19 de dezembro de 2016

Comentários semanais: All Out!! #10 e #11




Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)


No fim das contas, cá estou eu novamente atrasado em um episódio! Mas dessa vez, acho que até valeu a pena começar a revisar e resumir estes dois em conjunto, uma vez que o que se inicia no episódio dez se completa no onze. Enfim, meu nome é Gabriel Katsu, ou Tadashi Katsuren, como preferirem; e estou aqui para as impressões semanais de "All Out!!".


O episódio dez começa com o técnico Komori dizendo que hoje eles iriam treinar numa praia: O que pareceu a chance de haver um treino leve para a maioria dos jogadores acabou se transformando num monstro, visto que treinar na areia é incrivelmente mais pesado e difícil. Os mesmos exercícios realizados nos treinos normais são realizados na praia, mas esses parecem bem mais intensos.

E assim o enredo segue sem muita novidade, tendo apenas um novo ambiente de treino. Porém, quando chegamos mais ou menos em um quarto do episódio, vemos algo diferente, onde o técnico agora faz com que todos os jogadores cavem buracos e depois os encham de volta, explicando que o ato de cavar é um bom exercício já que usa-se quase todos os músculos do corpo durante o ato. A história segue então com Gion dando atenção para Ooharano, que parece depressivo durante quase todo o treino.

Aqui, conhecemos um pouco mais do passado do jogador e sobre o porquê dele treinar, ao mesmo tempo que descobre-se o motivo dele ficar tão irritado durante as provocações do último jogo que tiveram. Presenciamos também Gion crescendo como personagem, uma vez que ele pergunta para Ooharano qual posição seria realmente boa para si, ao que se responde no final que a de Flanqueador (Flanker) é a mais recomendada. E com isso, aparentemente encerra-se em partes o drama por trás de Ooharano, já que o protagonista o coloca de bom humor ao fim da conversa.


O gancho da nova posição de Gion é o suficiente para começar daí o enredo subsequente, com o protagonista perguntando para Raita o que a posição faz ao certo e pedindo dicas para ele sobre como jogar nela. O pequeno personagem então decide levar Gion para espiar um jogo da melhor escola da região, Ryouin, onde está provavelmente o melhor flanker - e assim conhecemos logo que começam a assistir o jogo os irmãos gêmeos Kokuto e Sekito, sendo o último o flanker Raita mencionado por Raita.


O episódio seguinte prossegue a partir do ponto em que outro jogador grandalhão do time de Ryouin, o ás Zanba Ryujin, aparece, encontrando Raita e Gion assistindo ao jogo, mas não se importando muito. O jogador chega atrasado ao campo mas logo é colocado para dentro da partida por já estar aquecido. Desse modo, vemos mais um monstro em campo jogando numa posição estranhamente peculiar para o seu perfil, tendo em vista que ela é geralmente ocupada por pessoas menores e mais ágeis. O jogo então torna-se ridiculamente unilateral, até o ponto em que este termina em 91 a 0.

Na volta para casa, Raita e Gion param numa loja que vende produtos esportivos para ver alguns itens de rúgbi, bem focados nas chuteiras do lugar. Enquanto conversavam, nós enfim descobrimos um pouco mais do pequeno jogador do time que é o único quase da mesma altura que Gion, entendendo suas motivações de jogo e sobre como descobriu sua posição e começou a gostar de seu tamanho, usando disso uma vantagem para seu jogo. Nisso, eles então quase não percebem, mas Kokuto e Sekito também entram na loja e ficam bem próximos dos dois.

Por acaso, Sekito, o irmão menor, magro e quase da mesma altura de Gion se interessa pelo protagonista, pois ele também assiste um anime que o gêmeo gosta bastante. Os quatro jogadores de rúgbi acabam indo conversar num parque ali perto, e Gion enfim tem a chance de falar com alguém muito bom na posição que agora almeja. A discussão flui muito bem, até o ponto em que Sekito aceita testar Gion com uma brincadeira de pega-pega.

Infelizmente, Sekito é incrivelmente melhor e mais ágil que Gion, não deixando que ele o toque nem mesmo uma vez, o que desanima muito a moral do jovem protagonista. Todavia, logo em seguida Kokuto aparece e faz um teste alternativo para verificar suas habilidades, e através disso ele vê algo que Sekito não reparou: Gion possui a mesma teimosia e determinação que o irmão tinha de início, e pelo que é mostrado em flashbacks Sekito era bem pior que Gion no. O episódio termina com uma despedida aos irmãos gêmeos enquanto nosso protagonista parece pensar no caminho que precisa trilhar.


Enfim, feito o resumo, vamos às impressões semanais separadas por episódio!



- Estou ficando bem incomodado com estes treinos sendo mostrados em imagens paradas sequenciais. Eu entendo que o orçamento de uma produção dará maior importância aos episódios com jogos e a animação vai ficar para estes momentos, mas uma vez ou outra eu ainda gostaria de ver mais cenas de treino animadas do que meras imagens com os dubladores fazendo sons de esforço. Isso dá uma quebra na falta de imersão no episódio, vê-se claramente que cada vez que o treinamento volta a ser animado, é apenas para se desenvolver uma conversa, uma explicação ou um novo treino, para no momento seguinte voltarmos a presenciar as imagens paradas.


Enfim, de qualquer forma, a ideia de treinar na praia é sempre interessante. Como eu já pratiquei uma variedade grande de esportes, sei como é complicado realizar os mesmos movimentos que se faz no concreto dentro da areia. O esforço é muito maior e o retorno por causa disso é gigantesco. No fim das contas isso aumenta o destaque para como o treinador está realizando boas decisões para fazer o seu time crescer.


O drama de Ooharano foi revelado neste episódio, tendo sido explicado o passado dele e o porquê de ficar tão incomodado. Eu acho que até consegui comprar a ideia da irritação dele, mas estou começando a achar o passado dos personagens meio sem sal, não pela história em si, mas pelo jeito que ela está sendo narrada. Talvez seja problema na direção de arte ou no roteiro do anime, mas eu não consigo ter empatia pelos personagens quase nunca.


A parte boa disso tudo, porém, é que finalmente vemos Gion ganhando um pouco de atenção. E ele anda ganhando de uma forma bem interessante: Ao invés dos momentos anteriores, onde subitamente vê-se destaque para um personagem ou outro, o crescimento desse protagonista agora está sendo escalonado e medido numa boa progressão de tempo, no qual o vemos se queixar por não fazer nada de bom ao time, seguido de pensar em como melhorar, até que neste ponto vemos ele pedindo conselhos sobre sua posição para um jogador mais experiente. Isso é bem legal!



Como puderam notar, deixei para comentar da cena com Raita junto do episódio onze, tendo em vista que faz mais sentido deixar tudo junto uma vez que o enredo se completa no episódio conseguinte. Portanto, vamos a mais impressões!


Antes de mais nada é válido dizer que eu adorei os três novos personagens apresentados neste episódio. Sekito e Kokuto são extremamente empáticos, cada um de sua forma, e o fato de Zanba aparentemente ser um personagem tão calmo e gentil fora de campo é muito interessante, considerando a sua aparência amedrontadora. Uma vez que todos os jogadores que nós encontramos até então são os brutamontes da Keijo e os venenosos da Sagami, eu sentia certa falta de um time com jogadores que emanavam uma aura de muito poder em consonância com uma personalidade que despontasse cada um deles como personagens individuais. Acho que esse episódio foi bem responsável em mostrar isso de uma maneira eficiente, tanto pelo jogo, quanto pelas atitudes dos personagens fora dele. O destaque foi tamanho que eles até ganharam um curto flashback, hahaha.


Ao mesmo tempo, é válido lembrar que a interação de Sekito e Kokuto com o personagem principal é de extrema importância para completar o ciclo que se iniciou uns três episódios atrás na mentalidade de Gion. Como o próprio personagem disse para o gêmeo menor, ele antes só queria jogar e derrubar os outros, porém agora o rapaz possui uma meta viva em pessoa bem na frente dele. O comentário do episódio anterior em que comentei sobre o crescimento de Gion como personagem tem seu brilho neste momento: Aqui vemos a meta de Gion vívida, e sabemos que agora o protagonista tem algo pelo qual se dedicar ainda mais.

Adiante, Raita é um personagem bem legal do time de Jinko. Quero dizer, eu sei que pelo fato de sua personalidade já esboçar uma figura extrovertida torna mais fácil de se criar laços de empatia com ele, mas sua conversa com Gion dentro da loja de esportes pra mim teve maior efeito que a conversa de Gion com Ooharano no episódio anterior. E olha que aqui nós só falamos do passado do pequeno jogador, sem tocar em nenhum trauma ou coisa do tipo.

A presença dos jogadores da escola Ryouin é bacana para o enredo. Veja bem, "All Out!!" é um anime de esporte, e como tal nós temos certos estereótipos de adversários bem travados em nossas mentes. Se por uma vez nós encontramos Sagami como um time perigoso, e vimos em Keijo um time rival pela boa amizade dentre seus jogadores, uma vez que Ryouin é o ápice da região, sendo o melhor time e com personagens tão cativantes, nós agora encontramos o Rei a ser Derrotado. Já temos agora uma linha traçada para o anime, em que muito provavelmente Ryouin será um dos últimos times a serem enfrentados, certamente o maior desafio da equipe dos protagonistas.

E, enfim, galera, é isso! A correria de fim de ano está me corroendo, e por isso atrasei novamente, ao que peço perdão! Na semana que vem tentarei trazer o episódio sem atrasos.



Um grande abraço, e até a próxima!





   


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS