13 de maio de 2012

Resenha: Animal Treasure Island



Hoje eu desci até o porão, cruzei o labirinto de caixas e coisas velhas e chegeui até o canto extremo onde guardo um tesouro. Retirei o carpete antigo e abri o cofre e lá estava. Um baú de preciosidades do mais pura arte oriental. Sopre para tirar um pouco da poeira e pude ler a seguinte inscrição na parte superior do baú: Bem vindo ao mundo da Fantasia! Dentro do baú existem vários tesouros e um deles me chamou atenção dessa vez. Esperem que gostem dessa resenha sobre uma obra dos anos 70.






 Animal Treasure Island

Animal Treasure Island é um longa metragem que foi adaptado da obra original de Robert Louis Stevenson intitulada "Treasure Island", ou "A Ilha do Tesouro". O filme foi lançado pelo estúdio Toei Animation em 1971 em comemoração do seu 20° aniversário, uma vez que o Toei foi um dos grandes pioneiros no ramo da animação no Japão.

Jim é um jovem que trabalha como ajudante na estalagem Admiral Bembo juntamente com seu fiel amigo roedor Gran (Rex, em inglês) um ratinho bastante inteligente. Em uma noite aparentemente normal de trabalho na estalagem, um estranho usando tapa-olho e com uma das pernas de pau chega para passar a noite. Porém, junto com ele também vem muita confusão para os jovens amigos. Um bando de assassinos vestidos com trajes negros invade a estalagem em busca de um objeto que está de posse do suspeito hóspede.


O hospede revela ser um capitão que está em busca de um esconderijo, mas ele não consegue ficar sossegado, pois piratas de todos os cantos dos sete mares estão em seu encalço atrás de um precioso objeto que ele possui. O capitão, sabendo que dessa emboscada ele não conseguirá escapar, entrega um pequeno baú para Jim e pede para ele fugir rapidamente.

Jim e Gran escapam e se escondem, enquanto as coisas se acalmam. Quando o perigo passa eles retornam para a estalagem, mas não encontram ninguém por lá. Curioso como só ele, Jim abre o pequeno baú, com a esperança de encontrar algum dinheiro para reparação dos danos causados pelos invasores, porém o que ele vê é algo bem diferente de dinheiro, um mapa de um tesouro escondido pelo infame pirata Capitão Flint.


Jim e Gran partem imediatamente com seu barco-barril a vapor, juntamente com o filho do dono da estalagem, o bebe Baboo. A intenção de Jim é encontrar o tesouro escondido e reparar os danos que a estalagem sofreu, mas depois de alguns dias no mar eles são capturados pela tripulação pirata do capitão Silver e são levada para a terrível Pirate Island, onde ambos são vendidos a um comerciante de escravos. A partir daí começa a verdadeira aventura de Jim em busca do tesouro.



O longa possui um enredo básico com desenvolvimento previsível. Provavelmente, na época em que foi lançado, deve ter sido mais inovador, porém visto hoje em dia, não passa de uma história de pirata como a maioria. Mas verdade seja dita, as cenas de ação são muito atrativas até mesmo em comparação com as animações atuais.

Hayao Miyazaki participou da produção do filme como criador de cenários e "key animator". O diretor Hiroshi Ikeda foi bastante elogiado na época pela sensibilidade que teve ao deixar o filme o mais fiel possível ao objetivo principal da obra de Robert Louis Stevenson. Com o intuito de alcançar um grande público infantil, foram inclusos animais bonitinhos como personagens. E essa fantasia de animais falantes interagindo com seres humanos foi vista como uma influência das animações ocidentais, mais precisamente da Disney, que era a grande produtora de desenhos animados da época.



O visual de Animal Treasure Island é muito belo, o anime é cheio de cores vivas e chamativas, o que deixa ainda mais na cara que a pretensão dos produtores era o público infantil. Os cenários possuem as características e a qualidade indiscutível de Hayao Miyazaki, o que torna o anime mais próximo a um mundo realmente dominados por piratas.




O enredo não é lá dos melhores, mas o ritmo como o longa se desenvolve é firme e em momento algum deixa a peteca cair. Porém, sempre fica no ar a expectativa de que a história dará uma boa guinada e algo interessante ira acontecer nas próximas cenas, mas as cenas vão passando e não acontece nada até o final do filme. No entanto, o nível do anime se mantém mediano durante todo o tempo. Para finalizar, fica a dica para quem quiser conhecer essa que é uma das pioneiras da boa animação japonesa, que apesar de não ser uma maravilha, é um clássico que merece ser visto com bons olhos.

Publicação original: Animehaus

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS