O décimo segundo episódio de "All Out!!" vem
aí alguns dias antes do natal para, quem sabe, trazer um bom presente para este
redator de impressões semanais. Eu sou Gabriel Katsu, desejo a todos um feliz
natal (que talvez saia atrasado, porque eu me atrasei bastante nas datas para e
entrega destas impressões), e vamos então ver o que esta semana trouxe para
nós!
O décimo segundo episódio é um treino
em conjunto entre Jinko e Keijo - reencontramos eles com os mesmos jogadores que apareceram no primeiro jogo do anime, além de novos rostos
que não receberam tanta atenção antes. Sinceramente, este resumo será bem curto, porque o episódio em si pode ser encurtado no quesito
de enredo, mas o significado dele pesou bastante pra mim, como direi
na segunda parte da postagem.
Iniciamos o episódio com os técnicos
conversando com os jogadores, ao mesmo tempo que logo em seguida acompanhamos uma
interação de técnico para técnico, bem como de jogador para jogador. Revemos
personagens bons já apresentados, como Taira e Miyuki, e também novos personagens recebem nomes e pequenos destaques, como é o caso de Yoichi, que
compete com Ebumi em posição, jogando pelo time de Keijo.
Encontramos agora Gion começando os
treinos para tentar completar a sua nova tarefa dentro de jogo, movendo-se
para a posição de Flanker/Flanqueador durante os treinos diversos que se iniciam. Depois de algumas horas nestes esquemas de treinos separados, é feito
então um jogo amistoso, com jogadores misturados de ambos os times divididos em A e B - em um lado temos jogadores fortes do fronte, como Sekizan e
Taira, enquanto do outro vemos a dupla do colegial reunida mais uma vez,
Miyuki e Iwashimizu (Gion fica no banco). O jogo corre acirrado, com
boas jogadas para ambos os lados, até que o primeiro ponto surge de uma jogada
muito bem combinada de Iwashimizu e Miyuki, com direito a troca de informações
e passes acertados.
Em contra resposta, o time adversário
responde ao jogo com Matsu e Ebumi, outra dupla que parece trabalhar muito bem
num misto de confiança nas habilidades de ambos os jogadores. Quando
encurralado, e necessitado de uma jogada arriscada para que a bola siga em
jogo, Matsu joga a bola para o fim da quadra e torce para que Ebumi alcance-a
antes do jogador do time adversário, Yoichi. O monstro loiro alcança a bola
primeiro e empata o jogo.
No ponto seguinte, vemos então uma
substituição em que Gion entra no time no qual estão Sekizan e Taira - os olhos do rapaz se mostram diferentes, e ele parece se lembrar de muitas coisas das
dicas que foram repassadas a ele até então. Com eficiência, Gion começa a
acertar boas investidas em jogadores que tentam avançar; seus movimentos são
consistentes e ele raramente cai em fintas, porque decide ficar olhando para a
parte do torso dos adversários, onde é muito mais difícil simular uma finta do
que com o corpo inteiro. Embora continue perdido em certos momentos do
jogo, Gion ainda consegue estar em quase toda jogada do time, tentando ao
máximo acertar os jogadores com a bola, e conseguindo com certa constância. O
jogo termina após uma jogada que paralisa o tempo e encerra a partida, com Gion
quase acertando Miyuki em corrida.
Desta forma o jogo se encerra e eles vão
lanchar após o treino.
Vamos às impressões!
- Este foi um dos primeiros treinos que
me agradou em quase todos os aspectos! Digo, eu finalmente consegui sentir
mais do que simplesmente uma breve explicação de início seguida de uma
sequencia de imagens paradas com sons de fundo. O fato de Gion estar se
acostumando à nova posição e ser colocada já num scrum, ao tempo em que sente a
pressão da jogada e tenta ser de alguma utilidade já é interessante. Ao mesmo
tempo, as cenas de treino que se seguiram continuaram sendo imagens paradas,
mas logo foram trocadas pelo jogo-treino.
- Somente completando o raciocínio da
primeira impressão, em que volto a bater a tecla com relação aos treinos, eu
ainda acho que é necessário um arco de treinamento propriamente dito, em que
vemos todas as etapas dos jogadores dentro do mesmo (ao que se entende:
início do treino com a técnica a ser aprendida, seguida do desenvolvimento do
treino em que o jogador encontra obstáculos, até o fim desse onde o jogador finalmente entende o que está tentando ser repassado). Se você parar
para notar, a única vez em que isso aconteceu no jogo inteiro com certa
maestria, foram com os treinos em tartaruga de Gion somados às investidas
contra Sekizan que correram até o dia que conseguiu o feito. É através de cenas
deste estilo que encontramos crescimento dos personagens dentro do enredo, e
não apenas com imagens que mostram como todos estão se dedicando em treinos
genéricos. Ainda assim, este foi um episódio mais interessante!
- Eu vi muito desenvolvimento de
personagem em todo o episódio, o que me fez gostar bastante dele. É um dos
primeiros da animação inteira em que eu realmente comecei a ligar para a
harmonia do time e para as conversas entre si, sejam por meio dos membros da própria
Jinko, seja com os rivais da Keijo. Todas as conversas foram boas,
tanto dentro quanto fora de treinamento, e finalmente consegui sentir uma
fluidez na parte de slice-of-life que eu raramente sentia até então. Claro que
isso resulta de alguns pequenos sacrifícios, por exemplo o aparecimento até
meio súbito demais de Yoichi e o surgimento da personalidade de Miyuki como
um real personagem da série, visto que da última vez ele parecia estar
presente apenas para causar as memórias em Iwashimizu e vermos algum
desenvolvimento nos passos do alto jogador. Eu mesmo não imaginava que Miyuki
fosse ser tão feliz e infantil como aparentou neste episódio, muito embora
já soubesse que ele era empolgado com o esporte mais que tudo. Enfim, ainda tem meu ponto positivo!
- O jogo deste episódio foi o mais
fluido e agradável de todos os que ocorreram até então. Ao menos foi o que
eu mais gostei. Talvez pelo fato de conhecermos boa parte dos personagens agora
e sabermos quase que um padrão de jogabilidade de cada um deles, nós agora só
nos deleitamos em ver como se correlacionam durante o jogo, a exemplo da dupla de Miyuki e Iwashimizu, bem como a de Matsu e Ebumi.
Acho que as cenas in game do episódio também foram mais bem animadas e menos
cortadas, o que me deixa bem contente, uma vez que diversas vezes nos
jogos anteriores eu me sentia levemente perdido pelos constantes cortes de
frame sections.
De maneira geral, este foi um dos meus
episódios favoritos até agora. Seja no quesito enredo, no quesito
desenvolvimento de personagem ou no quesito animação. Vou considerar isso um
presente de natal antecipado! hahaha
Senhoras e senhores, obrigado, e nos
vemos no episódio 13!
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