10 de janeiro de 2018

Fim de Temporada: Melhores Animes Outono 2017

Mais uma temporada chegou ao fim e novamente o Animecote traz - ainda que um pouco atrasada - sua postagem especial com os Tops individuais de alguns membros do blog, esta sempre repleta de textos para cansar sua vista e gifs para gastar seu pacote de dados. 

Mesmo com alguns contratempos foi possível reunir de novo o trio "oficial" desse trabalho em equipe, que são Evilasio Junior, Tadashi Katsuren e eu, Erick Dias. Cada qual apresenta logo abaixo seu Top 5 de animes finalizados nas últimas semanas, os quais esperamos que possam ser de alguma utilidade para quem tiver dúvidas quanto ao que assistir.

Por fim, clique aqui caso queira visitar as postagens de temporadas anteriores.



**********


Erick Dias



5º – Blend S

Já virou rotina eu me achar “obrigado” a justificar a presença do quinto colocado, visto que normalmente nesta posição a questão de “No fim, qual me divertiu mais?” ganha sobre “Qual teve melhor desenvolvimento em seu elenco e história?” na temporada de inverno “Demi-chan wa Kataritai” levou a melhor contra o ótimo, porém moroso “ACCA”, enquanto que na de verão o modesto “Nana Maru San Batsu” passou por cima do morno “Sakura Quest”. Dessa vez, “Blend S” chutou para fora do meu TOP “Ballroom e Youkoso”, shounen de dança de salão que foi o favorito de muitos nesses últimos meses.

Não tem segredo: Nas três situações reconheço que os que foram deixados de lado se mostraram bem mais complexos nas áreas de enredo e desenvolvimento de personagens, contudo por justamente terem maiores ambições é que eventuais falhas e limitações me foram mais difíceis de se relevar – só citando o dessa temporada como exemplo, confesso ter ficado bastante indiferente com os eventos de “Ballroom” em seus últimos episódios, graças principalmente ao seu estilo narrativo e diálogos repletos de alegorias que me foram insossas. Quanto a “Blend S” e os outros dois citados acima, estes se apresentaram com argumentos e cenários simples, porém me ganharam pela simpatia de seu elenco e regularidade seja no humor, seja em suas historinhas.

É isso. Meio desnecessário explicar as diretrizes de algo onde o seu gosto pessoal tem forte influência, mas okay.




"Blend S" não só meu deu a chance de ter lá pra setembro aqui em casa a versão miniatura da personagem sádica mais fofa de 2017, como também me trouxe um agradável grupo de funcionários excêntricos de um maid café interativo, onde as garçonetes encarnam arquétipos desse meio para atender seus clientes majoritariamente otakus. Foi bem interessante e cômico ver as contradições e interações desse pessoal, indo desde uma universitária madura e baixinha que no local de trabalho se transforma numa "imouto" cheia de fofurice nos atos e palavras, a uma garçonete sádica e grosseira que na vida real se mostra deveras ingênua em relação a quase tudo no mundo, uma vez que se trata da típica "ojousama" reclusa e de poucos amigos (ou nenhum no caso da Maika até conseguir esse emprego) - idol trap que almeja angariar o maior número possível de fãs (isso sem eles saberem que estão apoiando um garoto...), "onee-san" que fora do restaurante é uma fujoshi autora de doujins yaoi e tsundere que na verdade é uma gamer bem sociável completam a força de trabalho principal desse tipo de restaurante que aqui é liderado por um gerente estrangeiro de conduta e gostos pra lá de questionáveis e do qual, não nego, eu teria muito interesse e vergonha de ir em algum caso viajasse pro Japão (Tadashi, você vai ter que visitar um desses na sua viagem e nos contar o que achou!).

Traços adoráveis e cenas chibi agradáveis aos olhos, humor que com frequência tira sarro do próprio meio em que se encontra, personagens que em sua maioria caíram muito no meu gosto... "Blend S" não terminou sendo pra mim a melhor comédia da temporada, longe disso, mas ao contrário de certo anime sobre dança de salão cuja trama me desapontou em seus trechos finais, este me foi uma experiência relaxante e satisfatória até seus últimos momentos. Parece injusto (e é!), mas fazer o quê...




4º - Kino no Tabi: The Beautiful World

Nova adaptação da light novel que já tinha recebido uma série em 2003 - e como informação extra, há três histórias que são contadas em ambas as versões, que aqui apareceram nos episódios 2, 10 e 11, não fazendo qualquer diferença qual título deve ser visto primeiro -, "Kino no Tabi" era um anime que eu esperava colocar numa posição mais alta nesse Top, mas não só o terceiro e segundo colocados me foram melhores do que imaginava, como as inéditas (ou recontadas) viagens de Kino e Hermes, além do secundário Shizu que dessa vez teve mais espaço de tela, não me foram em boa parte tão encantadoras quanto as do primeiro anime - e nem se trata de um comentário nublado pela nostalgia, pois revi a série de 2003 ao mesmo tempo que essa. Apenas não curti muito quase metade dos contos, o que considero normal para uma trama episódica, ao passo que do anime anterior só houveram dois episódios que anos atrás e agora achei abaixo da média.


Tirando isso, as andanças de Kino em companhia de seu parceiro motorizado falante continuaram nos trazendo curiosos momentos devido aos países visitados, fosse um onde cometer assassinato não é algo proibido, outro que se estabeleceu num gigantesco veículo em constante locomoção - possuindo governantes que não importam caso tenham de destruir e passar por cima de outras nações para seguir sua rota -, ou um terceiro no qual tudo parece lindo, tudo parece perfeito e todos os cidadãos lhe são cordiais, mas... Não, tem alguma coisa errada aqui. Por meio de argumentos às vezes um tanto bizarros e hiperbólicos "Kino no Tabi" mais uma vez soube colocar na mesa pequenas discussões a respeito da sociedade humana como um todo, ora com tramas mais dramáticas ou de ação frenética, ora com pitadas de comédia e ironia no meio, indo desde uma trágica história de uma garota escrava a.... Kino cometendo um massacre ao matar dezenas de ovelhas e carneiros furiosos que cruzaram seu caminho (!). Foi divertido, foi sentimental e foi bom rever essa dupla após mais de uma década desde que acompanhei a primeira série - e até o fim do ano os terei aqui em casa também, ou pelo menos a Kino já é certeza, porque ainda não disseram se sua versão chibi virá com o Hermes. 

Enfim, talvez meu hype pelo retorno dessa obra tenha prejudicado um pouco a experiência que tive com ela, mas ainda assim foi uma animação muito boa de se acompanhar.



3º - Shoujo Shuumatsu Ryokou

Adaptação de um mangá que terminará agora em janeiro com 42 capítulos (o anime adaptou 32 e pegou trechos do 40), "Shoujo Shuumatsu Ryokou" foi pra mim outro anime da temporada, junto a "Kino no Tabi", que conseguiu causar alguns instantes de reflexão ao narrar a rotina de duas garotas num mundo pós-apocalíptico, onde a bordo de um pequeno veículo militar elas encontram em raras ocasiões outros solitários humanos com quem possam trocar algumas palavras e experiências. Apesar desse cenário com predisposição a argumentos mais sérios e dramáticos, o que vemos é a dupla Yuuri e Chito inseridas num quase típico e inesperadamente relaxante "slice-of-life" carregado de conversas preguiçosas e bom humor, mesmo que em alguns momentos a situação atual do mundo em que vivem bata à porta para relembrar do ciclo constante por busca de comida e combustível no qual estão presas, a fim de continuarem sobrevivendo e poderem vagar sem rumo em terrenos desolados.


Eu já havia lido o mangá antes, mas não achava que a atmosfera vagarosa e calma com eventos geralmente ordinários teria a mesma eficiência numa versão animada com 20 minutos por episódio - em resumo, imaginei que ficasse algo tedioso, mas no fim acabou sendo um ótimo anime para desvanecer um pouco os ânimos, principalmente após algum dia de trabalho mais intenso. Me simpatizei bastante pela centrada Chito e a comilona e despreocupada Yuuri, que protagonizaram vários diálogos simples, porém interessantes e trechos engraçadinhos devido à disparidade de suas personalidades, isso enquanto cruzavam gigantes fábricas abandonadas ou cidades de concreto aos pedaços. Sabendo ainda usar muito bem a trilha sonora e alguns jogos de câmera para incrementar sua narrativa, "Shoujo Shuumatsu Ryokou" chegou ao fim exibindo ao espectador certas revelações que até agora estou incerto quanto a minha posição em relação a elas, mas de todo modo esse detalhe não o fez, de modo algum, em deixar de ser um anime cujas pequenas histórias praticamente cotidianas (num mundo devastado, mas cotidianas para quem está nele porque não conheceu outra coisa!) dessas garotas me foram muito prazerosas, e nisso num andar estável que pode-se dizer que foi determinante para coloca-lo a frente de "Kino no Tabi" neste top.



2º - Hoozuki no Reitetsu 2nd Season

Sendo mais breve nesse por ser continuação e também porque já estou estourando meu espaço no post (como sempre), é claro oque aproveitarei o refrão da música mais popular dessa franquia e dizer que, sim, o inferno continua sendo um lugar bastante divertido - ao menos na fantasiosa e burocrática visão dessa obra, obviamente.


A segunda temporada explorou melhor outros departamentos do inferno que na série anterior apenas foram citados, apresentando dessa maneira novos funcionários de aparência e comportamento curiosos que são responsáveis por diferentes etapas no tratamento das almas que não param de chegar da Terra (porque estamos falando do Inferno, ao passo que o Paraíso é uma monotonia deserta que só...). O competente empregado possuidor de um incompetente chefe, Hoozuki, novamente roubou a cena com suas alfinetadas, comentários jocosos pontuais e constantes caretas de desaprovação, não perdendo o posto de melhor "husbando" do submundo ainda que seus atos por vezes soem um tanto rudes demais para quem ocupa esse título - mas não vamos esquecer onde ele trabalha, né, tem de ser linha dura mesmo...


Já disse isso em outra ocasiões pelo blog e redes sociais, contudo me fascino em como "Hoozuki no Reitetsu" mescla de forma tão natural e bem trabalhada eventos e pessoas advindas do folclore japonês com outras que são reais, construindo desse jeito um complexo emaranhado de relacionamentos entre diversas criaturas, sejam elas humanas, deuses, demônios ou animais - aqui não é só questão de ser engraçado, mas também saber tratar com maturidade e inteligência toda essa diversidade e rico material, algo que o mangá faz tão bem e que o anime soube reproduzir fielmente até agora. E que venham mais contos do inferno - e novos flashbacks do assustadoramente fofo Hoozuki quando criança também, por que não - em abril, quando estreará "Hoozuki no Reitetsu 2nd Season: Sono Ni" (segunda parte da segunda temporada, quem pensou num nome desses?!)



1º - Mahoujin Guru Guru

Vindo de um mangá publicado de 1992 a 2003 que já até tinha recebido versões animadas nos anos de 1994 e 2000, posso dizer que "Mahoujin Guru Guru" me foi uma excelente surpresa pois, apesar de antes de ver o anime eu já tivesse noção de como seria seu conteúdo, não esperava que no final ele acabasse se tornando numa das minhas comédias favoritas de 2017 - ainda mais depois dos primeiros episódios, que em comparação com o restante da série é cheia de piadas mais bobinhas e fracas.



Com um tipo de humor e desenrolar de roteiro densamente inspirados na estrutura de jogos antigos de RPG (que, registre-se, era algo já existente no mangá, mas aqui as piadas em torno disso ganharam maior frequência e foram repaginadas) "Mahoujin Guru Guru" me trouxe um casal de protagonistas extremamente cativante, que são o protótipo de herói Nike e a fofa usuária de magia Kukuri, garota que não esconde de ninguém sua paixonite pelo rapaz mesmo testemunhando diariamente o quão ele é covarde, facilmente influenciável, metido, "infiel" uma vez que qualquer ser do sexo feminino que lhe dê um pingo de atenção já o distrai... Enfim, dentre outras coisas, amar é saber entender e perdoar as falhas do parceiro, né? Pois bem, ver essa dupla numa sequência de aventuras na maior parte do tempo sem pé, nem cabeça (imagine um jogo de RPG cujo grandioso objetivo final é matar o Rei Demônio ou coisa parecida, mas para chegar nesse ponto você precisará obter tais armas, e antes disso reunir X itens, e antes disso derrotar certos monstros, e antes disso realizar alguns favores aqui e ali, e antes disso perceberá que do nada está preso numa side quest em busca de chocolates criminosamente deliciosos), e enfrentando atrapalhados inimigos bizarros ou recebendo ajuda de inúmeros coadjuvantes e figurantes igualmente estranhos - de velhos dançarinos a lolis poderosas e monstros boss que se esquecem das frases ameaçadoras que tem de dizer ao receber o herói em sua sala -, foi algo muito mais hilário do que imaginava, ainda que haja de quando em quando algumas piadinhas de gosto duvidoso (incluo aqui TODAS que envolvam flatulência) ou que causem vergonha alheia - porém as que dão certo compensam e muito as que caem por terra.

E graças justamente a esse humor numa aventura RPGista formada por protagonistas tão simpáticos e elenco tão maluco que "Mahoujin Guru guru" se tornou pra mim no melhor anime dessa temporada de outonoigual também foi para o amigo Evilasio mais adiante - ih, dei spoil da lista dele, perdão. Como já estourei meu espaço no post e continuar falando desse anime me faria chegar a comentários desnecessários visto que o propósito aqui não é montar uma resenha completa do que viu, passo logo a vez pra ele a fim de que apresente o seu Top da temporada.



**********


Evilasio Junior

Olá caras leitoras e caros leitores! Chegamos ao início de uma nova temporada e de um novo ano, mas ainda está na época de relembrar o que houve de bom no fim do ano que passou. Em geral, tenho boas lembranças das temporadas de outono, mas admito que nos últimos anos sinto que menos animes dessa época vem figurando em minhas listas de melhores, uma pena, dado o histórico dos outonos de animes. Enfim, não estou aqui para falar do que houve de ruim (cof cof Ousama game cof cof), mas daqueles animes que mais gostei nesse outono de 2017, então sem mais delongas vamos a minha lista.



5º – Inuyashiki

A adaptação do mangá "Inuyashiki" de Hiroya Oku, o famoso autor de "Gantz", surgiu como uma grata surpresa, sendo o anime de outono do bloco noitaminA - grata surpresa, pois ele tem muito do DNA de "Gantz", mas sendo um tanto mais contida, uma característica que me agrada bastante uma vez que não consegui curtir a loucura em que "Gantz" se tornou com o tempo. Enfim, tal como nesse último, a trama começa com a morte de seus protagonistas, porém ao invés de irem parar em um jogo de sobrevivência no pós-vida, suas vidas ou algo parecido são refeitas, contudo eles não são mais humanos. Em resumo, a história trata-se de como os dois protagonistas passam a encarar o mundo e como o modificam utilizando suas novas habilidades, mas também se foca no embate clássico entre o super-herói e o supervilão. Outro destaque interessante é ter um senhor de idade como protagonista, o que surpreende pelo incomum que é ver isso nos animes e ainda mais quando o grande antagonista é um adolescente que tinha tudo para ser um protagonista de um mangá de ação. É claro que "Inuyashiki" tem seus problemas - a dublagem de alguns personagens, por exemplo, é bem ruim -, mas no fim o saldo é positivo. Bons personagens, boa trama, bons questionamentos e uma abertura um tanto exótica fazem desse anime o quinto colocado da minha lista.



4º – Juuni Taisen

Certamente muitas pessoas não gostarão desse anime pela sua trama fraca, talvez fraquíssima e até previsível (o encerramento que o diga), mas animes como "Juuni Taisen" claramente não tem como intuito entregar uma grande história ou levar o espectador a pensar muito, pelo contrário, ele é o tipo de anime para desligar cérebro e curtir suas lutas e loucuras. O anime apresenta um grande torneio Battle Royale com os 12 mais poderosos guerreiros do mundo, cada qual representando um signo chinês - alguns deles têm poderes, outros são apenas excelentes lutadores, uns terceiros são “grandes” estrategistas e há ainda o cavaleiro do Cavalo que... (Ok! Não devemos falar do cavalo). Ao longo dos 12 episódios acompanhamos esse torneio violento, maluco e até divertido. Também conhecemos através de flashbacks o background dos personagens e o que os levou até o Juuni Taisen. Uma comparação honesta, seria que "Juuni Taisen" é como um Fate/ sem os magos e com bem menos enrolação, mas também sem a preocupação de contar uma história “boa” e “plausível”. Enfim, por ter me divertido um pouco mais que "Inuyashiki", "Juuni Taisen" alcança a quarta colocação na lista.



3º – Kino no Tabi: The Beautiful World

Não dá muito bem para dizer se esse anime é uma continuação, um remake ou um reboot, é só mais de "Kino no Tabi", o que já é muita coisa. Ele conta a história das viagens de Kino e de sua moto falante Hermes pelos diversos e diferentes países de seu mundo, tendo em cada qual uma nova história, novas regras e muitas coisas para se pensar. O grande mérito desse anime, tal como os anteriores de "Kino no Tabi", não está apenas em entregar uma obra divertida, mas principalmente em nos fazer pensar sobre as várias facetas das sociedades humanas e de toda a humanidade. Nessa temporada fica também um destaque para os episódios focados em outros viajantes desse mundo, incluindo um sobre a mestra da Kino. Eu diria que esta é uma daquelas obras que mostra o quão imenso é o potencial dessa mídia e eu particularmente acho um anime quase essencial para os que se dizem fãs de anime, e não é à toa que está nessa lista.



2º – Hoozuki no Reitetsu 2nd Season

O inferno japonês retratado da maneira mais divertida que ninguém, com certeza ninguém, além de Natsumi Eguchi, poderia imaginar. Para quem acha que no inferno japonês tudo é bagunça, nada disso, há muito trabalho e muita organização e se alguém sair da linha, Hoozuki-san, o assistente chefe do Deus Emma, vai tratar de resolver isso, provavelmente de uma forma não muito pacífica - quem poderia imaginar que um anime sobre os trabalhadores do inferno poderia ser tão divertido, mas é de chorar de rir. Personagens cativantes, uma comédia bem balanceada com ótimas situações de humor, além de um visual apaixonante, faz de "Hoozuki no Reitetsu" um dos meus animes de comédia preferidos e essa segunda temporada consegue ser ainda melhor do que a primeira. Espero que esse divertido e belo inferno também contagie vocês.



1º – Mahoujin Guru Guru

Finalmente chegou ao fim a mais nova adaptação da aventura do “herói” Nike e da jovem maga Kukuri. E que aventura divertida foi essa - "Mahoujin Guru Guru" é sem dúvida um daqueles animes que você começa a ver não esperando nada, mas quando percebe, ele te fisga de uma forma muito peculiar e você não consegue mais parar de curtir. Uma aventura com a clássica pegada dos RPGs de 8 bits e muito mais, além de provavelmente um dos animes com mais personagens malucos que já vi - em vários momentos me pegava relembrando do humor de "Jungle wa Itsumo Hale Nochi Guu", a animação mais bizarra, aleatória e uma das mais divertidas que pude assistir. Além disso, apesar de simples a trama empolga e não tem como não se apaixonar pelos protagonistas. 

Embora o anime pareça infantil ele certamente tem tudo para agradar todos os públicos - aliás, esse anime tem os tiozinhos mais engraçados e malucos que já vi em animações, a começar pelo velho dançarino da vila do Norte. Foi por muito pouco, mas "Mahoujin Guru Guru" conseguiu superar "Kino no Tabi" e "Hoozuki" e ser um dos meus animes preferidos de 2017.



**********



Gabriel Katsu (Tadashi Katsuren)

Olá! Peço mil perdões pelo atraso do Top da temporada (pois, se ele atrasou, foi por minha culpa!), hahahaha. Pelo menos eu tardei mas não falhei! Agora, a poucas semanas da minha viagem para o Japão, a correria tomou boa parte da minha vida e eu fico perdido com meus afazeres e responsabilidades - e ainda mais ainda com os animes, alguns que inclusive tive de correr para terminar e explanar neste top!

Eis aqui meus cinco preferidos!



5º - Blend S

Eu acho que não preciso explicar muita coisa desse anime, e ainda sabendo que o Erick também deve ter escolhido ele para dentro do tópico. Bom... neste universo da animação japonesa que adora animes moe que dão ênfase nas características de cada personagem, "Blend S" é um ótimo título, uma vez que encontramos não só os estereótipos padrões das personagens que sempre vimos, como também a face por trás da máscara de cada uma delas quando não estão trabalhando.

O anime não chega a ser inovador ou algo que eu vá me lembrar por tanto tempo assim, mas ele certamente foi uma ótima fonte de diversão, visto que a comédia do anime é até bem trabalhada e mesmo as piadas repetitivas tem novos tons no correr da trama.



4º - Youkai Apartment no Yuuga na Nichijou

Vindo direto da season anterior para terminar no final de dezembro, "Youkai Apartment" carrega muitos sentimentos e motivações que eu vejo em outros animes com uma pegada bem parecida, seja "Fukigen na Mononokean" ou "Natsume Yuujinchou".

O engraçado, é que este fator que me motivou a gostar e me empolgar com o anime também foi o mesmo que me fez deixá-lo nesta posição, e não mais a frente - é bem complicado você não compará-lo com os outros e ver seus defeitos e falhas. A estética das série em si já não ajuda muito; não me agradam a animação, o character design e toda a direção artística de forma geral, sobrando então apenas as boas histórias do enredo para me prenderem no anime. Se você busca uma obra sem muitos altos e baixos, que se enfocam em pequenos dramas e problemas que se resolvem em curtos arcos, "Youkai Apartment" é uma ótima pedida pra ti.



3º – Juuni Taisen

E, se por um lado eu gostei da história e odiei a animação do quarto colocado, em "Juuni Taisen" temos um quadro quase inverso apresentado. "Juuni Taisen", esse battle royale insano com super poderes em que os participantes parecem realmente querer fazer um pedido ao Graal ao invés de desejar destruí-lo (toma essa Fate), é um anime feito para aqueles que querem delírios visuais. Existem combates esplêndidos no correr desse anime, mas quase nunca estes combates são os decisivos que tomam a morte de algum dos competidores - eles geralmente morrem por pura idiotice e sem que você espere.

Isso é até legal no início, mas depois começa a ficar enjoativo.

Com uma história fraca, os sakugas de "Juuni Taisen" salvam o anime e o tornam uma ótima fonte de entretenimento, ainda mais se não for assistida sozinha. Com poderes insanos, habilidades das mais diversas e N estilos de combate, a série é recheada de combates legais para uma mente desligada.



2º – Mahoujin Guru Guru


Uma pérola sensacional da temporada (e da anterior, onde foi lançada). Esse é um anime excelente para aqueles que já entendem um tanto da cultura nerd japonesa, principalmente dos jogos de RPG japoneses em todas as plataformas. Você se delicia de tanta risada que dá com as paródias que o anime faz com cada um dos jogos que podem passar pela sua cabeça, como também com N animes já exibidos na televisão nipônica.

Uma perfeita comédia feita numa ótima mescla com personagens cativantes e extremamente engraçados dentro de seus papéis. Kukuri é uma garota muito empática e ela por si só já te faz querer seguir a jornada da dupla, enquanto Nike está lá para ser o catalisador da maioria das piadas, funcionando muito bem dessa forma. A graça de "Mahoujin Guru Guru" não é para todos, mas se você participou do nicho ao qual ele é direcionado, esse certamente é um dos seus animes preferidos no ano! hahaha



1º – Kino no Tabi: The Beautiful World

Eu acho que não tinha muito como fugir de "Kino no Tabi" nas posições principais da temporada. Embora não seja nenhuma surpresa, praticamente quase toda temporada tem um anime já veterano de guerra e muito bem cotado que volta com novos episódios ou remakes de antigos. A hype sobe naturalmente para aqueles que conhecem, como aconteceu comigo, e ficamos todos satisfeitos quando o anime entrega o que prometeram as suas edições anteriores, como aconteceu comigo.

"Kino no Tabi" é, ao lado de "Mushishi", uma das obras mais perfeitas para demonstrar o protagonista viajante descobrindo o mundo e ensinando-o para você através dos olhos dele. É uma fórmula que funciona se os dois pontos principais derem certo: 1. Se o mundo for realmente muito interessante. 2. Se o protagonista for bem carismático.

E, bem, Kino é sensacional e cada novo país visitado atiça a curiosidade do espectador. O primeiro lugar de "Kino no Tabi" não é uma surpresa, e a sua qualidade em execução também não: Mas, mesmo que seja tudo esperado e previsto, não deixa de ser o melhor anime da temporada, na minha opinião.




**********

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. fico muito feliz que a staff do animecote tenha gostado de mahoujin guru guru tanto quanto eu,já que esse anime foi praticamente esquecido pela maioria da comunidade otaku.gostei muito dele também,apesar de algumas piadinhas e momentos terem me incomodado.acho que meu top da temporada ficaria assim:
    1-love live sunshine 2
    2-mahoujin guru guru
    3-himouto umaru-chan r
    4-neetju no susume
    5-just because!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 'brigado pelo comentário, Angel Chan

      Com exceção de Mahoujin seu top diferiria bastante do nosso, ha - aliás, você chegou a ver "Blend S" ou "Shuumatsu Shoujo Ryokou"?

      Excluir
    2. Blend S eu vi sim,gostei bastante do anime.mas ainda sim tiveram algumas coisas que me incomodaram(principalmente os momentos de fanservice) por isso não foi suficiente pra superar esses que estão no top 5.mas ele entra no top 10 com certeza!^^

      Excluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS