7 de julho de 2013

Especial: Notas no MyAnimeList dos animes da temporada de Primavera 2013




E pela primeira vez lidera o ranking um anime voltado ao público feminino.



Nada de lutas entre heróis pelo Santo Graal, a sobrevivência em um jogo virtual mortal, partidas de basquete "um pouco" surreais ou um Japão feudal dominado por alienígenas; o josei "Chihayafuru 2" e sua capacidade em deixar partidas de karuta tão emocionantes quebrou a "hegemonia" dos animes shounen no ranking de notas do MyAnimeList, e isso porque tal sequência sequer era cogitada pelos fãs, principalmente uma de 25 episódios. Na próxima temporada, possivelmente, outro anime voltado aos marmanjos tomará a liderança, mais exatamente um que tem gigantes feiosos, mas por enquanto é hora de aprender afinal o que é karuta e assistir "Chihayafuru", uma das melhores produções do estúdio Madhouse nos últimos anos.


Mesmo estúdio, aliás, produtor de uma bomba chamada "Photokano" (31º), mas esse sequer merece citação... O que importa é que o público riu e adorou a história de um demônio que trabalha no McDonald's em "Hataraku- Maou-sama!", aprovou a quinta temporada dos belos países antropomorfizados em "Hetalia: The Beautiful World", se empolgou com os rachas de "Initial D Fifth Stage" e se identificou muito com o protagonista ranzinza de "Yahari Ore no Seishun", anime este que conseguiu uma ótima nota mesmo cometendo a proeza de adaptar seis volumes da light novel em 13 episódios, queimando praticamente todo o material disponível (sete volumes) e apagando as chances de se ver uma continuação tão breve, por mais sucesso que o anime faça. "Hataraku Maou-sama!", por outro lado, usou somente dois volumes dos oito atuais de sua obra original, e se os BDs venderem bem é certo que uma segunda temporada não tardará a surgir.



Os três primeiros considerando só os que estrearam nessa temporada.

"Suisei no Gargantia" ficou no quase, e mesmo que sua nota tenha sido boa, parece muito abaixo do que se esperava no começo para algo que tinha o nome de Gen Urobochi envolvido... Como consolo, pelo menos não foi um desastre igual a "RDG: Red Data Girl" (28º), outro anime que vinha apoiado por um grande nome, este o estúdio P.A. Works, que mais uma vez deu um show visual para algo tão raso e mal desenvolvido. A comunidade do MyAnimeList também não perdoou a rotoscopia de "Aku no Hana" (19º), porém os membros mais sensatos ajudaram a deixá-lo no fim com uma nota mediana. Já "Arata Kangatari" (26º), bem, não merecia salvação mesmo, pois Satelight conseguiu detonar uma obra extremamente fácil de se adaptar, e na busca por um público demográfico maior do que o shounen acabou que não foi capaz de continuar atraindo um e nem fisgar outros. Na direção contrária, "Uta no Prince-sama" (8º) foi recebido de braços abertos pelo seu fiel público feminino, alcançando assim quase 30 mil cópias vendidas só na primeira semana de lançamento do volume 1 em BD. Sim, um harém reverso vendendo como água, enquanto seu anime querido e bem feitinho sofrerá muito apenas para se pagar!


Ainda teria muito a comentar, como a espirituosa e alegre comédia romântica de "Hentai Ouji" (9º), cuja nota foi absurdamente estável durante os três meses de exibição, a escalada décimo a décimo de "Yuyushiki" (13º) após um começo tão apagado, o surgimento de uma temporada do infantil "Inazuma Eleven" (10º) entre os dez primeiros, anime esse que não deixou muitas saudades quando passou pelo Brasil, e por aí vai... De todo modo, temos no total 522 episódios em 38 séries finalizadas, que, dando 20 minutos de duração para os de tamanho normal e considerando os curtos, chegam a 6 dias ininterruptos de exibição. O incestuoso "Cyclops Shoujo Saipuu" (33º) gastará apenas 24 minutos de sua vida, ao passo que ver meninos de penteados bizarros no já citado "Inazuma Eleven" lhe custará 8 horas de chutes meteóricos e jogadores vindos do espaço (!).



Cada título tem um link que leva à sua respectiva página no MyAnimeList. E, como de costume, em breve o webmaster Bebop postará a sua visão a respeito dos melhores animes da temporada que acabou.



**********

Anime (Episódios) (Estúdio) - Nota:

1º Chihayafuru 2 (25) (Madhouse) - 8,72








 Hataraku Maou-sama! (13) (White Fox) - 8,22








 Hetalia: The Beautiful World (20) (Studio Deen) - 8,20








 Initial D Fifth Stage (14) (SynergySP) - 8,19








 Yahari Ore no Seishun Love Comedy wa Machigatteiru. (13) (Brains Base) - 8,10








 Suisei no Gargantia (13) (Production I.G) - 7,93

 Ore no Imouto ga Konnani Kawaii Wake ga Nai. (13) (A-1 Pictures) - 7,84

 Uta no☆Prince-sama♪ Maji Love 2000% (13) (A-1 Pictures) - 7,75

 Hentai Ouji to Warawanai Neko. (12) (J.C. Staff) - 7,72

10º Inazuma Eleven Go: Chrono Stone (51) (OLM) - 7,71

11º Date A Live (12) (AIC Plus+) - 7,61
12º Yondemasu yo, Azazel-san. Z (13) (Production I.G) - 7,59
13º Yuyushiki (12) (Kinema Citrus) - 7,55
14º Karneval (TV) (13) (Manglobe) - 7,51
15º Haiyore! Nyaruko-san W (12) (Xebec) - 7,42
16º Kakumeiki Valvrave (13) (Sunrise) - 7,39
17º Pokemon Best Wishes! Season 2: Episode N (14) (OLM) - 7,37
18º Namiuchigiwa no Muromi-san (13) (Tatsunoko Productions) - 7,19
19º Aku no Hana (13) (Zexcs) - 7,16
20º Devil Survivor 2 The Animation (13) (Bridge) - 7,14
21º Hayate no Gotoku! Cuties (12) (Manglobe) - 7,12
22º DD Hokuto no Ken (2013) (13) (Asia-Do) - 6,96
23º Aiura (12) (Liden Films) - 6,95
24º Dansai Bunri no Crime Edge (13) (Studio Gokumi) - 6,94
25º Ketsuekigata-kun! (12) (Earth Star Entertainment) - 6,93
26º Arata Kangatari (12) (Satelight) - 6,92
27º Hyakka Ryouran: Samurai Bride (12) (Arms) - 6,80
28º RDG: Red Data Girl (12) (P.A. Works) - 6,76
29º Miyakawa-ke no Kuufuku (10) (Ordet) - 6,58
30º Zettai Bouei Leviathan (13) (Gonzo) - 6,55
31º Photokano (13) (Madhouse) - 6,44
32º Chokkyuu Hyoudai Robot Anime: Straight Title (12) (Tsubasa Entertainment) - 6,11
33º Cyclops Shoujo Saipuu (12) (?) - 6,07
34º Haitai Nanafa 2nd Season (13) (Ryukyu Asahi Broadcasting) - 6,00
35º Sparrow's Hotel (12) (Hotline) - 5,76
36º Heisei Policemen!! (6) (?) - 5,40
37º World Fool News (6) (CoMix Wave) - 5,00

Notas retiradas no dia 06/07.


Fora do ranking:
## Boku wa Ou-sama (12) (Graphinica) - Pouquíssimos (7) usuários o avaliaram.


Animes curtos: Segue abaixo a relação deles:

 Hetalia: The Beautiful World (5 min. por episódio)
12º Yondemasu yo, Azazel-san Z (12 min.)
18º Namiuchigiwa no Muromi-san (13 min.)
23º Aiura (4 min.)
25º Ketsuekigata-kun (4 min.)
29º Miyakawa no Kuufuku (4 min.)
32º Chokkyuu Hyoudai Robot Anime: Straight Title (15 min.)
33º Cyclops Shoujo Saipuu (2 min.)
34º Haitai Nanafa 2nd Season (3 min.)
35º Sparrow's Hotel (3 min.)
36º Heisei Policemen!! (5 min.)
37º World Fool News (7 min.)


*****


Mandou bem...

/\ Aku no Hana (19º)

O hate absurdo pelo uso de rotoscopia na adaptação de um mangá tão cultuado fez com que “Aku no Hana” amargasse, no início, a segunda menor nota do MyAnimeList, ficando à frente apenas do famigerado “Mars Destruction”. A cada episódio, entretanto, a nota foi subindo pouco a pouco, até fechar em 7.16, que não condiz com a real (boa) qualidade do anime, mas ao menos é bem mais aceitável. 

Essa subida só foi interrompida justamente no final, após um último episódio cheio de flashbacks que usou aquele artifício manjado de mostrar vários acontecimentos futuros de algo que tem poucas chances de ser animado, mas que ao menos lhe dá vontade de ver a obra original dali por diante.



/\ Yuyushiki (13º)

Começou tão modesto, genérico, garotinhas sem sal e episódios mal montados, e com isso o 6.50 de nota nos primeiros episódios foi até que justo. Mas “Yuyushiki” se recuperou na segunda metade ao melhorar na comédia e no dinamismo de suas historinhas, conseguindo no fim uma nota razoável para um anime de um subgênero que há tempos se encontra desgastado. Está longe das melhores obras desse estilo, mas é o que se tem por enquanto, né.




Mandou mal...

\/ Suisei no Gargantia (6º)

É um anime que ainda verei, logo não posso falar muito, mas pela reação da comunidade do MyAnimeList parece que o final não foi satisfatório. Flertando desde o início entre 8.20 e 8.40, nos episódios finais a nota foi caindo lentamente, até o momento em que o último episódio a despencou para menos de 8. Nota nada ruim, não mesmo, porém se esperava mais devido ao hype que havia sobre uma animação que contava com Gen Urobuchi...




\/ Devil Survivor 2 The Animation (20º)

A nova dobradinha Seiji Kishi + Shin Megami Tensei empolgou alguns no começo, contudo Seiji mostrou novamente como para histórias lineares ele não é lá essas coisas e a nota, no início beirando o 8, quase não permaneceu na casa dos 7. Mas como Seiji é insistente, e, afinal de contas, é alguém popular que traz retorno, ele já vem nessa temporada de verão adaptando mais um game de estilo parecido que, possivelmente, passará pelos mesmos problemas...





**********



Meu perfil no MyAnimeList, com indicações semanais de matérias diversas sobre o mundo otaku feitas por este e outros sites;



Algumas imagens foram retiradas do site Anbient.


Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Por enquanto só conheço dois: Oregairu (que gostei muito) e Hataraku Maou-Sama (que embora não tenha terminado esteja gostando muito também).

    Mas vendo que provavelmente podem ser o de melhor dessa temporada, fico meio decepcionada... se não me falha a memória achei que ela iria render muito quando começou. Mas já dá pra quebrar um galho ;)

    ResponderExcluir
  2. Porque Shingeki no Kyoujin não esta na sua lista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas esses rankings são sempre feitos apenas com animes já finalizados. Shingeki estará na próxima.

      Excluir
  3. Gostei da lista xD
    Nunca vi Hetalia, mas tenho curiosidade. Ele é mesmo um yaoi?

    www.umomt.com (comente xD)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não é, a questão é que tem um pouco de fanservice direcionado ao público feminino por causa da aparência e das relações entre os personagens, tipo as entre Inglaterra e França ou Alemanha e Itália. Se for procurar por fanart desse anime achará muito disso... Personagens femininas há poucas, e são bem coadjuvantes.

      Mas são coisas amenas, nada que vá realmente desagradar quem não goste de yaoi.

      Excluir
  4. Dos animes que vi dessa temporada 5, deles pegaram uma boa posição:Hataraku Maou-Sama, Yahari Ore no Seishun Love Comedy wa Machigatteiru, Hentai Ouji to Warawanai Neko,Date A Live(Podia ter ficado em 10), Kakumeiki Valvrave foram bens.

    Os outros que vi ficaram em uma posição ruim como: Devil Survivor 2 The Animation,Arata Kangatari,Dansai Bunri No Crime Edge,RDG: Red Data Girl e Zettai Bouei Leviathan é uma pená :/

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS