24 de setembro de 2014

Resenha: Suzumiya Haruhi no Shoushitsu (Movie)


Suzumiya Haruhi no Shoushitsu (Movie)

Ano: 2010
Diretor: Yasuhiro Takemoto
Estúdio: Kyoto Animation
Duração: 163 minutos
Gênero: Mistério, Comédia, Drama

(Essa  resenha foi publicado originalmente no site Animehaus no dia 29 de Abril de 2011)

No sexto dia de fevereiro de 2010, os cinemas japoneses começaram a exibir o esperado longa-metragem da franquia "Suzumiya". Sendo assim, 4 anos após a popular série de TV, o filme "The Disappearance of Haruhi Suzumiya" finalmente é lançado.

O filme se passa alguns dias antes do Natal, faz muito frio na cidade e muitos estudantes estão gripados. A brigada S.O.S conseguiu ficar intacta ao vírus da gripe e, sendo assim, as atividades do clube continuam normalmente. Haruhi teve a brilhante idéia de fazer uma festa para celebrar o Natal entre os membros da brigada, mas durante os preparativos, acontecem alguns imprevistos que mudariam totalmente o percurso do enredo. Kyon acorda todos os dias na maiooooooor preguiça (e não estou falando do Marcelo) e segue sua rotina de ir para escola, tomar o chá preparado por Asahina, ouvir as novas idéias de Haruhi na brigada S.O.S e voltar para casa desaprovando as ações de sua chefa de clube. Até que um certo dia, Kyon se vê em mundo distinto do habitual, onde seus colegas de classe não conhecem Haruhi, e a sala da brigada voltou a ser o clube de literatura. Seus amigos de clube não o reconhecem e parece que tudo que aconteceu nos últimos meses de sua vida sumiu. O mundo de Kyon volta a ser como era antes de conhecer Haruhi. Cabe a ele agora desvendar esse mistério: afinal, onde está Haruhi?


A essa altura, já devem ter percebido que o protagonista da história é o Kyon, um personagem com personalidade e dúvidas, muitas dúvidas. O modo como Kyon reage frente a acontecimentos que ele desaprova é bem peculiar. Ele pensa bastante antes de agir, e quando finalmente chega a uma conclusão, ele mesmo assim continua sem agir. Kyon é um cara prolixo, daqueles que fingem não querer algo, quando na verdade pensam o contrário. Essa mania é um pouco irritante, mas por algum motivo estranho combinou bem com o Kyon.

Com o desaparecimento de Haruhi, as coisas ficam meio paradas na vida de Kyon, os dias vão se passando e ele está sempre refletindo, o que faz com que ele tenha diálogos consigo. Kyon tem uma questão que me chamou bastante atenção: em certo momento ele reflete sobre os 2 tipos de mundos em que ele viveu, o mundo com e o mundo sem Haruhi. Ele se pergunta em qual mundo ele é mais feliz, pois ele desejava a tranqüilidade do mundo sem ela, mas não conseguia parar de pensar sobre como sua vida mudou a partir do momento em que a conheceu. O ponto principal desse pensamento é o fato de alguém pensar se é ou se era feliz: porém, o que faz uma pessoa feliz refletir se é realmente feliz? Kyon vai se auto-descobrindo aos poucos, e é isso que faz dele um personagem interessante.

O ritmo do filme é calmo e cadenciado: até mesmo nas cenas de ação, tudo acontece de maneira tranqüila e despreocupada. A história é boa, o desenvolvimento não é ruim, porém 163 minutos são um pouco demais, pois dava para montar todo o filme em menos tempo, o que provavelmente daria mais dinâmica à obra. Já virou redundância dizer que o estúdio Kyoto Animation possui uma qualidade técnica impecável, mas devo dizer, os gráficos de Suzumiya Haruhi no Shoushitsu são lindos, tudo foi cuidadosamente detalhado, sombras, expressões, movimentos e cenários beiram a perfeição. Certamente a animação mundial subiu mais um degrau no quesito qualidade gráfica. A trilha sonora mantém o nível da série e a dublagem continua tão boa quanto antes.

"The Disappearance of Haruhi Suzumiya" não é a maravilha que andam dizendo por ai, mas é um grande anime que deve ser visto por todos os amantes de obras bem feitas. O ritmo lento pode desagradar algumas pessoas, e a personalidade passiva de Kyon também não é lá muito atrativa, mas mesmo assim, ainda recomendo esse anime, pois originalidade Haruhi tem de sobra.



Nota: 89%
Posição no MAL: 13
Bebop



Lista de resenhas do blog: Resenhas, X-Dez

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS