25 de fevereiro de 2017

Comentários semanais: All Out!! #19 e 20



Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)


Olá a todos! Estamos aqui para mais uma sessão de impressões em cima dos episódios lançados de "All Out!!". Como sempre, vamos fazer primeiro um breve resumo do que aconteceu no correr de cada um deles, para depois expressar minhas opiniões - desta vez, temos os episódios 19 e 20 da série, já caminhando para o final da temporada! Portanto, vamos prosseguir!


O episódio 19 se inicia com um pequeno flashback no qual vemos o primeiro dia de treino de Sunao, que coincide com o dia em que ele conhece o jogador Renpei. A conexão da cena após a abertura mostra um pouco dos passos da vida de ambos, onde Sunao aparece sempre fascinado com o amigo e sua forma de jogar e pensar - como que em uma rápida explicação sobre porque ele ainda tenta permanecer sempre ao lado do rapaz, mesmo com seu gênio forte e amargo. Conforme o jogo continua, Sunao percebe que praticamente ninguém está mais ligando para o resultado dele de qualquer forma; frustrado e angustiado, o vice-capitão briga com Renpei e logo depois com todo o resto do time, dizendo que eles não conseguiriam seguir adiante caso mantivessem atitudes como aquelas. A partir deste ponto, boa parte dos jogadores sentem-se motivados pelo vice-capitão e a sede de vitória volta a ativa, juntamente com a sincronia do time, que consegue um Try para se aproximar de Jinko no placar.

Logo depois do ponto, Ooharano é colocado no jogo por Komori, substituindo Matsu dentro do quadro de jogadores em campo. Como esperado considerando sua experiência , Ooharano muda o fluxo do jogo após conseguir coordenar o time em jogadas premeditadas, dando instruções de campo para Ebumi, Gion e Iwashimizu. Ao final, Gion faz seu primeiro Try em um jogo. O episódio se encerra junto da partida.


Os resultados da vitória seguem no episódio vinte: Os jogadores agradecem pelo partida e logo uma curta confraternização acontece, em que os membros do time de Tenjiku falam sobre o que acharam do jogo e dos adversários em conversas informais. O time de Jinko, entretanto, ainda está bem perdido no que dizer, uma vez que nem mesmo eles sabem como celebrar uma vitória depois de tanto tempo jogando. Esta sensação de confusão segue até o momento do jantar, quando finalmente Komori dirige algumas palavras para o capitão, fazendo com que ele se expresse de verdade, juntamente com todos os outros jogadores, que começam a celebrar - pequeno destaque aqui para a cena de Ooharano conversando com o irmão pelo celular. Depois da cena do jantar, passamos algum tempo em uma curta conversa entre as duas meninas da estalagem, falando sobre os jogadores e seus pontos positivos e negativos, até mesmo dentro de um panorama amoroso.

Por fim, o anime encerra-se no bar, onde Yoshida e Komori seguem para se encontrar com Futami, o técnico do time de Tenjiku que perdeu para Jinko naquele dia. A conversa segue com Komori ouvindo um pouco dos problemas de Futami em liderar o time e sobre como cada um deles começou a se tornar prepotente conforme foram ficando bons jogadores tecnicamente - a conversa segue até o ponto em que Futami agradece por eles terem perdido, para assim recuperarem o senso de esforço e determinação que perderam. Yoshida fica bêbado, e um tempo depois Kita, do time de Sagami aparece também para conversar e se juntar aos homens. O episódio termina neste clima de confraternização.



Vamos, portanto, às impressões divididas dos episódios, a se iniciar pelo 19:


- Continuo achando desnecessário criar tanta atenção para o time de Tenjiku. Quer dizer, foi bem mais esclarecedor agora entender a relação entre Sunao e Renpei, e foi até  interessante ver finalmente alguém fazer alguma coisa que preste no time – no que digo a respeito das broncas do vice-capitão para todo mundo, incluindo seu amigo de infância. Certo, os jogadores então abriram os olhos para a partida e começaram a jogar sério, mas isso era algo que poderia ter sido trabalhado de maneira mais curta num flashback, numa bronca após o jogo ou até mesmo no tempo gasto na conversa das duas meninas no episódio seguinte.


As jogadas de Ooharano na segunda parte do episódio, entretanto, foram bem interessantes. O jogador sempre pareceu ser muito mais técnico e calculista do que propriamente um jogador de físico exemplar, e isto sendo usado na prática dá muito mais carga e conteúdo para seu personagem dentro de jogo, da mesma forma que a conversa com o irmão ajuda para montá-lo fora de campo. Só achei meio inútil a tal da distração criada por Gion no início da segunda jogada que ele realizou; era mais fácil dar o crédito dela apenas às suas ordens para o protagonista próximo da linha de gol. De qualquer maneira, os prós são bem maiores que os contras nesta parte; a aparição dele em campo, juntamente com todo o seu trabalho com o restante dos integrantes é de extrema valia.


Outra coisa que eu gostaria de destacar em algumas cenas deste episódio, é a animação, bem como a falta dela compensada pelo bom uso do frame certo. Explico: Algumas cenas deste episódio tiveram animações que me agradaram bastante, principalmente no que diz respeito aos passos que o time de Tenjiku fez depois de acordarem para o jogo, além da corrida da última investida de Gion que encerrou a partida. Entretanto, eu gostaria de deixar claro aqui um elogio que demorei a realizar: Este anime tende a usar as cenas de investidas bem impactantes se aproveitando pouco do orçamento. Eles juntam a sequência de encontro entre jogadores opostos dentro de campo com um forte som de impacto, juntamente com pequenas animações que fazem o expectador pensar que uma força muito rápida e intensa acabou de ter sido parada durante o que acontece na cena. Isso não custa muito a se fazer, até porque as únicas coisas animadas aqui são as ondas de vento e poeira que se levantam no impacto e algumas vezes também a bola - de resto, o corpo dos jogadores algumas vezes vibram com linhas de ação e findam. Fica aqui o elogio pela animação fazer um efeito bom com tão pouco.



E daqui, partimos para o episódio 20!


Eu realmente acho que estes comentários serão bem curtos, porque este episódio não acrescentou lá muita coisa para se elogiar ou falar mal. Acho que é legal como o roteiro escolheu interpretar a primeira vitória de Jinko, com os jogadores mal sabendo exatamente como comemorar, uma vez que não ganhavam um jogo há muito tempo. O fato de resolverem só quebrar o gelo após uma conversa do capitão com o técnico fez bastante sentido e deixou a cena em si correr de maneira legal.


A interação de Ooharano com o seu irmão através da conversa pelo celular é bem reconfortante, uma vez que até aquele momento ninguém sabia ao certo como o jogador iria se portar dentro de campo da próxima vez que entrasse. E ver que ele teve uma recompensa boa aos seus olhos para isso, faz com que todo o drama de seu passado que foi porcamente explorado, ao menos tenha algum sentido motivacional para os jogos futuros. Sem contar que as próprias reações dele com a resposta do irmão são divertidas, desde a surpresa com a resposta até a foto de Gion.


Achei a conversa das garotas bem desnecessário pro enredo dessa história. É aquela mesma crítica; pra que gastar tanto tempo de cena com personagens que aparentemente são fracos e vão aparecer tão pouco?  Da mesma forma a conversa entre treinadores foi fraca; digo, as duas coisas boas desta conversa é o agradecimento de Yoshida para Komori e a história por trás do treinador do time de Tenjiku, porém estas são ambas cenas que poderiam ter sido aproveitadas em menor tempo de tel - o do treinador poderia ter sido junto ao término do jogo, e o do professor poderia ter ocorrido naquele exato momento em que caminhavam para o bar, mas com o episódio se encerrando na chegada deles. Se a intenção era só mostrar que Yoshida fica bêbado com facilidade, que ao menos isso enriquecesse o personagem para futuras aparições dele mais relevantes.

Com isso, senhoras e senhores, encerram-se minhas impressões para estes dois episódios!


Um grande abraço, e até a próxima!




   





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS