23 de julho de 2015

Resenha: Da Capo II / Da Capo II Second Season



E mais uma vez entrei de cabeça na franquia “Da Capo”: após uma boa experiência no primeiro ciclo, tomei coragem pra acompanhar o segundo da franquia e me surpreendi com a narrativa da história. Apesar da quantidade de episódios menor que o ciclo anterior eu diria que esse foi menos enrolado e nos momentos finais, principalmente na segunda temporada, me emocionou demais - e bati meu recorde de quanto tempo levo pra assistir um anime, chegando a ver num pulo mais da metade da segunda temporada de “Da Capo II” em um só dia.

Se por acaso alguém tiver visto o primeiro ciclo, vai sentir-se em casa com este novo e quem sabe, entender o que “Da Capo” tem que outras visual novels não possuem. Se há romance? Há sim. Ainda é naquela ilha? É sim! Então, que embarque na magia e romance disponíveis em “Da Capo II / Da Capo II Second Season” e mais uma vez, seja bem-vindo a Hatsunejima e seus encantos...


**********


Ano: 2007 (1ª temp) / 2008 (2ª temp)
Diretor: Hideki Okamoto
Estúdio: feel.
Episódios: 13 (1ª temp) / 13 (2ª temp)
Gênero: Comédia / Drama / Romance
De onde saiu: Visual novel


Por Escritora Otaku


Esclarecimentos antes de tudo: “Da Capo” é uma visual novel da qual originou os animes a serem abordados aqui e quem quiser ter uma noção do que esperar tem a resenha do primeiro ciclo da franquia - cliquem aqui para vê-la e assim compreender melhor a resenha abaixo. Afinal, nesse texto será abordado o segundo ciclo da franquia e qualquer semelhança com a anterior é mais que mera coincidência: a fonte é a mesma, só mudando apenas os personagens e as circunstâncias abordadas ao longo das duas animações.

“Da Capo II / Da Capo II Second Season” sucedem aos fatos decorridos a “Da Capo / Da Capo Second Season” com um diferencial de não depender do primeiro ciclo pra entender a história em si. Como a fase anterior é mais antiga, pode haver estranheza quanto ao traço e caso seja do tipo que tem certa aversão a animes antigos, pode assistir este ciclo sem medo. O traço é o mesmo usado em “Da Capo Second Season”, devido a ter sido feito no mesmo estúdio desta série e por ser mais “novo”, fica mais fácil de acompanhar.

A ambientação é a mesma oferecida pela franquia: Hatsunejima, a ilha em forma de meia-lua e cuja maior atração são as cerejeiras que nunca murcham, dando um aspecto de primavera eterna aos que vivem por lá. E novamente, esta lenda local nos leva pra mais uma história e que diferente do ciclo anterior vai além do simples e complicado romance nipônico que vemos em diversos animes- começando pela narrativa, onde não há divisórias distintas, pois pela curta duração de ambas as séries, este fator teve de ser menos enrolado, mais direto. O drama e as revelações por trás da lenda local foram mantidos, só que, com o contexto mais tranquilo e sem rodeios. Isto pode desagradar a quem acompanhou o primeiro ciclo, que tinha esta característica como ponto forte, pois a exploração dos personagens e suas sequelas davam um charme a mais em “Da Capo”. Por outro lado, esta simplicidade se torna algo positivo a este ciclo, pois não depende demais em estar preso à história oferecida da franquia e dá novas possibilidades pra acompanhar o novo enredo.



A história se passa mais de cinquenta anos depois do primeiro ciclo, onde Hatsunejima volta a ter as famosas cerejeiras eternas, na verdade, as cerejeiras voltaram a ser o que eram uns dez anos atrás, se tornando novamente parte do encanto da ilha. Nosso protagonista é Yoshiyuki Sakurai, um rapaz que tem uma vida tranquila e que mora na casa onde “vivia” a Hoshino Sakura, personagem do ciclo anterior. Tem como pessoas próximas as irmãs Otome e Yume Asakura – netas do casal principal do primeiro ciclo – que são bem parecidas a Asakura Nemu e que conhecem o Yoshiyuki desde crianças. Além delas, outros personagens, a maioria femininas e colegas do mesmo colégio e dois rapazes – amigos e colegas do nosso protagonista – se juntam a mais uma aventura neste segundo ciclo a ser apresentado. E dá pra dizer que este elenco tem muita coisa similar aos personagens anteriores a eles, pois parte tem características e físico que lembram Junichi e companhia.

Como assim parecidos? Quem tiver visto “Da Capo / Da Capo Second Season” e comparar os personagens destas séries com “Da Capo II / Da Capo II Second Season” vai se deparar com semelhanças ao visual e personalidade do elenco, tendo algumas diferenças aqui e acolá. O que não é muito diferente quando um anime ganha um remake e dá a impressão da nova versão ser melhor que a anterior, o quando na verdade, ambas as versões tem seus aspectos positivos e negativos a oferecer ao público. E há um bônus neste quesito, já que tem dois personagens que fizeram parte do primeiro ciclo da franquia e que dão a impressão de que simplesmente estão lá sem grandes mudanças. Não está vendo dobrado: é que só reaproveitaram o estilo destes personagens, apenas assista pra crer.

Voltando a história, “Da Capo II” traz um argumento mais direto e isso é ressaltado nas duas animações: na primeira temporada, a entrada de Amakase Minatsu traz uma abordagem pouco explorada em “Da Capo”, no caso, dos robôs e se merecem ter uma vida, já que robôs apenas são usados pra realizar as mais variadas tarefas e tem suas personalidades pré-programadas; na segunda temporada, a trama apresenta os mistérios relacionados ao novo florescimento das cerejeiras na ilha e sua relação a certos personagens da trama, conseguindo encerrar a história e em dados momentos, a emoção bate mais forte. Prepare os lencinhos de papel, porque o desenrolar da segunda temporada de “Da Capo II” é dramático...

Em termos técnicos, “Da Capo II” possui um visual mais agradável, em comparação com o primeiro ciclo e dito antes, o traço é o mesmo usado em “Da Capo Second Season”, sendo mais moderninho sem perder o charme existente das séries anteriores. Seus personagens, mesmo tendo suas semelhanças com o os primeiro ciclo, não compromete o desenrolar da trama abordada. O único ponto negativo desta fase seria a falta de um romance mais desenvolvido, pois em “Da Capo II” somos jogados ao romance do protagonista por uma das garotas bem no começo, mas, durou bem pouco. O mesmo houve na segunda temporada da série, o que pode desagradar aos que esperavam o típico romance nipônico; tirando este aspecto, os demais elementos que caracterizam o segundo ciclo da franquia estão presentes e o ritmo mais simples acaba sendo o elo mais forte destas animações.


“Da Capo II / Da Capo II Second Season” seguem a proposta iniciada em “Da Capo / Da Capo Second Season” com acertos e erros, sem perder o jeito inocente e simples de contar as desventuras daqueles que viviem em Hatsunejima. Quem acompanhou o primeiro ciclo da franquia, vai se sentir tecnicamente em casa; quem não conhece vale a pena pela sua curta duração e narrativa direta e quem sabe conhecer o segredo das cerejeiras eternas...


*****


Comente com o Facebook:

Um comentário:

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS