Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)
Esse é o post de estreia de Tadashi Katsuren, o mais novo membro do Animecote - acessem a página da equipe para saber mais a seu respeito.
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Estrelando
a primeira postagem do Atrás
das Cortinas, e também minha estreia como redator do Animecote, falaremos
sobre Yoko Kanno! Este
quadro visa fazer uma breve apresentação de grandes nomes da indústria do Anime
e do Mangá.
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Yoko Kanno
Por Tadashi Katsuren
Musicista, compositora e
produtora; Yoko Kanno nasceu em 1964 em Sendai, Japão. Famosa por produzir e
compor inúmeras músicas e trilhas sonoras para animações, filmes, jogos e
séries, seu vínculo com a música desenvolveu-se desde a infância, onde teve seu
primeiro contato advindo dos cânticos católicos que ouvia na creche. Em
entrevista com o autor e produtor musical Akihiro Tomita, Yoko brinca: “Minha
creche era católica, e o professor não tocava Órgão muito bem, então eu tocava no lugar”.
Na mesma entrevista, Yoko Kanno confessava que suas primeiras e mais inocentes
criações musicais surgiam de impressões de observações básicas e rotineiras
como “Nossa, que dia lindo!” ou “Como a primavera é maravilhosa”.
Com uma infância e
adolescência regada a música clássica e concursos musicais, Yoko Kanno teve uma
conturbada relação com os pais, que forçavam-na a caminhar em direção à música
clássica, chegando até a proibi-la de assistir televisão, ler mangás ou escutar
qualquer outra coisa que não fosse do gênero. O grande salto de Yoko Kanno se
inicia após ingressar na faculdade de Waseda cursando Literatura, onde
distanciou-se das influências parentais e começou a conhecer o mundo por outros
olhos. Foi durante a faculdade que Yoko Kanno realizou seu primeiro grande
trabalho de composição musical para enredo e ambientação. A companhia Koei (atual Koei Tecmo Games), contratou seus serviços para a construção de
algumas faixas para seu novo jogo “Nobunaga’s Ambition” (1986); em entrevista, Yoko novamente brinca: “Koei na época era
apenas uma pequena empresa, e eu não imaginava que o seu jogo iria bombar”.
Após mais alguns anos
trabalhando com composição musical para jogos, Yoko Kanno finalmente tem seu
trabalho que a destacou no mercado musical em que atuava. Sendo seu primeiro
grande trabalho para uma animação, Yoko Kanno foi a compositora do anime "Macross Plus" (1994), incorporando
ritmos como tecno, trance e tribal em sua criação.
Yoko confessou ficar muito
atraída pela personagem Sharon Apple no anime, “já que ela era uma idol
virtual que usava de sua música e voz para controlar as pessoas, eu pensei,
‘Ok, vamos fazer uma lavagem cerebral na galera!’”, diz a própria
compositora, que teve um trabalho minucioso e detalhado para realizar a criação
da trilha sonora do mundo de Macross, estudando até mesmo os ciclos e
tendências musicais de sua época para realizar a criação. Belo exemplo a ser
citado desta trilha sonora é a música “Voices”,
que encerra a série com chave de ouro.
Mais adiante, Yoko Kanno
fez história novamente no mundialmente aclamado e premiado "Cowboy Bebop" (1998), onde atua como
compositora e diretora de trilha sonora em toda a série juntamente da banda Seatbelts. Dentre seus muitos pontos de
destaque para a época, tal qual sua animação e enredo, a trilha sonora fora
igualmente elogiada, sendo ponto de referência até hoje.
Em CowBe, Yoko marcou muitas cenas e sequências usando gêneros da Black Music, como Soul, Blues e Jazz.
Carregada de inúmeras faixas aclamadas e conhecidas, a animação tem melodias
lentas e sentimentais como “Blue” e “The Real Folk Blues”, até faixas que
mergulharam no Blues e no Jazz para serem criadas, tais quais “Tank!” e “Spokey Dokey”.
O diretor da animação é o
mesmo que dirigiu e escreveu “Macross Plus”, Shinichiro Watanabe – que
futuramente será foco de outro “Atrás das Cortinas”. Watanabe disse em
entrevistas que “ela se inspirava por conta própria, seguia seus próprios
pensamentos e devaneios para depois vir até mim dizendo coisas como ‘Essa é a
música que precisamos para Cowboy Bebop’ com uma música nova em mãos que compôs
inteiramente sozinha”. O diretor
confessou que, muitas vezes, buscava inspiração para criar as cenas e segmentos
do anime enquanto escutava as músicas da compositora. Ele levava as cenas
criadas dessa forma até Yoko Kanno, que se inspirava nelas para criar ainda
mais músicas. Em alguns pontos da criação da animação, Yoko Kanno simplesmente
surgia com músicas prontas sem a produção ter sequer pedido para que ela o
fizesse.
Vários outros trabalhos da
autora são conhecidos e elogiados, valendo muito a pena citar sua atuação na
composição da trilha sonora de “Ghost inthe Shell: Stand Alone Complex” (2002) e conseguintes continuações, como
também “Escaflowne” (2000) e “Genesis of Aquarion/Sousei no Aquarion” (2005).
Destaque para sua direção de trilha sonora do anime de gênero musical “Kids on the Slope/Sakamichi no Apollon”
(2012), também dirigido por Watanabe, que conta a história do jovem estudante
Kaoru, pianista de música clássica, explorando o Jazz depois de tornar-se amigo
do baterista Sentaro. Durante a animação, Yoko Kanno aproveita-se do tema da
obra para explorar o Jazz em sua raiz, usando referências de grandes nomes do
gênero como Bill Evans e Chet Baker. Suas últimas atuações no cenário das
animações japonesas datam na direção musical do anime “Terror in Resonance/Zankyou no Terror” (2014) e da composição de tema
musical do anime “Aquarion Logos”,
ainda em lançamento.
Pessoalmente, quando se
trata do cenário musical das animações japonesas, eu costumo sempre colocar
Yoko Kanno como um ícone a ser seguido. Não se prendendo em gêneros musicais, a
própria já disse em entrevista: “Não costumo dividir música em gêneros
musicais quando estou compondo, simplesmente busco criar a música que se
aproxima mais dos sentimentos que quero alcançar, não importando em qual gênero
esteja”. Seguir e acompanhar seus trabalhos, é sempre a garantia de que um
anime, se não oferecer nada de mais, pelo menos terá uma Trilha Sonora decente.
Um grande abraço, e até a
próxima.
Valeu Pelo Post,
ResponderExcluirNão conhecia Yoko Kanno, interessante e muito boas as obras, exceto Aquarion Logos kkkkkk.
A Yoko é uma das musicistas favoritas de todo mundo aqui do Animecote. Eu não vi Aquarion Logos, mas desconfio que a trilha seja muito boa ao menos. Um outro anime que não tah no texto, mas que vae a pena dar uma olhada na trilha que ele fez é o Macross Seven.
ExcluirAh, dar uma olhada se puder no Podcast SMA 35 em que homenageamos a Yoko Kanno - https://yopinando.wordpress.com/2014/10/21/sobre-musicas-e-animes-35-yoko-kanno/
Macross Seven também é bom, mas na verdade eu queria falar Macross Frontier. Ah! ela também cuida da música em darker than black.
ExcluirProfissional impressionante, surgia com músicas prontas para o trabalho, mesmo que não tivessem requisitado ainda!
ResponderExcluirVou dar uma olhada neste musicas e animes ^^.
ResponderExcluirEstou tentando acompanhar o Macross desde seu inicio e estou na primeira obra que tá no meu On Hold(Não consigo engolir alguns personagens, mas a ideia da série é boa), um dia eu chego no Macross frontier kkkk.
Sobre Darker Than Black não vi ainda ^^.