xxxHolic e Tsubasa Resenvoir Chronicle são de longe meus mangás favoritos do grupo Clamp, mas entre eles Holic ganha por uma leve margem de diferença. Um dos motivos disso é a arte, sobre a qual falarei a seguir. Espero que gostem!
( Post originalmente publicado no blog Another Warehouse para o Clamp Day R2 em 10/11/2012)
A divisão de trabalho no grupo Clamp não é novidade para os fãs mais chegados, mas vale o comentário: Nanase Ohkawa atua como roteirista e diretora de arte enquanto Mokona é a desenhista principal, sendo Satsuki Igarashi e Tsubasa Nekoi responsáveis pelos fundos e cenários. Entretanto, é comum que as três alternem as funções dependendo da obra, como no caso de xxxHolic.
A arte das ilustrações e conceitos de personagens e espíritos ficou a cargo principalmente de Nekoi, embora todas tenham contribuído com um pouco de si na totalidade da obra. Talvez por isso a arte de xxxHolic pareça bastante peculiar em comparação com outras obras do grupo. Primeiramente, os tons chapados, os temas orientais e muito das composições de cenas do mangá vieram diretamente do Ukiyo-e.
Ukiyo-e é o principal estilo de gravura em madeira japonesa, originário do século XVII. O termo pode ser traduzido como “imagens de um mundo flutuante”, fazendo referência aos principais temas representados pelos artistas do gênero: paisagens naturais, gueixas, festas, histórias, a vida na corte e a devassidão dos nobres… tudo que fosse efêmero, mundano e impermanente.
O ukiyo-e também era caracterizado por sua produção em massa, pois a gravura permite a impressão de várias cópias a partir de um original. Esse era um dos motivos para ele ser tratado muitas vezes como decoração e entretenimento, mais do que ‘arte’, no sentido mais nobre da palavra.
Também é fato que um dos principais gravuristas do estilo, Hokusai, foi o primeiro a utilizar a palavra mangá para caracterizar seus rascunhos, ou ‘desenhos divertidos/sem objetivo’, e o termo seria recuperado no início do século XX pelo cartunista Kitazawa Rakuten, para designar as hoje famosas histórias em quadrinhos japonesas.
Vendo por esse lado, é engraçado pensar que desde o começo, elas estiveram relacionadas a ‘uma subcultura baixa e suja’. (citando a personagem Y. em Jinrui wa shuita shimashita, julho de 2012).
Passagem Inume na Província de Kai
Exemplo de Ukiyo-e
Exemplo de Ukiyo-e
página dupla de xxxHolic
Nas imagens acima, é possível notar a influência da composição Ukiyo-e na arte de xxxHolic. Existem muitas páginas e ilustrações com panorâmicas abertas focadas na natureza e elementos como nuvens, plantas e pedras ocupando parte importante do cenário. Além disso, os trejeitos e posições de Yuuko muitas vezes remetem a elementos e temas recorrentes em ukiyo-e: quimonos, flores, árvores, etc.
nanakomachi
yuuko
Mas não é só da gravura oriental que Holic tira
inspiração. Também é possível notar elementos de Art Nouveau em várias
ilustrações e páginas do mangá: personagens esguios, formas orgânicas, temas
florais e molduras são recorrentes nesse movimento artístico.
Art Nouveau foi um estilo de arte que incluiu
pintura, arquitetura, joalharia e decoração surgido e difundido no final do
século XVIII e começo do século XIX. Dada a utilização dele em cartazes e
publicidade, é atrelado também às Artes Gráficas. Pode-se dizer que elas
tem um caráter mais utilitário (estampas, embalagens, até os quadrinhos podem
ser considerados) do que as artes ditas de “museu”. Um dos mais proeminentes
artistas do movimento foi Alphonse Mucha, cujas ilustrações para
embalagens de cigarro ajudaram a popularizar a Art Nouveau.
Apesar de separados por séculos e milhares de
quilômetros, o Ukiyo-e e a Art Nouveau são aparentados, pois as
gravuras japonesas foram uma influência fortíssima para os artistas
impressionistas europeus do início do século XIX, incluindo Vincent Van Gogh
e o próprio Mucha. Isso tudo fez parte de um movimento chamado Japonismo,
quando houve uma explosão de interesse pela cultura japonesa após o país sair
de seu longo isolamento. As linhas curvas, ausência de perspectiva e padrões
decorativos utilizados no Ukiyo-e foram elementos absorvidos e
reinterpretados pela Art Nouveau. E mais de um século depois, esses
estilos novamente se misturaram nas páginas de xxxHolic.
ilustração de Mucha para os cigarros Job
Yuuko diva
Yuuko pode muito bem ser considerada uma diva e
homenagem às garotas de Mucha. Sensual, misteriosa, cheia de olhares e
meandros, sempre com uma piteira cuja fumaça parece ter vida própria.
yuuko de novo que ela merece
Obviamente xxxHolic não “é” Art Nouveau ou Ukiyo-e,
mas, extrapolando os conceitos desses movimentos artísticos e adicionando sua
própria interpretação, as garotas criaram um estilo único e autoral para o
mangá. Verdade que isso não agrada a todos, mas é preciso bastante maturidade
artística para atingir um objetivo como esse.
Além disso, todo esse trabalho não faria sentido se
não estivesse em harmonia com a história. A jornada de Watanuki requer uma ambientação
mística, misteriosa e muitas vezes contemplativa. Não seria um estilo de
arte indicado para uma narrativa focada em ação e aventura como Tsubasa, mas
criou o clima perfeito para xxxHolic.
Eu poderia continuar, mas é melhor que vocês leiam
o mangá e aproveitem cada página, se possível depois de conhecer um pouco mais
sobre os estilos artísticos que as inspiraram.
Fontes:
Four Mothers
of MangaUkiyo-e
Art Nouveau
Japonismo
Sites das imagens utilizadas:
Ukiyo-e
Art Nouveau
xxxHolic
Anachan ^^
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