Unido a essa qualidade técnica incrível, acompanhamos uma trama sem igual, com leves modificações em relação ao mangá (modificações que não mudam a história geral). Para mim é um dos três melhores animes do ano e um dos grandes animes da década que passou e por isso vale muito a pena ser visto.



Enfim, é isso; até a próxima, pessoal! 


**********

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS