8 de outubro de 2013

Fim de Temporada: Melhores Animes Verão 2013


A temporada de verão dos animes de 2013 terminou com bons episódios finais na maioria dos animes que assisti. Animes tem fama de possuir finais ruins ou meia boca, mas nessa temporada especificamente, os desfechos das séries foram satisfatórios e com nível superior a média.


Como já é de costume em todo fim de temporada, trago minha opinião pessoal sobre as séries que acompanhei e terminaram entre o fim do mês de setembro e o começo de outubro. Fiz um top 10 e ainda sobram alguns animes que ficaram de fora. Espero que apreciem a lista.

10°
Kiniro Mosaic
Nota: 6/10 
Estúdio: Studio Gokumi
Episódios: 12
Gênero: Slice of Life, Comédia
Apenas um slice of life sobre colegiais vivendo suas vidas em volta de amizades, coisas moe e cenas kawai. O humor é bem feito, porém repetitivo e chega a enjoar de tão moe que é. De qualquer forma vale a pena assistir se você gosta do gênero. 
 
Blood Lad 
Nota: 6/10 
Estúdio: Brains Base
Episódios: 10
Gênero: Comédia, Ação
Essa série possui um bom ritmo e um visual que me agradou. Gostei particularmente das cenas de ação e da atitude dos personagens. Apesar de possuir apenas 10 episódios, o mangá continua sendo publicado e não ficaria surpreso se produzirem mais uma temporada. 
 
 
 8°
Free

Nota: 6/10 
Estúdio: Kyoto Animation
Episódios: 12
Gênero: Comédia, Esporte, Slice of Life
Free conquistou o público feminino e surpreendeu muita gente do público em geral. Eu não sei o que a Kyoto Animation faz com seus animes, pois mesmo com muitas coisas que eu desgosto, sempre acabo gostando de algo nas suas séries. O visual como sempre está lindo, o enredo é que deixa a desejar. Falta objetividade. Continuo achando o anime bem prolixo, mas sei que a intenção não é focar apenas nas competições e por isso não posso diminuir a nota da série, uma vez que já assisti sabendo a fama que o estúdio tem. 
 

Servant x Service
Nota: 7/10 
Estúdio: A-1 Pictures
Episódios: 13
Gênero: Comédia, Romance, Slice of Life
Boa comédia, bons personagens, e um fato curioso, esse é um dos poucos animes dessa temporada que tem personagens adultos. A abertura é ótima, a música gruda na cabeça e de vez em quando me pego cantarolando. O visual é de alta qualidade, mas uma vez mérito do A-1. Uma segunda temporada seria muito bem vinda.

Yami Shibai
Nota: 7/10 
Estúdio: ILCA
Episódios: 13
Gênero: Terror
Yoterashai Miterashai! Não tem como assistir Yami Shibai de madrugada, sozinho e com as luzes apagadas e depois ter uma boa noite de sono tranquilo. Os contos são perturbadores e algumas cenas podem impressionar e até mesmo assustar. Mesmo com uma animação em flash, o anime passa um clima pesado e sombrio. A trilha sonora ajuda na imersão dos contos. Alguns episódios são de dar frio na espinha. Indico para todos amantes de filmes de terror. Depois de assistir Yami Shibai, suas noites nunca mais serão iguais.

 5°
Genshiken Nidaime 
Nota: 7/10 
Estúdio: Production I.G
Episódios: 12
Gênero: Comédia, Slice of Life
Fiquei feliz quando fiquei sabendo que Genshiken teria uma nova temporada. Não li o mangá e por isso não esperava a brusca mudança de personagens que teve em Nidaime. Nos episódios iniciais, confesso que estranhei muito o novo rumo da série, mas conforme o enredo foi se desenvolvendo, fui ficando cada vez mais interessado. Os últimos episódios são ótimos e quando um dos antigos personagens da série estava presente, o nível do anime subia muito. Enfim, não é o velho e divertido grupo do Genshiken, porém é um novo grupo que ainda consegue agradar.

 4°
Shingeki no Kyojin
Nota: 7/10 
Estúdio: Production I.G
Episódios: 25
Gênero: Drama, Ação, Fantasia
Esse é um anime de altos e baixos, e não estou fazendo piada. O início da série foi espetacular, grandes cenas e emoção a flor da pele, mas mesmo assim eu tinha a impressão de que algo não estava certo e que era só questão de tempo para o enredo começar a desandar. Com o passar dos episódios percebi que estava meio certo no meu pressentimento inicial. A série não chegou a desandar de vez, mas caiu muito de ritmo e teve alguns episódios irritantes de tanto enchimento de linguiça. Parei no episódio 12 e deixei para assistir tudo quando o anime estivesse completo. Voltei a assistir e o ritmo arrastado começou a se dissipar e alguns episódios depois a série voltou a ficar excelente.
Gostei bastante da obra, mas poderia ter gostado ainda mais se não fosse pelo fraco protagonista e pelos diálogos desnecessários e enfadonhos da metade do anime. Pelo menos eles conseguiram melhorar o ritmo a tempo. Aguardo pela próxima temporada e torço para que não cometam o mesmo erro que cometeram nessa.
 

 
 
Uchouten Kazoku
Nota: 8/10 
Estúdio: P.A. Works
Episódios: 13
Gênero: Comédia, Fantasia, Slice of life
Esse anime ficara guardado com carinho no meu hd. Uchouten kazoku possui ótimos personagens, sendo alguns deles memoráveis como o irmão sapo e os gêmeos malvados de cuecas de ferro. Os diálogos foram os melhores do ano até agora e a trama é agradável de ser acompanhada. Nos quesitos técnicos o anime dá um show. Animação fluida e com belos traços e trilha sonora tradicional mesclada com pitadas dos sons mais modernos. Enfim a P.A. Works conseguiu manter a qualidade do enredo de uma das suas séries do início até o fim. Espero que o estúdio continue pelo caminho que começou com Uchouten kazoku.
 Watashi ga Motenai no wa Dou Kangaetemo Omaera ga Warui!

Nota: 8/10 
Estúdio: Silver Link
Episódios: 12
Gênero: Drama, Comédia, Slice of Life
Watamote me surpreendeu por ter a coragem de ser do contra durante toda a obra. A protagonista Kuroki Tomoko conseguiu me conquistar com seu jeito trash de ser. Ela é excessivamente antissocial e é dona de uma imaginação perturbada e criativa. Ela é o oposto da protagonista que geralmente vemos nos animes, pois Tomoko é preguiçosa, egoísta, pervertida, suja, problemática e posso dizer que ela é até mesmo um pouco incapacitada mentalmente. Agora junte todos esses defeitos com solidão, vida colegial e puberdade...coitada da Tomoko. As situações embaraçosas por qual ela passa são de dar vergonha alheia. É ridículo como ela se ferra e ainda assim continua tendo ideias malucas que só podem ter um final, que não será nada como ela imaginou.
 As músicas do anime são boas, tanto abertura quanto encerramentos combinam perfeitamente com o clima da série. O ponto negativo fica por conta da repetição, afinal é fácil prever o que vai acontecer, pois os desfechos são sempre muito parecidos. Eu não me importo muito com o fator repetição, mas sei que isso fez com que muitas pessoas perdessem o interesse no anime. Então indico para quem curte uma trama diferente do convencional e não se importe com repetições.


 Gin no Saji
Nota: 9/10 
Estúdio: A-1 Pictures
Episódios: 11
Gênero: Comédia, Slice of Life
Noitamina voltou e conquistou a medalha de ouro novamente. Gin no Saji começou morno e foi esquentando com o passar dos episódios. Fiquei contente em saber que a segunda temporada já está confirmada para janeiro de 2014. Esse anime é um ótimo exemplo de um slice of life bem feito. Os episódios passam rápido, quando você percebe já acabou. Tinha tempo que não assistia um anime assim, que me faça esquecer do mundo e relaxar, ficar apenas convivendo com os personagens e não pensar na minha vida.
Os quesitos técnicos são de alta qualidade, afinal A-! Pictures dificilmente deixa a desejar. Visual e trilha sonora belos, melodias relaxantes. A ambientação no campo me faz recordar de Musishi e o encerramento me faz querer tirar férias em alguma cidadezinha tranquila que seja longe dos centros urbanos. Sempre tive um fascínio pelo campo, por isso o ambiente de Gin no Saji é um colírio para mim.
Concluindo, anime altamente recomendado para as pessoas que gostam de obras com ritmo cadenciado e relaxante. Tenho certeza que a Medalha de ouro dessa temporada ficou em ótimas mãos.
 

Até a próxima temporada!

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Desses só assisti Free e tentei assistir Watamote. Free a história é muito simples, não tem nd que surpreende, mas foi um anime competente no que se propôs, por isso conseguiu agradar. E gostei muito da musica da op. Enfim, competência resumiria o anime pra mim.

    Watamote não tenho o que comentar. Vergonha alheia no ep 5 atingiu o ápice.

    Outro dessa temporada que embora eu ainda não tenha terminado e que está me agradando (por enquanto é o que mais me agrada dos quase nenhum que vi) é Gatchman. Mas ainda tenho meia série para me decepcionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho ouvido falar muito bem de Gatchman , mas acabei não assistindo e por isso ele não entrou nessa lista. Pretendo assistir futuramente.

      Excluir
  2. Saudações


    Nobre Bebop, Yamishibai à frente de Servant X Service, olha...
    Confesso que oplhei muito torto para isso...

    Enfim, meu top já é conhecido, então ok...^^


    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá padrinho,

      Yami Shibai conseguiu se sair muito bem. Foi difícil escolher entre os dois animes que vc citou, mas optei por deixar Yami Shibai na frente pela originalidade e pela ousadia.

      Até mais e agradeço seu comentário.

      Excluir
  3. Só tiraria WataMote da 2ª colocação e colocaria em 5º, subiria o Free para 4º e SnK para 3º.

    WataMote pode ter começado bem, mas se tornou tão maçante com o passar dos episódios, que pareceu só uma boa ideia, mas de curto prazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc em relação a posição de WataMote, mas é como expliquei no texto.

      Quanto a Free, eu realmente não acho que mereça uma posição tão alta quanto o 4° lugar, mas ainda assim sei que o anime tem suas qualidades.

      Agradeço seu comentário e espero que continue comentando nas futuras postagens.

      Excluir
  4. Vim agradecer porque não tenho condições de assistir vários animes por temporada, então venho aqui e escolho os melhores colocados. Ainda não me arrependi.
    Por favor continue fazendo esses posts! Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que minha lista está sendo útil. ^_^

      Garanto que vc não vai encontrar nenhum anime ruim entre os 3 primeiro colocados.

      Agradeço seu comentário e espero que comente mais.

      Excluir
  5. Caro Bebop, vim dar o feedback. Fiquei admirado com Gin no Saji e Uchouten Kazoku, que escolhi no seu TOP 3. São excelentes animes que vou lembrar por muito tempo. Assisto poucos títulos por temporada, portanto não posso fazer nenhum julgamento do conjunto. Mas estou habilitado a registrar aqui minha gratidão pelo seu trabalho de assistir tantos animes e selecionar os melhores pra nós.

    É de uma ajuda imensa. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eru Ru, agradeço seu feedback, pois só assim posso saber se o texto foi útil.

      Espero que continue acompanhando os animes da lista, principalmente o top 3.

      Abraço e obrigado!

      Excluir
  6. muito boa escolha!!! apesar de que essa temporada ter sido meio fraca, teve alguns animes legais..!!
    a unica coisa coisa que mudaria a posiçao é "Shingeki no Kyojin" colocaria em segundo ou em terceiro..
    mas tá otimo os animes que ficaram no topo, pois tambem gostei bastante deles... só nao assistir gin no saji.. mais já que ele está em primeiro vou dar uma conferida nele >< !!!!

    valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gin no saji vai ter segunda temporada em janeiro. Aproveita e assiste antes do lançamento da nova temporada.

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS