9 de julho de 2015

Especial: Anima Mundi 2015





Apresentando mais de 400 produções vindas de 40 países, sendo 115 apenas do Brasil, estreia nesta sexta-feira dia 10 no Rio de Janeiro a 23ª edição do Anima Mundi, um dos maiores festivais de animação do mundo. Confira aqui os poucos trabalhos japoneses que serão exibidos durante o evento, bem como algumas dicas minhas de sessões que verei de acordo com o que é descrito no site do mesmo.

O Japão, como sempre, traz para o festival um pequeno número de animações, sendo praticamente todas obras experimentais vindas de profissionais desconhecidos do público em geral - são somente 4 ao todo esse ano, menor número que já vi desde que comecei a acompanhar o Anima Mundi há sete anos. De resto, entre produções de origens inusitadas como Letônia, Grécia e até Moldávia, a França, com 44 títulos (fora os que farão parte de uma mostra especial em homenagem ao país), continua a ser o maior participante após o anfitrião Brasil, seguida por outras nações tradicionais na área como Alemanha (33), Reino Unido (31), Estados Unidos (29) e Bélgica (22).



O festival ocorrerá entre os dias 10 a 15 de julho no Rio de Janeiro e 17 a 22 de julho em São Paulo, com versões reduzidas em mais alguns Estados ainda não divulgados. Conforme mostrado na imagem acima, cada sessão custará R$ 12,00 inteira e R$ 6,00 meia; contudo, algumas sessões (como as da categoria "Futuro Animador", por exemplo, que reúne trabalhos feitos por crianças e jovens) serão gratuitas - clique aqui para ver os endereços de todos os locais de exibição nas duas cidades.


Abaixo segue a relação das (não muito atrativas) 4 animações japonesas no evento, além de outras obras que julguei interessante destacar e que inclusive tentarei assistir em São Paulo. As imagens e "pseudo-sinopses" foram retiradas do próprio site do Anima Mundi.




**********


1) Haru no Kaze – Eri Kinoshita / Mitsuko Okamoto (Bons Ventos, 00:05:40)
Certo dia eu vi minha mãe virar uma gata. Esse tipo de coisa confunde uma criança. No entanto, o tempo dos pais com os filhos passa como uma brisa primaveril.

Sessão: Infantil 3 (00:58:23). Clique aqui para ver locais, datas e horários de exibição.


*****


2) Crossing Sight – Xueqing Shao / Koji Yamamura (em parceria com China) (Visão da Travessia, 00:01:47)
Várias perspectivas da vida e da morte, desde uma mesa de operação. A operação foi bem-sucedida? O paciente ainda está vivo?

Sessão: Galeria (01:58:16). Clique aqui para ver locais, datas e horários de exibição.


3) Sono Ie no Namae Ataru Sakagami / Yuichi Ito (Um Lugar pra Nomear, 00:04:31)
Apesar de eu estar perdendo minhas memórias e sentimentos em relação ao lugar onde meus avós, meus pais e eu morávamos, este ainda existe.

Sessão: A mesma de "Crossing Sight".



4) Euclidrive – Yoshihisa Nakanishi (00:05:00)
Animação feita com papel em que formas geométricas simples criadas dentro de um cubo são expandidas, encolhidas e postas em rotação para criar movimentos parecidos com a dança. 

Sessão: A mesma de "Crossing Sight".




Sobre a sessão "Galeria", repetindo trecho de um texto a respeito dela, "há trabalhos de animação que buscam romper fronteiras, experimentar e transcender a tela tradicional de cinema. Na galeria Anima Mundi estes filmes podem ser apreciados como numa galeria de arte, em uma instalação bem animada". Ou seja, tratam-se de curtas bastante experimentais, que serão exibidos em sessões contínuas e gratuitas em espaço diferenciado. 


**********



Agora segue abaixo o que me interessou e que pretendo assistir, com destaque para a pré estreia de "O Pequeno Príncipe", filme francês que adaptou a famosa obra de Antoine de Saint-Exupéry usando a técnica de stop-motion - ele terá duas sessões gratuitas, sendo uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo. Já as demais animações citadas fazem parte da categoria "Curtas" (que são pagas), a principal categoria competitiva do evento. Preferi ficar restrito a elas para não deixar o post maior do que já ficou - e, além disso, notem que eu não estou mostrando aqui todos os curtas dessas sessões, apenas os que mais me interessaram em cada grupo.


*****



O Pequeno Príncipe (França) 
As duas exibições gratuitas tanto em São Paulo, quanto no Rio de Janeiro, contarão com a presença do diretor Mark Osbourne (foto ao lado). Os ingressos serão distribuídos nas bilheterias com 30 minutos de antecedência, mas, por experiência própria em edições anteriores, recomendo entrar na fila bem mais cedo para não correr o risco de ficar sem ingresso - ainda mais para um filme desses, que deverá ser a atração mais concorrida do festival.

Datas:
Rio de Janeiro - 12/07 às 20h no Cidade das Artes.
São Paulo - 17/07 às 20h na Cinemateca Brasileira.

Clique aqui para ver os endereços dos locais.

E clique aqui para ver um trailer do filme.



*****


Clique em cima do nome da sessão (Curtas 1, Curtas 2 etc) para ver locais, datas e horários de exibição.


Dji, Death Sails (Moldávia) (Curtas 1)
Dji é uma morte extremamente azarenta. Dessa vez, ele tem que pegar a alma de um pirata no meio do oceano. Nada fácil de fazer!


Stripy (Irã) (Curtas 1) 
Todos os empregados de uma fábrica devem pintar listras nas caixas, mas um deles têm uma ideia diferente...




Captain 3D (França) (Curtas 1) 
Capitão 3D, um super-herói de 20 centímetros, é posto num cenário em escala humana. Seus super óculos 3D permitem que ele dê vida aos objetos em torno dele. Ao olhar para um pôster de um filme de terror, ele se vê numa enrascada...




Giz (Brasil) (Curtas 1) 
"Será que as galinhas sonham?". Um homem vive a rotina sem descanso numa imensa corporação. Incapaz de se relacionar com sua colega de trabalho, ele será questionado por um sonho hipnótico.
Vagabond (Dinamarca) (Curtas 2) 
Ao perseguir o sequestrador de seu cachorro por uma cidade implacavelmente agitada, o doce vagabundo Dio descobre o quão ruim a sociedade se tornou.


Alateadvuse maja (Estônia) (Curtas 2) 
As imagens mais frequentes nos sonhos de limpadores de chaminés foram selecionadas após um estudo prolongado para que o roteiro deste filme fosse escrito.





Employee of the Day (Alemanha) (Curtas 2) 
Em um mundo de consumo de massa, estresse e competitividade, apenas uma pessoa pode se tornar o Empregado do Dia.

Duo (França) (Curtas 2) 
Uma dupla de acrobatas sobe no palco uma última vez, unidos sob os holofotes mesmo quando a harmonia na coxia é inexistente.

El Modelo de Pickman (México) (Curtas 3) 
Na busca por um quadro de seu pintor favorito de arte macabra, Richard Pickman, o colecionador Thurber Phillips descobre o mistério escondido na obra do artista.





Elu Herman H Rotti'ga (Estônia, Croácia, Dinamarca) (Curtas 3) 
Herman H. Rott é um rato punk que vive sozinho no seu apartamento bagunçado. Certo dia, uma gatinha burguesa o vê voltando bêbado de um bar. Ela acha Herman charmoso e decide se mudar pra casa dele.

Tea With The Dead (Irlanda) (Curtas 3) 
Frank é um embalsamador muito delicado. Depois de ter lavado, desinfetado, aplicado os cosméticos e vestido o falecido, ele faz duas xícaras de chá. Uma para si e outro para... o morto.


The Invisibles (Colômbia, Estados Unidos) (Curtas 3) 
Los Angeles. A vida diária de moradores de rua que mal sobrevivem. Jovens com um sonho americano em ruínas, veteranos de guerra, viciados em drogas, almas solitárias, vítimas de crise emocional ou econômica.





The Great Harlot and the Beast (Dinamarca) (Curtas 4) 
Como a mente inocente e ingênua de um príncipe boneco e seus coadjuvantes recém-esculpidos irão aguentar a pressão exercida pelo apetite insaciável de seu público pelo entretenimento?


Whodunit?? (Alemanha) (Curtas 4) 
Os participantes do programa “Quem é o Culpado??” também são suspeitos. Temos que descobrir quem matou Buttercup, o cachorro da família, antes que o assassino ataque novamente.

After the End (Reino Unido) (Curtas 4) 
Para Rene Fustercluck, a vida era ruim, o Apocalipse foi terrível e então Gordon chegou. A única coisa pior que ser o último homem na Terra é ser o penúltimo homem na Terra.




Dinner For Few (Grécia) (Curtas 5) 
Um retrato alegórico da nossa sociedade. Durante o jantar, “o sistema” alimenta os poucos que consomem todos os recursos enquanto os demais sobrevivem com restos. Mas uma mudança catastrófica está a caminho...

Acoustic Kitty (França) (Curtas 5) 
Washington, anos 1950. Os americanos decidem espionar a Embaixada da Rússia com um gato. Agora eles têm que encontrar um jeito de rechear o felino com aparelhos de gravação. Baseado em eventos reais.


Lost Property (Reino Unido) (Curtas 5) 
No serviço de achados e perdidos, um velhinho gentil tenta ajudar uma velhinha a encontrar itens que ela perdeu de vista, mas ela acaba encontrando muito mais do que jamais imaginou.





The Orchestra (Austrália) (Curtas 5) 
A vida do velhinho Vernon tem uma trilha sonora tocada por uma banda de músicos minúsculos. Por causa da sua timidez, a música é terrivelmente desafinada. Quando ele se apaixona pela vizinha, será que sua banda conseguirá tocar direito?

Tsunami (Dinamarca) (Curtas 5) 
Haru, em negação após um tsunami, descobre um mágico Espírito do Oceano que o ajuda a encarar a realidade e lidar com a perda.

Até a China (Brasil) (Curtas 6) 
Fui pra China só com a bagagem de mão. Lá os motociclistas usam casaco ao contrário e os restaurantes servem cabeças de peixe, lagostins e enguias. A funcionária do evento estuda cinema e gosta de filmes de Kung Fu. Comprei pés de galinha embalados a vácuo.



Sous tes doigts (França) (Curtas 6) 
Quando sua avó morre, uma jovem euroasiática relembra a história das mulheres em sua família, desde a Indochina colonial ao isolamento em um campo de refugiados.

Somewhere Down The Line (Irlanda) (Curtas 6) 
A vida, amores e perdas de um homem são reveladas por meio das interações com os passageiros no seu carro.


Ray's Big Idea (Reino Unido) (Curtas 6) 
Um peixe escapa de um oceano superpopuloso, para tentar ser o primeiro da espécie a caminhar sobre a Terra. Arriscando a vida e as guelras, ele embarca numa viagem traiçoeira vindo das profundezas aquosas e monocromáticas.




Pilots on the Way Home (Canadá, Estônia) (Curtas 7) 
Após perderem o avião, três pilotos encontram-se perdidos no meio do deserto. Enquanto tentam voltar para casa, eles confrontam o canto sedutor de suas mais estranhas fantasias.

Loop Ring Chop Drink (Reino Unido) (Curtas 7) 
Uma história mundana sobre um homem com o coração partido, um viciado em jogos online, um alcoólico cleptomaníaco e um solitário ansioso que vivem no mesmo prédio.

Johnny Express (Coreia do Sul) (Curtas 7) 
Johnny viaja pelo espaço para entregar encomendas.





Isand (Estônia) (Curtas 8) 
O cachorro Popi e o macaco Huhuu esperam em casa pelo seu dono, mas ele nunca chega. Agora eles terão que sobreviver sozinhos...

Até Quando Luciano? (Brasil) (Curtas 8) 
Um gorila encontra um smartphone na selva e acaba cometendo as mesmas gafes e vergonhas alheias que vemos e fazemos todos os dias.


Wer tragt die Kosten? (Alemanha) (Curtas 8) 
Três especialistas expõem seus insights sobre um assunto altamente explosivo. Será que o especialista número quatro vai ser convidado novamente para participar?




Deadly (Irlanda) (Curtas 8) 
Boney é um funcionário que não está nem aí pro seu emprego fim de linha. Quer dizer, até ele esbarrar com uma velhinha espirituosa chamada Bridie...

Driving (Estados Unidos) (Curtas 9) 
Uma perspectiva satírica das pessoas em seus carros. Com explosões.

Violet (Irlanda) (Curtas 9) 
Uma fábula sombria sobre uma menina que despreza o seu reflexo. Cansado dos maus-tratos, seu reflexo captura Violeta e assume seu lugar no mundo real...






Smart Monkey (França) (Curtas 9) 
Em uma selva paleolítica, um macaquinho traquinas enfrenta predadores perigosos. Um epílogo, que acontece centenas de anos depois, nos lembra que a civilização não foi feita na base dos sentimentos ternos.

Mortal Breakup Inferno (França) (Curtas 10) 
A caça infernal de uma namorada raivosa em busca do homem que partiu seu coração.


Palm Rot (Estados Unidos) (Curtas 10) 
Um fumigador descobre um caixote que restou de uma misteriosa explosão. Ele está determinado a descobrir o que está ali dentro, mas em breve se arrependerá dessa decisão.






Mi nem mozhen zit bez kosmosa (Rússia) (Curtas 10) 
Dois cosmonautas se esforçam ao máximo em seu treinamento para tornar seus sonhos em comum uma realidade, mas essa história não é apenas sobre sonhos.

Kidchup (Brasil) (Curtas 11) 
Kidchup, o tomate mais rápido do Oeste, deve derrotar os lixos do deserto para salvar sua amada.

Cooped (Estados Unidos) (Curtas 11) 
Um cachorro destinado ao sofá fica chocado ao descobrir que um mundo inteiro o aguarda atrás da porta... a porta intransponível e enlouquecedora.




Beach Flags (França) (Curtas 11) 
Vida é uma salva-vidas iraniana que quer ser escolhida para participar de uma competição na Austrália, mas terá que disputar a vaga com a talentosa Sareh.

The Old Mand and The Bird (Alemanha) (Curtas 12) 
Um velho vive numa remota cabana. O inverno é tão rigoroso que ele mal consegue se mexer. Quando um pintarroxo se choca contra a janela, o velho faz uma pausa para pensar.



Taupes (França) (Curtas 12) 
Um bando de gangsteres fogem após terem roubado um tesouro fabuloso. À medida que adentram a floresta, eles se tornam figuras lendárias.




Parrot Away (Dinamarca) (Curtas 12) 
O papagaio feioso, Pierre, tem sorte quando um pirata elegante se atrasa um pouco elegantemente demais.

Animator VS. Animator IV (Estados Unidos) (Curtas 12) 
Um personagem palito perturba a vida social do seu criador invadindo a sua conta de Facebook, adentrando seu iPhone pelo cabo USB e criando suas próprias animações para desintegrar a interface de animação.

Stromae - Carmen (Reino Unido) (Curtas 12) 
Videoclipe da música “Carmen”, de Stromae, que transmite uma mensagem poderosa sobre as mídias sociais, nesse caso, o Twitter.




Cycle (Coreia do Sul) (Curtas 13) 
No templo Yasukuni, cerimônias são realizadas para os espíritos de soldados que morreram a serviço do imperador do Japão. Um desses espíritos relembra continuamente os terríveis acontecimentos no campo de batalha.

L'ile Noire (Suiça) (Curtas 13) 
Um vigia e seu pássaro levam uma vida triste e isolada às margens de uma floresta. Surge uma chance de escaparem do tédio, mas um grande perigo se oculta nessa oportunidade.



Luma (Israel) (Curtas 13) 
Alex, uma adolescente de treze anos, está passando pela puberdade numa casa onde todos estão imersos em suas próprias telas. Poderá uma tela substituir o toque humano que ela tanto deseja?




Zepo (Espanha) (Curtas 14) 
Uma menina sai de casa para procurar lenha numa manhã de inverno e encontra um rastro de sangue... ela decide segui-lo.

Viaje a Pies (Espanha) (Curtas 14) 
Uma viagem noturna de trem. Uma carroça cheia de passageiros. Um companheiro irritante de compartimento... O que você estaria disposto a fazer para ter uma viagem tranquila?


Nugggets (Alemanha) (Curtas 14) 
Kiwi experimenta um nugget dourado. É delicioso.




The Meek (Austrália) (Curtas 14) 
A história de uma pessoinha mínima tentando se livrar de um hábito muito grande e ruim.



Golden Shot (Turquia) (Curtas 15) 
Máquinas enferrujadas imaginam que o sol virá levá-las para o céu um dia. Uma pequena luz acalenta esse sonho. Mas uma das máquinas quer ver o sol e tem um plano para fazer com que isso aconteça...

Gadanthara Um Fragmento da Biblioteca de Pormenores (Brasil) (Curtas 15) 
Gadanthara é um simpático funcionário da Biblioteca de Pormenores. Porém, a Biblioteca de Pormenores está encerrando suas atividades e o manda pregar os cartazes de um último edital para a humanidade inscrever seus pormenores. O problema é que não há espaço para os cartazes.





Para mais informações sobre o evento acesse o site oficial do Anima Mundi. Há ainda páginas no Facebook e Twitter, onde dúvidas são respondidas com rapidez.




**********

Meus perfis:



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS