Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)
No fim das contas, cá estou eu
novamente atrasado em um episódio! Mas dessa vez, acho que até valeu a pena
começar a revisar e resumir estes dois em conjunto, uma vez que o que
se inicia no episódio dez se completa no onze. Enfim, meu nome é Gabriel Katsu,
ou Tadashi Katsuren, como preferirem; e estou aqui para as impressões semanais
de "All Out!!".
O episódio dez começa com o técnico
Komori dizendo que hoje eles iriam treinar numa praia: O que pareceu
a chance de haver um treino leve para a maioria dos jogadores acabou
se transformando num monstro, visto que treinar na areia é incrivelmente mais
pesado e difícil. Os mesmos exercícios realizados nos treinos normais são
realizados na praia, mas esses parecem bem mais intensos.
E assim o enredo segue sem muita
novidade, tendo apenas um novo ambiente de treino. Porém, quando chegamos mais ou
menos em um quarto do episódio, vemos algo diferente, onde o técnico agora
faz com que todos os jogadores cavem buracos e depois os encham de volta,
explicando que o ato de cavar é um bom exercício já que usa-se quase
todos os músculos do corpo durante o ato. A história segue então com Gion dando
atenção para Ooharano, que parece depressivo durante quase todo o treino.
Aqui, conhecemos um pouco mais do
passado do jogador e sobre o porquê dele treinar, ao mesmo tempo que
descobre-se o motivo dele ficar tão irritado durante as provocações do último
jogo que tiveram. Presenciamos também Gion crescendo como personagem, uma vez
que ele pergunta para Ooharano qual posição seria realmente boa para si, ao
que se responde no final que a de Flanqueador (Flanker) é a mais recomendada. E com
isso, aparentemente encerra-se em partes o drama por trás de Ooharano, já que o protagonista o coloca de bom humor ao fim da conversa.
O gancho da nova posição de Gion é o
suficiente para começar daí o enredo subsequente, com o protagonista
perguntando para Raita o que a posição faz ao certo e pedindo dicas para ele
sobre como jogar nela. O pequeno personagem então decide levar Gion para espiar
um jogo da melhor escola da região, Ryouin, onde está provavelmente o melhor
flanker - e assim conhecemos logo que começam a assistir o jogo os irmãos
gêmeos Kokuto e Sekito, sendo o último o flanker Raita mencionado por Raita.
O episódio seguinte prossegue a partir do
ponto em que outro jogador grandalhão do time de Ryouin, o ás Zanba Ryujin,
aparece, encontrando Raita e Gion assistindo ao jogo, mas não se importando
muito. O jogador chega atrasado ao campo mas logo é colocado para dentro da partida por já estar aquecido. Desse modo, vemos mais um monstro em campo jogando
numa posição estranhamente peculiar para o seu perfil, tendo em vista que ela é geralmente ocupada por pessoas menores e mais ágeis. O jogo então torna-se
ridiculamente unilateral, até o ponto em que este termina em 91 a 0.
Na volta para casa, Raita e Gion param
numa loja que vende produtos esportivos para ver alguns itens de rúgbi, bem
focados nas chuteiras do lugar. Enquanto conversavam, nós enfim descobrimos um
pouco mais do pequeno jogador do time que é o único quase da mesma altura que
Gion, entendendo suas motivações de jogo e sobre como descobriu sua posição e
começou a gostar de seu tamanho, usando disso uma vantagem para seu jogo. Nisso, eles então quase não percebem, mas Kokuto e Sekito também entram
na loja e ficam bem próximos dos dois.
Por acaso, Sekito, o irmão menor, magro
e quase da mesma altura de Gion se interessa pelo protagonista, pois ele
também assiste um anime que o gêmeo gosta bastante. Os quatro
jogadores de rúgbi acabam indo conversar num parque ali perto, e
Gion enfim tem a chance de falar com alguém muito bom na posição que agora
almeja. A discussão flui muito bem, até o ponto em que Sekito aceita testar Gion
com uma brincadeira de pega-pega.
Infelizmente, Sekito é incrivelmente
melhor e mais ágil que Gion, não deixando que ele o toque nem mesmo uma vez, o
que desanima muito a moral do jovem protagonista. Todavia, logo em seguida
Kokuto aparece e faz um teste alternativo para verificar suas habilidades, e através disso ele vê algo que Sekito não reparou: Gion possui a mesma teimosia e determinação que o irmão tinha de início, e pelo que é mostrado
em flashbacks Sekito era bem pior que Gion no. O episódio
termina com uma despedida aos irmãos gêmeos enquanto nosso protagonista
parece pensar no caminho que precisa trilhar.
Enfim, feito o resumo, vamos às
impressões semanais separadas por episódio!
- Estou ficando bem incomodado com
estes treinos sendo mostrados em imagens paradas sequenciais. Eu entendo que
o orçamento de uma produção dará maior importância aos episódios com jogos e a
animação vai ficar para estes momentos, mas uma vez ou outra eu ainda gostaria
de ver mais cenas de treino animadas do que meras imagens com os dubladores fazendo
sons de esforço. Isso dá uma quebra na falta de imersão no episódio, vê-se
claramente que cada vez que o treinamento volta a ser animado, é apenas para se
desenvolver uma conversa, uma explicação ou um novo treino, para no momento
seguinte voltarmos a presenciar as imagens paradas.
- Enfim, de qualquer forma, a ideia de
treinar na praia é sempre interessante. Como eu já pratiquei uma variedade grande de esportes, sei como é complicado realizar os mesmos movimentos que
se faz no concreto dentro da areia. O esforço é muito maior e o retorno por
causa disso é gigantesco. No fim das contas isso aumenta o destaque para como o
treinador está realizando boas decisões para fazer o seu time crescer.
- O drama de Ooharano foi revelado
neste episódio, tendo sido explicado o passado dele e o porquê de ficar tão incomodado. Eu acho que
até consegui comprar a ideia da irritação dele, mas estou começando a
achar o passado dos personagens meio sem sal, não pela história em si, mas pelo
jeito que ela está sendo narrada. Talvez seja problema na direção de arte ou no
roteiro do anime, mas eu não consigo ter empatia pelos personagens quase nunca.
- A parte boa disso tudo, porém, é que
finalmente vemos Gion ganhando um pouco de atenção. E ele anda ganhando de uma
forma bem interessante: Ao invés dos momentos anteriores, onde subitamente
vê-se destaque para um personagem ou outro, o crescimento desse protagonista
agora está sendo escalonado e medido numa boa progressão de tempo, no qual o vemos se queixar por não fazer nada de bom ao time, seguido de pensar em como
melhorar, até que neste ponto vemos ele pedindo conselhos sobre sua posição
para um jogador mais experiente. Isso é bem legal!
Como puderam notar, deixei para
comentar da cena com Raita junto do episódio onze, tendo em vista que faz mais sentido
deixar tudo junto uma vez que o enredo se completa no episódio conseguinte.
Portanto, vamos a mais impressões!
- Antes de mais nada é válido dizer que
eu adorei os três novos personagens apresentados neste episódio. Sekito e
Kokuto são extremamente empáticos, cada um de sua forma, e o fato de Zanba
aparentemente ser um personagem tão calmo e gentil fora de campo é muito
interessante, considerando a sua aparência amedrontadora. Uma vez que todos os
jogadores que nós encontramos até então são os brutamontes da Keijo e os
venenosos da Sagami, eu sentia certa falta de um time com jogadores que
emanavam uma aura de muito poder em consonância com uma personalidade que
despontasse cada um deles como personagens individuais. Acho que esse episódio
foi bem responsável em mostrar isso de uma maneira eficiente, tanto pelo jogo,
quanto pelas atitudes dos personagens fora dele. O destaque foi tamanho que
eles até ganharam um curto flashback, hahaha.
- Ao mesmo tempo, é válido lembrar que
a interação de Sekito e Kokuto com o personagem principal é de extrema
importância para completar o ciclo que se iniciou uns três episódios atrás na
mentalidade de Gion. Como o próprio personagem disse para o gêmeo menor, ele
antes só queria jogar e derrubar os outros, porém agora o rapaz possui uma meta
viva em pessoa bem na frente dele. O comentário do episódio anterior em que
comentei sobre o crescimento de Gion como personagem tem seu brilho neste
momento: Aqui vemos a meta de Gion vívida, e sabemos que agora o protagonista
tem algo pelo qual se dedicar ainda mais.
- Adiante, Raita é um personagem bem
legal do time de Jinko. Quero dizer, eu sei que pelo fato de sua personalidade
já esboçar uma figura extrovertida torna mais fácil de se criar laços de empatia
com ele, mas sua conversa com Gion dentro da loja de esportes pra mim teve
maior efeito que a conversa de Gion com Ooharano no episódio anterior. E olha que
aqui nós só falamos do passado do pequeno jogador, sem tocar em nenhum trauma
ou coisa do tipo.
- A presença dos jogadores da escola
Ryouin é bacana para o enredo. Veja bem, "All Out!!" é um anime de esporte, e
como tal nós temos certos estereótipos de adversários bem travados em nossas
mentes. Se por uma vez nós encontramos Sagami como um time perigoso, e
vimos em Keijo um time rival pela boa amizade dentre seus jogadores, uma
vez que Ryouin é o ápice da região, sendo o melhor time e com personagens tão
cativantes, nós agora encontramos o Rei a ser Derrotado. Já temos agora uma
linha traçada para o anime, em que muito provavelmente Ryouin será um dos
últimos times a serem enfrentados, certamente o maior desafio da equipe dos protagonistas.
E, enfim, galera, é isso! A correria de
fim de ano está me corroendo, e por isso atrasei novamente, ao que peço perdão!
Na semana que vem tentarei trazer o episódio sem atrasos.
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