28 de outubro de 2015

Especial: 10 bandas japonesas que em 2015 debutaram em séries de anime

Eu sempre tento trazer algo novo para a blogosfera e para o Animecote, mas não pretendia tão cedo fazer um texto sobre algo que não fosse exatamente anime ou mangá. Porém, ao ouvir pela centésima vez um das minhas bandas preferidas no ano, pensei: “Será que as pessoas vão atrás de bandas japonesas depois de escutar uma música delas em um anime?”. Eu imagino que a maioria das pessoas não faz isso.

Então me perguntei: “Será que não seria legal fazer uma lista de bandas que esse ano teve, pela primeira vez, uma ou mais de suas músicas em uma série de anime?” Obviamente, esse texto é a minha reposta a essa pergunta.

Logo abaixo segue alguns detalhes de como fiz para selecionar as bandas/cantores/cantoras listados. Caso prefira, pule o texto em verde. Sei que acabei escrevendo uma explicação meio longa, mas pelo menos isso deve amenizar os possíveis revoltados com a falta de uma banda/cantor/cantora nessa lista.
Critérios de seleção

Eu acredito que existam três formas de fazer uma lista. A Primeira forma é apenas selecionar o que você mais gosta. A segunda é um pouco mais demorada e consiste em fazer uma pesquisa entre tudo que você conhece relacionado a esse tema e selecionar, entre esse grupo de informações, as informações que considera mais relevante. A terceira, e mais trabalhosa, forma consiste em pesquisar o máximo possível de informações sobre o tema da lista, inclusive informações que são novas para você, e só então selecionar as informações mais relevantes.

Sinceramente, muitas vezes eu utilizo a segunda forma. Porém, dessa vez eu fiz questão de ir além. Para limitar a busca eu fui atrás apenas de temas de aberturas e encerramentos. Com isso em mente escutei, de forma resumida, um pouco mais de 300 músicas, entre aberturas e encerramento, de séries de anime que foram exibidas esse ano. Fui então elaborando a lista preliminar que acabou contendo 19 bandas, 2 cantores solo e apenas 1 cantora solo. Até existiam mais cantores e cantoras, no entanto alguns eram seiyuus (dublador ou dubladora) e por mais que existam seiyuus que são musicistas incríveis, eu tinha de fazer uma pré-seleção e não adicionei estes novos músicos à lista. Claro que ainda sobraram cantores e cantoras, mas... Eu explico daqui a pouco porque eles não estão na pré-lista.

Você deve imaginar que após essa pré-seleção eu simplesmente escolhi meus preferidos? Não exatamente. Para selecionar as bandas/cantores/cantoras eu apliquei mais um critério antes de ter que partir para pura escolha pessoal. Eu priorizei bandas (nenhum cantor e nem cantora se adequaram a esse critério) com duas ou mais músicas temas de abertura ou encerramento no ano. Mas por que isso? Eu considero que uma banda que em menos de um ano teve mais de uma de suas músicas escolhidas para ser tema de abertura ou encerramento, deve ter agradado tanto as pessoas que fazem parte da indústria de animação, quanto a um considerável número de pessoas que apenas consomem anime. Para minha surpresa (e felicidade) 7 bandas se adequaram a esse critério.
Como eu já sabia que iria então ter de selecionar mais três bandas/cantores/cantoras para integrar a lista, exerci um pouco meu direito de autor deste post, e descartei previamente cantores, cantoras e bandas que não são muito do meu agrado, assim chegando aos 22 pré-selecionados, ou aos 15 que iriam disputar meu gosto pelas últimas três vagas nessa lista.

Para saber quais as minhas escolhas, basta conferir a lista abaixo. Quem tiver apenas uma música de anime citada, é um dos últimos três selecionados. No fim do post tem também uma lista extra, sem muitos detalhes, com os 12 pré-selecionados que ficaram de fora da lista final.

Finalmente a lista final...
Weaver



Ano de formação da banda: 2007

Membros: Yuji Sugimoto (Piano e Vocal Principal), Tooru Kawabe (Bateria e Backing Vocal) e Shota Okumo (Baixo e Backing Vocal)

Música(s) de anime: “Kuchizuke Diamond” (abertura de Yamada-kun To Shichinin no Majo)

Um grupo de quatro jovens estudantes da Kobe High School começou uma banda em 2004 na prefeitura de Hyougo, em Kobe. Em 2007, já com os três membros atuais, o grupo se tornou a banda de j-rock Weaver. No início a banda tocava apenas em casas de show em Kobe, principalmente na conhecida casa de show “Varit”. Em 2008 a banda começou a ser agenciada pela produtora A-Sketch, uma subsidiária da grande produtora Amuse. Em outubro de 2009 a banda lançou seu primeiro single ”Hokuchomu” através da internet.  E em seguida vieram mais dois “Wraith” e “Tokidokisekai”.  Ainda no mesmo ano lançaram o álbum “Tapestry” que estreou em 19º lugar no ranking semanal da Oricon.

Com o objetivo de se tornarem conhecidos nacionalmente, a banda se mudou para Tokyo em 2010. No mesmo ano lançaram o single  “Hard to say I love youiidasenakute” que se tornou o tema do drama “Sunao ni Narenakute” da Fuji TV. Do mesmo modo, o single seguinte, “Bokurano eien nando umarekawattemo, te wo tsunagitaidakeno ai dakara”,  tornou-se tema de uma campanha publicitária do comercial AULISMO!.

Daí em diante a banda foi ficando cada vez mais famosa e depois de grandes concertos em Tokyo e Osaka em 2010.  Em 2011 o grupo fez sua primeira turnê pelo Japão passando por 8 localidades. No ano seguinte a banda encararia uma nova turnê, agora passando por 31 localidades e totalizando 33 shows.

O primeiro single da banda lançada em 2015, ”Kuchizuke Diamond”, tornou-se tema de abertura do anime Yamada-kun to Shichinin no Majo.  E ao longo desses 8 anos, a banda já lançou 1 álbum em estúdio , 1 álbum com melhores músicas, 3 mini-álbuns, 7 singles físicos e 8 singles digitais.

Nem todas as músicas da Weaver que escutei me agradaram. Particularmente a pegada mais romântica da banda não me chama tanta atenção. Apesar disso, gosto bastante da música “Kuchizuki Diamond”. Outro destaque positivo é a música “Shall we Dance”. Acredito que o mais interessante da banda é a mistura não convencional dos três instrumentos tocados pelos membros da mesma. Afinal, não é tão comum ver uma banda composta por um pianista, um baixista e um baterista apenas.

Outras músicas que indico: “Beloved”, “Kocchiwomuiteyo” e “Shall we Dance”



THREE LIGHTS DOWN KINGS


Ano de formação da banda: 2007

Membros: Gliemo Ko-ichi (Vocal), u-ya (Guitarra e Teclado), June M (Baixo) e Nori (Bateria)

Música(s) de anime: “Glorious Days” (terceiro encerramento de Gintamaº) e
“Never Say Never” (encerramento de Durarara!!x2 Shou)

Provavelmente a banda com menos informações dessa lista. Formada em 2007, a banda THREE LIGHTS DOWN KINGS de Nagoya, também conhecida apenas como 3LDK ou Saneru (3L), é considerada uma banda pós-hadcore que mistura elementos de pop punk, scremo, música eletrônica e sons de vídeo game. O primeiro single da banda, “We Are Here To Change The World!!”, foi lançado apenas em 2011. Em 2013 a banda assinou um contrato com a Sony Music Associated Records. Em 2015 a banda estreou na lista de músicos com temas de anime. Em fevereiro saiu o single “Never say Never”, tema de encerramento de Durarara!!x2 Shou, e a música “Glorius Days”, a faixa título de seu próximo single que sairá em dezembro, é o terceiro tema de encerramento da quarta temporada de Gintama.  Finalmente vale destacar que a banda lançou até o momento 2 álbuns de estúdio, 3 mini-álbuns e 5 singles.

Particularmente a THREE LIGHTS DOWN KINGS não me agradou muito, na verdade apenas duas músicas caíram no meu gosto, a “Never Say Never” e a “Welcome to Splendid Light”, que não é tão boa quanto a anterior. Essa mistura de eletrônico com pop geralmente não me agrada muito. Somado a isso a tendência de sempre por algumas frases ditas em gutural sem o menor motivo, me distancia da maioria das músicas dessa banda.

Outras músicas que indico: “Welcome to Spledid Light”

Site oficial: http://www.3ldk.jp/


Kazuya Yoshii


Ano de estreia: 1986

Música(s) de anime: “Chouzetsu Dynamic” (primeira abertura de Dragon Ball Super)

Kazuya Yoshii é o músico mais antigo e também mais famoso dessa lista. Nascido em 1966, ele começou sua carreia em 1986 ao integrar a banda Urgh Police, onde tocava guitarra e baixo, nessa época ele usava o apelido Robin.  Dois anos depois Kazuya saiu da Urgh Police e junto com mais três amigos fundou a The Yellow Monkeys.

Como vocalista, guitarrista, compositor e letrista, Yoshii, agora com o apelido Lovin, desenvolveu todo potencial musical que possuía na banda. A The Yellow Monkeys se tornou uma das bandas mais famosas do cenário do rock japonês, principalmente na segunda metade dos anos 90. No começo dos anos 2000 os membros da The Yellow Monkey começaram a seguir carreiras solo em paralelo a banda, tendo Yoshii, agora com o apelido Yoshii Lovinson, alcançado grande sucesso. Oficialmente em 2004 a banda chegou ao fim, mas até hoje a The Yellow  Monkey é conhecida como uma das principais precursoras do Visual Key e uma das responsáveis pelo sucesso que o rock japonês adquiriu após os anos 90.

Após o fim da The Yellow Monkeys, Kazuya se dedicou a sua carreira solo e ao contrário do que muitos imaginavam, ele não seguiu com estilo que o tornou conhecido em sua banda anterior.  Kazuya decidiu ir por um caminho diferente com canções mais melódicas e se aproximando também do Rock and Roll ocidental. Seu primeiro álbum solo, intitulado “At The Black Hole”, saiu já em 2004 e conseguiu considerável sucesso. Em 2005 lançou seu segundo álbum, intitulado “White Room”, e fez também sua primeira turnê solo pelo Japão. No ano seguinte participou do álbum 39108, um tributo ao Nirvana. Até 2009, continuou lançado um álbum por ano, mas em 2010 o cantor entrou em hiato por um tempo, voltando em 2011, quando lançou o single “Love & Peace”, que chegou a figurar no top 10 do ranking da Oricon. Em 2014, Kazuya Yoshii se tornou um dos novos músicos da gravadora Nippon Columbia.  Finalmente, em 2015 ele foi convidado para cantar um dos temas da mais nova série de anime da franquia Dragon Ball e desse convite surgiu o single “Chouzetsu Dynamic”,  tema da primeira abertura de Dragon Ball Super.

Além dos vários hits que criou para suas antigas bandas e para si, Kayuza Yoshii compôs para vários outros músicos, incluindo a dupla Puffy. Os trabalhos que lançou desde o início de sua carreira solo incluem 12 álbuns, 13 singles, 23 home vídeos (DVD’s e Blurays), 7 mini-álbuns digitais e 6 livros.

Não conhecia tanto o trabalho solo de Kazuya Yoshii, mas já havia escutado bastante The Yellow Monkeys e não era uma das minhas bandas japonesas preferidas, mas até que algumas músicas me agradavam. Quando escutei pela primeira vez o tema de abertura de Dragon Ball Super, senti que já conhecia aquela voz e adorei o trabalho, considero essa uma das melhores músicas da franquia, inclusive gosto mais dela do que de todas as músicas de Dragon Ball Kai. Reconheço que fui atrás de outras musicas solos do cantor somente ao fazer esse texto e realmente as músicas dele pós The Yellow Monkeys vem me agradando bastante. Tanto as músicas mais lentas, quanto as mais agitadas são muito boas. Das músicas desse cantor que escutei até o momento, “Winner” é a minha preferida, seguida de “Chouzetsu Dynamic” e “Clear”.

Outras músicas que indico: “Winner”, “Starlight” e “Clear”



Trustrick

Ano de formação da dupla: 2014

Membros: Kanda Sayaka (Vocal) e Billy (Guitarra)

Música(s) de anime: “Flying Fafnir” (abertura de Juou Mujin no Fafnir) e “Mirakei Answer” (abertura de Ore Monogatari!)

A Trustick é uma dupla, formada em 2014, composta pela cantora, atriz e dubladora Sayaka Kanda e pelo guitarrista e compositor Billy. Ela é associada à produtora Nippon Columbia.

Sayaka é filha da cantora e ex-idol Matsuda Seiko e do ator Kanda Masaki. Sua estreia oficial se deu aos 6 anos de idade, quando participou de um dueto com sua mãe para a canção natalina “Twinkle Star, Shine Star”, incluída no álbum Matsuda Sweet Memories de 1993. Em 1999, aos 13 anos de idade, fez um pequeno papel no curta-metragem Bean Cake e recebeu uma Palma de Ouro em 2001 por esse filme. Em 2000 teve sua primeira letra publicada, tratava-se da canção, escrita para sua mãe, "Koi wa Itsudemo 95ten". Em maio de 2002 ela assinou contrato com Sony Music e sua estreia como cantora solo veio no mesmo ano com o single “ever since”. No ano seguinte ela estreou oficialmente como atriz ao interpretar um dos personagens principais do filme Dragon Head e em seguida também trabalhou no drama Yankee Bokou ni Kaeru.

Em 2005, após lançar quatro singles, sua carreira entrou em hiato. Segundo a avó da cantora, Sayaka decidiu cuidar da vida pessoal após ter finalmente terminado o ensino médio. Em 2006 ela retornou a sua carreira de atriz e participou do drama Tatta Ichido no Yuki. No mesmo ano ela interrompeu definitivamente sua carreira como cantora solo. Mesmo assim em 2011 foi lançado um segundo álbum da cantora chamado “Liberty”. Esse álbum visava comemorar os 10 anos do filme Bean Cake. Em 2013 ela dublou a personagem Anna, protagonista do filme de animação Frozen. Esse papel a rendeu o prêmio de melhor atriz na 9ª edição dos Seiyuu Anual Awards entregues em 2015. Finalmente em 2014 ela retorna a sua carreira musical ao formar, junto com o guitarrista Billy, a Trustrick.

Billy Hideto aprendeu sozinho a tocar guitarra aos 15 anos de idade. Sob a influência do rock alternativo dos anos 90, decidiu seguir a carreira de músico. Ele trabalhou como guitarrista da banda Nekodamashi de 2006 a 2013. E em 2014 formou a dupla Trustrick junto com a cantora Sayaka Kanda.

A Trustrick lançou seu primeiro álbum em 2014, com o título “Eternity”. No mesmo ano a banda lançou o single digital “On Your Marks”, mas apenas no fim desse mesmo ano lançou seu primeiro grande single de sucesso, “World's End Curtain Call”, tema da peça de teatro baseada no jogo Super Danganrompa 2. Em janeiro de 2015 lançou o single “Flying Fafnir”, que virou tema de abertura do anime Juou Majin no Fafnir. A faixa principal do primeiro mini-álbum da dupla, “Mirakei Answer”, lançado em maio, também se tornou tema de abertura do anime Ore Monogatari!. Em dois anos de carreira a Trustrick já acumula 2 álbuns, 1 mini-álbum, 2 singles físicos, 1 single digital e em outubro de 2015 foi lançado seu primeiro DVD.

Escutei poucas músicas da dupla e gostei de boa parte do que ouvi, até porque o vocal da Sayaka é muito bonito e as composições do Billy, pelo menos na parte instrumental, são muito boas. Minhas músicas preferidas são a “Mikarei Answer” e a “beatiful dreamer“. Vale também a pena dar uma conferida nas outras faixas do álbum“Eternity”.

Outras músicas que indico: “beatiful dreamer”, “wonder” e “Calico”



Fo'x Tails

Ano de formação da banda: 2013

Membros: Tera (Guitara e Teclado), Sakamoto Takayuki (Baixo),  Takao (Vocal), Takahiro (Bateria),  Narukaze (Guitarra)

Música(s) de anime: “Monsters” (segundo encerramento de Battle Spirits Burning Soul), “Glitter Days” (primeiro encerramento de Kuroko no Basket 3) e “Innocent Graffiti” (abertura de Junjou Romantica 3)

É difícil achar informações sobre essa banda. Pelo pouco que descobri em alguns sites japoneses, a banda, formada por cinco jovens, foi criada em 2013. O principal estilo da Fo’x Tails é o rock, mas ela também tem uma vertente bastante pop e lembra o estilo da banda Granrodeo. O nome da banda é uma referência à mitológica raposa de nove caudas. 

A Fo’x Tails começou tocando em casas de show e seus primeiros trabalhos foram lançados como indies. Porém logo a banda se uniu a produtora I Will, a mesma de grupos como Granrodeo e nano.Ripe. Em 2015 o grupo lançou três novos singles e todos eles se tornaram temas de animes. Em ordem cronológica os singles lançados em 2015 foram “Glitter Days”, o tema de encerramento da terceira temporada de Kuroko no Basket, “Innocent Graffiti”, tema de abertura da terceira temporada de Junjou Romantica e “Monsters”, segundo tema de encerramento do anime Battle Spirits Burning Soul. Atualmente a banda já lançou 2 mini-álbuns e 3 singles.

Como citei anteriormente, a Fo’x Tails tem um estilo muito próximo do Granrodeo, que é outra banda que gosto bastante. Também me lembra, um pouco, o The Gazette. Das poucas músicas que escutei não houve nenhuma que me desagradou e minhas músicas preferidas até o momento são “Innocent Graffiti”, “Monsters” e “PRIDE ~way of life~”.

Outras músicas que indico: “PRIDE ~way of life~” e “Hanabira”

Site oficial: http://xfoxtailsx.com/


Local Connect

Ano de formação da banda: 2015

Membros: Isato (Vocal), Daiki (Guitarra e Vocal), Maakii (Guitarra), Shuma (Baixo) e Natsuki (Bateria)

Música(s) de anime: “Shiawase no Ari ka” (encerramento de Ore Monogatari!)

É difícil achar informações da Fo’x Tails, mas é ainda mais difícil encontrar algo sobre a criação da banda Local Connect. A banda H"palty, criada em 2013 se tornou Local Connect em 2015, após a saída do baterista Ryunosuke e a entrada de Natuski. A banda é associada à produtora VAP, mesma produtora do White Ash. E mesmo com seu curto tempo de vida, a Local Connect é conhecida pelos seus shows sempre energéticos. Em termos de disco, a banda conta apenas com o seu single de estreia “Omoi, Negai, Utau”, lançado em abril de 2015, e com seu primeiro álbum “Kako Tsunagu Mirai”, lançado em junho desse ano. Esse último contém, dentre outras músicas, a faixa “Shiawase no Ari ka”, que virou tema de encerramento do anime Ore Monogatari!

Apesar de recente, e por isso haver poucas músicas disponíveis para ouvir, a banda me agradou bastante. Em geral, gostei de todas as músicas que ouvi e tanto o vocal quanto o instrumental tem uma sonoridade que me agrada. A Local Connect é uma banda de rock que na verdade tem muita vertente pop, mas que consegue imprimir bem seu próprio estilo, embora me lembre, um pouco, a banda Suneohair. Minhas músicas preferidas dessa banda até o momento são “Shiawase no Ari ka” e “Cosmo Loop”.
                                                                                                                            
Outras músicas que indico: “Cosmo Loop”



Amazarashi

Ano de formação da banda: 2009

Membros: Hiromu Akita (Guitara e Vocal), Manami Toyokawa (Teclado), Yoshiwaki Dewa (Guitara, Teclado e Arranjos)

Música(s) de anime: “Speed to Masatsu” (abertura de Rampo Kitan: Game of Lapalace) e “Kisetsu wa Tsugitsugi Shindeiku” (encerramento de Tokyo Ghoul √A)

A Amazarashi é uma banda japonesa de rock alternativo liderada por Hiromu Akita. Seu primeiro disco foi o mini-álbum “Hikari Saikou”, lançado em fevereiro de 2009. No mesmo ano, em dezembro, a banda lançou seu segundo mini-álbum apenas em Aomori, com uma edição limitada de 500 cópias. Com esse segundo trabalho a banda começou a se popularizar e mais e vários convites para shows foram surgindo. Finalmente em fevereiro de 2010, a banda relançou seu segundo mini-álbum em todo o país, agora com o título “O.6”, que veio com uma faixa a mais.

Em junho de 2010 a banda firmou um contrato com a Sony Music. E em 2015, a Amazarashi lançou pela primeira vez músicas que viraram temas de anime, a música “Kisetsu wa Tsugitsugi Shindeiku” virou tema de encerramento de Tokyo Ghoul √A, e a “Speed to Masatsu” virou tema de abertura do anime Rampo Kitan: Game of Lapalace. Ao todo a Amazarashi conta atualmente com 4 álbuns, 8 mini-álbuns, 2 singles e 1 DVD.

A Amazarashi é famosa não apenas por suas músicas, mas por suas performances ao vivo nas quais a banda se mantém atrás de uma tela que cobre o palco todo e nessa são projetadas imagens que surgem de acordo como desenrolar das músicas. A banda também ficou famosa por seus clipes, em especial os com animações em CGI. Tanto que esses mesmo vídeos rederam diversos prêmios nacionais e internacionais a banda, como no caso do clipe da música “Waiting for the Summer”, de 2010, que ganhou o prêmio de excelência no 14º Japan Media Arts Festival.  Os clipes da banda já ganharam prêmios também no Festival Internacional de Animações de Cannes, o Annency 2011. O evento de computação gráfica Sigrapph Asia 2011 e o festival de animação one dot Zero 2011, realizado em Londres.

Particularmente o estilo musical da Amazarashi não me agrada. Não são músicas ruins, mas não chegam a me empolgar e certamente não farão parte de qualquer playlist pessoal minha. Nem mesmo as músicas temas de animes me agradam, por isso não tenho músicas a indicar, mas vale a pena você ouvir parte da playlist da banda e tirar suas próprias conclusões sobre a mesma.  Vale também dar olhada nos clipes da banda, que realmente são bem legais.



Keytalk

Ano de formação da banda: 2007

Membros: Teranaka Tomomasa (Guitarra e Vocal), Ono Takemasa (Guitarra e Backing Vocal), Shutou Yoshikatsu (Baixo e Vocal) e Yagi Youki (Bateria e Backing vocal)

Música(s) de anime: “Ouka Ranman” (primeira abertura de Kyoukai no Rinne) e “Starring Star” (segundo encerramento de Dragon Ball Super)

O grupo de j-rock Keytalk foi formado em 2007, na época a banda se chamava Real. Seu primeiro show, ainda em 2007 aconteceu em Shimokitazawa Yaneura.  Em 2008 a banda particiou de seu primeiro evento, o "A Passing Point, Vol. 1", em Yaneura. Daí em diante o grupo continuou se apresentando em várias casas de shows ao redor de Tokyo, nas quais tentou vender seu CD demo.

Em abril de 2009, a banda participou de um evento especial no Shimokitazawa Club QUE, que foi produzido pela Sound Cosmography. Em julho do mesmo ano a banda se apresentou em outro evento em Shinjuku, organizado por Dakota Speaker. Finalmente, em outubro de 2009, a banda muda de nome para Keytalk e lança em março de 2010 seu primeiro single indie “KTEP” gravado na GROOVIE DRUNKER RECORDS.

Em 2013, a banda passa a ser agenciada pela Getting Better, uma subsidiária da produtora Victor Entertainment Inc., e lança o single “Coaster”. Em 2015, duas das músicas da banda se tornaram temas de séries de anime, a música “Ouka Ranman” tornou-se tema de abertura de Kyoukai no Rinne e a música “Starring Star” virou o segundo tema de encerramento de Dragon Ball Super. Atualmente a banda conta com 3 álbuns de estúdio, dois mini-álbuns e 9 singles.

O estilo da Keytalk me agrada bastante, principalmente nas músicas em que a banda experimenta unir outros estilos ao rock, como o Soran, no caso da música “Monster Dance”. Mesmo me agradando, a banda não tem lá grandes hits que me impressionaram. Fora a música citada anteriormente, os singles que viraram tema de anime também são bem interessantes, principalmente “Ouka Ranman”. Vale a pena dar uma olhada também nos divertidíssimos clipes da banda.

Outras músicas que indico: “Monster Dance” e “Yurameki Summer”

Site oficial: http://keytalkweb.com/


OxT


Ano de formação da dupla: 2015

Membros: Ooishi Masayoshi (Vocal) e Tom-H@ck (Guitarra)

Música(s) de anime: “Clattanoia” (abertura de Overlord), “Kimero!!” (quarto encerramento de Daiya no Ace Second Season) e “Bloom of Youth” (sexto encerramento de Daiya no Ace Second Season)

A dupla OxT foi criada oficialmente em 2015 e esse é o grande motivo dela está na lista, pois tanto Ooishi Masayoshi, quanto Tom-H@ck já haviam trabalho com temas de anime anteriormente. A parceria dos dois começou em 2014, quando juntos lançaram as músicas “Go Exceed!!” e “Perfect Hero”, respectivamente primeiro e segundo tema de abertura do anime Daiya no Ace. Juntos como OxT, eles acumulam apenas dois singles lançados e mais um será lançado em novembro, todos esses com músicas que viraram temas de anime. Em maio de 2015 lançaram o single “Kimero!!”, o quarto tema de encerramento do anime Daiya no Ace Second Season. Vale ressaltar que a faixa secundária desse single é própria música “Go Exceed”. Em agosto de 2015 lançaram o single “Clattanoia”, tema de abertura do anime Overlord. E em novembro e 2015 lançarão o single “Bloom of Youth”, o sexto tema de encerramento de Daiya no Ace Second Season. Também vale ressaltar que a faixa secundária desse novo single contém a música “Perfect Hero”.  A dupla possui contrato F.M.F. Corporation.

Dito isso é hora de explanar um pouco mais sobre as carreiras tanto de Ooishi Masayoshi, quanto de Tom-H@ck.

Ooishi Masayoshi é um músico nascido em 1980 em Uwajima, na província de Ehime.  Ele começou a trabalhar com música em 2001, quando se juntou à banda Sound Schedule.  Em 2006, após o fim de sua antiga banda, começou a sua carreira solo, mas sua grande estreia como cantor solo ocorreu apenas em 2008. Em 2011 aconteceu uma reunião dos membros da antiga banda Sound Schudule e foi anunciado que a mesma não havia acabado, mas não há previsão de quando a mesma pode voltar a fazer apresentações. Finalmente em 2014 começou uma parceria entre Masayoshi e o guitarrista e compositor Tom-H@ck. E em 2015 essa parceira originou oficialmente a dupla OxT. Ainda em 2015, Masayohsi também criou o arranjo e compôs o tema de abertura do anime Makura no Danshi.

O guitarrista e compositor Tom-H@ck nasceu em 1985 em Ishinomaki, na província de Miyaki. Nascido em uma família de músicos, acabou sendo influenciados pelos mais diversos estilos musicais desde novo. Suas músicas, embora tenham uma vertente pop, sofrem grande influência de jazz e clássico. Já fez vários arranjos para o SuG, um grupo formado por 5 bandas japonesas de Visual Key. Além de outros músicos famosos, já compôs para o T.M. Revolution e para  cantora LiSA. Começou a trabalhar para indústria de Anime em 2009 criando vários arranjos e compondo temas para a franquia K-ON!. Em 2011 foi responsável pela trilha sonora do anime Bokui wa Tomodachi ga Sukunai e de sua sequência lançada em 2013. Também cuidou da trilha sonora do anime Yama no Susume e criou arranjos para músicas tema da franquia Seikon Qwaser. Em 2014, junto com Ooishi Masayoshi, criou temas musicais para o anime Daiya no Ace. E no ano seguinte, junto com o mesmo Ooishi Masayoshi criou oficialmente a OxT. Ainda em 2015 foi responsável pelo arranjo do tema da segunda abertura do anime Rokka no Yuusha.

Como músicos solo, ambos Ooishi Masayoshi e Tom-H@ck já trabalharam em várias músicas de anime que gosto. Infelizmente não conheço muito do trabalho solo deles fora da indústria de anime, embora já deva ter esbarrado com alguma composição deles para outros grupos musicais. Já como a dupla OxT, por serem poucas as músicas, mesmo incluindo a parceria pré-OxT dos dois músicos, eu pude ouvir praticamente tudo que lançaram e não há sequer uma música  que eu não tenha gostado. A dupla mistura pop, rock e outros estilos de uma forma muito bem feita. E tanto o vocal de Masayoshi, quanto a guitarra e os arranjos de Tom-H@ck são excelentes. Espero conferir ainda muitos outros trabalhos dessa dupla no futuro. Minhas músicas preferidas da dupla são “Kimero!!” e “Clattanoia”. Vale a pena conferir também a única música que não é de anime da dupla, a “Lost you”.

Outras músicas que indico: “Lost you”



BRADIO


Ano de formação da banda: 2010

Membros: Takaaki Shingyoji (Vocal Principal), Shoichi Ohyama (Guitara Backing vocal), Ryosuke Sakai (Baixo e Backing Vocal) e Yuki Tanabe (Bateria e Backing Vocal)

Música(s) de anime: “Flyers” (abertura de Death Parade) e “Hotel Alien” (abertura de Peeping Life TV Season 1??)

A BRADIO é uma banda japonesa que mistura Rock, Funk, Disco e Soul. O nome da banda é um acrônimo para “Break the Rule And Do Image On” e segundo o grupo isso significa que eles irão quebrar as regras da vida cotidiana e ao mesmo tempo ter uma grande imagem. Os membros da banda chamam seus fãs de FPP (Funky Party People).

Sobre a criação da banda, em 2010, a banda The Movie Archives, a que pertenciam Takaake Shingyoji e Yuki Tanabe foi dissolvida e a dupla então formou a BRADIO com Shoichi Ohyama (ex-membro da Gold End), Ryosuke Sakai (ex-membro da Gold End) e Takahiro Kitazawa (ex-membro da Awseome Dude). Nesse mesmo ano lançaram seu primeiro single (demo) “My Answer” e começaram a fazer shows. Em 2011 lançaram seu primeiro CD acústico “You take me away”. E em 2012 saiu seu segundo single (demo) “Dance ‘N’ Soul” com o qual o estilo da banda começou se definir melhor. No mesmo ano o guitarrista Takahiro saiu da banda.

Em outubro de 2013 a banda finalmente fechou contrato com a produtora e gravadora D & S Records. No mesmo saiu o primeiro mini-álbum da BRADIO, “Diamond Pops”. A parceria com a D & S Records durou apenas um ano e em julho de 2014 a banda lançou seu segundo mini-álbum, “Swaipe Times”, pela Hero Music Records, sua atual gravadora.  No mesmo ano a banda apareceu em dois grandes festivais nacionais, o TREASURE 05X e o Inazuma Rock Festival 2014. Ainda em 2014 a BRADIO lançou seu primeiro single oficial, o “Otona Hit Parade/ Step in Time”. O começo de 2015 a banda lançou seu segundo single oficial, “Flyers”, que se tornou tema de abertura do anime Death Parade. Finalmente em junho do mesmo ano saiu o primeiro álbum completo da banda, o “Power of Life”. Em novembro de 2015 será lançado o terceiro single oficial da banda “Hotel Alien”, que é tema da abertura do anime Peeping Life TV Season 1??.

Conheci a banda esse ano devido ao tema de abertura de Death Parade e praticamente não consigo parar de escutá-la. A mistura sonora que a banda proporciona me agrada de uma forma que poucas outras bandas no mundo conseguem. Fora que o carisma dos músicos também chama atenção, até mais que o visual pouco convencional do vocalista que saiu de um corte de cabelo liso em sua banda anterior, para o um Black Power a lá anos 60. Os clipes da banda também são muito divertidos e obviamente as músicas são excelentes. Nem todas as músicas da banda me empolgam tanto quanto “Flyers” e “Hotel Alien”, mas todas são boas. Outras duas músicas que gosto muito são a “Otona Hit Parade” e a “Overnight Superstar”.

Outras músicas que indico: “Otona Hit Parade” e “Overnight Superstar”

Site oficial: http://bradio-web.com/



Outras Bandas/Cantores/Cantoras que foram pré-selecionados:

Cantora: Sana
Música de Anime: “Kotoba ni Naranai Yakusoku” (trigésimo terceiro encerramento de Naruto Shippuden)

Cantor: Wakadanna
Música de Anime: Makeru na Chiisaki Mono yo (segundo encerramento de Ushio to Tora)

Banda: Coala Mode
Música de Anime: “Nanairo Symphony” (segunda abertura de Shigatsu Kimi no Uso)

Banda: Generations from Exile Tribe
Música de Anime: “Hard Knock Days” ( décima oitava abertura de One Piece)

Banda: Ultratower
Música de Anime: “Kibo no Uta” (primeira abertura Shokugeki no Souma)

Banda: Blue Encount
Música de Anime: “Day x Day” (primeira abertura de Gintamaº)

Banda: Ganbare! Victory
Música de Anime: “Yume no Tsuzuki” (segundo encerramento de Baby Steps)

Banda: Misokkasu
Música de Anime: “Rising Raimbow” (segunda abertura de Shokugeki no Souma)

Banda: Scenarioart
Música de Anime: “Nana Hitsuji” (encerramento de Subete ga F ni Naru)

Banda: Passepied
Música de Anime: “Toki no Wa” (primeiro encerramento de Kyoukai no Rinne)

Banda: The Oral Cigarettes
Música de Anime: “Kyouran Hey Kids!!” (primeira abertura de Noragami Aragoto)

Banda: All Off
Música de Anime: “One More Chance!!” (abertura de Heavy Object)


Por hoje é só! Sejam gentis nos comentários e deem uma chance aos músicos aqui apresentados. Quem quiser conversar diretamente comigo sobre anime, filmes, quadrinhos ou outras coisas, basta manda mensagem para meu twitter @JuniorKyon ou acessem meu MyAnimeList através do link http://myanimelist.net/profile/JuniorKyon

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Primeiramente :
    Devo dizer que grande parte destas bandas eu não conhecia é claro grande maioria apenas a musica do anime, e acho bacana sua iniciativa de escolher musicas em animes e achei diferente sua forma de seleção kkkk .
    Dei uma conferida em todas as bandas,as Bandas que mais me chamaram atenção foram Bradio e Turstrick e gostei muito também do cantor Kazuya Yoshii,
    Eu gostei de algumas musicas da Amazarashi, mas precisamente da Musica do Ranpo Kitan Game of Laplace


    ENCONTREI ESSE ERRO BOBO mas... tá ae kkkkkkkk :
    Na Play List do Amazarashi estava o Link da Fox tails vou deixar o Link aqui da play list do Amazarashi
    ^^
    https://www.youtube.com/watch?v=wtJcLWeY114&list=RDEM3GViF5N69fD3bhRGyib6zw

    Vou deixar um Link aqui pro pessoal que comentar caso eles não conheçam (O que eu acho improvável)kkkkkkk, é esse site aqui onde encontro muito PV full o que geralmente pode não ter no Youtube você pode encontrar aqui.
    http://www.jpopsuki.tv/

    E ótimo post espero mais desses. ^^
    Valeu a pena gastar umas horas vendo as musicas e os videos e é claro baixando. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela correção! Fico feliz que tenha gostado do post, deu um trabalhão pra fazer.

      Eu já conhecia sim o Jposuki ainda da época que estava na versão 1.0 dele =D. É o melhor site para conseguir conteúdo em torrent de bandas japonesas, principalmente para conseguir Clipes, Shows e DVD's. Atualmente eu não vou mais tão atrás de baixar esse material (fico mais com o youtube mesmo), mas vale a indicação.

      Excluir
  2. Gostei da sua seleção,como estou acompanhando as temporadas de 2015,reconheci quase todas as músicas.Foi bom saber um pouco mais sobre as bandas que compõem as aberturas e encerramentos,ainda mais das que eu gostei.Obrigado!
    Gostei que você citou o Glorius Days do encerramento do Gintama,sinceramente a abertura dessa temporada eu não gostei tanto,preferia a Pride Kakumei da Chico,na hora que eu estava assistindo fiquei um pouco decepcionado com a abertura mais depois de ver o encerramento fiquei feliz.
    Não sei se você já conhece mas recomendo esse site que disponibiliza essas músicas de anime mais recentes, http://funime.f-n.me/

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS