19 de janeiro de 2021

Fim de Temporada: Melhores Animes Outono 2020


E a primeira publicação do Animecote em 2021 traz o sazonal post sobre a recente temporada que se encerrou, a última de 2020.  Evilasio e Escritora apresentam cada qual o seu top 5 de animes finalizados na temporada de outono, e... ok, um veio com mais um anime que não é bem anime no significado ocidental da palavra por não ser do Japão e sim de outro país, mas possui características de anime e por isso aproveita a brecha; e a outra novamente tornou o top 5 meio que um top 3 com 5 indicações por questão de empates e etc, contudo desde que escrevam bem sobre um punhado de animações encerradas no período em questão que mais gostaram, enviem algumas imagens para ilustrar os textos e se atentem para o limite de espaço que cada um tem para a sua parte, o resto é (quase) totalmente contornável – e esses hábitos que citei dos dois redatores mais frequentes dessa seção em nada prejudicam o teor do post, que ainda traz um extra por parte da Escritora ao fazer um apanhado sobre o que mais lhe atraiu em 2020 em relação a produções japonesas em geral, incluindo nisso animes, doramas e tokusatsus.

 

Pois bem, boa leitura, bom ano novo com 19 dias de atraso e boas noites de sono, seja você uma princesa ou não (e pois é, se eu fosse levar em conta os critérios habituais que uso para escolher o anime representado na abertura uma certa franquia sobre beisebol teria sido a escolhida, porém o moe falou mais alto pra mim...).


(Fonte da imagem de abertura: Aqui)


**********


Escritora Otaku

Desejando um Feliz 2021 para todos os que acompanham animes e outras mídias, vamos indo de passo a passo em nossas vidas e se cuidem, pessoal.


E mais uma vez, contando direito, esta é a terceira vez que entro para dar meus pareceres numa temporada de outono, idem quantas vezes estive neste post durante 2020. Sou muito suspeita em falar desta temporada: foi outono que me trouxe pra valer em animes semanais e fico feliz em poder falar dela quando tenho chances. Como foi a deste ano? Muito bem, obrigada. O engraçado foi que tirando um anime que desisti, o restante que escolhi pra ver foram até o seu final e o cômico, seus últimos episódios me deram a sensação de missão cumprida. Fica a esperança de novas temporadas, só que aí, é por conta de suas produções requisitarem de novo.


Lista completa que posso resumir em light novels e obras da Shounen Sunday, de posições temos um em terceiro, dois em segundo e dois em primeiro. Eu sei, sou muito de empates, mas acontece que nenhum mereceu posições baixas, cada um deu um gostinho de quero mais para esta pessoa. Indo para as menções honrosas, temos duas: “Ani ni Tsukeru Kusuru wa Nai! 4”, quarta temporada do anime curtinho dos irmãos chineses, que só não entrou na lista por forte concorrência e “Noblesse”, que mesmo tendo cortado muita coisa do material original, até que foi legal de acompanhar.


Vamos para a lista e nos vemos por aí.

 



3° - Maoujou de Oyasumi


Com nossa medalha de bronze, temos a primeira obra da Sunday desta lista. Um anime de comédia, de piada única que funcionou muito bem. Acompanhar uma princesa sequestrada que só quer ter uma boa noite de sono e descanso foi muito reconfortante, divertido e fofo - e há todo o cacife que a Doga Kobo pode nos oferecer, é claro! 



Quero felicitar uma das esquetes que o anime trouxe, no episódio quatro: simplesmente replicaram a cena de resumo da trama de “Detective Conan” nos filmes, gente, como fiquei feliz com a referência; pena que só uma minoria entendeu a cena em si, porque foi genial. Da mesma revista pode, né!

 




2° - Kami-tachi ni Hirowareta Otoko


Dividindo a medalha de prata, mais um anime isekai, que foi na praia mais tranquila em termos de história e rumos tomados. Vivenciar o dia a dia de Ryoma em sua nova vida foi uma graça de se assistir - único problema foi a demora para postarem os episódios; para um anime de domingo, é muita cara de pau lançar no meio da semana... um dia até vai, mais que isso só se tivesse legenda definitiva, o que não foi neste caso. Mesmo assim, o clima da obra compensa e vou sim desenhar o protagonista, podem esperar. Legal falar um pouquinho dos slimes que tem papel importante na rotina do Ryoma e dos demais personagens: de cores que especificam sua função e bem animados quanto, um dos charmes do anime, dá pra botar estas criaturas numa lista de melhores mascotes deste ano, pela sua utilidade e presença. A música de encerramento é muito alegre e simpática, ganhou lugar na minha playlist de animesongs.


Só pra lembrar, vi este anime três vezes e num patamar semelhante ao “Mairimashita! Iruma-kun”, por ver e rever no mesmo dia, como ver com mais calma. E este quero muito uma segunda temporada, caso não tenha, foi bom te acompanhar Ryoma e seus slimes.

 




2° - Tonikaku Kawaii


A segunda prata vai para outra obra da Sunday, da cabeça do mesmo que trouxe “Hayate no Gotoku”, justificando o traço similar e temos aqui uma comédia romântica de um jovem casal recém-casado, vivendo sua vida a dois. Só isso dá um banho dos tantos animes que fica somente no namoro ou na espera; fora que temos um casal muito fofo e gente fina, com certeza, o melhor casal deste ano. Poder ver Nasa e Tsukasa vivendo suas vidas de casados foi um amorzinho; muitas referências, marca registrada do autor e comédia deram um ar muito divertido nas sextas. Música bem legal de abertura e já confirmaram um OVA para 2021. Também quero uma nova temporada e sim, vou desenhar nosso casalzinho fofo quando puder.

 



1° - Majo no Tabitabi


Chegando a primeira medalha de ouro, temos um anime bem semelhante à ideia de “Kino no Tabi”, só que sem os momentos dramáticos ou reflexivos deste em sua narrativa. Bem, houve uns momentos tensos aqui e acolá, inclusive o episódio nove teve até advertência para quem tem coração fraco para não assistir e sim, este tem seus motivos de ser assim.


Nossa protagonista, Elaina, uma bruxa viajante, vagueia mundo afora conhecendo lugares e histórias - o anime em si é bem não linear, ou seja, sem ordem quanto a fatos. Os destaques ficam na animação bonita, a ambientação variada e algumas personagens que interagem com a Elaina. Foi muito bom viajar como espectadora no universo desta obra; dos animes novos, sem ser continuações, este foi um dos melhores e ficaria no pódio sozinho se não fosse por um anime esportivo me conquistar de primeira.

 



1° - Major 2nd Segunda Temporada


Segunda medalha de ouro e merecida com folga, temos nosso terceiro e último anime das páginas da Shounen Sunday. Pra quem acompanha os animes vindos desta revista, 2020 foi fantástico, vamos admitir. A trajetória deste só foi finalizada em novembro, por ter sido um de tantos animes adiados por causa da COVID-19: inicou-se na temporada de primavera, em abril, foi adiado após o quinto episódio, voltou, adiado de novo e só aí prosseguiu sem mais problemas.


Lá em 2018, tivemos sua primeira temporada e foi um encanto acompanhar a trajetória de Daigo e seus amigos, logo queria uma nova temporada que só veio neste ano de 2020. Um aspecto que chamou demais a atenção nesta segunda temporada foi a animação, um traço muito bonito para uma animação que não requer tanto disso, parabéns OLM, acertaram uma (bem que queria que fizessem algo semelhante a “Pokémon”, mas é melhor ficar quieta nisso, já tenho minha cota de raiva pelos rumos que o anime tomou depois de “Diamond & Pearl”), dando um charme a mais. Fora as aberturas e encerramentos terem sido um brinco, quero a full version delas pra hoje!!!


Com uma história focada no trabalho de uma equipe sem técnico, função que ficou nas mãos de Daigo; e nisto a maioria do time ser constituída de garotas talentosas e cheias de determinação que encararam muito preconceito por serem o que são (o ponto mais abordado do anime), sendo possível vermos como o time reage a isso a cada partida, “Major 2nd” se ostenta como uma continuação digna de seu antecessor, o já consagrado “Major”. Falando deste, mais uma vez, foi muito legal rever alguns personagens, e destaco a aparição do Taiga, que não via desde o anime anterior. Por curiosidade, os personagens de “Major” que dão às caras aqui são presentes até a terceira temporada, mais focado neste último.


Desde “Yowamushi Pedal” que não me empolgava em acompanhar um anime esportivo e quero torcer que façam mais temporadas para “Major 2nd”. Pelo que deu pra saber, a produção tem interesse, resta esperar que seja real. Dos animes desta lista, é o que tem mais chances disso se concretizar.

 




Como foi 2020 em termos de animes a afins


Já que o Erick deu carta branca para dar umas palavras sobre as temporadas de animes deste ano, aqui vou eu: o início e os animes que seguiram no ano anterior foram bem, até chegar abril e começar os benditos adiamentos. No meu caso até que não sofri muitos prejuízos, pois os poucos que tiveram adiamentos foram animes que iam pro ano seguinte ou que deram pra finalizar até o último trimestre de 2020. Se fosse destacar alguns que foram fantásticos, de não continuações, vou de “Gegege no Kitarou (2018)” que mesmo sendo um anime com quase cem episódios surpreendeu muito em sua forma de narrar uma obra que tem adaptação a cada década, vindo de um estúdio contestado como a Toei Animation - foi dois tapas na minha cara e merecidos. Já para continuações daria empate técnico entre “Fruits Basket (2019) 2nd Season” e “Major 2nd Segunda Temporada" por ambos conseguirem manter o nível e contar suas histórias de maneira sublime, me entretendo durante seus dias de exibição.


Não é difícil escolher as melhores temporadas: inverno e outono, em disparado, pela variedade e as demais, sabem como foi...



Fugindo um pouco de animações, gostaria de dar destaque aos tokusatsu e doramas que estiveram presentes neste ano cheio de complicações, citando o primeiro “Kamen Rider” da Era Reiwa, “Kamen Rider Zero-One” aos amantes de ficção científica e mesmo prejudicado, durando menos que o habitual, foi muito bem construído sem apelar para extravagâncias que algumas séries da franquia tem sofrido; além desse, houve “Ultraman Z”, que tem sido cheio de referências à franquia Ultra e mantido a tradição das séries ultras modernas, sucedendo seu antecessor, “Ultraman Taiga”, sendo que ambos também são mais que recomendados. Já em doramas, foi bem legal e curioso acompanhar “Youkai Share House”, que tem uma pegada de sobrenatural e folclore japonês com pitadas de bom humor, como sei que o pessoal curte tal temática, eis a indicação. Só pra dizer que vou além dos animes, é claro!


**********


Evilasio Junior

Olá a todos! Cá estou mais uma vez para lhes trazer minha lista de animes preferidos que chegaram ao fim na última temporada. Essa lista é dominada por séries de comédia e ação, mas também temos uma pitada de drama, gore e esporte. Sem mais delongas, vamos ao meu top 5 do outono de 2020.



5º – Onyx Equinox

Alguns podem dizer: “Lá vem você de novo com um desses animes não japoneses que só você e algumas pessoas gostam”, mas fazer o quê se a obra me divertiu mais que outros animes japoneses. "Onyx Equinox" é uma série que me chamou a atenção desde o princípio por se focar em uma mitologia que pouco conheço e que acredito que seja muito pouco explorada em mídias visuais em geral, a cultura meso-americana. A obra se foca especialmente na mitologia dos povos astecas, maias, zapotecas e olmecas, civilizações que povoaram boa parte da América do Norte e Central, e que tem uma cultura extremamente rica, porém pouco conhecida por nós brasileiros em geral.

Nesse anime original do Crunchyroll, o jovem Izel se vê em meio a uma missão para salvar todos os povos meso-americanos, mas também ele se torna uma peça em um jogo de aposta entre deuses que enxergam os humanos como nada mais que meros sacrifícios. Izel tem de fechar os portais que ligam o mundo humano e o submundo antes que o deus do submundo Mictlantecuhtli  emirja  e tome a vida dos seres humanos a seu bel-prazer.  A tarefa de Izel foi dada a ele pelo deus Quetzalcóatl, que apostou todos os seus sacrifícios com o deus Tezcatlipoca - Quetzacoatlm apostou que até o mais fraco dos humanos pode cumprir a missão e impedir Mictlantecuhtli. Izel aceitou tal tarefa troca de ter de volta sua amada irmã, que foi morta em um sacrifício a Quetzacoatlm. Será então que Izel e seus companheiros conseguirão salvar a humanidade? E será que eles jogarão como os deuses esperam? Essas são a grandes questões tratadas por esse anime e ao menos para mim foi muito interessante acompanha-lo e descobrir as respostas.


Em resumo, "Onyx Equinox" é uma boa pedida para quem quer conhecer mais novas mitologias e quem se interessa por uma boa história de ação - porém, estejam avisados que o que mais tem nesse anime é sangue.  Além disso, outras mazelas humanas e desejos também fazem parte do recheado leque dessa trama, mas esses elementos a torna também pouco recomendada a públicos mais novos.



 – Besatsu Olympia Kyklus

Esse anime curto foi sem dúvida uma das grandes e boas surpresas do ano.  Baseado no mangá homônimo de Mari Yamazaki, a mesma autora de "Thermae Romae", "Besatsu Olympia Kyklos" é um anime de comédia que mistura Stop Motion e animação 2D simplificada para contar a história de Demetrios, um grego morador do pequeno vilarejo de Tritônia que é abusado pelo líder local a arranjar maneiras de trazer dinheiro para o vilarejo. Demetrios quer apenas fazer seus “curiosos” desenhos em vasos e quem sabe um dia conquistar a mão de Apolônia, a filha do chefe do vilarejo.  Nisso, eis que uma ajuda divina, em forma de um raio lançado por Zeus, leva Demetrios a Tóquio no ano de 1964, durante a primeira Olimpíada de Tóquio. E com ajuda do professor Asakichi Iwaya, Demetrios irá aprender muito sobre os esportes novos e sobre a esportividade das olimpíadas, ensinamentos que poderão, talvez, ajudá-lo a tornar Tritônia mundialmente conhecida.

Que comédia deliciosa de se acompanhar - em tudo que se propõe o anime surpreende. Ele possui um humor que estranhamento transita muito bem entre situações comuns e momentos bizarros, como um golfinho sendo preso ou um espartano fazendo tudo que pode por uma boa comida. E o que dizer dos encerramentos (sim, são 24 encerramentos diferentes)? Cada um mais bizarro que o outro, contrastando com a belíssima versão de William Tell da abertura. Enfim, se você quer dar boas gargalhadas, esse anime é uma bela pedida.



 - Maoujou de Oyasumi

A princesa humana foi raptada pelo rei demônio e trancafiada em seu palácio, cabendo ao jovem e esforçado Yuusha enfrentar terríveis desafios para resgatá-la. Isso resume a história desse anime, a não ser pelo fato que o foco nem de longe é esse, mas sim em algo muito mais importante:  “A princesa está com dificuldade de dormir em sua cela”. Fica a cargo da jovem princesa Suya enfrentar desafios “um tanto terríveis, dependendo de e pra quem você perguntar” para conseguir os itens adequados para uma boa noite de sono. Ah! E quanto ao Herói? Ele está tentando. E quanto ao Rei demônio? Ele também está tentando... A cada episódio de "Maojou de Oyasumi" vemos uma missão mais absurda que a anterior, protagonizada pela nossa querida princesa, que quer apenas ter noites de sono de qualidade. E também sentimos a dureza que é manter uma prisioneira como essa na linha. 

Apesar de ser uma comédia focada em praticamente uma única piada, é muito impressionante como esse anime se sustenta ao longo de todos os seus 13 episódios. O carisma dos personagens e as situações absurdas servem para manter o espectador sempre entretido. Além disso, esse é um ótimo anime para se ver em grupo. Enfim, "Maojou de Oyasumi" é uma série que deve ser apreciada aos poucos, e que na dose certa pode te fazer sorrir de orelha a orelha sem sombra de dúvidas.



– Major 2nd Segunda Temporada

A segunda temporada de "Major 2nd" é de longe meu anime de esporte preferido do ano de 2020 e, embora tenha um último episódio que eu desgoste bastante, a temporada como um todo foi muito agradável.  Nesta aqui acompanhamos o nosso protagonista, Honda Daigo, como capitão do time de beisebol de sua Middle School, que foi quase completamente fechado por falta de atletas. No entanto Daigo e suas companheiras e companheiros de time vão mostrar que, apesar das adversidades, seu beisebol está à altura de enfrentar equipes de elite de outras escolas de sua região.

Essa temporada apresenta um protagonista bastante mudado e mais maduro, até certo ponto. Ela trata também de questões ligadas ao sexo das jogadoras de beisebol: Em "Major" tivemos alguns exemplos de personagens femininas, atletas de elite, que se viam frustradas por não poderem seguir jogando no mesmo nível dos garotos atletas, e nessa temporada de "Major 2nd" esse tema é tratado com ainda mais força, o que traz um elemento a mais de interessante para a trama em conjunto a boa abordagem do esporte que é aqui explorada. Fico ansioso para saber como esse assunto pode evoluir na próxima temporada, ou se infelizmente ele vai ser descartado.


Enfim, "Major 2nd" concentra os elementos que mais gosto em animes de esporte. Personagens carismáticos, disputas acirradas que não se sabe quem vai ganhar até o último lance, assuntos diversos que estão ligados ao esporte e a vida do esportista, uma pitadinha de drama e comédia e, por fim, reviravoltas instigantes. Uma excelente animação de esporte e que agrada ainda mais os fãs de anime de beisebol e que conhecem a franquia "Major" de longa data, como é meu caso.



1º - Golden Kamuy 3rd Season

É difícil descrever para quem nunca viu nada de "Golden Kamuy" o quão bom é esse anime, até por que esse não é um título que vai agradar a todos. De um modo geral, ele se trata de uma jornada de vários personagens em busca do tesouro dos Ainus em um período passado pouco depois da Guerra Russo-Japonesa travada entre 1904 e 1905. Porém, isso é um resumo muito pequeno dessa história, cujo grande foco não é apenas a jornada, mas os icônicos personagens que a protagonizam, desde os heróis, até os grandes vilões.

Tanta coisa pode ser dita desse anime que é difícil resumir os principais pontos dessa história. Em parte muito dele envolve costumes culinários, mas também foca bastante na cultura Ainu, expõe as histórias das vidas sofridas dos soldados que lutaram uma guerra que só tirou deles, traz junto certo humor de baixo calão e até meio incômodo, e finalmente reúne momentos de ação de tirar o fôlego - enfim, é um anime feito para quem gosta dessa miscelânea de aspectos que juntos parecem meio destoantes, mas que se mesclam em uma trama surpreendente e empolgante. E acima de tudo é um história sobre cada uma dos personagens e como eles interagem entre si durante essa jornada, cujo objetivo parece ser um só, mas que na verdade é diferente para cada um deles.

O trabalho do estúdio Genos com esse anime continua impecável, começando por uma abertura que eu não consigo pular de jeito nenhum de tão boa que é, passando pela animação econômica, porém adequada a cada momento, e se completando com uma direção de personagens, que a meu ver é a melhor do ano. Enfim, nem preciso dizer, mas eu recomendo muito esse anime.



 

Para encerrar esse texto, aproveitando que ele fecha o ano de 2020 dessa série, gostaria de dizer que, apesar de tudo de terrível que aconteceu em 2020 - e todos sabemos que não foi pouca coisa -, tivemos bons animes dos mais diversos gêneros. Esse ano está longe de ser o melhor de animes que já acompanhei nas minhas mais de duas décadas como apreciador dessa mídia, mas certamente apresentou obras marcantes que serão lembradas por muitos durante anos, então acho que o melhor a fazermos é pensar apenas no lado bom desse ano, ainda que ele seja muito pequeno, mas ele existe sim e esses bons animes estão nele.

Enfim, Feliz 2021! E que apesar dos pesares, esse seja um ano muito melhor que o anterior e com muitos bons animes!


**********

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS