19 de setembro de 2018

Resenha: Cardfight!! Vanguard Asian Circuit-hen / Link Joker-hen / Legion Mate-hen


Por Escritora Otaku


Após ter levado um tempo para terminar de assistir a primeira série da franquia “Cardfight!! Vanguard”, lá vou eu seguindo para as três temporadas que continuam com a história de Aichi e companhia. Não os vi direto, um após o outro, ao contrário: dava um tempo e aí, quando sentia motivada, pegava a temporada e assistia, em doses pequenas. Sendo assim, pude conferir mais do primeiro arco da franquia, pois ao final da quarta temporada a série passou por uma mudança de personagens centrais e pelo que soube, não conseguiu manter o que o arco anterior tinha a oferecer. Trocar de personagens em franquias é bem comum, o problema é acostumar com os novos, principalmente quando são postos de supetão, sem dar tempo pro público se identificar com estes.

Não que o atual arco, “Cardfight!! Vanguard G” e suas temporadas sejam ruins, apenas não tem muito do brilho e características que sua antecessora possuíam. Fora que o protagonista... bem, se dizer que detestei o estilo do cabelo dele, para não dar uma chance podem estar certos em me criticar. Certos designs não funcionam a todos, podem estar certos e se for protagonista, aí é pior. Quem sabe, se tirar isto, eu dê uma chancezinha pra conferir...


Saindo desta treta, minha avaliação desse primeiro arco da franquia é positiva: apesar de ter levado tempo para me acostumar com algumas de suas mecânicas e personagens, o fato de ter explorado o elenco apresentado; as regras e cartas mostradas; mudanças quanto ao enredo e seus embates foram bacanas de se acompanhar. Das três temporadas, a que mais curti seus primeiros episódios foi a terceira; a que teve mais lutas arriscadas e desenvolvimento maior nas estratégias foi a quarta e a que menos curti foi a segunda. Ou seja, muitos altos e baixos nesta franquia e se estou aqui novamente pra falar dela, é porque de tantos animes que usam jogos de cartas, este foi bem em sua execução.

Mostrado os pareceres, vejamos como foram estas temporadas e o que esperar em cada uma delas.


*****


Ano: 2012 a 2014
Diretor: Hatsuki Tsuji
Estúdio: TMS Entertaiment
Episódios: 39 (Asian Circuit) / 59 (Link Joker) / 33 (Legion Mate-hen)
Gênero: Aventura / Comédia
De onde saiu: Jogo de cartas


Animes feitos para apresentar um produto tem o mesmo efeito das adaptações de mangás e light novels: a de mostrar e fazer os espectadores querer tê-las em mãos, de poder ser um pouco dos personagens apresentados e quem sabe, acompanhar suas jornadas até o ponto que se encerram. Um tipo de produto que rende uma série de franquias, destinadas ao público infantil japonês, são os jogos de cartas ou card games. Dá pra assegurar que elas se ampliaram com o sucesso de “Yu-Gi-Oh! Duel Monsters”, o que colocou estúdios e marcas de brinquedos a criarem suas franquias com esta temática.

Os resultados são diversas animações que não só trazem características em comum (regras, estilo de jogo e tipos de cartas) como personagens que sonham em serem os melhores naquele jogo ou vivem uma grande aventura - havendo alguns diferenciais aqui e acolá -, uso de cartas existentes ou fictícias, entre outros elementos comuns em tais franquias. E entre tantas, temos a franquia “Cardfight!! Vanguard”, que depois de sua estreia em 2011, continua seguindo com seu jogo de cartas e com novas temporadas. Caso queiram ter uma noção de suas origens, cliquem aqui para verem a resenha da primeira série da franquia.

Após o sucesso mais que óbvio da primeira série, a saga de Sendou Aichi e companhia segue por mais três temporadas, antes de dar o bastão para o núcleo que forma a etapa “Cardfight!! Vanguard G”, sua sucessora. Portanto, daremos destaque para as temporadas que vieram em seguida e como souberam botar nas telas o que a primeira série trouxe ao público.

A segunda temporada, “Cardfight!! Vanguard: Asian Circuit-hen” segue de onde a primeira temporada havia parado e vemos Aichi e seu grupo enfrentando outros jogadores de Vanguard no circuito asiático. Um pouco antes, por algum motivo misterioso, três decks vistos na primeira fase somem e são substituídos por novos, o que inclui o do nosso protagonista. Cabe a Aichi durante este circuito descobrir o que houve e quem sabe, retornar ao deck que usava.

Já a terceira temporada, “Cardfight!! Vanguard: Link Joker-hen” traz um recomeço, pois vemos o protagonista indo para o colegial e formando um clube de Vanguard. Até aí, presenciamos este clube encarando lutas e vivenciando algo bem comum em escolas nipônicas, a dos clubes. Quanto ao nome da fase, se refere a um misterioso deck de grande poder e que ao mesmo tempo, causa problemas - e como manda o roteiro, Aichi terá de dar um jeito para tudo voltar à normalidade, ao lado de antigos e novos amigos.

Chegamos a quarta e última temporada do primeiro ciclo da franquia, “Cardfight!! Vanguard: Legion Mate-hen”, na qual vemos uma mudança de protagonistas, já que Sendou Aichi é substituído pela sua inspiração e rival, Kai Toshiki. Nesta fase, simplesmente Aichi some, sem deixar rastros e o pior, quem convivia com ele não se lembra de sua existência - apenas Kai se lembra do garoto e assim carrega o dever de saber o que aconteceu com o amigo, o levando a uma nova aventura no mundo de Vanguard. Seguido de alguns conhecidos, vão atrás de pistas que o levam a Aichi e o que houve para haver os rumos mostrados nesta etapa final da história.

E o que temos de novo nestas três séries? O principal são as novas mecânicas, cartas e decks, revelando estratégias e estilos novos de jogo; a segunda delas ocorre na fase Link Joker, onde vemos uma melhoria pequena quanto à animação e o design dos personagens sofre algumas mudanças, umas mais, outras menos. Temos a questão de continuidade, afinal, esta é uma história que tem começo, meio e fim, fato atestado quando se vê a numeração dos episódios, que continua até o término da quarta temporada, dando em torno de 196 episódios desta primeira saga da franquia. Além das séries, esta saga rendeu um filme animado, um live-action e um anime curtinho.

Quanto ao elenco de personagens, estas temporadas seguem o estilo já visto da primeira série, com seus clichês e reviravoltas - podemos destacar a evolução do protagonista, Aichi, que se torna alguém muito mais confiante e amigo graças ao Vanguard, pois foi o jogo que o fez ser o que mostrou durante a animação e é muito interessante que na última temporada haja a troca de protagonistas, vendo desse modo a evolução de Kai, que até antes fora o que menos mudou em termos de personalidade. De resto, os personagens que cada etapa trouxe cumprem o seu papel e representam, de certa forma, a graça que “Cardfight!! Vanguard” trouxe ao público.


No fim, foram estas temporadas aliadas à primeira que estabeleceram as características que fizeram “Cardfight!! Vanguard” se destacar entre as diversas franquias de jogos de cartas. Apesar de tais séries estarem um tanto decaídas, não podemos desmerecer os pontos positivos que o primeiro ciclo de Vanguard trouxe. Parte do seu charme ainda se mantém, podendo ser requisitada, caso queira ver algo com tal temática e quem sabe, se aventurar neste universo.


***** 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS