4 de julho de 2016

Comentários semanais: Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu #14




Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)

Este vai ser outro texto com um resumo um pouco mais encurtado para dar ênfase maior aos os comentários, visto que nós temos uma certa quantidade considerável de coisas para abordar durante este post. Então, sem mais delongas.... Olá! Sou Gabriel Katsu (Tadashi Katsuren), e trago até vocês as minhas impressões sobre o episódio 14 de Re:Zero kara Hajimeru isekai Seikatsu.


Neste episódio nós temos todos os dias em que Subaru supostamente deveria ficar aos cuidados de Felix para fazer o tratamento de seu portal de magia. O episódio transcorre num pacing lento que mostra até a sua metade o envolvimento de Subaru com Wilhelm, que está o treinando com espadas; com Felix, que está o curando; e com Crusch, que é sua anfitriã enquanto é tratado. Também vemos o personagem discutir brevemente com Reinhard e temos outra face de Julius levemente à mostra - mas o importante deste episódio está claramente contido em Rem. No correr dele, Subaru se convence de que tudo que precisa fazer é provar para Emilia mais uma vez que ela precisa dele ao seu lado, e logo após isso o rapaz é avisado por Rem que algo estranho está acontecendo na mansão do Lorde Roswaal.

Subaru é movido pelas próprias emoções, discute com todos e abandona o tratamento para ir correndo até o local. Rem o acompanha, mas, no meio do caminho, ela o coloca para dormir a fim de continuar a viagem sozinha, preocupada com o que poderia acontecer com o próprio Subaru, dado os perigos que cercam os domínios de Roswaal. Nosso protagonista acorda no dia seguinte e faz de tudo para seguir adiante, apenas para ser surpreendido com todo o vilarejo próximo da mansão chacinado - e, nos passos seguintes ao se aproximar da moradia de Roswaal, encontra Rem morta, encerrando-se assim o episódio.


Sem mais, vamos aos comentários:

- Acho que o ponto chave para tratar deste episódio é o nome dele, que foi exibido ao fim: “A Doença chamada Desespero”. Este é mais um onde vemos o protagonista envolvido nos próprios erros; encontramos com o mesmo Subaru que disse todas aquelas coisas para Emilia no fim do episódio anterior tentando agir ainda da mesma maneira. Nós notamos isso aos poucos: Na feição que luta contra Wilhelm, na conversa arrogante com Reinhard, ao ignorar os pedidos de Rem e Crusch de não voltar, ao ofender a anfitriã e discutir com Felix. Todo o episódio envolve o nome dele, envolve as ações e atitudes realizadas dentro do desespero de Subaru ter feito o que fez. E tudo isso é ótimo.


Entendam, Subaru não está sendo o personagem mais cativante do mundo de se ver neste exato momento. Mas o fato de nós nos remoermos de raiva pelas ações idiotas dele faz isso algo muito importante para o desenvolvimento do mesmo: Resta-nos é pensar como ele vai sair deste fosso onde se meteu dentro de seus próprios sentimentos - e  para que essa subida seja animadora e indique a evolução do personagem e da série, é preciso que se cave muito o fundo do fosso para tornar o obstáculo mais complicado de se escalar. Eu fiquei alegre com o fato deles não simplesmente erguerem a personalidade de Subaru de uma hora para outra, e também não ligaria se gastassem mais um episódio com esses seus conflitos mentais.


A nova abertura está aí! E se você parar para notar as referências que elas fazem ao futuro dessa second cour, a gente tem uma boa noção do que pode acontecer. Entretanto, vou me ater de analisa-la em detalhes porque muita coisa pode ser bem certa e spoileada. Mas vamos ao óbvio: Este arco atual todo se embasa nos atos de Subaru agindo como o intuito de tentar reaver a confiança de Emilia para poder estar ao lado dela.


Rem é uma personagem que cresceu bastante neste episódio. A paixão que ela sente por Subaru, que eu imaginava que fosse ser algo bobo a ser usado apenas para algumas poucas desculpas aqui e ali, se tornam impressionantemente agressivas neste episódio em peso para enredo. Sente-se o senso de proteção que ela tem com Subaru, da mesma forma que sente-se o seu sofrimento ao notar claramente de quem Subaru gosta, estando tão perto dela. E para isso não foi nem necessário ver a lágrima caindo, presume-se. A história mostra isso pra gente, e não conta. (o famoso ditado Show, don’t tell)


Muito provavelmente seremos apresentados aos novos antagonistas no correr dos próximos dois ou três episódios, no máximo. A aposta mais simples é a pessoa com cara de psicopata que aparece na opening, mas nós temos mais o que comentar aqui: Por que os assassinos não foram pra cima de Subaru? E, pior, eles ainda abaixaram a cabeça para o personagem. A ideia mais provável é a mais óbvia: Eles possivelmente tem envolvimento direto com a Bruxa, que por sua vez tem uma ligação direta com nosso protagonista. As mãos negras que saíram na pessoa com cara de vilão, bem como as que envolviam Emilia na opening também aparenta ser da mesma natureza das mãos da maldição de Subaru, o que só fecha ainda mais estas pontas. E outra coisa muito importante sobre estes assassinos: Não são eles os mesmos que atacaram a vila de Rem e Ram (última imagem ao lado)? As roupas são bem parecidas e há o mesmo padrão de armas. A história caminha para fechar alguma das pontas soltas do passado, o que é muito bom.

E aí, pra onde vocês apostam que a história vai seguir? O caminho mais simples seria Subaru morrer durante o próximo episódio para refazer a sua caminhada corretamente, mas eu ficaria incrivelmente surpreendido caso ele não morresse e Rem realmente não voltasse desta vez, ou caso Subaru morresse mas sua consciência voltasse até um ponto em que ele não teria tempo de salvá-la. Isso me deixaria extremamente curioso sobre o desenvolver futuro da série, embora lamente a morte da personagem.

E vocês? O que esperam do próximo episódio? Comentem aí!

Um grande abraço, e até a próxima!













**********

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Foi um ótimo episódio, todo aquele "show, don’t tell" como você disse Tadashi, das expressões de angustia e raiva do Subaru ao cuidado e carinho que a Rem mostrava quando conversava com ele. Eu acho que a morte realmente se aproxima do Subaru, provavelmente ele irá morrer e voltar depois da discussão com a Emilia, faria sentido, apesar de não ser surpreendente, levando em conta que o arco deve dar conta das tentativas do Subaru de reatar seus laços com a Emília. Em relação as mortes só o futuro dirá, tem muita gente que diz que as coisas realmente ficam feias nesse terceiro arco, talvez alguém importante morra e não consiga ser salvo pelo Subaru, seria triste mas uma decisão corajosa, como você disse a curiosidade ficaria grande pra saber quais as consequências de uma morte irreversível.

    Ótimo trabalho Tadashi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Valeu pela resposta, Rodrigo!

      Realmente, eu acho que tá bem claro que a obra pode pegar uma aposta arriscada que pode subir a obra bem alta, ou pode pegar o caminho mais seguro pra prosseguir e continuar nos agradando com alguns pequenos twists enquanto ela segue agradando boa parte da audiência. O grande problema é que isso faz, pelo menos pra mim, a obra nunca passar de um 8 no meu MAL, por exemplo.

      Claro, não que 8 seja uma nota ruim. Mas é aquele "poderia ter sido melhor se...", que eu sempre acabo mentalizando em algum momento.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS