18 de novembro de 2016

Comentários semanais: All Out!! #06 e #07




Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)

Saudações, caros leitores! Aqui quem fala é Gabriel Katsu e... Perdão! Hahahaha... Como puderam notar, na semana anterior eu não consegui entregar os comentários semanais sobre “All Out!!” em tempo hábil; estou levemente corrido nessas duas semanas por conta da minha formatura, mas consegui um tempo para fazer o post agora! Então, sem mais delongas, vamos falar hoje dos episódios 6 e 7 de “All Out!!”.


O sexto episódio começa com o segundo dia de treinamento durante a Golden Week, onde vemos Shingo coordenando o treino desde o início da manhã. Nisso, temos como destaque o personagem Ebumi, uma vez que o vemos saindo escondido em plena madrugada nos primeiros minutos do episódio e, depois, ele também acaba causando uma confusão no meio do treino por discordar da falta de atitude dos jogadores durante o mesmo. Ao fim do dia de treino, Shingo os questiona sobre suas metas como time, e aqui é dito sobre o Hanazono, o intercolegial nacional de rúgbi japonês. O técnico joga um balde de água fria em todo mundo e diz que para eles conseguirem uma chance o treino seria dez vezes mais duro, ao qual Gion se anima com isso e Sekizan concorda em silêncio balançando a cabeça.

Na segunda parte do episódio, vamos finalmente descobrir o que Ebumi faz de madrugada, pois Matsu o segue para bisbilhotá-lo - o enredo então nos mostra que todas as vezes em que Ebumi esteve ausente ou quando escapava à noite, ele saia para treinar individualmente. Dali, Matsu o acompanha no treino, e pouco tempo depois Ebumi conta a sua história com rúgbi, falando sobre o porquê de amar o esporte e se dedicar tanto para ele. A conversa é interrompida quando Gion e boa parte do resto do time também aparecem querendo treinar - mas logo são interrompidos por Sekizan, que os manda voltar a dormir.


O treino do dia seguinte corre sem maiores problemas, além da dificuldade que aumenta consideravelmente. Finalmente vemos o nome do anime sendo mencionado, ao que o técnico explica que até mesmo um time sem muita prática e experiência pode conseguir alguma coisa caso deem tudo de si.



O sétimo episódio, por outro lado, já começa com um flashback que nos indica quem será o destaque da vez: O protagonista Gion! O treino pela manhã do próximo dia se passa sem problemas, e depois da pausa para o almoço Shingo decide por fazer então um pequeno jogo-treino de 12 contra 12. Os times são divididos e Gion começa já dentro de jogo, assumindo a posição de Wing/Asa - contudo as suas ações não são lá tão elogiadas, tanto que, durante o intervalo da partida, o técnico o culpa por seu time estar perdendo. Gion ainda tenta se desculpar, dizendo que vai compensar com suas investidas, mas o técnico dá outra lição de moral que o faz ficar para baixo.

Gion desaparece pelo resto do treino - Iwashimizu o encontra depois de muita procura, sentado no terraço da escola. Neste momento, foi a hora do alto agora consolar seu amigo em troca do que fez durante o jogo contra a escola Keijo, chegando a questionar o motivo de Gion só querer atacar as outras pessoas e se estaria descontando a raiva da vida toda - e ele ainda comenta sobre querer colaborar e poder fazer tudo que é possível pelo time. Depois disso, Gion ainda permanece pensativo por mais um bom tempo. O dia termina, o treino se encerra e assim segue a manhã de treino seguinte, onde na parte da tarde o técnico Shingo anuncia que novamente vai fazer um jogo de treino de 12 contra 12, com Gion ficando de fora desde o início.


Porém, nos minutos finais da partida, o técnico nota que Gion está finalmente tentando entender o que era preciso para ser um real jogador de rúgbi, o trabalho de equipe que lhe faltava. Por fim, Shingo deixa que o protagonista jogue pelos últimos cinco minutos, e nisso o pequeno participa da jogada que garante que o seu time fique na liderança e ganhe a partida. Ao fim do jogo seu esforço é reconhecido e Gion volta a ter a personalidade de sempre, embora agora sua determinação tenha mudado de foco.



Enfim, vamos aos comentários, divididos por episódios!


- Foi bem legal finalmente mostrarem um pouco do Ebumi, visto que ele já aparenta desde o início da série ter um gênio forte e algum motivo muito bom para estar ali. Novamente, eu me incomodo um pouco sobre como o enredo tenta apresentar e desenvolver melhor os personagens; não que seja ruim, é só que não estou conseguindo me surpreender ou me emocionar demais com quase nada que vem sendo apresentado. Quando é explicado como Ebumi conheceu o esporte e por que ele se dedica tanto, a única coisa que pude pensar é que aquilo justificava suas ações, mas nada além disso. Frisando o pensamento: Não é que foi ruim, apenas não foi nada de mais.


As ações de Gion sobre as coisas que descobre a cada novo treino são boas. É exatamente o que é necessário num protagonista que está conhecendo o esporte no correr da série, fora que é a melhor desculpa para que haja explicações em torno das táticas de jogo, bem como também sobre o cenário competitivo de rúgbi no ensino médio japonês. Daí, a gente só tenta relevar o fato de que ultimamente quase não vemos correlação entre o protagonista e outros personagens: Já faz um tempo que não vejo uma troca de conversa decente com Iwashimizu, Hachiouji, Ooharano e até mesmo Sekizan. A única que apareceu neste episódio foi a de Matsu com Ebumi.


Eu estou achando super curioso o modo como Sekizan age agora que eles tem um treinador. Não sei dizer se estou gostando ou não, somente acho interessante ver aquela figura que geralmente era o ponto máximo de liderança agora juntar as mãos e olhar para baixo com incerteza no que diz. Às vezes gostaria que sua atitude não tivesse mudado tanto em relação às suas metas e aos seus objetivos dentro do treino, como por exemplo, quando lhe é perguntado a sobre o objetivo do time e ele hesita em responder. Mas de outro lado, é curioso e legal notar como ele se porta agora que realmente possuem um técnico.


E sobre o episódio sete...


É muito bom que o anime dedique alguns episódios a fim de criar caminhos para o crescimento do protagonista - todavia, ainda me incomodo um pouco com a maneira que "All Out!!" faz isso, talvez pelo fato de tudo se resolver tão rápido, ou então os flashbacks não serem efetivos pra quase nada senão justificar uma ação presente. Bom, eu permaneço pensando da mesma forma: O anime apresenta as justificativas para que o enredo se encaixe e avance, mas não consigo sentir quase nada além disso - só um pouco mais de empatia pelo personagem, mas isso é de praxe uma vez que acompanhamos o episódio com destaque nele.


Fico contente que Iwashimizu apareça um pouco mais neste episódio, depois de estar sem uma cena de mínimo destaque já há uns 3 ou 4, praticamente. Uma vez que a série o apresenta quase como o segundo personagem em importância depois do protagonista Gion, é necessário que se mostre mais dele, e tanto a cena da conversa com o baixinho, quanto a sua ação o ajudando a enfrentar Ebumi no final do jogo mostram que isso está aparecendo com maior frequência.


Os treinamentos que surgiram no correr destes dois episódios são bem interessantes, mas eu realmente gostaria de ver mais deles - quero dizer, do treinamento em si, e não dos jogos-treino. Explico melhor: Quase em todo momento deste episódio em que vemos cenas de exercícios passados por Shingo, temos a média de um minuto a um minuto e meio de animação e conversa sobre o treino (às vezes menos), e depois vemos apenas uma sequência de frames parados mostrando como correu o resto do treinamento. Isso era tempo hábil interessante para testemunhar um pouco de interação entre personagens. Quando foi dito que o treino ficaria dez vezes mais pesado, no final do episódio anterior, eu realmente esperava VER e NOTAR que o treinamento estava mais rígido - porém pareceu apenas mais do mesmo; não que fosse simples, mas não tive grau de comparação para ver crescimento.

E assim termino a análise destes dois episódios! "All Out!!" está dividindo minha opinião em muitos pontos, trazendo coisas interessantes e outras bem desanimadoras ao mesmo tempo. Acho que caso eu não fosse um fã de animes de esportes ou de rúgbi, estaria reclamando ainda mais de alguns pontos onde o anime não se destaca em nada quando colocado em comparação com outras animações de gênero esportivo. Ainda assim, aguardemos por melhoras!


Um grande abraço, e até a próxima!





   




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS