25 de janeiro de 2017

Uma rápida passagem pela temporada de inverno 2017: Edição #03






E na terceira edição dos comentários semanais da temporada eu já consegui atrasar a postagem em dois dias - tanto que alguns animes comentados aqui tiveram novos episódios exibidos nesse meio tempo -, mas prometo que tentarei não atrasar o próximo post (tentarei!).

*****

Como previsto, "Onihei" novamente passou por dificuldades para adaptar trechos da longa obra de Shoutarou Ikenami - a montagem do segundo episódio foi bastante fraca e quebradiça, sendo perceptível que a história original teve de passar por vários cortes e resumos para caber numa animação de 20 minutos.

Mais uma vez eu gostei da trama em si, mas o interesse por ela diminui devido a esta sua execução. Aqui vimos o protagonista Hasegawa reencontrando um velho amigo seu chamado Samanosuke, homem que ele conheceu quando jovem num local de treinamento para o uso de espada. Os dois tinham interesse e discutiam com frequência devido a uma mesma mulher, de nome Ofusa, porém ela acabou tendo que acatar um casamento arranjado por sua família.

Isso ocorreu há vinte anos, e agora Hasegawa voltou para essa mesma região onde passou sua juventude a fim de investigar uma gangue que tem extorquido e causado transtornos aos moradores - e por grande coincidência uma não mais radiante e inocente Ofusa ressurge como companheira do líder desses bandidos (nem é spoil porque logo no começo já temos uma cena deles praticando um crime).

Os flashbacks explicando o que Ofusa teve de aturar nesses anos, o reencontro dos três com cada um em situação tão diferente do outro e a conclusão dessa inesperada reunião com o passado foi algo bem amargo e sentimental, todavia o modo como esse drama é contado e a sensação óbvia de que muita coisa ali está sendo suprimida ou simplificada prejudicam um maior aproveitamento disso. "Onihei" é um anime do qual eu quero gostar mais além do (pouco) que atualmente gosto, contudo já deu pra notar que vai ser uma tarefa complicada.

De acordo com o site oficial o episódio 3 adaptará outro caso do primeiro livro da série de 24 volumes, enquanto o episódio seguinte já vai pular para o volume 4.



       
Aliás, vi um bom número de comentários de pessoas reclamando que é difícil distinguir alguns personagens, pois eles são "muito iguais" entre si... Gente, isso é estar mal acostumado com cabelos de cores berrantes!

***

Por outro lado, "Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu: Sukeroku Futatabi-hen" continua ostentando uma narrativa admirável e concisa, que sabe expor muito bem as vontades e características de seu elenco. Neste terceiro episódio destaco a cena em que Yotarou tenta lidar à sua maneira - ou seja, se mostrando bem "yotarou" mesmo... - com o fato de aquele que tanto lhe prejudicou no passado ser o potencial pai da criança de Konatsu (ainda acho que a história está mal contada nesse ponto, pois pela reação dela e de terceiros ao redor o pai deve ser outra pessoa). Esbravejando e colocando-se em sério risco ao enfrentar um mafioso de grande influência - este dotado com a potente voz de Takaya Hashi, que no momento também se encontra no papel do bom técnico Shingo Komori em "All Out!!" -, tal cena foi simultaneamente vergonhosa, patética, triste e empolgante, pois o tonto escancarou ali com o auxílio de diversas e incoerentes ofensas todos os seus pensamentos e deixou claro que, independente de ser legítimo ou não, ele cuidará do garoto como se fosse seu próprio filho, e que depois não viesse o sujeito querer se apossar da criança!

Em segundo plano, já no final do episódio, tivemos uma sessão de rakugo exclusiva para Yotarou cuja atuação de Yakumo relembrou o falecido Sukeroku - e podemos dizer que ele praticamente o encarnou, conforme se vê nesta comparação que fizeram da sua apresentação com a de seu amigo na primeira temporada. A variedade nas expressões faciais e tonalidade da voz durante o ato me foram muito atraentes e divertidas.



E puxa, não quero matar o coitado, longe disso, mas me surpreendi ao ver o Matsuda ainda vivo depois de tantos time skip! E nem aparenta estar assim tão velho!

***

Hexágono formado! Após apresentar Sanae, personagem da qual tenho maior simpatia nessa história desde que li o mangá (talvez por parecer a mais sensata do grupo?), e também Noriko, esta a que carrego mais raiva (possivelmente porque seu comportamento e personalidade são muito rasos e nada naturais?), "Kuzu no Honkai" reuniu todas as peças desse enrosco amoroso e a partir de agora testemunharemos uma série de libertinagens e atos às vezes bem esclarecidos, e em outros momentos nada coerentes - é o amor, é o amor, pronto, o que importa pra maioria é que terá muita pegação e confusões até o seu final. 

E que maneira sacana e injusta de terminar o episódio com um teaser desses...

***

Tenho o que criticar quanto a inconsistência de "Kuzu no Honkai" (isso no mangá, pois o anime mal começou), porém ele ao menos ainda é uma obra decente em alguns pontos - já sobre "Seiren" sequer posso falar algo de animador, visto que após 3 episódios ele continua tão estúpido e questionável em várias cenas, faltando apenas mais um para fechar o primeiro arco cujo teor romântico, na realidade, foi muito mal executado em torno de diálogos e ações pra lá de artificiais por parte do casal principal, sem contar o amontoado de fetiches abordados por meio da personagem Tsuneki (os criadores de fanarts estão aproveitando tudo!).

Se a comédia pudesse compensar a ruindade de um roteiro escrito por alguém que parece mais preocupado em "despertar" no espectador seu interesse por diferentes partes do corpo de uma mulher (esteja ela coberta ou não por um suéter...), okay, eu talvez ficaria menos incomodado, mas nem isso... O acompanharei até o fim porque me atraiu a montagem por arcos, entretanto não vejo em "Seiren", até agora, qualquer mínimo atributo positivo que me faria recomenda-lo a alguém interessado em assistir um anime desse gênero.


Isto é, a não ser que a pessoa seja um podólatra, porque os pés - junto com os cabelos - são as partes do corpo mais bem desenhadas por aqui...


***

No segundo episódio do anime em primeira pessoa "One Room" nós tivemos uma sessão de estudos com a vizinha Yui - que timidamente pediu para continuarmos com isso, ao qual aceitamos prontamente -, e depois, por ter havido um corte de água no prédio ao qual a garota não tinha noção por não ter lido o aviso que fora deixado, a acompanhamos até um banho público - aqui houve algumas cenas de leve fanservice que na prática não mostrou nada, e é claro que ficamos em áreas separadas, viu.

No fim, ao voltarmos juntos pra casa, ela revela que tinha medo de como se sairia em Tóquio e nos agradece por tudo que temos feito a ela. Ooohhh.



Os trejeitos moe dessa personagem não são diferentes do que é visto em inúmeros outros animes do gênero, mas confesso que por tudo ser em primeira pessoa acabo me incomodando muito mais com esse comportamento dela todo afetado, e por isso tenho mantido uma nota tão baixa para a animação (porém os fracos diálogos, que são quase monólogos já que apenas ouvimos ela falar, também não ajudam muito). 

E você não me engana não, menina, na próxima vez vou começar a cobrar pelas aulas!

***

E por falar em tantos romances em sequência... Não, "Demi-chan wa Kataritai" não faz jus a essa tag, apesar de pelo segundo episódio seguido o anime ter adicionado cenas originais que pendem para esse lado - ou que sabemos que não darão em nada na animação, contudo causam certo furor entre o público, como a cena na qual a Hikari dá um beijo no rosto de seu professor, por exemplo. Desde o mangá a súcubo Satou e a dullahan Kyouko já demonstram sem ressalvas que gostam dele, mas até os 3 volumes que li isso não foi a lugar algum, enquanto que a vampirinha jamais esboçou realmente tais sentimentos.

O trecho que eu citei ainda dá pra relevar - foi bem feita e engraçadinha, de todo modo, e ficou claro que ela fez aquilo sem malícia alguma e nem refletir muito -, contudo acharia desnecessário caso o anime mudasse mesmo seu desenvolvimento a ponto de tornar Takahashi alvo de uma nova paixonite. 

Fora isso, como é estressante para uma súcubo ter de aplacar sua atração natural e capacidade em aumentar o desejo sexual dos outros a fim de viver no meio dos humanos, hein, e no próximo episódio o clima será mais frio (ah, para!) e sentimental com o caso da yuki onna.




***

O episódio 2 de "Kobayashi-san Chi no Maid Dragon" apresentou a que será para muitos a personagem mais irresistivelmente fofa da temporada, que é a baixinha dragão loli chamada Kamui Kanna - ela possui a voz de Maria Naganawa, dubladora que na temporada anterior atuou no papel de Honda Tamaki em "Stella no Mahou", outra personagem fofíssima da qual gostei muito.

Eu admito que nunca dei atenção pra ela antes desse anime que acabei de citar, porém ao ver o resumo de sua ainda curta carreira notei outros papéis cujas dublagens também me agradaram, tais como a princesa Theiamillis de "Rokujouma no Shinryakusha!?" e  Akiko Tachibana de "Anitore! EX". Creio que achei mais um nome do qual ficarei acompanhando seus próximos trabalhos...

Em relação a "Kobayashi-san", o segundo episódio deu uma melhorada no humor, mas não muda minha opinião a seu respeito já exposta em postagens anteriores.




***

Depois de assistir o episódio 2 de "Gabriel DropOut" não há como me tirarem a ideia de que seu roteirista e diretor parecem ter se afeiçoado a pobre iludida e solitária Satanichia Kurumizawa McDowell - ou Satanya para os íntimos. Suas cenas são as que tem recebido maior esmero quanto a adaptação do mangá, mesmo que muitas vezes estejamos falando somente de uma variedade maior nas suas expressões ou aumento de suas falas. Eu gosto dessa personagem (pra ser exato ela é a única do elenco da qual me importo um pouco), então aprovo totalmente tal conduta.




Você é assim, mas não se preocupe que esse é o seu melhor atributo, viu


***

No décimo sexto episódio de "Nobunaga no Shinobi" o exército de Oda Nobunaga saiu-se vitorioso mais uma vez ao derrotar os soldados do senhor feudal Saitou Tatsuoki da província de Mino. Para isso, eles usaram como base o recém erguido castelo de Sunomata, construção que aqui no anime foi finalizada em somente três dias por Toyotomi Hideyoshi dentro das próprias terras do inimigo - na vida real há lendas dizendo que o castelo foi construído numa única noite, tarefa impossível que chegou a ser mencionada aqui (mas foi Hideyoshi de fato quem o idealizou).

Pela sua bravura e sucesso na empreitada ele foi promovido por Nobunaga, o que deve ter alegrado a esposa tsundere Nene que estava pegando em seu pé para avançar logo na carreira... 



A propósito, o conflito mostrado esta semana (ou semana passada...) ocorreu anos antes de outra batalha já retratada pelo anime alguns episódios atrás - ou seja, dane-se fidelidade cronológica, mas o que importa mesmo é que o bom humor continua firme nessa simpática animação.


A série já passou da metade e ainda há quem se espante com as habilidades de Chidori...

***

Não posso dizer que o episódio 15 de "Chi's Sweet Home (2016)" tenha fisgado minha atenção tanto quanto outros da série, mas pelo menos deu pra achar graça nas atrapalhadas e inocentes ações da Chi enquanto seu amigo Kuro tentou lhe ensinar algumas estratégias de caça - basicamente, o grandalhão deu exemplos de como se agachar, esconder seu rastro e pular, movimentos esses onde a Chi demonstrou que precisará de muitas aulas até conseguir domina-los.



Se bem que no final ela parece ter perdido totalmente a motivação em continuar aprendendo a caçar, devido aos mimos de sua família...

Neste episódio nenhum felino se machucou, entretanto cinco pássaros foram abatidos (mortos?!).

***

Aproveitando o assunto, já vi até o terceiro episódio de "Nyanko Days" onde a protagonista Tomoko fez uma nova amizade graça às suas gatinhas garotas, todavia usarei esse espaço para causar diabetes em algumas pessoas por meio dessas adoráveis gifs ainda do segundo episódio. Mal tenho o que falar do anime, é só pura fofura condensada em injustas transmissões de 2 minutos de duração.



***

O começo do segundo episódio de "Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo! 2" não me caiu bem ao abusarem da piada sugestiva com os sapos, mas logo depois disso o anime calou minha boca com excelentes e hilárias discussões entre Kazuma e Megumin e esta última com sua amiga e nova personagem Yunyun - haja fôlego e garganta para Rie Takahashi e Jun Fukushima terem aguentado dublar tais cenas, apesar de ser válido ressaltar que boa parte das sequências mais cômicas desse anime mostram o elenco quase estourando os pulmões de tanto gritar.

História, "plot", paradeiro de Darkness? Ah, fica pro terceiro episódio, pra que isso...




Aliás, ela só será lançada em agosto, porém já reservei a compra de uma bonitinha nendoroid da Megumin, com direito a tapa-olho e sua magia preferida:


Infelizmente esta versão também vem com pouca mana

***

E começou a quarta temporada de "Yami Shibai", anime que já está fazendo hora extra há muito tempo. Foram exibidos 3 episódios de uma vez e, ainda que sejam inferiores aos da segunda temporada e principalmente da primeira (a única realmente boa), eles ao menos se mostraram muito superiores a qualquer episódio da horrorosa e vergonhosa terceira animação, exibida no início de 2016.

Em resumo, tivemos aqui homem assalariado enterrando um gato morto e sendo mal assombrado logo em seguida (tradução: caso veja o cadáver de um animal na rua, ignore-o), jovens estudantes "engolidos" por algo dentro de um aquário numa casa abandonada e, por fim, uma mulher descobrindo que seu novo e barato apartamento - sempre desconfie quando o preço for baixo demais, sempre! - possui uma cabeça decepada debaixo do assoalho que, bem, não lhe dará as melhores boas vindas.

Os dois primeiros me foram apenas bastante tediosos de se assistir - mas não toscos igual os da série anterior -, enquanto que o terceiro já ostentou um clima e narrativa mais semelhantes com o ápice da franquia. 


O anime ainda apresentou duas novidades, dentre elas o uso de tomadas reais em alguns trechos das histórias, com o possível intuito de aumentar a imersão nas mesmas; e também o revezamento de dubladores para o sinistro personagem narrador, que receberá 13 vozes diferentes por meio de atores de teatro e cinema - acho uma ideia bacana, contudo já deu pra notar nesse início que o tom de voz e estilo de alguns deles mais atrapalha do que ajuda na fluidez dos contos, simplesmente não combinando com o gênero narrado.



***

Nem sei se vou continuar ou não, depois decido


"BanG Dream!" foi... Relativamente normal, tanto em suas personagens, quanto no desenrolar do episódio de estreia. Só não caiu nada bem o argumento de que a protagonista Kasumi Toyama (que besteira é essa de cabelos armados como se fossem orelhas de gato? Está achando que tem carisma pra isso igual certa vampirinha loira?!) ouviu um lindo som vindo das estrelas quando criança (!) e, desde então, ambiciona em conseguir escuta-lo novamente - ela inclusive revela tal objetivo durante sua apresentação na nova escola! E nem preciso dizer que temos nesse caso uma líder feminina deveras enérgica e um tanto cabeça de vento, né.

Após isso ela esbarra em vários adesivos de estrelinhas pelas ruas que a guiam até uma loja de penhores, conhece uma garota chamada Arisa, se encanta por uma guitarra abandonada num canto, leva o instrumento embora sem pestanejar (roubo!) e, depois de ser seguida pela nova colega, as duas terminam indo numa casa de shows para bandas amadoras, lugar onde Kasumi fica admirada com a apresentação de um grupo feminino, decidindo então fazer o mesmo - entenda nesse ponto como entrar num possível clube de música, já que antes disso ela estava indecisa quanto a qual participar.




Tal anime terá 25 episódios, logo não quero me arriscar a pegar algo cujo começo não pareceu nada promissor. Ainda decidirei se verei o segundo episódio, mas caso o faça comentarei a seu respeito no próximo post.


***

Estou devendo o segundo episódio de "Idol Jihen", que não tive coragem de ver até agora, e também confesso ter tido preguiça de começar "Chaos;Child" por conta do tamanho de seu primeiro episódio. Se possível gostaria de ouvir (ou ler, pra ser exato) comentários sobre o andamento desses dois, para decidir se valeria a pena acompanha-los.




*****

Segue meu ranking pessoal da temporada, atualizado dia 25/01 (as setinhas de sobe e desce voltarão semana que vem, uma vez que dificilmente entrarão novos animes no meio e as notas já se encontrarão mais estabilizadas):

1º 
Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu: Sukeroku Futatabi-hen - 8
2º Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo! 2 8
3º Demi-chan wa Kataritai - 7
4º 3-gatsu no Lion 7
5º Nobunaga no Shinobi - 7
6º Witch Little Academia7
7º ACCA: 13-ku Kansatsu-ka - 7
8º Kobayashi-san Chi no Maid Dragon - 7
9º All Out!! - 7
10º Onihei - 7
11º Long Riders! - 6
12º Chi's Sweet Home (2016) - 6
13º Kuzu no Honkai - 6
14º Urara Meirochou - 6
15º Youjo Senki - 6
16º Gabriel DropOut - 6
17º Pokemon Sun & Moon - 6
18º Nyanko Days - 6
19º Koro-sensei Quest! - 6
20º Seiren - 5
21º Piace: Watashi no Italian - 5
22º Nyanbo - 5
23º Tiger Mask W - 4
24º Ai Mai Mii: Surgical Friends - 4
25º Yami Shibai 4th Season - 4
26º Akiba's Trip the Animation - 3
27º One Room - 3
28º Chiruran: Nibun no Ichi - 3




*****

Meus perfis:

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Bang dream ainda pretendo ver,mas pelo o que você falou acho que irei gostar bastante,gosto desse estilo de anime.Realmente esse penteado parecendo orelhas de gato está virando moda nos animes.Daqui á pouco vai ter gente assim nos eventos!XD
    Nyanko days é muito fofo,meu deusss!pena ser tão curtinho,não tem nem o que comentar dos episódios.
    Não entendo até hoje o porque de eu não ter droppado one room.Dá aquela vergonha alheia toda vez que eu assisto.Mas eu achei a menina tão kawaii que eu não consigo droppar.O que está acontecendo comigo meu deus?
    Ah,tenta assistir o segundo episódio de idol jihen.Melhorou um pouquinho em comparação com o primeiro.Se bem que pra mim o melhor até agora foi o terceiro,pois gostei das novas personagens que apareceram.
    á cada episódio de gabriel dropout eu tenho certeza de que nenhuma personagem do elenco é normal.e é justamente essa a graça do anime pra mim!só tem gente louca!kkkk,pra mim o anime vem melhorando á cada episódio que eu vejo.A satanya é legal,mas a minha favorita é a raphiel.Por isso adoro as cenas dessa dupla,pra mim são as mais engraçadas.
    Até ver demi-chan wa kataritai eu não sabia o que era uma súcubo,então fiquei realmente chocada ao ver o que elas passam e os problemas que enfrentam.Ah,e não acho que a vampira vá se apaixonar pelo professor,acredito que foi só uma brincadeira.Até porque têm que ter muita coragem pra contornar aquelas perguntas vergonhosas que o professor fez á ela!poxa professor,que perguntas vergonhosas foram aquelas?isso lá é coisa que se pergunte á uma aluna?sua piadinha com a garota da neve foi péssima,mas eu ri mesmo assim!XD
    Também tenho mais afinidade pela Sanae e a noriko é a que menos gosto em kozu no honkai.Ainda não vi o episódio(estou meio atrasada)mas como li o mangá posso comentar que a Noriko deveria ler ''não se iluda não'' da sempre diva isabela freitas.Na verdade,todos os personagens deveriam aprender umas boas lições sobre relacionamentos...
    Maid dragon continua tendo uma comédia fraca,e pelo o que você comentou do mangá isso não deve mudar muito.Muito fofinha essa nova personagem,gostei muito dela.Claro que a Honda de stella no mahou é superior,mas ela é legal também.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito de bang dream. Aparentemente ees irão ter um plot mais elaborado ao invés do café com leite básico de animes de garotas fofas fazendo coisas fofas. Gostei muito da insert song no final, espero que eles continuem fazendo mais musicas boas.
    Idol jihen... Comecei achando a ideia muito engraçada, mas no episodio 3 vi que eles vão ficar utilizando apenas uma mesma formula, meio que me decepcionei.
    Chaos;child o primeiro episodio tem 25 min de recap do chaos;head, então você pode ver só os 25 min finais. Acho que este anime vai ser mais semelhante ao occultic;nine doque o chaos;head e outros.

    ResponderExcluir
  3. Escritora cada vez mais emergida nesta temporada de "Shouwa Rakugo"; mantendo a simpatia e simplicidade de "Koneko no Chi" e finalmente, pude dar uma olhada em "Nyanko Days".

    Vamos por partes, começando com "Nyanko Days": muito curto demais e muito fofo, a fórmula me lembrou "Chibi Devi" - apesar deste ter 5 minutos - ao menos, melhor que seja direto ao ponto ao invés de enrolar demais no enredo. Como curto gatos, este vou assistir maratonado, por sua curtíssima duração. Ainda em gatos, este episódio de "Koneko no Chi" meio que segue um que foi mostrado o gato preto dando umas aulinhas para a nossa gatinha; chega a ser engraçadinho o gato mostrando como fazer pra pegar uma presa e ver as tentativas, mais que frustradas da Chi, o desapontando. Bem, pode ser que com o tempo, ela use estas aulas ao seu favor. Espero que voltem com o Kocchi, pois o acréscimo dele foi muito bacana para esta nova animação.

    E para tramas mais elaboradas, "Shouwa Rakugo" segue em sua história e dá pra notar que a questão de quem seja o pai do filho da Konatsu ainda vai render; a cena do Yotarou é mesmo muito cômica e mais pelo dublador usar este timbre para personagens mais cômicos, lembra muito a atuação deste em "Shinjou Saikyou no Deshi Kenichi" onde faz o protagonista, o humor é o mesmo. Falando em vozes, custei pra assimilar que o Yakumo fosse dublado pelo Akira Ishida, aliás, devia dizer que este cara me persegue: vários animes que vejo, tá lá ele fazendo algum personagem. Claro que não foi a primeira vez, porque em "Chrno Crusade", onde faz o Chrno, também fui pega desprevenida por ser este dublador, o timbre está diferente do habitual.
    E parece que este perseguição vai seguir, já que confirmaram uma nova temporada da franquia "Saiyuki", onde fará parte do elenco principal, como manda de praxe. Se tem algo que esta franquia me conquistou fora os protagonistas é a sua dublagem, tipo, sem aquelas vozes, o anime perde a graça.

    Tirando estes três animes, tem a 3ª temporada de "Yowamushi Pedal" que tá naquela fase de mudanças e adaptações após o InterColegial. Muito bom mesmo.

    Até mais!!!

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS