13 de janeiro de 2019

Fim de Temporada: Melhores Animes Outono 2018


Após quase dois meses tendo apenas podcasts sendo publicados no Animecote, trago-lhes mais um post de fim de temporada onde alguns membros do blog falam a respeito dos animes recém finalizados que mais gostaram.

Enquanto na edição passada tivemos dois convidados como participantes para suprir carências internas, nesta trazemos somente pratas da casa - precisamente o bom amigo Evilasio Junior, o ainda estagiário porque mal tem trabalhado Tadashi Katsuren e a redatora Escritora Otaku. Juntos eles citaram 11 animes em seus tops, os quais para alguém como eu que não vê nada de animação há um ano, porém acompanha diariamente a criação de fanarts no Pixiv e as modorrentas e repetitivas discussões otakus no Twitter (esse último está hoje para "acompanhava", no passado, pois sequer tenho mais conta por lá), tais títulos se resumem apenas a termos como "aquele anime mecha com a coxudinha e a moça dos pés bonitos", "anime com goblins que gerou muito barulho e wall of text de blogueiros por suas cenas pesadas", "este anime de idols zumbis que mostrou com certa personagem o quão a comunidade se diz mente aberta, mas na hora H se comporta de maneira tão diferente disso", "anime da garota de coelhinha que parece ter diálogos bem divertidos com um rapaz meio folgado", "anime do dois caras que se gostam e cujo fandom fujoshi não parava de dar spoils no Twitter, a ponto de eu não ter visto ele ou o mangá e mesmo assim saber quase tudo que acontece" e por aí vai...


De todo modo, segue abaixo os Top 5 (ou TOP 4 no caso da Escritora Otaku) feitos por eles sobre os animes finalizados nas últimas semanas, os quais esperamos que possam ser de alguma utilidade para quem tiver dúvidas quanto ao que assistir.

E como última sugestão, clique aqui caso queira visitar as postagens de temporadas anteriores.


**********


Escritora Otaku

Um feliz 2019 para todos que curtem animes! Estou aqui de novo para passar minha listinha de melhores animes da última e derradeira temporada do ano, a que mais me identifico em termos gerais. Vai ser uma lista bem direta ao ponto e sim, só tem quatro animes porque no fim, de conclusivos estes abaixo conseguiram chamar minha atenção - os demais vão varar o ano seguinte, quem sabe retorno para mais uma rodada aqui, depende dos animes. 

E como foi 2018 quanto a animações? Foi muito bom, com gratas surpresas em maioria, primeiras incursões a certas franquias, obras antigas com ares modernos e uma bela decepção que vou fingir que não existiu. Saldo positivo maior que o negativo, por não entrar na onda do hype e menos confiar que boa staff ajuda a fazer um bom anime. Vamos que vamos!!!



4° - SSSS.Gridman

Uma verdadeira ode aos tokusatsu, muito pela série live-action da qual se inspirou (“Denkou Choujin Gridman” ou se preferirem, “Super Human Samurai Syber Squad” como nós, brasileiros conhecemos na saudosa Rede Manchete), onde somos jogados em uma trama digna de obras que explodem cabeças, teorias aos montes, muitas referências à obra original e até mesmo das séries Ultra. Ah, dizem as más línguas que o estúdio conseguiu compensar o “fiasco” de “Darling in the Franxx” e bem, não vi este para dizer se é verdade ou não. Tenho fascínio por animes que possuem sua estética calcada em tokusatsu, vide as séries de “Garo” que foram feitas; neste caso, as referências são bem das mais diversas e quem teve paciência de se informar quais foram, meus parabéns. Eu fui uma destas.

Não espere personagens bem feitos, apenas a trama e seus plot twists valem a pena, fora que durou pouco e fez certinho na maior parte do tempo, exceto o 5° episódio puramente fanservice declarado. É muito sacana quando fazem tais animes, pois é uma forma de poder conhecer a obra que os inspirou e quem sabe, assistir um tokusatsu sem medo. E sim, a aberturaé muito bacana de se ouvir e ver, podem acreditar.



3° - Zombieland Saga


O que dizer de um anime sobre idols zumbis? Mais pelas cenas iniciais do seu famigerado primeiro episódio, que enganou bonito a respeito de sua proposta e somos jogados a um grupo de garotas que tem de seguir nesta carreira concorrida para salvar uma cidade japonesa. Agora, não esperem nada similar aos animes de idols que conhecem, porque por aqui elas farão diversos trabalhos, apresentações e participar de eventos locais em nome de Saga, a cidade em questão. E como foi? Uma grata surpresa, com momentos cômicos, principalmente se formos considerar a lendária Yamada Tae e suas companheiras cheias de personalidade; do gerente delas ser a persona do dublador, que deve ter se divertido horrores com o anime e uma abertura tão insana quanto.

Meu primeiro anime de idols e tinha de ser o mais maluco - só eu mesma para aceitar animes assim, meio que uma tendência minha, querendo ou não. No final das contas, se rolar segunda temporada ou filme, não duvido de mais nada. E querem saber: esta combinação maluca funciona bem, vale conferir se considerar idols zumbis como mais uma maluquice que só o Japão pode nos oferecer.



2° - Ani ni Tsukeru Kusuri wa Nai! 2

O anime curtinho dos irmãos chineses, como chamo este aí. E olha a ironia das coisas, este recebeu o dobro de episódios da temporada anterior - deve ter dado bem certo ver o dia a dia da Shi Miao, uma garota que tem problemas de controlar o gênio do Shi Fen, seu irmão, em situações típicas de escola, comida, amores não correspondidos e muita comédia para dar e vender. Com seus três minutos de duração, este anime curtinho me botou pra rir, mais se levar em consideração que as situações passados pelos irmãos e demais personagens são uma zoeira atrás da outra. Já tinha me conquistado quando veio, aí divulgam que teria mais e como manda o figurino quando curto um anime, vou ver e ficou muito legal. Diria que em quesito de séries curtinhas que peguei em 2018, esta foi uma das melhores e chega a empatar ou superar “Dagashi Kashi 2” em termos de carisma e enredo.

Parando pra pensar, não é que os animes chineses vieram pra ficar? Vendo este e tendo noção de outras produções, por mais que haja uma falta de esmero, é interessante a conquista num espaço tão concorrido quanto a das animações. Não tem a história mais elaborada de todas, só cumpre bem o papel e aqui, os dois irmãos agem como irmãos, tornando mais fácil aceitar a rotina deles e acompanhar os episódios. Caso tenha mais temporadas, espero que continuem com o bom trabalho, porque foi uma boa surpresa assistir este anime curtinho.



1° - Banana Fish

Meio óbvio que o melhor seria uma adaptação de mangá shoujo dos anos 80, sim, a demografia deste é esta mesma, indo para nossos tempos. O anime em si é uma verdadeira volta ao que víamos em seriados e filmes dos anos 80, apesar da alteração de época como geralmente tem ocorrido em adaptações de animes e mangás dessa época - o clima de gangues, ação desenfreada e crível no melhor estilo dos mais famosos filmes de ação do período não desmente as suas origens.


A saga de um jovem que nunca teve uma vida comum, envolvido neste mundo do crime que quer vingar dos que o puseram nisto, é bem simples e direta; todo o clima e ambientação ocidental nos faz aceitar os fatos decorridos e há uma pontinha de situações que, se à princípio pareçam fora da realidade, quando analisados com mais credibilidade não tem como dizer que não haja uma semelhança com a vida real. Sim, o anime tem seus altos e baixos, qual animação não tenha, consegue contar toda sua trama e no fim, temos um certo sabor amargo que era uma consequência geral, sequelas de toda a narrativa - bom que o protagonista encontrou, mesmo por pouco tempo, momentos de paz com os que mais o queriam bem. Falar da produção é chover molhado, o MAPPA tem impressionado com a forma que tem feito seus animes, até lembra a Madhouse dos velhos tempos pelo trabalho e dedicação por trás. E grata por ter mais uma obra antiga ganhando anime, pois não é todos que tem a felicitação de ter tal honra ou que tenham funcionado e sim, “Banana Fish” merece estar em listas de melhores animes de 2018, pelo que trouxe e por não perder, na maior parte do tempo, sua essência.


**********


Evilasio Junior

Olá, povo! Tudo bom?

Cá estou novamente para comentar os meus animes preferidos da última temporada, que nesse caso foi a de outono de 2018, a última desse longuíssimo ano. De modo geral, essa foi uma temporada razoável em minha opinião. E sem mais delongas vamos à minha lista.



5º - Ken En Ken: Aoki Kagayaki 

“Mais um anime taiwanês para alegria geral da nação (ou não) aparecendo por aqui”

"Xuan Yuan Sword Luminary", ou "Ken En Ken: Aoki Kagayaki" é um anime baseado em um jogo taiwanês de RPG, onde temos uma trama protagonizada por um quadrado amoroso em meio a uma guerra civil num mundo de fantasia medieval chinesa com mechas... Pois é, eu falei mesmo “quadrado amoroso em meio a uma guerra civil num mudo de fantasia medieval chinesa com mechas”. Ah, e tem magia também.

Sendo mais específico, temos duas irmãs, onde a mais velha é uma exímia espadachim com poderes mágicos relacionados ao elemento terra, e a mais nova teve seus braços cortados por um soldado quando criança ao tentar proteger o garoto de quem gostava - sendo que esse garoto gosta de sua irmã. E o quadrado se forma, porque a imperatriz do império bélico também gosta desse garoto que tinha sido escravizado por esse império, mas que acabou ganhando destaque por sua habilidade como engenheiro de mechas, obtida devido à sua memória fotográfica. Enfim, esse anime é um novelão.

Dito tudo isso, o quadrado amoroso desse anime tem seus altos e baixos, o que também acontece com as cenas de ação, deixando a obra como um todo meio inconsistente, mas com alguns bons momentos que me agradaram bastante. Destaco por fim que exageraram um pouquinho na violência, havendo grande chances desse anime ter sido o com mais cabeças decepadas em 2018...



4º - SSSS.Gridman

“Esse anime não é só sobre lutas de heróis e anti-heróis de tokusatsu contra kaijuus”

Este anime do renomado estúdio Trigger surge como uma reimaginação de um tokusatsu dos anos 90 chamado "Gridman The Hyper Agent", criado pela Tsuburaya Production, a produtora por trás de "Ultraman". E quanto a trama... um garoto sem memórias em uma cidade rodeada por Kaijus, ouve o chamado de um herói de tokusatsu na tela de um computador antigo e unindo a existência dos dois surge o gigante Hyper Agent Gridman, que é a única esperança da humanidade contra os terríveis monstros que assombram essa cidade.

O Trigger em "Gridman" entrega o que de melhor sabe oferecer; uma trama simples, mas com alguma profundidade, embutida num universo nonsense e cheio ação, drama e visuais extravagantes e chamativos, mas dessa vez fazendo uma grande homenagem aos tokusatsus clássicos similares a Ultraman. Um anime muito divertido, mas que eu gostaria que tivesse uns quatro episódios a menos. Vale a pena quem é fã da Trigger ou de tokustasu conferir, e já aos que não são, recomendo experimentarem o primeiro episódio, vai que vocês curtem. Só fica aqui minha denúncia para que parem de fazer finais com... Ok, sem spoilers.



3º - Yagate Kimi ni Naru

“Yagate é um anime de romance Yuri bem único, ou melhor, diria que é um anime bem único e ponto”

A trama desse anime fala do desenrolar de um relacionamento entre duas garotas colegiais, em que uma delas é apaixonada pela outra, que por sua vez nunca se apaixonou por ninguém, nem mesmo por sua parceira supracitada. "Yagate" é um excelente anime sobre relacionamentos amorosos, mas também é um anime sobre relacionamentos extremamente tóxicos para todos os envolvidos.
Bons personagens, um belo visual e uma trama com momentos excelentes, embora eu não curta tudo que tem nela. Dito isso, acredito que deviam ter avançado um pouco mais na história do mangá, ao menos para terminar o arco que se inicia nos cinco episódios finais do anime.

Resumindo, acredito que esse anime vale realmente a pena, principalmente para quem está saturado das séries e mangás de romance colegial. Pode ser que você encontre algo diferente do convencional nesse anime - essa foi a minha impressão ao menos.



2º - Gaikotsu Shotenin Honda-san

“O que dizer desse esqueleto que conheço há pouco tempo e já considero pacas? Força aí, Honda-san!”

Esse não é o primeiro anime de comédia sobre o funcionamento de uma livraria no Japão (e os outros que vi também são bons), mas certamente é o primeiro que os funcionários são mais do que caricaturas metafóricas, sendo também caricaturas visuais. Vale lembrar que o protagonista, o Honda-san,  é um esqueleto responsável pela seção de quadrinhos estrangeiros, além de mangaká nas horas vagas, o que provavelmente justifica ainda mais ele ser um esqueleto, pois a que horas que esse rapaz dorme, hein?


Algo que me deixa fascinado com esse anime é que ele não nos faz rir apenas pelas suas divertidas gags, ou pelas referências otakus (e não otakus também), mas também pela realidade quase desconfortável que ele nos apresenta. É como se você contasse em tom de humor os perrengues do trabalho, com chefe, colegas de trabalho, clientes, clientes, clientes e com seus próprios erros também, porque quem nunca cometeu um erro nesse ambiente no mínimo é um alienígena que pode voltar no tempo para apagar os próprios erros (desconfiem ¬¬), ou nunca trabalhou.

Enfim, um anime com o “tamanho” certo, com um visual diferente e atraente (talvez não à primeira vista), um humor na medida certa, boa trilha sonora, cheio de referências bem encaixadas e que vai fazer você rir inclusive de nervoso. Nem preciso dizer que eu recomendo, mesmo assim eu gostaria de dizer que recomendo muito.



1º - Golden Kamuy 2

Continuando a história de Sugimoto, o Imortal, e de Asirpa, a ainu de olhos azuis mais amada dos animes.”

Essa temporada de "Golden Kamuy" é como uma das continuações dos filmes "Transformers" ou "Velozes e Furiosos", só que muito bom (e se você gosta de "Transformers" e "Velozes Furiosos", é ainda melhor). É tudo a mais: mais ação, mais humor, mais fanservice masculino (foi tudo culpa do ensopado de texugo, ok?), mais drama (chorei mesmo), mais nonsense, mais vilões divertidos (apesar de que foram muito longe com o taxidermista), e muito mais culinária.

Para quem não conhece "Golden Kamuy", basicamente é a história de um bando de pessoas malucas que lutaram uma ou mais guerras, e a Asirpa, passada no Japão do começo do século 20. Todos eles estão em busca do tesouro roubado dos ainus (um grupo étnico de indígenas de Hokkaido), cujo ladrão desenhou tatuagens em um bando de fugitivos da prisão, que juntas formam um mapa. Um anime/mangá que une soldados da guerra russo-japonesa, ex-oficiais do shinsengumi, oficiais do governo Meiji, indígenas japoneses e um bando de pessoas estranhas que não estão em nenhum desses grupos.

Eu diria que se o CGI fosse um pouco melhor (e na segunda temporada até que está bem mais decente que na primeira, e olha que tem outro urso)... Dito isso, esse é meu anime favorito de 2018.




Enfim, por hoje é só pessoal! Feliz 2019 atrasado para todos os leitores que lerem esse texto em 2019, antes do fim do mundo. Se você é de 2020 ou posterior, em nome da humanidade eu peço desculpa pelos anos anteriores =D.


**********

Gabriel Katsu (Tadashi Katsuren)


Saudações, leitores! Faz um longo tempo desde a última vez que contribuí com uma postagem ou publicação. A correria da vida adulta tende a piorar conforme nos tornamos mais e mais imersos no trabalho. Mas, felizmente, eu ainda consigo assistir algumas séries em cada temporada. E considerando que desta vez tinha um pouco mais de tempo livre, vim aqui para dar a vocês as minhas escolhas de melhores animes da temporada!



5°- Zombieland Saga

É com muito pesar que "Zombieland Saga" chega na minha lista de melhores na pior das colocações. Esse anime tem ótimos cinco primeiros episódios, e depois começa a decair enquanto o enredo não sabe se quer focar em comédia ou em drama, e acaba falhando em ambos. Todavia, nos primeiros cinco, ele está extremamente voltado para a comédia, e eu me diverti e ri horrores em cada um dos episódios. Isso faz "Zombieland" Saga ocupar, pelo menos o quinto lugar nas colocações.

O maior destaque nessa série é, para mim, a dedicação do Mamoru Miyano em dublar o personagem Koutarou Tatsumi. Ele, sozinho, conseguia carregar a comédia de alguns episódios nas costas. A diversidade de gêneros musicais presentes nos primeiros episódios também me agradou bastante, coisa que vai morrendo conforme o anime prossegue. A animação em 3D de algumas cenas em específicas não me incomodou tanto, visto que já ando me acostumando com elas de tempo em tempo; e eu adorei todas as músicas.



4° - Seishun Buta Yarou wa Bunny Girl Senpai no Yume wo Minai

Esse anime tem alguns altos pontos altos e baixos. Começando pelos baixos antes de saltar para as coisas que fizeram o anime constar na minha lista; é preciso citar que o enredo dele carrega uma certa “preguiça” na montagem. Digo isso porque vários acontecimentos e encontros são acarretados por pura coincidência ou coisa do destino, bem como o fato de que a série já estabelece muito bem como que o anime vai seguir a partir do fim do primeiro pequeno arco. O que não é necessariamente ruim, mas deixa a construção de expectativa meio abalada.

Passando para o lado positivo da série, que compensam e fazem valer todos os episódios assistidos: Os personagens desse anime são, quase todos, extremamente cativantes, com ações e decisões que fazem sentido aos seus passados e ideais. Me senti extremamente atraído pelos dois personagens principais, Sakuta e Mai. O que nos leva ao segundo ponto que me fez gostar da série: Os seus diálogos.

Geralmente, quando assisto animes hoje em dia, eu os faço de madrugada, após o meu serviço. Então, o normal é que animes extremamente massivos ou com pacing lento demais não conseguem me entreter - diálogos longos tendem a ir para o mesmo lado. Todavia, "Seishun Buta Yarou" tem inúmeras cenas de longos diálogos, que mesclam seriedade com os desvios de cada personagem, e eles todos são muito divertidos e gostosos. Queria eu conseguir construir conversas tão longas e tão interessantes ao mesmo tempo.



3° - Goblin Slayer

É meio complexo eu elencar "Goblin Slayer" nessa colocação sem tocar em todos os assuntos polêmicos que cercam este anime. É bom saber que o burburinho da série foi grande, isso indica que as cenas pesadas que esta animação traz à tona estão cada vez sendo mais questionadas e criticadas. Eu entendo, respeito e concordo com tudo que é dito sobre as críticas ao exagero de cenas desnecessárias do anime que remetem a assuntos pesados - para mim, elas não precisavam existir nunca, poderiam sim constar no enredo, mas nunca precisariam serem expressas da forma que foram.

Dito isso, preciso dizer que eu já acompanhava o mangá de "Goblin Slayer" antes de seu lançamento e me divertia bastante com ele - e foi esta exata mesma diversão que me fez ficar satisfeito com a versão animada também. Vejam bem: Eu jogo RPG há quase duas décadas, e uma parte gigantesca disso foi dentro do sistema de "Dungeons & Dragons". Todas as referências que este anime possui, relacionadas a partidas de RPG montadas dentro de um cenário de fantasia medieval, eu peguei, e elas são várias e são muito bem montadas. A cada nova aventura, mais e mais referências surgem, desde personagens, passando por monstros, até mesmo por construções de sociedade e de sistema de combates e magia. Como um jogador, eu me sinto bem feliz em ver um anime mostrar tudo isso tão bem.



2° - Gurazeni 2


Eu não tenho muito o que dizer sobre esse anime. Se bem me lembro, já até comentei sobre a sua primeira temporada (Erick: ele comentou no top de primavera 2018). Para os que tentarem se aventurar na primeira e na segunda temporada dessa série, não se enganem! Embora ela tenha uma temática de baseball, "Gurazeni" tende muito mais para o slice-of-life do que para o esporte propriamente dito. Isso foi instaurado na primeira temporada e permaneceu assim durante a segunda.

"Gurazeni" é o tipo de anime que retrata um lado que nunca imaginamos quando assistimos um anime de gênero esporte, que são as partes técnicas e todas as variantes da vida que um atleta tem durante sua carreira dentro de campo. Desde salários e as aplicações dos jogos e de seus resultados no quanto o atleta recebe, até o emocional da vida privada de cada jogador incidindo diretamente no seu desempenho. Também é tratado sobre idade, carreiras alternativas e sobre como há uma diferença dentre os jogadores fora dos campos. Acima de tudo isso, ainda temos um protagonista bem empático e divertido.



1°- SSSS.Gridman


É meio suspeito eu elencar um anime da Trigger como primeiro lugar, considerando que muitas pessoas já sabem que este é um dos meus estúdios favoritos de animação. Reconheço que o estúdio falhe, mas desta vez esta série foi um total acerto para mim - eu até o aceito como uma desculpa pelo fracasso que foi "Darling in the Franxx". Com suas milhares de referências à série de tokusatsu, bem como com a confirmação de que este anime é canônico a todo o universo já montado pelo seu antecessor, digo que eu poderia ter aproveitado ainda mais a série caso conhecesse de onde ela veio inicialmente.

Independente disso, "Gridman" tem vários pontos positivos e alguns poucos pontos negativos, em minha opinião. Vamos citá-las da maneira mais concisa possível: A fotografia e a sonorização deste anime estão impecáveis. Toda a construção de cenas usadas é bem pensada e demonstra exatamente o que o enredo quer que você sinta; a ausência de músicas de fundo durante conversas corriqueiras tornam elas ainda mais simples e monótonas em disparidade com toda a reviravolta que anda acontecendo de fundo. Além disso, as músicas escolhidas para combates e para cenas que pedem o fundo musical são incríveis, bem como remetem a muitas referências do tokusatsu original.

Embora dois dos três personagens principais sejam meio sem graça para mim, bem como a antagonista, o bom uso da personagem Rikka e de todos os secundários engolem e tampam essa falha com muito sucesso. A animação da série é incrível, e o design dos robôs é de tirar o fôlego, trazendo à tona exatamente a sensação que eles queriam repassar: A de robôs gigantes de tokusatsus lutando num anime. O pacing do plot é interessante, mas questionável, assim como a decisão do final um tanto ex machina demais ao meu gosto. Mas, de forma geral, elas me agradaram e eu simplesmente aceitei a explicação e a informação final, porque o plot por trás do plot me interessou mais do que eu fiquei irritado com o dumping de informações importantes ao final.

Por fim, esse anime tem Samurai Calibur, o melhor personagem do ano.


Assim, termino meu top de melhores animes da temporada! Aviso, de antemão, que não cheguei a assistir/terminar ainda a segunda temporada de "Golden Kamuy" e "Honda-san", que são dois títulos que parecem ser bem interessantes e provavelmente disputariam lugar neste top. De mesma forma, é preciso citar que muitas das minhas séries favoritas desta temporada ainda não terminaram, e por isso não podem constar aqui.

No mais, a todos, um feliz ano novo!

Um grande abraço e até a próxima!



**********

Comente com o Facebook:

Um comentário:

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS