8 de outubro de 2016

Comentários semanais: All Out!! #01


Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)


Bem-vindos à temporada de Outono de 2016! Meu nome é Gabriel Katsu (Ou Tadashi Katsuren, como preferirem!) e eu estou aqui novamente para dar minhas impressões semanais sobre alguns títulos que vão ser serializados durante os próximos meses. Em cada postagem eu farei um breve resumo do episódio, para logo depois apontar em pequenos tópicos os meus pensamentos quanto a ele, bem como suposições ao andar da série e análises gerais.


O primeiro título escolhido neste sentido, nesta season, será "All Out!!" anime de esportes com a temática de rúgbi! Como expliquei anteriormente, eu tento manter uma certa neutralidade quando vou escolher um anime para analisar, a fim de não encará-lo já com um pré julgamento antes do real correr da obra. Aqueles que já me conhecem de outros trabalhos aqui no Animecote, além de alguns podcasts que participei, sabem muito bem que eu sou um grande fã de animes de esportes - acontece, entretanto, que certas coisas me deixaram com um ou dois pés atrás em relação a "All Out!!", o que praticamente fez eu zerar meus pensamentos sobre a obra, seja para o lado bom, seja para o lado ruim.

Acontece que um anime que tem como chamativo pôster uma imagem com os glúteos dos personagens masculinos me faz pensar que o fanservice pode rolar adoidado e o esporte possa ficar de segunda mão - do mesmo jeito que é sempre feito com personagens femininas nas poses que geram tanta polêmica hoje em dia. Com medo de encontrar pela frente outro anime de esportes com uma pegada ao estilo de "Free!" o meu hype baixou e eu me mantive neutro, já que por outro lado ficaria animado apenas pelo fato de ser rúgbi.

Desta forma, e sem mais enrolações, vamos ao primeiro episódio!


Iniciamos com a entrada dos calouros do ensino médio ao seu mundo escolar que vivenciarão pelos próximos três longos anos. E, logo de cara, deparamo-nos com nossos protagonistas, o alto, tímido, loiro e quase covarde Iwashimizu Sumiaki e o baixo, temperamental e esquentado Gion Kenji. Depois de se envolverem numa curta discussão e briga com alguns encrenqueiros, ambos os personagens se conhecem e se apresentam, onde você já descobre o quão cuidadoso é o alto Iwashimizu, em disparidade com a agressividade do pequeno Gion.

Após essa breve e curta conversa em que são apresentados surge um veterano de classe e antigo conhecido de Iwashimizu, o grande e bem humorado Hachioji, que os convida para assistir a um treino de rúgbi, ao que o alto loiro pareceu ser bem hesitante. Chegando ao campo de treino, Gion então fica impressionado com o esporte que nunca tinha visto antes, e ainda mais admirado com a explicação de Iwashimizu, dizendo que todas as pessoas, independente de seus tipos físicos, tinham espaço no rúgbi. Conhecemos um pouco da história de Gion, na qual conta que ele é o único de uma família de grandes homens, e isso sempre o deixa irritado por ficar atrás neste quesito. Gion se anima para o esporte e se prontifica a participar do clube, enquanto Iwashimizu se distancia, dizendo não querer entrar.

No dia seguinte Gion chega até a sede do clube para se matricular e treinar, local onde encontra outro personagem do time, o forte e sério Sekizan. Neste instante Gion então aprende um pouco mais sobre o esporte e de sobra ouve parte do passado de Iwashimizu, ao qual decide em seguida agir de alguma forma - após isso, vemos ele então indo até Iwashimizu para trazê-lo ao campo, onde os dois realizariam um leve treino. Nesse momento, Gion finalmente toca no assunto do passado de Iwashimizu, quando descobrimos que sua hesitação em treinar rúgbi foi pelo fato dele ter machucado o seu melhor amigo na época em que treinava, a pessoa que mais gostava de jogar e era o capitão de seu time.


Gion então provoca o rapaz, e esse sem pensar o ataca num golpe incrível. O episódio termina com a reação bem humorada do baixinho e a hesitação de Iwashimizu provavelmente cedendo aos poucos.



- Talvez pelo fato de eu já assistir uma boa quantidade de animes de esporte, a gente já começa a notar que esse tipo de anime sempre se atêm em alguns pilares bem básicos e padrões. Uma delas é a ideia de colocar, quando em um esporte de times, uma dupla de protagonistas com personalidades quase que opostas, que vêm a se tornar futuramente melhores amigos e parceiros de jogo - vemos isso muito, por exemplo, nos recentes sucessos de "Haikyuu", com Hinata e Kageyama, e também "Kuroko no Basket", com Taiga e Kuroko. Deste modo, acompanhamos estes personagens enfrentando problemas ou desafios de seus próprios passados nos futuros esportes aos quais ingressam. Seguir a fórmula é inteligente, e mesmo que previsível, não é nada prejudicial caso bem executado; no caso, a apresentação de Gion como protagonista e Iwashimizu como o segundo principal foram bem feitas, ao que foi ainda explicado sem muita demora – e mesmo assim não aparentando ser apressado – os desafios que cada um enfrenta, sendo de Gion o seu tipo físico e os problemas que ele causou até aquele momento, e o trauma do passado de Iwashimizu.


Pelos teasers, eu jurava que esse anime teria mais fanservice do que ele aparentou neste primeiro episódio. É bem provável que a estratégia de marketing do anime tenha se voltado especialmente para o público feminino que sempre busca seus novos shipps yaoi nestas obras de esporte - um corpo bem torneado e a mostragem deste corpo de forma descarada são boas ferramentas para atrair o supracitado público (novamente o exemplo de "Free!"). Entretanto, aparentemente essa estratégia está contida mais na propaganda do que na série em si, e por isso fico bem agradecido. As chances de eu gostar de revisar esse anime são bem grandes agora que finalizei o primeiro episódio.


Dentre os personagens secundários que apareceram, houve uma surpresa boa e uma surpresa ruim. Vamos começar pela ruim: Dentro deste curto período de tempo em que apareceu, eu não fui muito com a cara do personagem Sekizan. Não pelo fato dele ser ruim, ou por já ter realizado algo que o denegriu na minha opinião; é apenas a questão de que ele foi taxado logo de cara como um personagem forte, provavelmente a estrela do time de rúgbi - e para essa alcunha eu não achei que ele deixou a impressão forte que deveria ter deixado. Isso pode se alterar no correr dos episódios, todavia. Por outro lado, eu gostei bastante da personalidade do Hachioji; é comum que animes coloquem alguns tipos de personalidades beeeem característicos em personagens gordos, geralmente são gentis demais, ou brutos demais, dentre outros temperamentos que os deixam quase sempre singulares. O bom humor, a tranquilidade e o jeito quase brincalhão de Hachioji conversar me agradou por desviar dessas características e ainda assim ser algo bem crível de se comprar pro personagem.


Na parte técnica, ainda tem tanto o que se conferir. Um anime de esportes com uma OST fraca nos jogos mais críticos perde muito da hype que pode ser criada, e neste primeiro episódio eu não senti nenhuma trilha subir além do padrão ordinário. A animação também não foi grande coisa, mas pela abertura (que na realidade não conta muito neste grau de expectativa) e também pelos golpes finais dos dois protagonistas, acho que o anime não vai deixar a desejar no quesito. (Pelo menos não vai ser um áudio com slides igual está sendo "Days")

Num geral, ainda é muito cedo pra dizer se esse anime vai ser bom ou ruim. Um episódio sempre vai ser muito cedo. Mas a caminhada é longa e "All Out!!" será outra animação com 25 episódios, então verão postagens dele até o final da primeira season do ano que vem! Para aqueles que se interessarem, participem junto comigo, haha.

Por enquanto, é isso.

Um grande abraço, e até a próxima!






  

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS