6 de setembro de 2016

Comentários semanais: Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu #23




Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)

Estamos na reta final! E por mais que eu já tenha dito isso várias vezes anteriormente, preciso relembrar sempre que começamos este tipo de postagem! Meu nome é Tadashi Katsuren, e estas são as minhas impressões semanais para o episódio 23 de Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu. Para tanto, primeiramente vamos ver o que aconteceu nesta sequência:


O ataque de ilusão que recai sobre Subaru acaba sendo uma magia que afetou todos da companhia, sendo ela preparada por Ram. Descobre-se duas coisas neste intervalo de tempo: A primeira, é a de que Ram realmente pensava que Subaru era um traidor, uma vez que a carta a chegar em suas mãos não estava com o texto que deveria constar, e sim, uma carta em branco, algo que possui um significado bem mais pejorativo neste mundo. A segunda, é que o espírito vermelho que cuidou de Subaru no episódio anterior, bem como neste também, foi colocado pelo próprio Julius a fim de protegê-lo.

Por fim, Julius faz um feitiço para ensinar todos do grupo a quebrarem o feitiço ao mesmo tempo que ele explica o que aconteceu para Ram, que aparentemente compreende a situação. Mais tarde, eles chegam ao vilarejo onde pretendem evacuar os moradores dali, porém Subaru novamente enfrenta o preconceito das pessoas contra Emilia, uma vez que todos consideram ela a culpada da presença dos Cultistas da Bruxa naquele lugar - entretanto, o rapaz conta com a ajuda moral de Felix para seguir com o que deve ser feito. E assim começam os planos de evacuação.

Neste meio termo, Subaru planeja ir até a mansão para explicar à Emilia tudo o que ocorreu quanto ao mal entendido e também em relação ao que está para ocorrer, plano esse que conta com um pedido de ajuda de Julius e Felix para poder explicar os outros lados da situação e fazer a sua narrativa se tornar mais crível. Todavia, isso tudo vai por água abaixo quando descobre-se que os Cultistas estavam infiltrados entre os mercadores, que iniciam um massacre na vila logo após Subaru cair desacordado com o ataque de um deles - despertando posteriormente em meio ao combate, com o vilarejo em caos e a luta ocorrendo para todos os lados, Subaru flagra Wilhelm derrotando um dos Dedos, mas este cai inconsciente como resultado. Julius e os outros enfrentam os cultistas e Subaru atrai um outro Dedo para correr atrás dele dentro da floresta; por lá, ele consegue um dos cristais de proteção de Emilia e deixa que as bestas ataquem o inimigo até a morte.


Voltando para o vilarejo, Subaru se depara com a fase final do conflito, tendo o último Dedo causando desordem, e Emilia chegando para enfrentá-lo. A protagonista o derrota sem muitos problemas e assim se encerrou aparentemente o combate contra todas as criaturas - contudo, quando Subaru ia ao encontro de Emilia, ele sente algo de errado dentro de si. O rapaz foge, já imaginando que aquilo era algo ruim, e quando Felix e Julius o alcançam no meio da floresta, descobre-se que Betelgeuse tomou de alguma forma o corpo de Subaru. Ele resiste em parte à possessão, e pede para que Felix e Julius o matassem. O episódio se encerra, portanto, com este momento.



Agora, vamos aos comentários!

- Eu parcialmente acertei! Ram realmente estava agindo como se Subaru fosse um inimigo, entretanto não pelas razões que tinha imaginado - o fato da carta que chegou ter sido uma diferente da que se esperava é o real motivo para que ele fosse tratado como um vilão. Agora, vamos lembrar do mantra: Nada é por acaso. Imagino que dentro destes próximos dois episódios, muito provavelmente se explicará quem falsificou esta carta de Subaru, seja tal explicação apenas para tapar buraco, usando a desculpa de que era um dos cultistas disfarçados quem fez a troca, o então uma revelação que trará novo twist de enredo, no qual encontraremos outro vilão inesperado.


As conversas e interações com Julius e Felix neste arco são bem interessantes; há um bom trabalho para desenvolver personagens que até então estavam em segundo plano. Reparamos isso claramente no fato de que quase não vemos a pequena Mimi ou o mercenário Ricardo, além de Wilhelm apenas aparecer para completar seu papel na trama como o matador de cultistas que é necessário para que o combate termine positivamente, havendo então destaque para o encorajamento de Felix quando Subaru estava para ficar perdido novamente, e, a Julius realizando atos que Subaru apenas não tinha visto anteriormente dado o mau começo dentre os dois. O fato de Subaru ser constantemente levantando por outros personagens mostra o quão falho ele é como um protagonista perfeito, e retrata o quanto ele é humano por causa disso. Já tivemos ele sendo encorajado por lembranças, Rem, Wilhelm e agora por Felix.  


Pessoalmente, eu fiquei contente pelo mal entendido ter sido resolvido logo de cara - mas isso é uma opinião bem pessoal, porque sou uma pessoa que não gosta de tramas que são embasadas em mal entendidos; me deixa agoniado saber da verdade e ver coisas acontecendo por culpa de comunicação mal feita. Entretanto, é válido lembrar que teria sido interessante ver Subaru tendo de provar sua boa vontade e este ser o clímax deste arco. De qualquer forma, o rumo tomado ainda é interessante.


Emilia voltou! Embora com tempo em cena, que deve crescer neste dois últimos episódios, encontramos os traços de sua personalidade mais uma vez aparecendo. O preconceito dos moradores do vilarejo e as lembranças da insegurança dela ao visitar o lugar no início da trama foram bem pontuais, e eu não tinha percebido o nexo de conexão no momento inicial, o que fez esta cena ser bem mais pesada em consideração. Os trechos dela tentando alertar os moradores também é bem válido para o crescimento da personagem, findando em seu combate contra um dos Dedos ao tempo em que chora pelo dano causado na sua presença. Volto a dizer, há uma enorme onda de fãs da Rem em detrimento de Emilia, dado os episódios anteriores, mas tudo isso se dá pelo desenvolvimento da narrativa; o roteiro escolheu não mostrar a protagonista, o que não significa que ela é menor. Vale lembrar a todos que uma das melhores cenas pra mim desse anime ainda é de Subaru chorando ao colo dela, num momento em que deixa seu escudo cair e descansa.


Quero usar um pouco destes comentários para elogiar um nome que eu não citei até agora: Masaharu Watanabe, o roteirista de alguns episódios e o diretor de "Re:Zero" - esse nome nunca me apitou na cabeça até agora de ser citado, muito embora eu já tenha elogiado seu trabalho muitas vezes. E isso tem motivo! Em sua carreira, este é seu segundo trabalho como diretor de uma série longa, tendo antes apenas atuado nesse cargo em Wakaba*Girl e alguns OVAs e séries paralelas menores. Esse cara trabalhou ainda a maior parte da vida como animador, tendo um currículo recheado nesta área, o que talvez justifique o seu bom uso de fotografia para cenas e o fato de raramente eu reclamar da animação de "Re:Zero", que para mim nutre muito bem a intenção do anime. Não que seja raridade animadores se tornarem diretores, só faço o comentário para elogiar a sua capacidade de usar a experiência de uma profissão em outra paralela, ainda mais pela primeira vez numa série com essa tonalidade de trama.


Por fim, volta à cena o vilão Betelgeuse! Da maneria mais inesperada possível! Quando Subaru começou a se afastar de Emilia eu pensei que isso fosse por causa da vez anterior em que ele forçou a magia da bruxa e por algum motivo isso a matou - imaginei que tivesse sentido a mesma sensação da outra vez. Bom, de todo modo, isso é bem interessante! Como disse anteriormente, a morte de Beltegeuse deixou vaga a posição de um vilão para este arco tão importante, e a confirmação de sua morte para mim era só a inevitável constatação de que haveria outra pessoa para tomar este posto dali em diante. Eu realmente não aguardava a sua volta desta forma. Agora, levantam-se vários questionamentos: Como aquilo ocorreu? Meu chute é que seja algo relacionado ao Livro Negro dos Cultistas que Subaru carrega, que pertencia a Betelgeuse. Quais os resultados? O mais óbvio, seria o protagonista ter morrido mais uma vez e voltado para repetir todos seus heroicos atos - mas eu certamente duvido que seja isso, ao menos com a mesma linha de enredo. Não me surpreendo se a história finalmente mostrar a Bruxa nestes dois episódios, e também não ficaria surpreso caso usassem um timeskip para pular uma possível próxima vida de Subaru para chegarmos exatamente nesse mesmo ponto. As possibilidades são várias, uma vez que este perigo final está bem difícil de ser descrito até agora. O que nos resta é aguardar!

Então, enquanto esperamos chegar o episódio seguinte...

Um grande abraço, e até a próxima!













**********




Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. vai ter segudna temporada , pode me confirmar isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Max, não sou o Tadashi, mas é pouco provável que haja uma segunda temporada tão cedo caso ela esteja nos planos dos produtores, pois o anime adaptou todos os volumes da light novel - com exceção do novo que foi/será publicado em setembro.

      Excluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS