19 de julho de 2016

Comentários semanais: Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu #16



Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)

Outro ciclo começou e Subaru tem uma nova chance de salvar Emilia e todos da mansão e do vilarejo; o início disso, nós vemos agora, em Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu, episódio 16. Finalmente compreendendo que não poderia fazer nada sozinho, e que caso continuasse em estado de choque muitas outras pessoas morreriam, o protagonista decide fazer o que talvez seja mais sensato até aquele momento: Pedir ajuda.


Em uma primeira destas cenas, logo após vermos Rusell Fellow saindo da mansão, acompanhamos a negociação que Subaru tenta realizar com Crusch - a qual não sai positiva, terminando com a falta de Subaru em poder oferecer algo que fizesse com que sua anfitriã o ajudasse, isso após uma longa conversa em que ele novamente é impedido de dizer tudo o que sabe por causa de sua maldição, que o deixa incapaz de contar sobre a habilidade de voltar ao tempo quando morre. Em tom de desespero, Subaru segue para sua segunda opção, indo agora pedir pela ajuda de Priscilla; esta brinca com o protagonista, ao ponto de quase fazê-lo lamber seus pés em troca de considerar auxilia-lo - a brincadeira se encerra com Priscilla cheia de raiva pela atitude humilhante de Subaru, mandando-o sair dali sem nada. No instante seguinte, o rapaz topa com Anastasia, outra das candidatas, da qual também solicita algum apoio, mas dessa vez apenas perguntando sobre a possibilidade em poder arranjar algum transporte para que ele pudesse seguir em direção à mansão. Anastasia topa ajuda-lo e ambos ficam conversando, até o ponto em que Subaru libera sem querer algumas informações de Crusch, instante no qual a garota também revela suas intenções em somente querer saber o que ele poderia vazar a respeito de sua adversária. Anastasia, no momento, estava na presença de outra nova personagem chamada Mimi, que seria a segunda no comando de sua força armada pessoal e que aparenta ser apenas uma pequena menina.

Subaru se contém e sai da negociação apenas carregando o papel que o liberaria para pegar a carruagem e assim, de mãos vazias, ele e Rem saem da cidade rumo à mansão mais cedo que das outras vezes, na intenção de conseguir alcançar o território do Lorde Roswaal antes do culto da bruxa. Ao caminho, Subaru encontra Otto, o transportador e comerciante que num ciclo anterior aceitou o pagamento para leva-lo de volta ao território do Lorde. Otto estava junto de inúmeros outros mercadores que viajavam em caravana e comboio, e assim, Subaru pede a assistência deles, em troca de uma generosa quantia em dinheiro, para realizar o transporte daqueles que pretendia salvar. 

O episódio termina com ambos comentando sobre uma grande árvore, a Árvore de Flügel - que supostamente foi plantada por um sábio homem séculos atrás -, até que no instante seguinte temos outro encontro inesperado após Subaru conversar com um dos membros da caravana que subitamente desaparece. O protagonista olha para o lado e encontra os olhos de uma grande criatura que emite sons e tem o formato de uma baleia.




Aos comentários!

- O fato das tentativas de Subaru serem totalmente desesperadas, e o fato do personagem ainda estar aflito e cheio de rancor, são bem compreensíveis dado o seu nível de estresse pelo que tem vivido. Eu ficaria desapontado caso ele já estivesse 100% - não me importo nem mesmo caso ainda precise morrer mais uma vez antes de começar a fazer o caminho correto. O próprio episódio já dá pistas que cenas dele irão se repetir novamente, mas com um caminho diverso, ou ao menos cenas que expressem acontecimentos semelhantes: Isso se dá, por exemplo, quando Anastasia diz que ele deveria estar preparado para uma negociação, e que o mesmo não pode voltar no passado para corrigir seus erros. Aguardaremos para ver.


Já puxando a questão de Anastasia ter conversado com ele, queria deixar este ponto em destaque: Quando a menina subitamente apareceu na frente de Subaru junto de sua pequena companhia, eu já estava pronto para reclamar mais uma vez de como tudo coincidentemente acontece a favor do enredo. O fato, entretanto, de logo adiante ser explicado que ela planejava desde o início topar com o protagonista me deixou por demais satisfeito. As atitudes das três candidatas foram bem lógicas e fiéis ao que lhes fora apresentado de início. E o detalhe de cada uma delas mencionar algum fato extra sobre seus enredos específicos é bem legal: Crusch tem revelado seus negócios com investidores e ricos; Priscilla tem demonstrado outro lado de sua personalidade e a confirmação que o nome Aldebaran, de seu cavaleiro que se apresenta como Al, possui um significado por trás, que aparentemente indica um passado que o cavaleiro prefere esquecer; e Anastasia revela seu lado mentiroso e persuasivo, bem como sua força armada mercenária, Iron Fang/Ketsu no Kiba/Garra de Aço. Essas introduções são de muita valia para elas não serem jogadas do nada pelo enredo no momento que lhes for oportuno.


Depois do episódio anterior, eu senti uma falta meio grande de correlação entre Subaru e Rem. Enquanto no último a menina de cabelos azuis foi o ápice do episódio e a figura que movimentou toda a recuperação de Subaru, neste ela é praticamente deixada de lado inteiramente, não havendo nenhuma menção a mais sobre as imagens que Subaru tem guardado dentro de si, tampouco sua preocupação com ela ou qualquer coisa do tipo. Certo, eu entendo que ele carregou de volta o ódio de Betelgeuse e a vontade de arrumar as merdas que aconteceram até então, mas tudo isso está intrinsecamente ligado ao quanto a personagem Rem foi importante no episódio anterior. E isto está completamente fora da questão neste aqui, o que me desagrada.


Sobre o fim do episódio: Eu sinto que não devo deixar de mencionar nada nos meus comentários semanais, dado o número de informações que são pré citadas anteriormente e que ganham vida com o correr da série. Falo de duas coisas que deixei de citar e que apareceram aqui: Otto e a Baleia Branca. Alguns episódios atrás, numa conversa em que Subaru também está presente a respeito dos riscos e o que acontecia na mansão, foi mencionado a tal White Whale - ou Baleia Branca, ou o nome em japonês que agora não me lembro. Essa é claramente menção à criatura que apareceu agora, que eu, inclusive, não faço a mínima ideia do que seja ou do porque ter surgido agora - a única coisa que posso comentar é que a trilha sonora e o clima de tensão que foram inclusos nos levam a crer que há alguma menção direta da Bruxa neste personagem. A participação anterior de Otto para que reaparecesse agora também é importante mencionar, dado que não sabemos o quanto esse personagem pode ou não importar para a história. Então, agora, aprendendo com os erros de não citar informações anteriores, também peço para se lembrarem da história da árvore gigante, bem como das informações que sobraram de cada uma das candidatas, quando forem formular novas teorias para a série.  (Ah! Lembrem-se também que o celular de Subaru reapareceu agora!)

No mais, o episódio foi bem mediano, nada de tão impressionante assim, além do twist final para criar um ponto em cliffhanger a fim de que todos fiquem ansiosos para o próprio episódio. A maioria das reações de Subaru e de suas conversas foram bem fiéis ao roteiro e às devidas personalidades de cada um, só me incomodando o citado pouco acima, sobre a falta de cenas de correlação de Subaru e Rem à esta altura do campeonato, dado o último episódio.

Eu esqueci de mencionar algo? Digam aí nos comentários!


Um grande abraço, e até a próxima!













**********


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS