29 de maio de 2015

AnimecoteCast #81: Animes da Infância


Lembra qual foi o primeiro anime que você assistiu? Nessa edição do AnimecoteCast falamos sobre a experiência de assistir animes quando criança. As dificuldades de encontrar animes nos anos 80 e 90. Comentamos sobre vários animes que passavam na televisão aberta. Deixe seu comentário, diga qual foi o primeiro anime que você assistiu e também qual o anime que você mais gostava quando era criança. Os participantes dessa edição são: Bebop, Evilásio, Erick, Anachan, Carlírio e Luk.



Download
Duração: [1:29:16]



Links dos participantes:
Animeportifolio
Chunan
Netoin! 
Netoin! Mais! 
Minna Suki



Podcast relacionados:

AnimecoteCast #49: Animes dos Anos 90
AnimecoteCast #29: Animes dos Anos 80
AnimecoteCast #64: Animes na TV
AnimecoteCast #51: Vale a pena ver de novo! Animes que deixaram saudades 


ADICIONE O NOSSO FEED NO ITUNES
Abra o Itunes, clique em AVANÇADO, depois em ASSINAR PODCAST, cole o link a seguir e aperte em OK: https://itunes.apple.com/us/podcast/animecotecast/id917528511



NÃO DEIXE DE ACESSAR:
Feed do AnimecoteCast
Twitter do Animecote
Facebook do Animecote

SUGESTÕES, CRÍTICAS E DÚVIDAS
Envie e-mails para: animecote@yahoo.com

Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Sou da geração anos 1970 e vi a maioria dos animes que passavam nessa época, como Super Dínamo, A Princesa e o Cavaleiro e Cyborg 009 qdo o uniforme dele era branco (ou parecia ser na minha TV em PB).

    E consciente ou não eu sabia que havia diferenças entre animes e desenhos da Hannah-Barbera (que era o que predominava entre os desenhos americanos).
    Na 2ª metade da década até meados dos anos 1980 animes se tornaram escassos. Houve alguns como Zillion e Patrulha Estelar, mas nada muito relevante além disso.

    Como o Evilásio falou bem, CDZ tinha audiência por causa da hemoglobina que rolava solta nos episódios, mas acho que a lacuna de animes na programação da TV tb contribuiu para isso.
    Como as crianças não tinham referência do que era um anime, criados que eram a base de He-Man, Thundercats e Ursinhos Carinhosos CDZ foi uma revolução. Para o bem e para o mal ele é historicamente importantíssimo para a popularização dos animes no Brasil.

    Voltando a minha infância, eu era dos que viviam colados na frente da TV. Não me recordo de qual foi meu 1º anime. Nas minhas lembranças mais antigas surgem coisas como 8º Homem, Kimba, e um sobre animais extra-terrestres que tinham poderes especiais: uma coelhinha que tinha radar nas orelhas, um cavalo que criava um veículo muito louco e outros.

    E se vcs acham que CDZ era violento, procurem Sawamu e O Judoca. Sangue com bons roteiros. XD

    E não posso deixar de falar da família Ultra, Vingadores do Espaço e Robô Gigante.

    Há muito mais, é claro. É sempre bom recordar coisas que nos alegraram no passado, sem entrar nessa de que antigamente é que tinha coisa boa, como a Ana chan comentou.

    E fiquei com uma dúvida: o Érick e o Carlirio falaram que nunca assistiram animes no cinema. Queriam dizer na infância ou até hoje? Acho quase um sacrilégio que vcs nunca foram ver Miyazaki no cinema.

    Mais um excelente cast com um tema bacana, descontraído e revelador. Acho que este foi o cast mais pessoal que vcs já fizeram.

    Abraços a todos e até o próximo cast.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, esse Super Dínamo eu nem conhecia, já o Zillion eu assisti e gosto até hoje da obra.
      Sawamu e o Judoca realmente são meio pesados para tv aberta.

      Erick não assistiu nenhum anime no cinema quando era criança, e o Carlírio até hoje nunca assistiu um filme de anime no cinema.

      Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco, pois da década de 70 eu realmente não conheço muita coisa.

      Abraço e espero ver seus comentários nos próximos cast.

      Excluir
  2. Que cast nostálgico , o 1° anime que assisti foi Doraemon , adorava ainda lembro que antes de Doraemon a Angélica cantava uma música do bom dia , eu era uma criança bem nerd , comportada e vivia assistindo tv até uns 22:00 da noite , assisti desenhos e novelas , não sei por que gostava de novelas , a trinca de canais que assisti era manchete , sbt e a cultura a globo só assisti pela manhã , meu anime da infância foi cavaleiros , concordo que era por causa do sangue , já que os filmes que assisti era robocop e rambo , super infantis , o melhor anime que assisti e assisto até hoje é yu yu hakusho , foi o 1° que chorei no fim , fiquei com a sensação e agora que anime vou assisti , pós yu yu fiquei um otaku chato que só assistia anime , lá pro 19 anos foi que voltei a assistir de tudo , até hoje com 32 anos nas costas ,gosto de animes , mangás ,desenhos e tokusatsus antigos ,os novos mesmo os japoneses acho bem díficil , essas músicas finais , caramba me emocionaram , me fizeram lembrar as horas que eu passava ajeitando antena pra assisti a manchete , ARIGATO GOZAIMAS !!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc fez eu lembrar da música que a Angélica cantava, havia esquecido isso completamente.

      Eu tb me senti triste depois do último episódio de YuYu, era como se estivesse me despedindo de um amigo.

      Excluir
  3. Me recordo que meu primeiro anime foi Speed Racer, em uma TV 12 polegadas que não precisava sintonizar por que ela já vinha com 10 botões já sincronizados para cada canal que funcionava na minha região. Invejo a longa experiência vivenciada pelos participantes, visto que sou dos anos 90, portanto meus contatos com animações foram mais limitados.

    Mas meu preferido mesmo foi Samurai X, pois foi o único que acompanhei do começo a fim sem perder episódios, exceto quando tinha plantão da Globo (Sinistro aquilo).
    Engraçado que Dragon Ball (não confundir com a saga Z) eu não tinha paciência de assistir quando pequeno, só recentemente consegui assistir, quando meu vício por animes foi reacendido justamente por culpa de Naruto e One Piece, com as transmissões pela metade do SBT, até o dia que consegui uma internet de 200k em casa e pude mergulhar novamente nessa cultura e hoje posso aproveitar o excelente Cast promovido por vocês.

    Agora faço parte desse time de que nunca assistiu um anime no cinema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje em dia tá tudo mais fácil, ainda bem né pq sintonizar tv e esperar comercial era tenso.

      Samurai X na globo era complicado, pq eles cortavam muita coisa, conseguiam colocar 3 episódios em 1!

      Excluir
  4. Anime no cinema o primeiro que vi foi o primeiro filme do pokémon. Lembro que tinha um pai com o filho pequeno e numa cena que o Pikachu derrota vários oponentes o pai vibrava mais que o filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse pai entende das coisas. XD

      Excluir
    2. Huahuahuahuahuahuahuahua, que maneiro!!! Realmente @Bebop, este pai entende das coisas. XD

      Excluir
  5. Ótimo Podcast XD
    Assim como vc comentou, Bebop, eu sou da ''nova geração'', por isso eu não passei por todas essas dificuldades que vcs passaram para conseguir assistir animes. Durante a minha infância, apesar de passar animes na TV aberta (e tbm tendo como assistir na TV fechada), eu não me aprofundei e nem me interessei muito neste tipo de desenho.
    Jáh comentei em outras ocasiões, mas eu comecei assistindo: 'Dragon Ball Z', 'Sakura Cardcaptor', Hamtaro, Digimon e Pokémon.
    Todos esses eu só conseguia assistir episódios aleatórios. Infelizmente eu nunca tive a oportunidade de acompanhar animes pela televisão :(
    Só fui me aprofundar msm neste mundo por volta de 2012, quando descobri a diferença entre as animações japonesas e as demais. Foi tudo graças à um amigo da escola, o qual me indicou algumas obras para assistir.

    Bem, é isso. Foi legal saber mais como foi a infância de cada um com relação aos animes.
    Mais um podcast excelente. Espero ansioso pelo próximo ;D

    ResponderExcluir
  6. o primeiro anime que eu assisti foi hamtaro.mas o que mais marcou minha infância foi,sem dúvida,sakura card captors.passava de manhã cedo durante a semana e eu sempre assistia antes de ir para escola.fazia valer a pena acordar cedo!quando parou de passar eu quase chorei!e olha que tinha um preconceito bobo com esse anime,achava chato de ínicio, nem me lembro porque.Pra mim é muito melhor que sailor moon,que nunca achei lá tão bom.tudo bem que tinha umas coisas beemmm eradas em sakura card captors,mas eu era criança,então não percebia(até porque eu sempre fui meio inocente pra certas coisas).nem acredito que eu adorava aquelas aberturas em português,que tinham uma letra muito tosca.adorei o podcast,é sempre bom relembrar a infância.obs:nunca assisti um anime no cinema,e nunca assisti filme do ghibili quando criança.

    ResponderExcluir
  7. Aê, mais um bom ACC de se ouvir, especialmente pela parte pessoal de cada caster. =)

    - 'Soneca' foi um aplido que ganhei no 2º ano do ensino médio, porque dormia BEM em certas matérias...xD
    - Na minha casa, TV preta e branca até 93... e eu só tive vídeo cassete em 2004/2005...
    - Fiquei curioso para saber como era a tal brincadeira do 'Gato Mia'...rsrsrs
    - Por que o Evilásio sempre precisa ressaltar os animes que ele não gosta?? O.o "Não gosto de Shurato, não gosto de Hidamari Sketch, não gosto de anime X, anime Y...". Tá chato isso
    - Poutz... Evilásio não gosta de Caverna do Dragão??? Sério?? O_O. Que triste... kkkkkkk
    - A infância do Evilásio terminou com 9, 10 anos? Bem precoce, hein?...=(... @Bebop, ele não brincou de pique-pega, pique-bandeira, pique-ajuda, e principalmente pique-esconde!... ele não teve infância de verdade... coitado...xD
    - @Bebop, só foram exibidos 2 Kamen Rider aqui: o Black e o Black RX, bem diferente do que você disse
    - Sim, CDZ foi o 1º anime a ter filme exibido no cinema em escala nacional. Este filme, inclusive, foi o responsável por algumas 1as. vezes p/ mim: 1ª vez que fui ao cinema, e portanto foi o 1º filme que vi no cinema; 1º filme de anime que eu vi; e 1º filme que vi SOZINHO no cinema.
    - @Bebop, eu fui algumas vezes no Teatro Sesi (ali na Av. Graça Aranha no Centro) no domingo de manhã, para ver sessões de cinema com episódios de anime. E você, aonde ia para assistir??
    Fora isto, vi o filme 3 de Inu-Yasha num telão num evento no Largo do Machado. E foi assim também que conheci Tenjou Tenge, Golden Boy e Midori no Hibi em outros eventos.
    - Hinata-Sou! Grande site de utilidade pública animística! kkkkk. Eles estão meio off nos últimos 3 meses, mas... até hoje é um ótimo site! Já baixei coisa de lá, assim como do Anime Forces, do Anime House, do Animes Center, do Kanzen Animes, entre outros! Por mais que se discuta a questão dos sites de reencode, eles são muito úteis para muita gente, não se pode negar tal fato.
    - Hahaha, @Bebop, eu tive uma experiência parecida com a sua nos laboratórios de Biologia e Matemática da UFF entre 2009 e 2010, mas nada igual a você de baixar um anime em 15 segundos.
    - Eu também sempre fui na fonte para baixar animes, mesmo com todas as minhas dificuldades, mas às vezes era difícil pegar certos animes dos próprios fansubbers, aí os sites de reencode se mostravam bastante úteis.
    - Diferentemente do que o Evilásio afirmou, esta coisa da doação não mudou muito com o torrent não. Pois a maioria dos fansubbers que distribuem via torrent, trabalham com tracker privado, portanto, também necessitam de doações. E tracker público não resolve o problema, principalmente com brasileiros...
    - Grande TV Colosso! "Tá na hora de matar a fomeee, tá na mesa pessoaaaaal!". E o Disney Club/TV CRUJ também foi excelente! =)
    Acho que foram mesmo os 2 melhores programas mesmo.
    - E o anime da minha infância foi CDZ mesmo.

    Ah, e tal com a Escritora, também adorava os tokusatsu's que ela citou e SIM! Estes sim eram tokusatsu's de verdade, não os que são exibidos hoje em dia, tirando raras exceções.
    Eu tenho todos inclusive, porque não consegui ver nenhum completo, e ainda farei isto. Changeman, Flashman, Jaspion, Machineman, Winspector, Jiraiya, Cybercops, Sharivan, Gavan, Lion Man, Solbrain, Jiban, Black Kamen Rider/RX, Maskman, Goggle V e Metalder. Vi muita coisa de vários deles, mas incrivelmente eu não me lembro de ter visto nenhum completo na infância.

    ResponderExcluir
  8. E aqui @Bebop, vou postar duas críticas negativas:
    - Acredite, muita gente não assistiu (ou não assistiu completo) alguns animes antigos. Eu, por exemplo, não vi Patrulha Estelar, Zillion, Gundam original, Macross original, Shurato, SAILOR MOON e YU-GI-OH!; então, desculpe mais uma vez ser chato, mas cuidado com os spoilers, ninguém precisava dos spoilers que a Anachan deu, mas achei que a bola fora maior foi sua que não cortou isto na edição. =(
    - E para finalizar, acho que, excetuando-se a parte polêmica sobre os subbers, o cast foi praticamente uma repetição uma repetição do ACC64, mas como se fosse uma edição "revista e ampliada". E falando da parte polêmica, não entendi justamente o Luk querer parar a discussão...o.O, e logo quando a coisa estava ficando boa...=(

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS