12 de novembro de 2013

Resenha: Servant x Service




É o dinheiro do contribuinte sendo gasto com namoricos e piadinhas suaves



Ano: 2013
Diretor: Yasutaka Yamamoto (“Senjou no Valkyria: Gallian Chronicles”, “Shinryaku!? Ika Musume”)
Estúdio: A-1 Pictures
Episódios: 13
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
De onde saiu: Mangá, 3 volumes, em andamento

OBS: No final do post há uma enquete, a respeito de futuras resenhas a serem postadas no blog.


*****




Atuar no funcionalismo público é o desejo (ou uma opção alternativa) de muitas pessoas, devido à sua estabilidade e benefícios. Por trabalhar nessa área, constantemente ouço elogios e comentários levemente invejosos a respeito disso, mesmo que, na realidade, meu serviço não seja hoje nenhuma maravilha – mas quase sempre, quando tento me justificar, respondem que estou reclamando de barriga cheia...

Outro detalhe é o preconceito que há em volta por parte da população: é funcionário público? Então mal trabalha, tem vida boa. Meu próprio pai se glorifica em doses semanais por ter sido “homem de chão-de-fábrica” durante trinta anos, e com frequência minimiza o que faço, ainda que ele não tenha ideia alguma de quais sejam as minhas tarefas – e não posso esquecer da fatídica frase “Eu pago o salário de vocês!” usada por aqueles que perdem a paciência conosco, mesmo quando estão errados. E isso são só dois exemplos dos vários que poderiam ser citados aqui. Claro que muitas pessoas se encostam nos seus cargos e lá ficam, inertes e sugadores (conheço gente assim); porém, exemplos positivos surgem aqui e ali, tão bons ou melhores quanto os que atuam no setor privado. É aquilo de não generalizar, mas se torna até compreensível essa situação ao ver que, geralmente, quando a mídia fala a respeito do funcionalismo público, é para criticar gastos indevidos e corrupção nos postos mais elevados.

E tal visão é universal, não pense que isso se restringe ao Brasil e sua política viciosa; “Servant x Service” nos ensina que, até lá no Japão, do outro lado do globo, a reputação dos funcionários públicos não é muito boa - mas, pelo menos nesse caso, o dia a dia burocrático deles parece ser bem mais divertido, isso graças à leve e refinada comédia de Karino Takatsu, autora das tirinhas 4-koma de onde o anime é baseado, e criadora também de outra obra mais famosa que se passava em um local de trabalho - nesse, um restaurante familiar -, “Working!, mangá que acabou tendo duas séries de TV.

A prefeitura da fictícia Mitsuba, em Hokkaido, recebe três novos funcionários de uma vez; a ingênua Lucy, a alta e modesta Miyoshi e o despreocupado Hasebe. Mesmo que esse tipo de humor suma quase que por completo nos seguintes, o primeiro episódio de “Servant x Service” abusa da (má) fama desses trabalhadores, trazendo em sequência muitas piadas e discussões a respeito. O inseguro superior deles, Taishi, tenta anima-los dizendo-lhes para trabalharem que nem cães em nome dos cidadãos; como primeiras dúvidas, Hasebe pergunta onde ele pode descansar à vontade, e durante todo o episódio ele será mais visto fugindo do trabalho e de Taishi, além de se vangloriar por ser funcionário público pelo simples fato de poder relaxar quando quiser e ter uma vida sossegada; e Miyoshi e Lucy, coitadas, aprendem que antes de ficarem organizando e carimbando papeladas, devem em primeiro lugar ouvir o que o querido contribuinte tem a dizer, e muitas vezes não será algo muito positivo ou educado - e através de Hasebe a Lucy também chega à conclusão do que falei no início e que parece tão óbvio mas para alguns não o é, a de, por causa do mau comportamento de um funcionário, a imagem de todos acaba sendo prejudicada.

Ainda descobrimos dessa garota o motivo nada convincente por ela querer atuar em tal área, que é se vingar da pessoa que permitiu a seus pais registrarem ela com um nome tão grande (Lucy Kimiko Akie Airi Shiori Rinne Yoshiko Ayano Tomika Chitose Sanae Mikiko Ichika e por aí vai...), um argumento que será bastante usado para fazer humor e que, sim, acabará tendo uma resolução, por tão bobo que ele seja. E, após essa extensa difamação e sátira aos pobres funcionários públicos, o fim desse primeiro episódio ameniza tudo e mostra que até eles podem receber elogios e ser bem tratados entre um abuso e outro, como qualquer pessoa de qualquer emprego – enfim, não é o paraíso e tampouco o inferno. A maioria das piadas quanto a isso no anime inteiro ficarão por aqui, e a partir do mediano segundo episódio (visto como fraco principalmente por conta do início agitado do anterior, e a inclusão de uma nova personagem um tanto irritante que depois até se torna simpática) “Servant x Service” focará o seu humor mais nas relações amenas e engraçadinhas entre os novatos e outros colegas de trabalho e conhecidos, enquanto, futuramente, veremos brotar lá e cá pequenos problemas amorosos nesse elenco.



Quem conhece o maior sucesso de Karino Takatsu, “Working!”, verá muitas semelhanças em “Servant x Service”, e não apenas pelo visual dos personagens ou porque alguns deles lembram na personalidade certos empregados do restaurante Wagnaria (que também se localiza em Hokkaido) como Souma, Yachiyo e Inami, mas em especial o tipo de comédia utilizado. Em ambos há pequenas narrações - resultado dos dois virem de tirinhas 4-koma – abundantes em piadas leves e sem apelações, com raras exceções (as brincadeiras com o avantajado busto da Lucy nos primeiros episódios, por exemplo), mesmo quando o assunto é mais adulto. Porém, diferente de “Working!”, que, enquanto como comédia é superior, perde o rumo e a graça ao tentar abordar o pseudo-romance de seus protagonistas, “Servant x Service” mostra maior solidez nesse aspecto; continua a ser algo um tanto inconclusivo e ingênuo, contudo é sensível um avanço e afinidade muito melhores entre os casais.

No plural mesmo porque é mais de um, mas citar um deles seria dar "spoil" de algo que será revelado apenas a partir do episódio 5, então ficarei restrito ao par principal e óbvio, Hasebe e Lucy. O que era o tendão de Aquiles em "Working!" se transforma aqui em momentos bem humorados, e prepare-se para torcer muito para o coitado do Hasebe! Com uma voz preguiçosa dada por Tatsuhisa Suzuki (Haru de "Tonari no Kaibutsu- kun"), ele pode parecer leviano por mais vadiar do que trabalhar, dar uma de galanteador pegando o e-mail de todas as garotas que vão ao local e não se importar em fazer graça de seu superior; mas a situação muda um pouco de figura ao conhecer Lucy. Inicialmente só brincando e fazendo graça dela - seja por conta de seus peitos, seu extenso nome, sua lerdeza em perceber as coisas ou todo o resto de sua pessoa -, Hasebe lentamente passa a vê-la com outros olhos e intenções com o decorrer do tempo, principalmente por conta da tamanha e fofa ingenuidade e sinceridade dessa garota, que praticamente sofre assédio de seu colega de trabalho a todo instante mas nem percebe, para desespero do rapaz. Indiretas com ela não funcionam, piadinhas maliciosas são na mesma hora rechaçadas por sua ignorância e inocência; e, mesmo quando se faz entender, Hasebe esbarrará nem uma vez, nem duas, na palavra "rejeição" - e nisso a Lucy não será nada delicada, querendo ou não. Mais do que se sacrificar em parar de pegar e-mails de qualquer pessoa do sexo feminino (menos o da Lucy, pois dela ele simplesmente não consegue...), Hasebe precisará de uma boa dose de paciência e persistência para seguir em frente e conquistar pequenas vitórias a passos lentos, além de enfrentar uma leve desaprovação momentânea de seus colegas de trabalho, tanto faz se por preocupação com a Lucy ou por outros motivos nem tão nobres.

Mesmo com tudo isso, a verdade é que o romance em “Servant x Service” é bastante secundário na maior parte do tempo, ou no mínimo eu diria que é sutil; cenas que darão algum avanço na relação desses dois serão esporádicas, porém significativas. Não fazendo alarde nesses momentos, é agradável acompanhar como a intimidade entre Hasebe e Lucy aumenta lentamente com pequenas e singelas frases e ações de ambos os lados, causando um desenvolvimento imensamente mais natural. Um ato solidário e sério de Hasebe ou uma frase calorosa e sincera de Lucy já são suficientes para quebrar algumas barreiras do sexo oposto. Entretanto, alguns deverão achar que há muito “chove e não molha” e lentidão nisso tudo, principalmente por ser entre dois adultos, o que até pode ser verdade; e o mesmo ocorre com o outro casal que dá as caras mais tarde, divertidíssimo e bonitinho, porém empacado e aparentemente sem futuro. Mas, dá para relevar; comparado ao desastre ocorrido em “Working!” quanto a romance, “Servant x Service” é quase perfeito e seu desfecho, muito satisfatório - além disso, esse nem é o foco do anime na maior parte do tempo, que preza pela simples interação em conjunto de todos os personagens.

E nisso chegamos, enfim, ao restante do elenco, um amontoado de servidores públicos excêntricos e um tanto desajustados. Comunicação e sutileza não são o forte de Miyoshi, que ao dizer “Você deveria se olhar melhor no espelho” para um rapaz que se confessou para ela e saiu chorando em seguida, queria apenas falar que não se achava boa o bastante para ele, e que pela sua boa aparência este poderia encontrar alguém melhor... Falta-lhe tato para não causar espanto em quem ouve suas palavras, em especial quando consegue dizer o que deseja, mas acaba sendo franca e ofensiva demais. Para Taishi, superior dos novatos, carece ter mais confiança em si mesmo, seja para se impor aos seus subordinados ou colocar um limite na sua irmãzinha Tohko, tsundere com complexo de irmão que, pobrezinha, gasta todo seu tempo na prefeitura, importunando os funcionários novos com reclamações, seu temperamento explosivo e contraditório ("Ele é um irmão terrível! Mas é uma pessoa confiável...") e sua marquinha de raiva que nunca sai do rosto. E, se um certo eternamente ignorado chefe "mascote" causa controvérsias quanto a ser ou não algo que destoa no anime e que o faz ficar meio besta, a funcionária temporária Chihaya quase não encontra rejeição, e acaba sendo a personagem que mais brilha nos momentos em que Hasebe e Lucy não são destaque. Dublada pela experiente Aki Toyosaki (Hirasawa Yui em "K-On!"), ela estará ali, sempre pronta para alguma réplica mordaz com seu olhar inexpressivo, seja para ameaçar Hasebe por se aproximar demais da Lucy, seja para assediar a própria Lucy em fazer cosplay, seja baixar a auto estima de Taishi ou então somente pisotear - às vezes, literalmente! - o seu próprio chefe. Com exceção das reações cômicas e repetitivas frente a eventos inesperados, já que ela não expressa emoção alguma, Chihaya seria a personificação do humor característico de Karino Takatsu: tiradas rápidas e bem pensadas, inteligentes, e muito raramente beirando o mau gosto. No geral, um grupo harmônico, e o ponto alto do anime está justamente nessa junção de personalidades tão barulhentas em um local tão burocrático, com discussões quase sempre inúteis.


Ao chegar na prefeitura para solicitar algo, não se assuste ao reparar numa funcionária fazendo cosplay de “mahou shoujo”, e nem se espante se um rapaz alegre vier pedir seu e-mail (isso se você for mulher, lógico) - e, se enxergar um coelho rosa, simplesmente o ignore; podem bagunçar, tirarem sarro um do outro, usarem o local para resolver questões amorosas... Porém, quando é para trabalhar eles o fazem com competência, e se dependesse apenas deles a fama dos funcionários públicos seria bem melhor. “Servant x Service” não somente traz uma comédia acima da média que, além de fazer rir, sabe explorar decentemente o romance singelo que possui, como, convenhamos, sair um pouco daquele cenário escolar cheio de adolescentes é uma grande raridade nas temporadas atuais, não importando o gênero. São adultos jovens e muito imaturos ainda, na realidade, mas já é o suficiente. 

Contudo, caso preste um concurso público, seria bom escolher outro lugar para trabalhar...




**********

Nota: 8


(clique para uma melhor visualização)
 
No MyAnimeList (12-11):

O anime está na 542ª posição, com nota 7.93. Já o mangá tem nota 7.68, e é o 2550º colocado.

Personagens mais favoritados:


 - Yutaka Hasebe - 200 favoritos







 - Lucy - 79







 - Megumi Chihaya - 43







 - Saya Miyoshi - 5







 - Taishi Ichimiya - 3 







 - Tohko Ichimiya -  1









*****


01/12: Enquete encerrada! Em breve (ainda em dezembro, espero) será postada a resenha do anime mais votado, bem como o resultado geral.


Meus perfis:
MyAnimeList (com recomendações semanais de posts de outros blogs)




Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Na época da temporada passada que esse anime estreou eu nem levei a sério esse anime, mas pelo que eu vi nessa review acho que vou dar uma chance, já que a comédia parece ser boa.

    ResponderExcluir
  2. Aprecio muito as recomendações do Animecote. Pro meu gosto acertam em cheio!

    ResponderExcluir
  3. Resenha escrita não apenas com os dedos, mas com o coração de quem se viu no anime. Parabéns Erick, é provável que muitos vejam este anime somente por causa de sua resenha. =)

    ResponderExcluir
  4. Acham impossível ter 2ª temp.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível não, mas bem difícil...

      Em se tratando de vendas o anime até foi bem (4 mil cópias por volume), se pagou, mas esses números dificilmente garantem uma segunda temporada - se fosse quase o dobro disso já seria o suficiente para se esperar uma sequência.

      Resumindo, acho que só ficará nisso mesmo =/

      Excluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS